Afinal a Microsoft não vai comprar o Discord
A Microsoft está sempre à procura de investimentos e, no que toca a softwares, é das mais ambiciosas. Há uns dias, dissemos-lhe que esta gigante tinha a intenção de comprar o Discord por um valor que poderia ultrapassar os 10 mil milhões de dólares.
Mas ter-se-á afastado o Discord deste negócio milionário?
Recentemente, a Microsoft mostrou interesse em comprar o Discord, mas depois de ambos os lados se manterem calados relativamente ao assunto, algo veio quebrar o silêncio. A empresa anulou completamente a possibilidade de ser vendida.
Discord afasta-se da Microsoft
No caso de estar esquecido, o Discord é uma aplicação de chamadas de voz e vídeo que inicialmente se focava em jogadores e gaming. No entanto, a empresa avançou para outro patamar e já conta com milhões de utilizadores, de todos os tipos e lugares. A criação de um servidor para conversas de voz com amigos e de forma gratuita nunca foi tão fácil.
Desde a sua criação, o Discord tem sido uma plataforma independente. A compra do mesmo gerou várias preocupações por parte dos utilizadores, porque não queriam que as mãos das grandes empresas invadissem espaços sociais privados.
Então, como relatado pela TechCrunch, o negócio está agora cancelado e a compra do Discord não é mais uma realidade. É uma grande surpresa devido ao valor que foi proposto na altura.
Mas porquê recusar uma oferta tão alta?
Existem provas claras de que o Discord é uma plataforma bastante independente e capaz de funcionar sem ajuda de nenhuma grande empresa. O seu valor duplicou no último semestre e está projetado para aumentar ainda mais ao longo de 2021.
Como tal, a empresa acredita que pode atingir níveis mais elevados a trabalhar sozinha. Está ainda a considerar a possibilidade de obter a sua própria Oferta Pública Inicial (IPO), o que significa que abrirá as portas para o público em geral comprar ações da mesma.
Posto isto, se for um utilizador do Discord que aprecia a independência da plataforma, ficará feliz por saber que os ideais da empresa espelham os seus. No entanto, é necessário estar atento, pois muitas empresas tentarão negociar a compra desta enorme aplicação, principalmente devido ao seu notório crescimento.
A empresa afastou-se deste negócio de milhões mas terá muitas outras razões para tal. Teremos de observar o seu crescimento daqui em diante para relatar se esta foi uma boa ou má decisão.
Este artigo tem mais de um ano
Não compreendo o sucesso do Discord, e menos o porquê das ditas grandes empresas o quererem comprar a um preço tão elevado… não deverá ser difícil duplicar as funcionalidades daquilo.
Parece uma evolução dos chats do IRC para a versão Web.
Se fosse administrador de uma dessas empresas teria vergonha na cara de dar um cêntimo que fosse por aquilo… e se fizesse questão de ter aquilo, então era meter os programadores a duplicar aquelas funcionalidades, com um interface ligeiramente diferente claro e todas as porcarias que as grandes empresas gostam de introduzir para estragar as plataformas como publicidade sem fim, cobrar uma fortuna ou fechar o serviço passado um ano porque sim, ou porque querem que utilizem outro produto qualquer similar ou que desenvolveram depois que “substitui”.
Estamos quase a meio do ano de 2021 e aqui o Sr. Joao Ptt ainda não percebeu que esse tipo de investimentos não são para comprar a plataforma mas sim os utilizadores da mesma…
Eu pensei nisso, mas já têm os utilizadores, centenas ou milhares de milhões deles… pode simplesmente meter isso no Windows (no caso da Microsoft) assim como metem o Skype e outras coisas e “vendem” como a última bolacha no pacote.
Se nem a Valve com o chat da Steam consegue concorrer com o Discord que tem milhões de jogadores, quanto mais a Microsoft. A Microsoft já tentou concorrer com a Twitch criando o Mixer e também não pegou. Por isso é mais fácil comprar o que está feito e aceite pela maioria.
Não percebe do sucesso do Discord, porque esta plataforma é para gamers. Claro que uma avózinha não vai abdicar do facebook e do whatsapp para falar com os netos enquanto ouve música numa sala de discord.
AHAHAHAHAHAHHA melhor comentário do Pplware. Pode precisar dos bots para companhia e matar a solidão.
Quem não conhece o produto não entende fala sem saber… Misturam whatapps e Facebook com discord e não tem nada haver. Adaptado ao empresarial, para projectos, support e muitas outras coisas era fantástico… O discord é um canivete suíço.
Eu uso o discord para tirar dúvidas sobre o Blender. Não é uma plataforma exclusivamente para gamers.
Peço desculpa Joao Ptt, mas o senhor deve estar a confundir o Discord com outra aplicação qualquer.
o Discord tem funcionalidades como: Criação de canais, Criação de servidores, Emojis personalizados, Chat de voz em grupo, Chamada em vídeo individual ou em grupo, Jogos, Instalação de bots.
Eu sou estudante e é a aplicação que melhor pode gerir turmas e cursos de 300 alunos ou mais.
Se me souber dizer alguma aplicação que consiga fazer melhor o que esta faz ficarei 100% de acordo consigo.
Para a Microsoft não valorizar o Discord estaria a desvalorizar muitas das suas aplicações que têm muito a aprender com o Discord.
“Se me souber dizer alguma aplicação que consiga fazer melhor o que esta faz ficarei 100% de acordo consigo”
acho que slack… mas é caro
As funcionalidades são fáceis de duplicar, o problema é a base de utilizadores brutal que o Discord já tem, principalmente no gaming.
Afinal….
Eu tenho pena pois o discord tem muitas funcionalidades que o teams por exemplo não oferece… Ter uma versão adaptada ao empresarial era muito bom…
Eu não tenho pena nenhuma.
Sempre podem fazer.. são uma equipa tão grande..
Têm que ir diretamente às fontes da notícia e não usar intermediários. Ainda ontem ao final do dia a MS admitiu já estarem em negociações finais no blog deles.