ALERTA: A sua TV pode consumir mais energia do que pensa
Desde há uns anos para cá que a questão da eficiência energética passou a ser levada mais a sério. Na área das tecnologias há cada vez mais equipamentos certificados que garantem um baixo consumo energético, levando os consumidores, na hora de compra, a escolher esses e não outros que apresentem consumos superiores.
Mas, de acordo com informações recentes, os fabricantes de TVs têm vindo a manipular os testes de eficiência energética.Saiba o que se está a passar.
Os casos de manipulação de resultados, por parte dos fabricantes, não são propriamente uma novidade no mundo da tecnologia (e até do segmento automóvel). Esta Quarta-feira o NRDC, um grupo ambiental internacional sem fins lucrativos, revelou que há fabricantes de TVs a manipularem os testes de eficiência energética.
Segundo as informações, na lista negra está a Samsung, LG Electronics e a Vizio. As conclusões foram baseadas em análise de TVs de alta definição, com ecrãs que têm pelo menos 55 polegadas, produzidas em 2015 e 2016. As estimativas sobre os custos de energia são baseadas em TVs de alta definição com ecrã de 32 polegadas e superiores.
O estudo concluiu que as empresas terão explorado o sistema de testes para obter melhores pontuações ao nível do "EnergyGuide". Estas pontuações podem, obviamente, influenciar as decisões dos consumidores na hora de compra de equipamentos eficientes.
Mas como é que os resultados são manipulados?
Segundo o grupo ambientalista, o Governo Americano, em concreto o Departamento da energia, usa o mesmo clip de 10 minutos, desde há 8 anos para cá para, para realizar os testes de eficiência. O clip consiste na apresentação, em sequência, de 260 cenas de curta duração. Com este cenário de teste, a TV mantem a luminosidade reduzida nas cenas, ao contrário do que acontece em cenas mais longas como num jogo de futebol, visualização de séries, etc.
Tendo como base os indicadores, o grupo ambiental internacional refere que os fabricantes ajustaram e tiram partido da ineficácia do clip em conseguir avaliar várias situações, conseguindo assim a certificação.
O porta-voz LG John Taylor escreveu entretanto que a empresa está "confiante de que os produtos estão sendo testados correctamente e estão de acordo com as certificações ao nível da eficiência energética.". A Samsung refere ainda que as classificações obtidas pelo Departamento de Energia são baseadas nas configurações de fábrica (para a imagem), algo que a maioria dos consumidores nem sequer muda.
O Pplware continuará a acompanhar este caso que já é comparado por muitos ao escândalo das emissões da Volkswagen. Por agora as suspeitas estão apenas ao nível dos Estados Unidos.
Este artigo tem mais de um ano
Eu tenho um aparelho que mede a potência consumida e a minha LG de 55″ anda sempre nos +- 150w
Boas podias dizer que aparelho e esse?
watt meter
esta questão não faz qualquer sentido.. não tem nada a ver com poluição das emissões dos carros da Volkswagen
Comprei o meu no aki, procura por medidor de comsumos
“…levando os consumidores, na hora de compra, a escolher esses e não outros que apresentem consumos superiores.”
Nunca vi tal coisa.
Se um equipamento é aparentemente mais eficiente em termos de energia e o preço justificar, vais optar por esse e não por outro., não?
Por acaso a questão de televisão, e um produto a qual eu penso que a maioria das pessoas, não olha ao seu consumo. Há uma prioridade máxima na questão da qualidade de imagem e estética e capacidade de compatibilidade com tudo o que temos a volta. Nunca olhei para o consumo energético duma televisão.
O frigorífico, máquinas de lavar, secar, isso sim.
http://www.cnet.com/products/samsung-unjs9500/
No meu caso optei por esta.
Dos melhores LCD na altura.
Foram 5 mil euros.
Se quisesse oled do mesmo tamanho(65′) tinha que pagar o dobro. Talvez para a próxima compra. Nem olhei ao consumo.
Quanto tempo por dia usas a máquina de lavar roupa?
Uso muito mais que a televisão neste caso. Com duas crianças, todos os dias ela trabalha de manha e a noite.
Nao percebo muito disso, mas acho que duas horas de maquina de lavar, gasta muito mais energia que duas horas de televisão.
Atenção que esta e a televisão da sala, usada so a noite principalmente, e poucas vezes a tarde para jogar Xbox.
Pronto, mas normalmente usa-se muito mais a TV que a máquina de lavar… Olha, a minha TV em casa está ligada cerca de 18 horas por dia… A máquina de lavar, somos só ainda dois, ligo aos fds duas vezes. Apesar de uma maquina de lavar consumir mto mais, claro, olho mtas vezes tb para a etiqueta da TV, pois se esta gasta 150w/h quer dizer que ao fim do dia gasto 150*18=2700w/dia ou 81000w/mês… Se tivesse escolhido outra, se calhar ao fim do mes, compensava ou já a tinha “pago” só c o dinheiro da conta da luz.
Depende do uso de cada um. Mas normalmente nas televisões dou mais prioridade a outras coisas que a eficiência energética. O resto é tudo A+. Apartamento neste caso, lâmpadas, máquinas, etc..
Por cá, em minha casa dediquei me a mudar tudo para iluminação leds e à medida que troco os aparelhos por mais eficientes que sejam,a verdade é que a factura continua a aumentar.
Meu caro Berrio, quanto mais led mais pluição eletromagnética, mais doenças, menos qualidade de vida, menos tempo de vida.
Na minha casa, mandei montar por um eletricista, 1 disjuntor que desligasse tudo o que eu não queria que ficasse com corrente elétrica. Só deixei uns pontos onde temos eletricidade, e são esses pontos que ficam com corrente elétrica para podermos usar em caso de necessitarmos de nos levantarmos durante a noite. Ao
deitar desligamos esse disjuntor e colocamos os telemóveis em modo de avião.
Realmente. Se 2 tv’s tiverem o mesmo preços e specs, o fator da energia é o ideal para definir a compra.
As pessoas normais fazem isso.
Creio que nem assim se olha para o preço… Se comparares os consumos a diferença em € é residual! No entanto tal facto não justifica as aldrabices
Pois na Hora da compra o consumo energético é um factor a ter em conta para mim! Muito importante mesmo!
Não deves pagar a factura de energia lá em casa 😉
Mesmo.
Eu olho ao consumo de TUDO que compro cá em casa. A minha casa sí consome electricidade como fonte de energia (nada de gás, gasóleo, etc), está cotada com eficiência energética A e estou sempre a tentar melhorar. Já fiz umas substituições de algumas coisas por outras mais eficientes (4 lampadas de 60w, 15 lâmpadas de “baixo consumo” de 20/30w por leds de 6/8w, etc) e ao comprar uma TV recentemente, o consumo energético dela foi levado em conta. Aconselho a tomada eléctrica que a EDP estava a oferecer aqui a uns tempos, não sei se ainda é oferecida (foi anunciada aqui no pplware). Aquilo é porreiro para desligar equipamentos.
Mesmo assim ainda pago cerca de 80-90€ de 2 em 2 meses.
+1. Um frigorifico, máquina de lavar roupa, louça, olho para o consumo mas tv das várias que comprei até hoje, o consumo nunca foi um fator decisivo na compra. Numa loja nunca ouvi ninguém a perguntar ao empregado se esta consome mais que a outra. Julgo que a maioria não o faz. O fator relação qualidade da imagem/preço continua a ser o fator principal na decisão final.
A maioria das pessoas nem mexem nas configurações das televisões.
Tenho uma LG que terá sido usada nessa análise e veio com o modo ECO activado. Só que fiz o update do firmware para um mais recente que a empresa disponibilizou, o modo ECO deixou de estar por defeito.
Por outro lado, tenho uma Blaupunkt que o modo ECO só funciona com a entrada HDMI. Se usar um scart ou a antena para a TDT, o modo ECO não está disponível. Por isso, se usaram algum aparelho, o modo ECO deu o resultado… que não acontece na utilização normal da televisão (nem tanto em países onde as televisões por cabo tem 93% dos habitantes como clientes… como acontece em Portugal).
Admira como é que os institutos, departamentos, direcções (whatever) que deviam fiscalizar estas coisas andem completamente a dormir.
Nos veículos automóveis foram anos a fio a enganar… Agora a eficiência energética nas TV… E não tarda começam a aparecer noutros electrodomésticos.
O índice de eficiência energética tem sido cada vez mais um dos factores decisores de compra levando os consumidores a optar (em muitos casos) pela aquisição de equipamentos mais caros dado que considerando a sua “esperança de vida” esse investimento superior será recuperado ao fim de alguns anos…
Parei de ver tv em 2006.
Para não dizer que não a uso, usei ano passado e um pouco esse ano para jogar gta5 com o ps3.
Sou ou não sou um meninote sagaz?
Por acaso a Samsung gasta menos que as outras (lg, sony e Philips), porque será?
Porque aldrabaram os testes? Será por isso que gastam menos?
e onde esta essa lista negra ????
AS TVS OLED DE 55″ DA LEGE CONSOMEM 500W, E O VBENDEODR NÃO INFORMA ISSO AO CONSUMIDOR NA COMPRA