Qual o eletrodoméstico que mais energia consome em casa?
Apesar de existir muita tecnologia, a maioria dos portugueses não sabe quanto consome mensalmente de energia cada eletrodoméstico. Para baixar a fatura é preciso reduzir o consumo de energia e hoje dizemos-lhe qual o eletrodoméstico que mais energia consome em casa.
Frigorífico representa entre 20 e 30% da fatura de eletricidade
A resposta pode variar de cenário para cenários, mas normalmente o eletrodoméstico que mais energia consome é o frigorífico. Segundo algumas informações, o frigorífico representa entre 20 e 30% da fatura de eletricidade.
Se for comprar um frigorífico, escolha um com a etiqueta A que são o mais eficiente e G os menos (numa escala de A a G).
Uma máquina de lavar roupa, completamente cheia, poderá ter um peso no total fatura na ordem dos 12%.
A televisão também é um dos eletrodomésticos que mais energia consome. Dependendo da utilização, a televisão poderá representar até 11% da sua fatura de energia. Se for comprar uma TV, invista na tecnologia LED, pois consomem menos 25% do que as LCD e até 40% do que as televisões com plasma. A redução de luminosidade também pode ajudar a poupar uns trocos.
Relativamente a um computador, estes poderão ter um consumo de 20W por hora e em utilização um consumo de 80W por hora. Contas feitas, estando ligado 8 horas por dia, o computador terá, em utilização, um consumo de 640W por dia, mais 320W de consumo silencioso, o que equivale a 960W por dia, sem considerar outro tipo de equipamentos adicionais, como, por exemplo, um ecrã externo.
Pois, a eletricidade iluminante “vê-se” mais quando está a ser desperdiçada, mas gasta pouco.
Mas à medida que as lâmpadas fundem, é para substituir por led.
Não falam da máquina de lavar louça. Toda gente se queixa que é pequena, não leva nada, tem que se por a lavar muitas vezes. Lavando os objectos grandes, panelas e outros, à unha, fica maior 🙂
Estranho o forno nem aparecer cá em casa tenho um contador geral com app e noto bem a diferença quando ligo o forno o gráfico dispara logo
O forno pode consumir, dependendo dos modelos e funções, até 3kWh. Mas o frigorifico, que coitado gasta 200-400wh, é o que consome mais.
A não ser que uses o forno todos os dias ou várias vezes semana a importância relativa é baixa. Já algo em uso permanente como o frigo importa.
O que gasta mais na fatura da electricidade sao as taxas e taxinhas
E como trabalha cerca de 12h diariamente, no fim tens entre 2,4 a 4,8kWh de consumo.
Enquanto que o forno trabalha entre 30min a 1h de vez em quando, dando 1,5 a 3kWh nos dias em que é usado.
Forno e placa de indução. Aquecedores a oleo se houver.
Artigo tão incompleto. E a máquina de secar roupa
Nem todos têm máquina de secar. Se formos por essa ordem, tinhamos de meter todos os equipamentos.
ou colocar a fonte da informação… facilitava a vida
Maquina de secar roupa se for de bomba de calor gasta pouco.
E o carro elektro se houver, é de certeza o electrodoméstico que gasta mais. Mais q todos os outros juntos.
Eu gostei do artigo, alerta para motorizar equipamentos que está ligado 24/7. E na compra de um desses comprar um com boa eficiência energética. Cada família tem as suas necessidades de equipamentos. O teu caso não é igual para outra pessoa mas por normalmente todos temos frigorífico.
estava a pensar em algo assim só para a piada, mas depois a moderação não aceita, já invalidaram por duas vezes , acho que o suspeito do costume tem alguma coisa haver com isso…
Ar condicionado e aquecimento é o que mais consome
AC no quente sim, no frio não.
Um truque para gastar menos electricidade é nunca ter o frigorifico vazio. Encham as prateleiras de garrafas de água que põe e tiram conforme têm o frigo mais cheio ou mais vazio. (vi na proteste, fiz em casa e poupei 10 euros por mês – o meu frigo está sempre muito vazio porque sou só um).
10 euros por mês?
Se isso for verdade o melhor é substituires o frigorífico ou mudar de contrato de electricidade pois claramente andas a pagar muito mais do que o que é normal para o consumo típico dum frigorífico.
Eu faço isso mas com cerveja.
Essa dis 10 euros é uma farsa, impossível.
Acho estranho essa das garrafas de água. O frigorífico é que deve estar dimensionado para as necessidades e não se deve encher demasiado. Decoproteste:
Questão: “4. Os pequenos frigoríficos gastam menos energia, pelo que é preferível escolher um de pequenas dimensões e enchê-lo bem
FALSO Encher demasiado o frigorífico prejudica a circulação de ar no interior, o que exige mais esforço do aparelho e maiores consumos de energia para manter a boa temperatura. É, por isso, importante escolher um frigorífico com o tamanho adequado para as necessidades da família, o que depende de vários fatores: da dimensão do agregado, da frequência com que vai às compras e até do espaço disponível para a sua instalação. Para uma pessoa, pode ser suficiente um volume de 100 a 150 litros; já para um agregado com dois a quatro elementos, um de 220 a 280 litros poderá ser mais adequado.”
https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/frigorifico-veja-se-faz-tudo-para-poupar
https://www.leak.pt/frigorifico-garrafas-de-agua/
Não acho o da proteste…
Acho que a coisa s resolve no meio termo – o frigorífico não deve estar nem demasiado cheio nem demasiado vazio:
“Controle a quantidade de coisas que põe no frigorífico Os equipamentos de refrigeração não devem estar demasiado cheios nem demasiado vazios, pois isso afeta o seu funcionamento. Um frigorífico repleto de coisas faz com que o ar deixe de circular livremente e um demasiado vazio leva a perdas de energia – isto porque a existência de uma maior quantidade de ar que o suposto leva o frigorífico a consumir mais energia para tentar refrigerar esse mesmo ar. Este segundo caso pode ser evitado – por exemplo, quando vai de férias e o aparelho está, necessariamente, mais vazio – colocando algumas garrafas de água ou sumo no frigorífico. Se a ausência for prolongada, o ideal é esvaziar e desligar o equipamento.
EDP: https://www.edp.pt/particulares/content-hub/como-tornar-o-seu-frigorifico-mais-eficiente/
um frigorífico com pouca coisa acabará por consumir mais por cada vez que se abra a porta. A ideia das garrafas de água é que ajudam a manter a temperatura interior, exigindo menos do frigorífico quando se anda a abrir e fechar a porta. No entanto, não faz sentido atafulhar o frigorífico com garrafas de água se é para depois andar constantemente a tirar para dar espaço para outras coisas.
Quanto menos ar tiver menos troca há ao abrir e fechar. Um frigorifico cheio tem menos ar.
É ciência de primeira classe.
A ciência de primeira classe vai te dizer que um frigorífico cheio, com pouco ar, é muito menos eficiente na sua capacidade de arrefecimento dos alimentos/objectos no interior, já que o processo de arrefecimento depende da circulação do ar…
Falso cheio vao demorar mais a ficar frio, mas depois de frio aguenta-se melhor com a utilização.
Anung, estar cheio significa que irá sempre demorar mais tempo a arrefecer qualquer coisa nova que ponhas no interior, logo é menos eficiente para a conservação de alimentos. Quando pões os alimentos no frigorífico não vais querer que demorem horas a arrefecer já que isso pode beneficiar o crescimento de bactérias.
Eu poupei. Agora faz quem quer…
Deita isso ao lixo, o meu troquei o ano passado e gasto cerca de 12 kWh mês sem estar preocupado com essa treta.
Tanto? Há quem gaste 9 e ainda lhe paguem para gastar electricidade.
20W por hora?
acho que querem dizer 20 Wh. Wh não é W por hora, é W x h.
Mas isso nao está no artigo. Ora valida.
Aqui dois frigorificos e não consomem assin tanto, metam cilindro que vão ver.
Placa de indução nem é por ai além.
Máquina de secar se for as de bomba de calor tem consumo de menos 1000w comparado com as outras tecnologias.
Se for bem escolhidos os eletrodomésticos e como os usamos e configuramos podemos nem ter muito consumo.
Aqui é ar condicionado e na casa de férias é bomba de calor da piscina, depois disso ainda tenho máquina de secar que gasta mais, só a seguir vem o frigorífico, mas eu só compro frigoríficos de uma marca Liebherr
Por ordem de consumo aqui em casa em média por mês.
1° – Termocumulador
2° – Placa
3° – Forno
4° – Máquina lavar
5° – AC
6° – Máquina secar
7° – Frigorífico
O que gasta mais aqui em casa sem dúvidas o termocumulador (100l) média de 65 kWh mês, o frigorifico é o electrodoméstico que gasta menos média 12 kWh mês.
E o carro?
O carro 99% das vezes carrego na empresa o parque tem painéis fotovoltaicos e a empresa deixa o pessoal carregar os carros gratuitamente.
Em casa só mesmo ao fim de semana mas é raro, mas também é praticamente tudo gratuito pois a algum tempo que investi em painéis o melhor que fiz.
Os painéis foram grátis???!!!
Quantos painéis são precisos para carregar um EV?
Sei lá… Um híbrido com uma bateria de 10kw precisa de um dia inteiro de sol para carregar com 3 painéis de 800w…
Um EV precisa de quantos??? 30?
o electrodomésticos que gasta mais energia ??? o que está a funcionar, obviamente 😛
Um gajo a viver sozinho e uma família de 5 pessoas tem gastos de eletricidade completamente diferentes mas o frigorífico em ambos os casos gasta praticamente o mesmo…
Dependendo dos casos pode ser 50% do consumo ou 10% do consumo… O meu gasta uns 35kWh/mês e somos 4… Dá 10% do consumo. Se tivesse placa elétrica ainda consumia menos…
Estas notícias são meio ridículas…