Aeroporto de Madrid parado cerca de duas horas por causa de drone
De acordo com o Regulador Português da Aviação Civil, em 2019 registaram-se 46 incidentes com drones junto dos aeroportos. O número é ligeiramente menor ao de 2018, ano em que foram registados 53 incidentes.
No entanto, hoje chegou-nos a notícia que o Aeroporto de Madrid esteve parado duas horas por causa de drone!
Drone fez parar o aeroporto de Madrid
O Aeroporto Adolfo Suárez, Madrid-Barajas, reabriu ao tráfego aéreo. O aeroporto esteve duas horas encerrado, esta segunda-feira, devido a um drone. O ministro espanhol dos Transportes confirmou que a medida tinha sido tomada devido à presença de drones e que o espaço aéreo tinha sido fechado. O caso vai agora ser alvo de investigação.
https://twitter.com/ENAIRE/status/1224302867479171074
De acordo com informações, 26 voos tiveram de ser desviados para outros aeroportos. O tráfego aéreo voltou à normalidade eram 14:30 (13:30, em Lisboa). Como consequência, são vários os voos que vão sofrer atrasos.
O aeroporto internacional Adolfo Suárez-Barajas, em Madrid tem, em média, 1200 voos por dia. Este é um dos aeroportos mais movimentados da Europa. Segundo a AENA, quase 62 milhões de passageiros passaram por aquele aeroporto no ano passado.
De acordo com a lei espanhola, o proprietário do drone poderá ter de pagar uma multa até 90 mil euros. Trata-se de uma infração grave, segundo a lei da Segurança Aérea. Caso se prove que o drone em causa pertença a uma empresa de fotografia aérea, a multa é bem mais elevada podendo chegar aos 250 mil euros.
Em 2019 a ANAC aplicou agora uma coima de 3.900 euros ao proprietário do drone que caiu na pista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em agosto de 2018, quando o aparelho sobrevoava aquela zona. A coima foi aplicada ao proprietário do drone com o fundamento de que “o piloto violou as regras do ar, nos termos do Decreto-Lei n.º 163/2015, conjugado com o Decreto-Lei n.º 10/2004, que estabelece o regime das contraordenações.aeronáuticas civil”
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Então mas as pessoas não sabem que é proíbido andar com drones no interior e á volta do aeroporto num raio de não sei quantos quilómetros…
É o mesmo que conduzir sem carta por exemplo… deve haver milhares mas até ser apanhados ou terem acidente, dificilmente são apanhados. E quem vai para o aeroporto e é apanhado, é mesmo parvo (registou tudo com os dados pessoais) ou deu-se como culpado.
São pois, mas isso não impede que desrespeitem a lei, alterem e manipulem o software dos drones e andem a fazer asneiras. Por vezes até há uma intenção mais “específica” por trás de certos atos, parece!
contas por alto sem contar com os custos de desvios e afins. se em meio dia têm +/- 600 voos que se vão atrasar contando 150 pessoas por voo a 400€ por pessoa de atraso se todas pedissem indemnização dá 36M € as multas para quem lá andou a brincar nem é assim tão pesada.
+1 e se quisessem tb podiam tentar levar as coisas para o “atentado” contra bens e pessoas, já deve ser prisão… isso é que era.
Que tal informarem bem as pessoas!
A foto é de um drone com “geofencing” tipo DJI Phantom 3 (deve saber o que é) e de envergadura que dificilmente se vê do ar por uma aeronave em movimento (sou piloto de aviões e tb de drones).
Provávelmente o drone que por lá andou é bem maior e por isso mais visivel. Repare tambêm que certos tipos de aviões remotamente pilotados tambem se enquadram na familia dos drones (ex. o que se mostra em video nas instalações da marina no Alfeite a ser mandado por um militar para o ar e que cai de imediato na agua)
Não nego que tenha andado por lá um objecto a voar e que ponha em causa a segurança aeronautica. Há até uma base aérea muito pertinho de Barajas. Espanha usa muito os drones para o combate ao crime, será que funcionam bem sempre a 100%? Estas noticias têm que ser fundamentadas para que não aumente o bulling contra quem cumpre.
Este tipo de noticias servem tambêm para abrir caminho à Amazon, Pizza Hut e outras, que assim poderão voar por todo o lado sem serem incomodados.
“Não é por proibir as armas que se acaba com a delinquencia”
Plenamente a favor de sentenças pesadas a quem não cumpre as regras, mas lembrem, há muitos mais a cumprir.
ESTE COMENTÁRIO NÃO É PARA OS HATTERS! ELES SÃO BEM PIORES QUE OS DRONES, ARMAS E AFINS!
A imagem é apenas “representativa”…
Se é imagem representativa, então porque não colocou a imagem dum “Matrice” ou maior? Era menos susceptivel da noticia servir para o ódio aos drones.
Enfim, preenchimento de noticias….
Imagem representativa…tenho dito!
3.900 é pouco deveria ser dez vezes mais. Qualquer dia temos drones na prateleira a servir de biblos.
Já esteve mais longe sim. Mas é importante regulamentar e educar.