Samsung vai usar Tizen em todo o lado e não depender do Android
O Tizen é o sistema operativo da Samsung, lançado em 2012, que atualmente equipa vários equipamentos da marca sul-coreana, nomeadamente smartwatches, televisores, frigoríficos e alguns smartphones, sendo que a maioria destes vêm equipados com Android.
Com o objetivo de alargar ainda mais os horizontes do Tizen, a Samsung está a planear lançar novos equipamentos com o seu sistema operativo, especialmente na área da Internet of Things (IoT).
A ideia da da Samsung é alargar a presença do seu sistema operativo e assim potenciar a sua adoção e utilidade, garantindo a utilização destes por outros fabricantes. Para isso vai em breve lançar vários novos equipamentos, entre os quais estarão lâmpadas, termómetros e outros dispositivos ligados à área da domótica.
Esta decisão foi anunciada pelo Vice-Presidente da Samsung Electronics, Lee Hyo-keun, que afirmou "The Tizen will connect and control all devices in a home".
A justificação para esta decisão por parte da companhia sul-coreana está relacionada com as royalties que terão de pagar à Google no caso de lançarem equipamentos IoT com Android, sendo assim mais vantajoso do ponto de vista económico e estratégico investir no Tizen nesta área em específico.
Este cenário tinha sido já colocado em prática quando a empresa coreana decidiu abandonar o Android Wear e focar-se no Tizen para equipar os seus smartwatches. A aposta pareceu acertada e hoje este é o seu único sistema operativo usado, estando até a alargá-lo aos smartphones.
A Samsung já tinha também declarado a sua intenção em apostar no Tizen para a IoT aquando do lançamento do Tizen 4.0, sendo que estas declarações do seu Vice-Presidente vieram reforçar essa decisão.
A Samsung entrará assim no mercado dos dispositivos baseados na IoT, uma área em clara expansão e que é atualmente dominada pela Google e pela Apple, e com uma previsão de crescimento cada vez maior.
Leia mais sobre o Tizen 4.0
Este artigo tem mais de um ano
“todo o lado”…
Quando o IoT começar a ser usado da forma como se espera, essa utilização vai sr literalmente em todo o lado. Tudo se começa a conjugar para isso e, pelo que vemos, a Samsung quer a sua parte do negocio
Veremos…
boa sorte TioZen
IoT é o futuro, sem dúvida. e será massivo. quanto ao Tio Zé… já tenho dúvidas sobre o sucesso … mas que a Samsung sendo um player gigante , poderá muito bem singrar.
Isso. Já nao bastava o que temos (S.O.).
Tragam mais sardinhas…e cervejas. A conta pede-se no fim.
Sabem onde é que isto vai dar?
Adivinhem la….
Quanto mais competição melhor o zeze
Muito bem.
Claro que internet das coisas é diferente, acredito que em muitos equipamentos não é preciso uma loja de apps para nada e pOrtanto o android nao será relevante. O android só é relevante nos telemoveis porque tem uma loja para o povao instalar apps. Na IOT vou trocar de apps num frigorifico para quê? A loja é perde relevancia e por isso o android perde relevancia.
+1
O tizen tem estado de baixo de fogo ultimamente https://m.slashdot.org/story/324551
Le aconsejo que lea cuidadosamente: http://samtizen.blogspot.com/2017/04/tizen-os.html
Mais um que pensa estar acima do Android, somente pelo facto de serem lideres de mercado actualmente.
Provavelmente vai acontecer o mesmo com outros OS. Symbian, Windows Phone…etcs
Pelo que tenho constatado e usufruido do Tizen na minha TV Samsung…o meu veredicto é deploravel, horrivel, repleto de bugs, carecendo de imensas funcionalidades, muito limitado. Odeio usar… Exemplo: Por momentos tenho a sensaçao que o TIzen tem vida propria sem ser eu a manusear…Os favoritos desaparecem frequentemente , bloqueia muito…por ai fora. Como referi…é horrivel!
Se tens adversao a bugs e problemas usa IOS..android é so problemas
“Aversão”, meu caro.
Não sabia que a apple vende TV’s com iOS 🙂
vende appletv que faz o mesmo…ios na tv
Já pensaste que o problemas pode não ser do Tizen mas TV defeituosa com RAM ou flash corrompida? Há milhares de TV de 2016 e 2017 com esse SO e nunca li tal coisa.
Tizen é a pior m3##a em que programei durante a minha vida inteira.
Desde de má documentação, a funcionalidades que so InHouse Developers podem utilizar, comunidade pequena e a que existe e só praticamente na versão Web e não nativa de development.
Opinião pessoal: Isto nao vai dar em nada, porque eles afastam tanto developers como utilizadores finais.
Hahaha mais um que à minima oportinidade deixa o Android. O windows mobile é o futuro
quando a própria MS abaondona o windows mobile é claramente
acho que a Samsung a adoptar esta politica vai dar um belo tiro nos pés, e ainda por cima se fizer o mesmo no tizen que faz no android a nível de suporte então nem se fala, mas claro tem de aprender com os próprios erros…
ioT é o futuro…
Not gonna happen. Pelo menos em “todo o lado”.