ALERTA: A sua TV pode consumir mais energia do que pensa


Destaques PPLWARE

25 Respostas

  1. David Ramos says:

    Eu tenho um aparelho que mede a potência consumida e a minha LG de 55″ anda sempre nos +- 150w

  2. PHas says:

    “…levando os consumidores, na hora de compra, a escolher esses e não outros que apresentem consumos superiores.”
    Nunca vi tal coisa.

    • Pedro Pinto says:

      Se um equipamento é aparentemente mais eficiente em termos de energia e o preço justificar, vais optar por esse e não por outro., não?

      • Ricardo says:

        Por acaso a questão de televisão, e um produto a qual eu penso que a maioria das pessoas, não olha ao seu consumo. Há uma prioridade máxima na questão da qualidade de imagem e estética e capacidade de compatibilidade com tudo o que temos a volta. Nunca olhei para o consumo energético duma televisão.
        O frigorífico, máquinas de lavar, secar, isso sim.

        • Ricardo says:

          http://www.cnet.com/products/samsung-unjs9500/
          No meu caso optei por esta.
          Dos melhores LCD na altura.
          Foram 5 mil euros.
          Se quisesse oled do mesmo tamanho(65′) tinha que pagar o dobro. Talvez para a próxima compra. Nem olhei ao consumo.

        • TiagoDM says:

          Quanto tempo por dia usas a máquina de lavar roupa?

          • Ricardo says:

            Uso muito mais que a televisão neste caso. Com duas crianças, todos os dias ela trabalha de manha e a noite.
            Nao percebo muito disso, mas acho que duas horas de maquina de lavar, gasta muito mais energia que duas horas de televisão.
            Atenção que esta e a televisão da sala, usada so a noite principalmente, e poucas vezes a tarde para jogar Xbox.

          • TiagoDM says:

            Pronto, mas normalmente usa-se muito mais a TV que a máquina de lavar… Olha, a minha TV em casa está ligada cerca de 18 horas por dia… A máquina de lavar, somos só ainda dois, ligo aos fds duas vezes. Apesar de uma maquina de lavar consumir mto mais, claro, olho mtas vezes tb para a etiqueta da TV, pois se esta gasta 150w/h quer dizer que ao fim do dia gasto 150*18=2700w/dia ou 81000w/mês… Se tivesse escolhido outra, se calhar ao fim do mes, compensava ou já a tinha “pago” só c o dinheiro da conta da luz.

          • Ricardo says:

            Depende do uso de cada um. Mas normalmente nas televisões dou mais prioridade a outras coisas que a eficiência energética. O resto é tudo A+. Apartamento neste caso, lâmpadas, máquinas, etc..

      • Berrio says:

        Por cá, em minha casa dediquei me a mudar tudo para iluminação leds e à medida que troco os aparelhos por mais eficientes que sejam,a verdade é que a factura continua a aumentar.

    • Mota says:

      Realmente. Se 2 tv’s tiverem o mesmo preços e specs, o fator da energia é o ideal para definir a compra.

      As pessoas normais fazem isso.

      • Alexandre says:

        Creio que nem assim se olha para o preço… Se comparares os consumos a diferença em € é residual! No entanto tal facto não justifica as aldrabices

    • Miguel says:

      Pois na Hora da compra o consumo energético é um factor a ter em conta para mim! Muito importante mesmo!

      • Pedro Pinto says:

        Não deves pagar a factura de energia lá em casa 😉

        • k says:

          Mesmo.
          Eu olho ao consumo de TUDO que compro cá em casa. A minha casa sí consome electricidade como fonte de energia (nada de gás, gasóleo, etc), está cotada com eficiência energética A e estou sempre a tentar melhorar. Já fiz umas substituições de algumas coisas por outras mais eficientes (4 lampadas de 60w, 15 lâmpadas de “baixo consumo” de 20/30w por leds de 6/8w, etc) e ao comprar uma TV recentemente, o consumo energético dela foi levado em conta. Aconselho a tomada eléctrica que a EDP estava a oferecer aqui a uns tempos, não sei se ainda é oferecida (foi anunciada aqui no pplware). Aquilo é porreiro para desligar equipamentos.
          Mesmo assim ainda pago cerca de 80-90€ de 2 em 2 meses.

    • Pedro Antunes says:

      +1. Um frigorifico, máquina de lavar roupa, louça, olho para o consumo mas tv das várias que comprei até hoje, o consumo nunca foi um fator decisivo na compra. Numa loja nunca ouvi ninguém a perguntar ao empregado se esta consome mais que a outra. Julgo que a maioria não o faz. O fator relação qualidade da imagem/preço continua a ser o fator principal na decisão final.

  3. Miguel Sousa says:

    A maioria das pessoas nem mexem nas configurações das televisões.
    Tenho uma LG que terá sido usada nessa análise e veio com o modo ECO activado. Só que fiz o update do firmware para um mais recente que a empresa disponibilizou, o modo ECO deixou de estar por defeito.
    Por outro lado, tenho uma Blaupunkt que o modo ECO só funciona com a entrada HDMI. Se usar um scart ou a antena para a TDT, o modo ECO não está disponível. Por isso, se usaram algum aparelho, o modo ECO deu o resultado… que não acontece na utilização normal da televisão (nem tanto em países onde as televisões por cabo tem 93% dos habitantes como clientes… como acontece em Portugal).

  4. rommel says:

    Admira como é que os institutos, departamentos, direcções (whatever) que deviam fiscalizar estas coisas andem completamente a dormir.
    Nos veículos automóveis foram anos a fio a enganar… Agora a eficiência energética nas TV… E não tarda começam a aparecer noutros electrodomésticos.
    O índice de eficiência energética tem sido cada vez mais um dos factores decisores de compra levando os consumidores a optar (em muitos casos) pela aquisição de equipamentos mais caros dado que considerando a sua “esperança de vida” esse investimento superior será recuperado ao fim de alguns anos…

  5. knight says:

    Parei de ver tv em 2006.

    Para não dizer que não a uso, usei ano passado e um pouco esse ano para jogar gta5 com o ps3.

    Sou ou não sou um meninote sagaz?

  6. irlm says:

    Por acaso a Samsung gasta menos que as outras (lg, sony e Philips), porque será?

  7. Daniel Ferreira says:

    e onde esta essa lista negra ????

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.