A Gronelândia é incrivelmente especial e a geologia explica a ganância de Trump
A Gronelândia, a maior ilha da Terra, afirma-se hoje como um dos territórios mais estratégicos do planeta, concentrando recursos críticos para a transição energética e uma posição geopolítica chave no controlo do Estreito GIUK, eixo vital da defesa do Atlântico Norte. Afinal, o que procura Trump?
Ilha com as mais ricas reservas de recursos naturais do mundo
Não é por acaso que o Presidente dos EUA afronta a Dinamarca e a Europa com a pretensão de uma invasão pela força. O objetivo é claro: controlar uma ilha repleta de recursos naturais estratégicos.
Entre estes tesouros, contam-se matérias-primas críticas, como o lítio e os elementos de terras raras, essenciais para tecnologias verdes, mas cuja produção e sustentabilidade são altamente sensíveis.
Existem ainda outros minerais e metais valiosos, bem como um enorme volume de hidrocarbonetos, incluindo petróleo e gás natural.
Reservas estratégicas sob o gelo
Num artigo muito interessante, sobretudo do ponto de vista da geologia, são destacados três depósitos de terras raras da Gronelândia, localizados a grande profundidade sob o gelo, poderão estar entre os maiores do mundo em volume, com elevado potencial para o fabrico de baterias e componentes elétricos essenciais à transição energética global.
Segundo a informação, a escala do potencial em hidrocarbonetos e da riqueza mineral tem levado a uma investigação aprofundada por parte da Dinamarca e dos Estados Unidos, focada na viabilidade comercial e ambiental de novas atividades como a mineração.
De acordo com o US Geological Survey, o nordeste da Gronelândia em terra firme, incluindo zonas cobertas por gelo, poderá conter cerca de 31 mil milhões de barris equivalentes de hidrocarbonetos, um valor semelhante ao total das reservas comprovadas de petróleo bruto dos EUA.
Uma geologia excecional
A área livre de gelo da Gronelândia, corresponde a mais de cinco vezes o território português, representa menos de um quinto da superfície total da ilha, o que levanta a possibilidade de existirem enormes reservas ainda inexploradas sob o manto de gelo.
Esta concentração de recursos está ligada a uma história geológica extremamente variada ao longo de cerca de 4 mil milhões de anos. Aqui encontram-se algumas das rochas mais antigas da Terra, bem como blocos de ferro nativo de grandes dimensões.
Tubos de quimberlito com diamantes foram identificados nos anos 1970, mas continuam por explorar devido às enormes dificuldades logísticas.
Do ponto de vista geológico, é raro uma única região ter passado pelos três principais processos que geram recursos naturais: formação de montanhas, rifteamento da crosta e atividade vulcânica.
Minerais críticos e terras raras
Os períodos de construção montanhosa permitiram a deposição de ouro, rubis e grafite em falhas e fraturas. A grafite é crucial para baterias de lítio, mas continua subexplorada face a grandes produtores como a China e a Coreia do Sul.
Grande parte dos recursos resulta, contudo, de fases de rifteamento, incluindo a abertura do oceano Atlântico no início do Jurássico, há pouco mais de 200 milhões de anos.

Principais províncias geológicas da Gronelândia com tipos e idades das rochas. (Geophysical Research Letters, CC BY-NC-SA)
Bacias sedimentares como a de Jameson Land apresentam elevado potencial para petróleo e gás, embora os custos elevados tenham limitado a exploração comercial.
As terras raras, como nióbio, tântalo e itérbio, estão associadas a camadas de rochas ígneas, num contexto distinto, mas relacionado com a atividade vulcânica, menos intensa do que a da vizinha Islândia.
A Gronelândia poderá ainda conter, sob o gelo, quantidades de disprósio e neodímio suficientes para satisfazer mais de um quarto da procura global futura, quase 40 milhões de toneladas, elementos críticos para turbinas eólicas, motores elétricos e reatores nucleares.
Depósitos como Kvanefield poderão influenciar significativamente o mercado global.

Estima-se que 28.707 quilómetros quadrados da camada de gelo e glaciares da Gronelândia tenham derretido nas últimas três décadas, de acordo com uma importante análise de registos históricos de satélite.
Um dilema inevitável
A transição energética surgiu como resposta aos impactos dos combustíveis fósseis, mas as alterações climáticas estão a tornar acessíveis recursos até agora cobertos por quilómetros de gelo. Desde 1995, uma área equivalente à Albânia derreteu, tendência que deverá acelerar sem uma redução drástica das emissões.
Novas técnicas, como o radar de penetração no solo, permitem hoje mapear a rocha base sob até 2 km de gelo, mas a prospeção e, sobretudo, a extração sustentável continuam extremamente complexas.
Coloca-se assim um dilema: explorar intensamente estes recursos para apoiar a transição energética ou preservar uma das últimas paisagens praticamente intocadas do planeta, evitando impactos ambientais e o agravamento da subida do nível do mar.
Atualmente, toda a atividade mineira é fortemente regulada pelo governo da Gronelândia, com enquadramento legal em vigor desde os anos 1970. No entanto, a pressão para flexibilizar estas regras poderá aumentar, face ao crescente interesse estratégico internacional no futuro da ilha.























Os USA têm é que reduzir o estilo de vida de consumo e desperdício, o planeta não aguenta muito mais a sustentar tais porcos.
O que é pior, 300 milhões de americanos dos quais 100 milhões até são imigrantes por isso não são americanos, 1,5B de chineses, 1,5B de africanos ou 1,5B de indianos?
O problema não é dos americanos é da sobrepopulacao
Na Índia, China e África, não há imigrantes? África é um continente com mais de 50 países, parece lhe justo comparar a população de um continente com população de países mais populosos do mundo?
não, não há imigrantes.
parece-me justo comparar os recursos consumidos por paises de terceiro com natalidade descontrolada..
também podia ter juntado america latina mas como são só 700 milhões deixei de lado
Você é um caso de estudo.
A chamuça Ucrâniana, torra-lhe o juizo..
Olhe vá mas é apoiar o seu fuhrer, na Ucrânia.
O problema é que a américa é uma loucura insustentável que nem sequer produz felicidade duradoura, é uma experiência falhada, um cadáver ambulante, um zombie que nos quer comer a todos e levarmos para o abismo. Esses países que referes terão que obrigar as pessoas a serem responsável para não se tornarem piores que a américa. O suposto sonho americano é um pesadelo para todos nós.
felicidade duradoura? algum país no mundo ou até individuo? os comunas vivem numa fantasia dentro da propria cabeça, isso devia ser estudado..
esses países são o que mata o mundo, e como a força deles está nos numeros nunca vão fazer nada para o controlar, até o PCC aprendeu isso nos anos 90 quando deixou de matar todos os filhos mulheres e raptar para o exercicio chines todos os segundos filhos homens..
Vai trabalhar malandro!
Os únicos americanos são os índios 🙂 … Até o presidente veio de fora…
E se você fosse viver para a Chin aou para a Rússia, hein? Talvez se identifique mais com o seu modo de vida e valores. Esqueça lá os valores ocidentais, não são para si.
E se o senhor fosse para os EUA?
Lá, eles deitam carinhosamente as pessoas no chão, algemam-nas e esfregam-lhes delicadamente a cara no alcatrão. Ricos valores ocidentais, lol.
E fazem isso a quem? A quem cumpre as ordens da policia?
Esta/essa malta que chora porque lá ‘eles deitam carinhosamente as pessoas no chão, algemam-nas e esfregam-lhes delicadamente a cara no alcatrão’, não teria esse tipo de problemas se se comportassem seguindo precisamente esses valores ocidentais!
E se foram injustiçados, é seguir esses mesmos valores ocidentais: ficar calado, cumprir com o que lhes foi dito e depois contactar um advogado e processar os agentes!
Simples e não andavam praí a reclamar de violência policial quando eles são os primeiros a não ter respeito por ninguém, nem mesmo pela própria policia!
curioso, vivi lá 10 anos e nunca me aconteceu nada, já fui mandado parar por ir em excesso de velocidade e nem multa apanhei..
CUMPRAM a lei e se por algum motivo não cumprirem sejam respeitosos relativamente aos vossos incumprimentos..
quem se esquece dos valores são os cidadãos
Os pretos cumprem a lei e sempre foram sabotados e subjugados aos interesses dos brancos ricos e racistas.
irrelevante se são ricos ou não.. talvez não vos ensinem isso lá na sede, mas o comunismo é igualmente racista e contribuiu para maior subjugação e eliminação de minorias raciais e até religiosas..
estás a precisas de umas liçoes de historia
Está-se mesmo a ver em quem é que o Frank Herbert se baseaou quando criou a personagem do barão Harkonnen a deitar petróleo pela boca.
O Trump quer a Gronelândia, porque é a porta, do Árctico, para o Atlântico!
Dominando, essa passagem, EUA (e Canadá) passam a dominar as rotas, norte, do mundo, beneficiando de preços, à escolha, no acesso aos portos, para cargas e descargas.
A Dinamarca tem ignorado, essa operação, sendo que, a Islândia, é que está, a rentabilizar, a posição.
GIUK é o que mais importa, as reservas de petróleo e terras raras mais importante que explorarem que pode ser difícil na próxima década, é garantir que não há chineses a explorar como já estão a tentar fazer.
Já existem empresas australianas com direitos de exploração mas tem sido adiada por motivos ambientais, é uma questão de tempo
Vão ficar sem a Gronelândia, 100% garantido. Já todos sabemos que a (nato) e a (europa) são coisas passivas e apáticas e também sabem muito bem onde podem meter a diplomacia.
Mas era muito giro ver a (nato) e a (europa) a lançarem um grande ataque com “rolhas de garrafa que não se perdem” ou ameaçar com o cancelamento da eurovisão.
Ahahahahah… Era um favor acabar com o teatro de horrores da Eurovisão…
A ganância do Trump, não tem limites.
Segurança nacional, principalmente na guerra económica com a China.
So temos a ganhar que ele fique com a Gronelândia e converta todos os países comunas do continente americano
Converta em que? É que quem te ler, parece que falas muito, mas no fim apenas juntas letras, não dizendo absolutamente nada credível. Apenas balelas.
Como converteu o Iraque? Como converteu o Afeganistão? Borras-te todo, rapaz.
como está a converter a venezuela.. a historia está recheada de maus exemplos, importa é aprender com eles.
Terceira island? Next. Os russos e os chinos estão mesmo aí à porta embora não saibam onde fica.
Hehe, eu adoro o pessoal que faz uma pirueta, 3 cambalhotas, para defender o Trump com a história da “segurança nacional”, quando o Trump e os seus amigos já lhe descaiu mais de uma vez a boca para a verdade.
Mas o mais engraçado é que a Dinamarca nem se importam que os Americanos, NATO metam lá mais bases, mísseis, armas, soldados estão disponíveis a disponibilizar o que for preciso… Hehe mas para espanto de todos eles querem é o território é como na Venezuela, querem lá saber do regime querem é acesso ao petróleo.
E o Canadá é a seguir, quando precisarem de mais recursos o próximo é o Brasil…
Acordem ou ao menos não atirem areia para os olhos das pessoas…
como já expliquei aqui, o trump não importa, esta é a agenda dos EUA há mais de 1 seculo, já outros tentaram e a agenda não mudou, só mudam as prioridades da agenda..
os presidentes só têm de seguir a agenda com a retorica que achem que surte mais efeito.
vocês é que só olham para os media e para a opinião de comentadores politicos, não conseguem fazer uma analise do que é dito, o que sai da boca do trump não é relevante, o que é relevante é a agenda dos EUA e essa é conhecida historicamente.
O anti-americanismo primário ou o mais actual TDS dá nisto: chamar de “ganância” o que é pensamento estratégico. E nem uma palavra para a China ou para a Rússia que têm exactamente o mesmo tipo de “ganância” em relação à exploração das riquezas da Gronelândia. Portanto, pensamento nada, mesmo nada enviesado!
Explica lá o teu pensamento tão estudado, tão elevado a zero.
Então, na opinião de tão arauto comentador, não se pode criticar o Trump porque isso ou é anti americanismo, ou então é apoiar a Rússia ou China. E pronto, estamos conversados sobre a tua capacidade de analisar as questões.
Já te disse, vai para os EUA e apareces na RTP, algemado e a lamber alcatrão. Sim, Trump é fixe, lol.
A parte que mais gostei? Quando chamaste pensamento estratégico à ganância do Trump, está mesmo muito boa essa parte. Vê-se que andas atento
Caro apoiante do Hamas e ditaduras comunistas em geral, o que eu critiquei foi o enviesamento de falar da Gronelândia falando só de Trump quando há mais quem esteja igualmente a olhar com “ganância” para esse grande pedaço de terra.
Seguindo a lógica, se Trump é criticável então Rússia e China também têm de o ser apesar de estes últimos fazerem as coisas mais pela calada.
E não desconverse pois sabe muito bem que há pensamento estratégico nas ideias de Trump tal como há pensamento estratégico por parte da Rússia e da China quando expandem as suas nefastas influências para lá das suas vizinhanças e aqui a Gronelândia é estratégica para todos eles. É, aliás, de fundamental importância estratégica.
Tal como a nato quis expandir a sua nefasta influência para a Ucrânia. Deu no que deu.
Por mais que tentes desculpar o dono do teu pensamento, a Gronelândia tem dono, é de um país da NATO e não quer pertencer aos EUA. Qual o teu problema mesmo com isto? Afinal não passas de pequeno ditadorzinho de teclado.
Outra vez a Ucrânia?! O problema da Ucrânia foi querer viver como os ocidentais e isso assustou Putin de morte, assim como os seus camaradas que parasitam o povo russo. Putin não podia deixar que um vizinho assim tão próximo como a Ucrânia passasse a viver por padrões de vida ocidentais melhorando drasticamente o seu nível de vida pois isso poderia influenciar a povo russo a querer o mesmo e aí a ditadura de Putin poderia ver-se em maus lençóis. É esta a razão.
Não foi o Ocidente que foi lá tentar influenciar a Ucrânia, foram os próprios ucranianos a quererem ocidentalizar-se para se livrarem das amarras da sufocadora Rússia.
Lol, passado tanto tempo, ainda não percebeste que os EUA é que empurraram a UE para a Ucrânia?
Ainda não percebeste o que ganharam? Ainda não percebeste que temos contratos de milhares de milhões com o país que ameaça invadir-nos? Ainda não entendeste a quem estamos a comprar petróleo e gás muito mais caro?
A sério, achas tudo coincidência??LOL
Lol, passado tanto tempo, ainda não percebeste que a Rússia é que empurrou a Ucrânia para a Europa?
Ainda não percebeste o que Putin tinha e tem a perder com uma Ucrânia ocidentalizada?
Ainda não percebeste a influência que um povo irmão mas livre das amarras russas e próspero poderia ter no imaginário da população russa?
Ainda não percebeste, que além de tudo isto (o que já seria só por si mais do que suficiente), a Rússia sempre explorou os ucranianos até à penúria quando não mesmo até à fome generalizada e consequente mortandade? O Holodomor não te diz nada?
Ainda não percebeste que a corrupta Rússia de Putin tem igualmente, se não maiores ainda… ambições sobre as riquezas ucranianas?
Ainda não percebeste a ambição imperialista de Putin de reconstruir glórias passadas à custa de povos vizinhos?
A sério que ainda não percebeste nada disto? LOL
lool Demais,… Mal posso aguardar pelos EUA invadirem a gronelandia, no minimo nao usam a desculpa que por causa das drogas.
O bando de inuteis corruptos da EU devem estar agora a pensar em pedir ajuda a Russia e a China.
Era o que haviam de fazer e metiam os EUA na linha!!!! Não tem outra saída, apostaram anos e anos no cavalo errado, agora aguenta e não chora!
Lembrem-se a partir do momento que a russia pode ficar com o donbass dizendo que é para salvar o povo, que apenas é um acaso o facto de ter minas, terras raras, petróleo e gás natural, qualquer país com armas nucleares e poder de veto na ONU, pode fazer exatamente o mesmo e dando ainda uma desculpa mais parva que a russia.
A verdade é que o papel que assinam chamo tratado, as grandes potencias usam no na casa de banho só o tiram quando lhes convém .
direito internacional só serve aos burros europeus
Ninguém percebe nada de estratégia… O Trump só mete o nariz ok nde os Rússia e China estão a meter…. Acordem…
É uma excelente altura para dizer ao Sr. Trump em nome da NATO (presumo que os gronelandenses estejam pouco preocupados a quem têm de pagar impostos desde que assegurem o nível de vida de que têm gozado até agora) que se quer a Gronelândia para manter os Russos e os Chineses em cheque então há que os remover da Ucrânia por inteiro e firmar uma nova NATO com essa soberania.
“isso que é vosso faz-me falta, por isso vai passar a ser meu”. Pensamento estratégico do ladrão!
ele simplesmente quer controlar o mar do norte por causa da nova rota que a russia esta a criar !! mas os artigosd de esquerda nao escondem a sua ideologia!
Ok. Se ele quiser a tua casa para controlar o rio Tejo, já sabes. Saltas fora de casa e não pias.
Se alguém te quiser defender, é porque é de esquerda, lol.
Agradeçam ao Putin e ao Xi pela a nova onda de neo-imperialismo/colonianismo.
Voltámos à Idade Média. Toca a invadir!