ALERTA: Submarino nuclear russo com torpedos Poseidon “desapareceu”
Com o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o que não tem faltado são notícias e cenários "estranhos"! Segundo foi revelado recentemente, um submarino nuclear russo com seis torpedos Poseidon desapareceu dos radares da NATO.
Esta "carga" tem a capacidade para provocar um “tsunami radioativo” capaz de destruir uma cidade como Nova Iorque.
K-329 Belgorod é considerado o maior submarino do mundo
A informação está a ser avançada pelo “La Repubblica que invoca fontes da NATO. Segundo o que é revelado, este submarino nuclear russo com seis torpedos Poseidon, desapareceu do radar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e o alerta está dado.
No Twitter, através do perfil TPYXA, onde é feito um acompanhamento do estado da Guerra na Ucrânia, é revelado que se trata de um submarino da classe K-329 Belgorod.
Nuclear submarine of the Russian Federation with nuclear torpedoes "disappeared" from the base, - La Repubblica with reference to NATO.
The alliance sent intelligence information to the allies, as it fears that the Russian Federation may test the Poseidon in the Kara Sea area. pic.twitter.com/GJeEq6hpZT
— ТРУХА⚡️English (@TpyxaNews) October 3, 2022
O K-329 Belgorod é considerado o maior submarino do mundo. Com 184 metros de comprimento e 15 de largura, o Belgorod pode viajar até 60 quilómetros por hora debaixo de água, aguentando um máximo de 120 dias sem vir à superfície.
O K-329 Belgorod é um projeto modificado do submarino nuclear russo classe Oscar II. Foi originalmente estabelecido em julho de 1992 como um submarino de mísseis de cruzeiro do Projeto 949A.
Transporta um míssil de 24 metros, que pode ser disparado a 10.000 quilómetros debaixo de água e provocar um tsunami radioativo. Segundo o jornal italiano, ao explodir perto da costa, teria capacidade para destruir cidades como Nova Iorque ou Los Angeles.
Em missão desde julho, o Belgorod emergiu no Mar Ártico dias após o ataque aos gasodutos Nord Stream 1 e 2, ao qual chegou a ser associado.
Este artigo tem mais de um ano
Hunting for the Red October?…
Foi isso que pensei… lá por baixo, nas profundezas destes oceanos, deve andar uma caça ao “red october”… e, por acaso, estamos em outubro…
Já estou a começar a ouvir a excelente banda sonora do filme… 😀
😀
Quando alguém diz que não sabe onde está , é porque já sabe onde está e está confortável com a situação , esperando apenas apenas convencer os Russos a ficarem convencidos de que escaparam …..
ouvi dizer que o submarino Lucifer, está a poucas centenas de metros atrás do Belgorod, com ordens para utilizar a mais terrível arma inventada pelo homem, chamada de Sol escaldante, onde um feixe de alta frequência ao atravessar metal leva em pouco segundos este a temperaturas superior a 3000 graus centigrados, incinerando tudo dentro do submarino russo.
A única maneira de isso funcionar, seria emvolve-lo em um campo magneto dieletrico como um forno microondas faz. A intensidade diminuiria com o quadrado da distância.
Um “feixe” de alta frequência não gera tal coisa. Feixes de radares são transmitidos nessa região de EM. Causariam distúrbios em comunicações e instrumentos de navegação. Ainda assim os Rússia tem maneiras de defletir isso.
Alerta?
Mas então os submarinos não tem que andar maior parte do tempo invisiveis?
Então tambem podemos dar o mesmo ALERTA dos submarinos da EUA porque ninguem sabe onde estão maior parte deles.
O drama, terror…
🙂 é muito mais que isso 😉 este tipo de embarcação não anda “por aí a passear”
Quando estão em exercicios ou em missões nunca ninguem sabe deles, senão deixa de ser uma arma importante.
Mas não é só com estes é com todos os submarinos de todos os países, existe certas missões que nem o País sabe onde ele está em certo momento.
Tem que se informar melhor, pois é normal ninguem saber onde estão os sumarinos quando em missão.
oque é um sumarino ?
É a tua opinião, mas o caso do Kursk, por exemplo, veio mostrar o contrário 😉
Se calhar há casos e casos 😉 dá uma lida sobre o assunto.
Bem, em Março, pela primeira vez desde os anos 80, 3 dos 4 sumbarinos nucleares franceses estavam no mar.
https://www.connexionfrance.com/article/French-news/France-ups-defence-and-deploys-three-of-its-four-nuclear-submarines
Lá está, lá no fundo a coisa também deve estar efervescente.
Como esses cara me perdi um submarino desse mds
Este tipo de navios está sempre a ser monitorizado, e mesmo que escape, não tarda a ser novamente detetado – os EUA e não só, sabem o que arriscam com “bichos” destes a andarem à solta.
10.000 quilómetros? Metros, provavelmente…
O submarino nuclear K-329 Belgorod carrega uma poderosa arma nuclear “Poseidon” que pode disparar um projétil por uma distância de 10 mil quilómetros debaixo de água, o que causaria um tsunami radioativo.
Então, a falta que uma vírgula faz… “que pode ser disparado a 10.000 quilómetros, debaixo de água”…
Sim, falta a vírgula.
São 10mil km de distância ao alvo, não 10mil km de profundidade, obviamente, porque a terra tem 6370km de raio…
Estás a interpretar errado.
Há uma coisa que não carece de interpretação: não houve, não há, nem nunca haverá um submarino que submerja 10 mil km na Terra. Por dois motivos simples: o ponto mais fundo, a fossa das marianas tem 10km de profundidade e o centro da terra está a cerca de 6370 km de profundidade.
por isso, este e qualquer outro submarino jamais poderão disparar um míssil a 10 mil km de profundidade.
Erro de interpretação de tua parte.
“10 mil quilómetros debaixo de água” sabem quanta energia teria de gastar para andar 10 mil km debaixo de agua?
o míssil pode ser disparado debaixo de agua mas depois vai pelo ar os 10 mil quilómetros . nunca os 10mil debaixo de agua. isso não faz sentido nenhum.
Estás a interpretar errado.
Temos distância de oceano assim tão grande?
🙂 lê bem o texto.
@_RJCA_ – Só para teres uma pequena ideia, no Atlântico, a distância em linha recta entre Southampton (Inglaterra) e as Malvinas (Falkland) são cerca de 12500km. No Pacífico, entre São Francisto (EUA) e Sidney (Austrália), são cerca de 12000km. Portanto, respondendo à pergunta, sim, temos distância assim tão grande, e maior ainda.
_RJCA_: Claro, até mais. 3/4 aproximadamente, da superfície do planeta é constituída por água. Convém não o esquecer.
Certamente Vítor, quando escreveu a notícia não foi critico o suficiente para perceber o que são “dez mil quilómetros debaixo de agua”.
Uma pequena pesquisa na Wiki mostra o seguinte:
“The Poseidon type remotely operated underwater vehicle has a 10 000 km range, can dive to a depth of 1 000 meters and is designed to deliver nuclear warheads for the destruction of coastal infrastructure as a second nuclear strike option ”
Ou seja, tem um range de 10 000km e consegue ir até 1km de profundidade.
Entretanto, a titulo de curiosidade, a parte mais funda do oceano é a “Depressão Challenger” com 10.8Km:
“A Depressão Challenger segue como o local mais profundo dos oceanos, com 10.924 metros de profundidade. No Oceano Pacífico, o segundo lugar mais fundo é a Depressão Horizonte, na Fossa de Tonga, a 10.816 metros de profundidade. Ela é também a segunda maior de todo o globo.”
Abraço
Quem o afirmou foi a NATO 😉 mas ainda bem que temos por cá peritos bélicos… atrás do ecrã 😉 fora isso, o restante nem está (neste artigo) em causa.
Víctor tu estas correto no que está escrito, ele é que não soube interpretar o texto.
O projectil pode percorrer 10.000km, mas o iluminado, percebeu que podia ser disparado de uma profundidade de 10.000km .
Sabendo que o raio da terra é de 6.300km, 10.000km não fazia sentido.
Mas tu a responderes dessa maneira, ve-se mesmo que nao leste o texto ou não leste o comentario dele.
É a tipica resposta automatica.
Sabendo que o raio da terra é de 6.300km, 10.000km não fazia sentido.
Li tudo, mas se está tudo no texto e foi a própria NATO que partilhou essa informação, não podemos estar sempre a rodar na mesa. Repara que falam uns para cada lado, mas a informação está lá correta. E é como dizes, depois cada um, com a sua própria teoria, forma uma verdade. E… haja saúde! 😉
Portugal é um pais de peritos
Um país fértil em especialistas, é um facto. Haja saúde!
Até podia estar apenas a 1m de profundidade, que o alcance do POSEIDON seria na mesma 10.000km. Onde é que está a dúvid no português empregue? É que não foi referido, em lado algum, que o torpedo iria a uma profundidade de 10.000m. Aliás, a essa profundidade, deixaria de ser torpedo para passar a ser uma lata espalmada, tal é a pressão. Por cada 10m de prufundidade é um kg/cm² de pressão. A 10.000m são….é só fazer as contas. Abracinhos.
É um “torpedo” denominado Kanyon (ver no wikipédia para mais informacoes), nao um míssil.
Mais parece um mini submarino e tem a capacidade de navegar por debaixo da superfície da água por mais de 10.000 Km.
Tal como está no artigo. Basta ler o artigo, está lá tudo. Contudo, e várias fontes chamam também ao Poseidon um míssil balístico lançado de submarino. Portanto, há várias tecnologias neste equipamento, nesta arma.
obrigado pelo alerta, vou ficar atento.
Se o vires não te esqueças de avisar…
Passou ali! Não… era só o hancock com outra bebedeira…
Nao precisas acabei de o ver no Rio douro…. Bro!
Marselfia acabou de postar um selfi ao lado do sub…
Os torpedos sao movidos a energia nuclear para quem nao sabe “Nuclear-Powered Nuclear-Armed Autonomous Torpedo’”
Marselfie tb postou no seu instagram esta informacao!
Se o encontrar eu aviso, não se preocupem.
Os proximos meses vão ser particularmente interessantes em especial nas noticias relacionadas com o proximo snowden nada vai ficar como dantes.
Porra, que este site é mesmo uma nulidade. ALERTAAAAAAA TOTÓSSSSS. ALERTAAAAAA. O V Mongo deve estar todo excitado a dar o alerta. Vão mas é trabalhar e deixem-se de meter em assuntos que não sabem absolutamente nada.
Alertaaaaa! Encontrado um “eu é que sei!”
Está na altura de reactivar o Barracuda da Marinha!
Twist plot: afunda, a Ucrânia deita-lhe as mãos mais a ogivas nucleares todas e respetivos códigos de ativação. Putin sucka sucka no dedo e ala de volta pro pais dele
😉 Com Sorte pode ser que se tenha afundado 😉 é menos uma preocupação.
Foi rebocado por um tractor agrícola ucraniano
Não fui eu… 😀 😀 😀 😀 😀
Na, Coreia do Norte comprou a um Almirante que precisa us dollars. Nada de novo nesta Russia corrupta.
Foi ao fundo e não voltou?
Não seria o primeiro ….
Querem ver que está no Alfeite e ninguém deu conta!:)))
Deve ter-se avariado e afundou, tendo em conta o estado do material russo e a falta de manutenção …
Ou então se calhar daqui a uns dias aparece no ebay um submarino nuclear à venda 🙂
Pequenos pormenores: O K-329 saiu em missão, como é habitual acontecer nos primeiros dias de Outubro. É que o porto dele fica congelado durante o inverno. Todos os anos viaja para um dos outros portos russos, quer seja em Kalinengrado ou até Sevastopol (se bem que aqui os 12 Akula já foram mudados para uma outra base naval a 800km dali).
O tal míssil Poseidon foi apresentado em 2017, sendo que a Rússia anunciou que poderia fazer um teste em 2025-2026 e começar a produção em 2027. O míssil foi um dos que explodiu, em 2018, numa base russa, onde matou 670 técnicos e obrigou a Rússia a despejar milhões de toneladas de terra, para o oceano Árctico, pois ficaram contaminados. Desde esse dia, a Rússia só voltou a falar do Poseidon há 2 meses atrás, pouco depois de lançar o último míssil hipersónico. Desde essa altura não usaram mais nenhum, supostamente terão 4 a 7 disponíveis e demoram 70 dias a produzir cada novo. Até chamaram 9 navios de guerra, que possuíam mísseis de médio alcance, que estavam no Mediterrâneo e no Atlântico, para avançarem para o Mar do Norte.
Entretanto há o rumor que os EUA tem 7 Virgina class algures no Mar de Azov e Mar do Norte, que terão ordens para afundar todos os navios e submarinos russos, se surgir o Alerta Nuclear, por a Rússia ter lançado alguma arma nuclear. Além dos 15 que estarão no Báltico.
Caramba, até que enfim! Há finalmente alguém que diz algo muito idêntico ao que ouvi um general dizer num canal qualquer sobre o assunto.
Mais um bluff do Putin.
A Russia prepara-se para algo de grande, faz o recrutamento de 300 mil reservistas, declara como território russo 4 localidades do leste da Ucrânia que fazem fronteira com a Rússia, os soldados russos parecem abandonar, outros dizem fugir desses territórios, a minha pergunta é o que se vai passar a algumas dezenas de quilómetros a leste da Ucrânia com a Rússia. o submarino será depois a resposta da resposta.
Bom dia a todos
O que me preocupa nestes comentarios e a incapcidade de ler e compreender de varios intervenientes….
A questão é que esta frase lida na diagonal dá um sentido completamente diferente do que se pretende…
“Transporta um míssil de 24 metros, que pode ser disparado a 10.000 quilómetros debaixo de água e provocar um tsunami radioativo.”
Pelo menos foi essa a minha ideia inicial e de tantos outros. Parando um pouco para pensar chega-se à conclusão que afinal tem outro sentido mas que se tivesse o termo “de distancia” a seguir aos “quilómetros” aí o sentido teria sido mais preciso (digo eu)…
A correcta tradução para português teria sido “pode ser disparado e percorrer 10.000 quilómetros debaixo de água e provocar um tsunami radioativo.”