Altice Portugal leva internet por fibra ótica às 12 Aldeias Históricas
A Altice Portugal é a empresa privada que mais investe em I&D em Portugal. Agora, a empresa liderada por Alexandre Fonseca, anunciou um investimento inédito na Europa com vista à disponibilização de fibra ótica, de última geração, das 12 Aldeias Históricas portuguesas.
Tal investimento vai permitir ainda que residentes, empresas e turistas possam navegar na internet, via Wi-Fi gratuito, com velocidades até 200 Mbps.
Num sucessivo reforço do investimento em todo o território nacional e tendo o conceito de proximidade como um dos pilares base da sua estratégia, a Altice Portugal regressa ao Centro do país, com a melhor e mais moderna rede de fibra ótica, para infraestruturar as Aldeias Históricas de Portugal.
Este é mais um projeto que vinca o pilar estratégico da empresa, o da Portugalidade, onde a Altice Portugal pretende reforçar, através dos seus investimentos, a defesa, proteção e projeção de Portugal.
O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, revelou hoje no evento realizado na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que...
há princípios que hoje temos efetivamente de preservar. E é isso que fazemos hoje aqui, preservar o nosso património, a nossa cultura, a nossa história, mas olhando para o futuro, e sabemos que o futuro também se faz de tecnologia. Hoje nasce aqui um projeto que tem como principal ambição e objetivo, ligar as tecnologias, o futuro, a conectividade das pessoas, àquilo que é a tradição e também aos grandes setores em desenvolvimento destas regiões.
Estas 12 Aldeias Histórias são também aldeias que perceberam desde o início a importância das novas tecnologias e o que a sociedade de informação tem para permitir o seu desenvolvimento económico, e com ele, o desenvolvimento social
O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que a instalação de fibra ótica nas 12 Aldeias Históricas de Portugal «permite desbloquear, facilitar e potenciar a enorme capacidade turística destes territórios».
Este investimento vai criar as condições tecnológicas que suportarão a existência de uma rede de internet sem fios (Wi-Fi) em vários pontos das 12 Aldeias Históricas de Portugal – integrada no projeto AHP SmartLands, apoiado pelo Programa Valorizar com 650 mil euros.
O investimento, superior a um milhão de euros, pretende dotar com fibra ótica cerca de seis mil casas das 12 Aldeias Históricas até setembro e vai permitir também o desenvolvimento de setores como o agroalimentar e a dinamização da atividade económica dos territórios.
As Aldeias Históricas de Portugal são compostas por Almeida, Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Castelo Mendo, Sortelha, Piódão, Linhares da Beira, Marialva, Trancoso, Idanha-a-Velha e Monsanto.
Este artigo tem mais de um ano
Pois. Aqui na zona instalaram ( a DST, se não estou em erro) há alguns anos um cabo de fibra óptica destinado a ser utilizado pelos operadores para servirem os clientes. E aqui ficou… Uns poucos de quilómetros de cabo suportado por postes, quer os das linhas telefónicas existentes, quer novos instalados propositadamente para o efeito, gastou-se o dinheiro e pelos vistos a infra-estrutura ali ficou apenas para enfeitar a paisagem e para servir de poiso para as aves. Por várias vezes já contactei a Meo, inclusivamente já lhes enviei a localização da povoação onde resido, e a resposta é sempre a mesma: “não há cobertura por fibra óptica”. E de tempos a tempos por interesse de alguém há portugueses de segunda que pagam o mesmo que os portugueses de primeira que lá têm a sorte de serem promovidos a portugueses de primeira…
isto é tudo uma bela fantochada, eu estou na periferia de Santarém e a situação é a mesma, fibra Ótica ainda é uma miragem, pelos vistos vai continuar a ser… simplesmente vergonhoso…
Eu pensava o mesmo, moro numa Aldeia a “meio caminho” entre Évora e Lisboa. Sempre pensei que não chegasse e em Março passaram a fibra. Tinha também essa instalação da DST (que não estava ligada) e a MEO passou a fibra deles na mesma.
A fibra, por si, não garante a velocidade almejada se o link for de baixa qualidade
Acho que quis dizer fibra óptica. Ótico é relacionado ao ouvido. Soa-me como fibra de ouvido. ; -)
Pois, enquanto isto o resto do interior fica no abandono. Na minha Aldeia só tem ADSL com serviço de péssima qualidade. Deve ser para condizer com a historia da aldeia. Valha meu Deus!
Onde moro ADSL está fora de questão não passa dos míseros 512Kbs em alturas de extrema baixa utilização quase que da 1Mbs, 4G é uma miragem por parte da MEO e NOS felizmente a Vodafone consegue dar-me 25Mbs em alturas de alta utilização, Ping estável e mais baixo que a ADSL
É simples… é como tudo na vida, o sol não nasce igual para todos. A altice investe na fibra primeiro em zonas com maiores densidades populacionais, assim o retorno é maximizado o mais rápido possível com novos clientes e refidilizações.
Depois vende-se as infraestruturas/rede de fibra a fundos de investimento/joint ventures, ficando sempre com uma percentagem ( a percentagem tem que cobrir o suporte dos serviços meo nas infraestruturas vendidas) .
Mais tarde, extingue-se o departamento técnico da antiga PT e cria-se uma empresa de prestação de serviços (meo serviços técnicos) para se prestar serviços de manutenção e operacionalidade nessa mesma rede que se construiu, vendeu, e que suporta os serviços meo alugados ao cliente. É tirar o sumo todinho à laranja, é até ao tutano. O mesmo se aplica ás torres.
É triste ver este circo, realmente dá mais visibilidade e fica sempre bem na fotografia fazer estas habilidades. Eu no meu caso foi instalada fibra 500 metros a norte e 500 a sul no meio ficou sem nada, alegando que nessa zona não houve capacidade de investimento, ou seja só houve capacidade de investimento para certas e determinadas zonas, saltou da parte sul para norte deixando essas casas do meio para traz, mostrando claramente que houve interesses. E depois vem para aqui fazer esta palhaçada.
Palhaçada …? Porque não pedes então à nos e vdf para irem para aí também …!!?
Pois… custa dinheiro. Estes tipos da Altice são os únicos a investir fora dos centros urbanos e o serviço deles melhorou a olhos vistos. Eu que o diga que no meu trabalho lido com todos eles.
Entretanto, no concelho de Odemira, nada feito. É puro abandono.
Há 2 meses estive para contratar ADSL da MEO e desisti. O preçário é muito elevado pois alegam que são o único operador na zona e, pelo facto, o preço é livre (quase o triplo do anunciado no site da MEO).
Simplesmente escandaloso.
É lógico que desisti.
Felizmente tem Internet via satélite (da satinternet), mas com preços a começar nos ~30 euros para velocidades de até 16/ 6 Mbps também não sei até que ponto será mais barato que a oferta de ADSL.
Estou obviamente a partir do princípio que não tem um bom 4G a servir a sua área.
Caríssimo serviço…. paga lá mais de 30 euros … na caixa se faz favor…
Só na minha aldeia é que não metem fibra…
E ando aqui com os meus 10/0,80mb …