6,5 milhões de chamadas de emergência durante a JMJ
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já terminou e Portugal não poderia estar mais orgulhoso. Tudo correu muito bem e o nosso país mostrou, mais uma vez, que é exemplar na organização, na segurança e no acolhimento. Agora o momento é de balanço. De acordo com informações recentes, foram realizadas 6,5 milhões de chamadas de emergência durante a JMJ.
JMJ: Enorme desafio (superado) ao nível das comunicações...
A JMJ não foi só um evento de desafios religiosos. Ao nível da tecnologia e telecomunicações, tendo em conta o número de pessoas presentes, foram várias e exigentes as necessidades de manter o serviço disponível e com qualidade. Mas Portugal superou tudo!
A rede SIRESP é a rede de comunicações exclusiva do Estado Português para o comando, controlo e coordenação de comunicações em todas as situações de emergência e segurança, que responde às necessidades dos mais de 40.000 utilizadores e suporta anualmente um número superior a 35 milhões de chamadas o que permite incrementar os níveis de confiança, segurança e de bem-estar das populações.
Segundo os dados hoje revelados, a rede de comunicações SIRESP registou, no período da JMJ, 6,41 milhões de chamadas. Tal registo significa um recorde de chamadas para um período tão pequeno de tempo.
Tivemos entre o dia 1 e 6 de agosto, seis milhões e 410 chamadas promovidas por mais de 180 entidades e os atrasos máximos nas chamadas no quadro dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude foi de 8 segundos em relação às chamadas que mais tempo demoraram a entrar no sistema. E mesmo os que tiveram que ver com a pressão dos incêndios durante a própria Jornada tivemos chamadas que demoraram 39 segundos a entrar no sistema
Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro
Foram também registadas 1,51 milhões de chamadas na área do Parque Tejo (o que corresponde a mais de 250 mil chamadas por dia).
O ministro quis agradecer aos que “não estando na linha da frente de segurança, estão na retaguarda da segurança e são essenciais para o desempenho destas funções”, referindo-se aos profissionais do SIRESP, da Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI), que conseguiram garantir “níveis elevados de confiança nos sistemas de informação e nos sistemas de comunicação”.
Paulo Vizeu Pinheiro, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SIS), revelou que "a maior operação de segurança alguma vez realizada em Portugal" teve início "em julho", mas que o "planeamento estava feito há um ano”. Na operação, disse, estiveram 16 mil profissionais.
O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna revelou que foi controlada a entrada a um milhão e 372 pessoas, tendo sido recusada a entrada a 213. O número de pessoas assistidas fixou-se nas 4.312.
Este artigo tem mais de um ano
Milhões???
1.5milhões de pessoas na JMJ e 1.51 milhões de chamadas de emergência na área do parque tejo!?!?!?!?!?!
Alguém que me explique?
“Foram também registadas 1,51 milhões de chamadas na área do Parque Tejo (o que corresponde a mais de 250 mil chamadas por dia).”
Essa frase não transmite uma fácil perceção temporal dos valores que apresenta.
Foram registadas 1,51 milhões de chamadas na área do Parque Tejo ao longo de 6 dias.
Porquê complicar?
Na minha opinião, não há necessidade do leitor ter de fazer a conta. (1,51 milhões / 250 mil = 6 dias)
Não precisa fazer contas, basta ler… só ler o texto. 🙂
Continua sem fazer sentido, e a divisão pelos 6 dias tb não faz sentido sendo que o parque tejo só esteve “cheio” durante 2 dias….
Como é possível tantas chamadas de emergência!?! Algo está errado nestes dados
Mas só fizeram chamadas quando estava cheio? Não, elas caíram nos dias que decorreram o antes e o dia das JMJ, como disse o comunicado das autoridades.
@TS um pouco à parte, passei lá ontem e ao contrário da promessa que iriamos ter uma zona requalificada, verifiquei que ficámos com uma zona completamente abandalhada.
Tristeza…
“6,5 milhões de chamadas de emergência durante a JMJ…O número de pessoas assistidas fixou-se nas 4.312.”
Bolas, o que terá acontecido às restantes 6.495.688 pessoas?
A Nossa Senhora ajudou-as.
Ganhaste esta thread.
Não foram chamadas para o 112. Foram chamadas entre utilizadores SIRESP
6,5 milhões de comunicações não seria mais correcto?
Isto não tem nada que saber, segundo um comunicado do SIRESP enviado às redações:
No período da JMJ, que decorreu entre 1 e 6 de agosto, nas áreas em que decorreu a JMJ, a rede SIRESP registou um valor superior a 1,5 milhões de chamadas (1.520.387), com um total nacional de 6,41 milhões de chamadas (6.410.835).
A nível nacional, no dia 5 de agosto verificou-se o maior nível de utilização diária da rede SIRESP até hoje, registando-se (1.469.353 chamadas). De acordo com o comunicado, este fenómeno resultou essencialmente da ocorrência simultânea dos eventos conduzidos no âmbito da JMJ (Santuário de Fátima e Parque Tejo – 320.302 chamadas) e dos incêndios rurais que tiveram respetivamente lugar nas regiões de Castelo Branco (107.576 chamadas) e de Ourém-Leiria (22.000 chamadas).
Estes números parecem-me um bocadinho absurdos ou então houve as chamadas mas a maior parte não foi atendida ou apenas ligaram e logo de seguida desligaram… Fazendo com base no número max do Aves e por uma chamada a cada 30min sem o funcionário ir à casa de banho dava 91000 funcionários…. não me parece bem…
O problema é também chamar-se chamadas de emergência – dá ideia que alguém comunica uma emergência, quando são apenas as chamadas feitas através do sistema SIRESP. São chamadas entre as pessoas das 180 entidades, por exemplo dos PSP e dos bombeiros uns com os outros e com os respetivos comandos. Não são chamadas que tivessem que ser atendidas centralmente, como no 112.
O comunicado do SIRESP o que quer demonstrar é que o sistema funcionou bem, não foi abaixo, apesar do grande número de chamadas na rede. Quanto ao tempo, pelo que diz o ministro, quem as fazia teve que esperar que o sistema encaminhasse a chamada entre 8 segundos, nos eventos da JMJ, e 38 segundos em alguns incêndios.
VHF ou UHF era instantâneo
Esta malta… cada vez que carregam no PTT conta uma chamada… só rir
Deviam estar a fazer brute force para descobrir o número do papa.
6,5 milhões de chamadas de emergência com máximo de 8s de espera, não acredito neste número. E quantos operadores são necessários, a não ser que sejam atendidas por chatbot.