SpaceX envia um tweet pela primeira vez utilizando o satélite Direct-to-Cell da Starlink
Cerca de um mês depois de ter enviado a sua primeira mensagem de texto utilizando o satélite Direct-to-Cell da Starlink no espaço, a SpaceX anunciou que, pela primeira vez, era possível publicar no X (ex Twitter) utilizando um smartphone com a ajuda dos seus serviços de satélite. E assim o fez!
A SpaceX, dirigida por Elon Musk, pretende oferecer um serviço global de telefonia móvel e planeia lançar o seu serviço Direct-to-Cell para os clientes ainda este ano. Musk retweetou um post da SpaceX, acrescentando que não foi utilizado qualquer equipamento especial, para além de um smartphone e de um satélite, para a conectividade.
This post was made from a normal mobile phone straight to a SpaceX satellite, with no special equipment in between! https://t.co/rjry9vr5zj
— Elon Musk (@elonmusk) February 26, 2024
Ben Longmier, diretor sénior de engenharia de satélites da SpaceX, publicou uma fotografia de uma cadeia montanhosa na Califórnia, presumivelmente a partir do local onde enviaram a mensagem no X e estavam a enviar mensagens utilizando os serviços de satélite DTC.
Esta era a cobertura de árvores num pequeno vale nas montanhas de Santa Cruz no início do dia, quando estávamos a trocar alguns DMs no X.
Disse Longmier.
A ligação aos satélites pode ser um desafio quando há uma grande cobertura de árvores. As árvores podem obstruir a linha de visão entre o satélite e o dispositivo recetor, causando interferência ou perda de sinal.
The SpaceX team just completed the first post on X from a phone to one of our Direct to Cell satellites!
This was the tree cover in a small valley in the Santa Cruz Mountains earlier in the day when we were exchanging some DMs on X. https://t.co/KFl1fZ9pvH pic.twitter.com/pzveDbSn8P
— Ben Longmier (@longmier) February 26, 2024
A ligação dos smartphones aos satélites também tem outros obstáculos. O rápido movimento dos satélites, o desvio Doppler, os atrasos de tempo e a dificuldade de ligar smartphones a satélites distantes devido ao baixo ganho da antena e à potência de transmissão.
No entanto, a SpaceX afirma que os seus satélites Starlink, que estão equipados com silício personalizado, antenas phased array e algoritmos de software avançados, podem ultrapassar estes desafios, oferecendo um serviço LTE normalizado a smartphones em terra.
Direct-to-cell da SpaceX a nível mundial?
A empresa está a planear expandir rapidamente a sua rede DTC lançando centenas de satélites este ano, com o objetivo de oferecer serviços de texto em 2024 e serviços de voz, dados e IoT em 2025.
A SpaceX lançou o primeiro conjunto de satélites Starlink capazes de transmitir sinais telefónicos diretamente para smartphones a 2 de janeiro. A SpaceX assinou uma parceria com a T-Mobile para fornecer acesso à rede em partes dos EUA.
Além disso, fornecedores de serviços sem fios como a KDDI, a Optus, a One NZ e a Rogers irão colaborar com a SpaceX para lançar a tecnologia direct-to-cell a nível mundial.
Eu vi um vídeo a cerca de 2 meses sobre esta tecnologia e deu a entender que era preciso na mesmo estar ligado a uma antena do operador (GSM/4G), alguém sabe mais info sobre isso?
Se for assim não vejo utilidade na tecnologia.
Do que depreendi do artigo não será preciso, mas nas areas sem cobertura dos satelites terá de usar a rede GSM. Por isso julgo que depende da quantidade dos satelites.
Pelo que vi no vídeo, precisa da rede GSM/4G por isso é que não percebi nada.
PPLWARE já investigaram esta tecnologia, é que existe algo que não bate certo.