PplWare Mobile

Qual o eletrodoméstico que mais energia consome em casa?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    Pois, a eletricidade iluminante “vê-se” mais quando está a ser desperdiçada, mas gasta pouco.
    Mas à medida que as lâmpadas fundem, é para substituir por led.
    Não falam da máquina de lavar louça. Toda gente se queixa que é pequena, não leva nada, tem que se por a lavar muitas vezes. Lavando os objectos grandes, panelas e outros, à unha, fica maior 🙂

  2. Gonçalo says:

    Estranho o forno nem aparecer cá em casa tenho um contador geral com app e noto bem a diferença quando ligo o forno o gráfico dispara logo

  3. Anung says:

    Forno e placa de indução. Aquecedores a oleo se houver.

  4. Dinis says:

    Um truque para gastar menos electricidade é nunca ter o frigorifico vazio. Encham as prateleiras de garrafas de água que põe e tiram conforme têm o frigo mais cheio ou mais vazio. (vi na proteste, fiz em casa e poupei 10 euros por mês – o meu frigo está sempre muito vazio porque sou só um).

    • Castro says:

      10 euros por mês?
      Se isso for verdade o melhor é substituires o frigorífico ou mudar de contrato de electricidade pois claramente andas a pagar muito mais do que o que é normal para o consumo típico dum frigorífico.

    • Anung says:

      Eu faço isso mas com cerveja.
      Essa dis 10 euros é uma farsa, impossível.

    • Aves says:

      Acho estranho essa das garrafas de água. O frigorífico é que deve estar dimensionado para as necessidades e não se deve encher demasiado. Decoproteste:
      Questão: “4. Os pequenos frigoríficos gastam menos energia, pelo que é preferível escolher um de pequenas dimensões e enchê-lo bem
      FALSO Encher demasiado o frigorífico prejudica a circulação de ar no interior, o que exige mais esforço do aparelho e maiores consumos de energia para manter a boa temperatura. É, por isso, importante escolher um frigorífico com o tamanho adequado para as necessidades da família, o que depende de vários fatores: da dimensão do agregado, da frequência com que vai às compras e até do espaço disponível para a sua instalação. Para uma pessoa, pode ser suficiente um volume de 100 a 150 litros; já para um agregado com dois a quatro elementos, um de 220 a 280 litros poderá ser mais adequado.”
      https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/artigo/frigorifico-veja-se-faz-tudo-para-poupar

        • Aves says:

          Acho que a coisa s resolve no meio termo – o frigorífico não deve estar nem demasiado cheio nem demasiado vazio:
          “Controle a quantidade de coisas que põe no frigorífico Os equipamentos de refrigeração não devem estar demasiado cheios nem demasiado vazios, pois isso afeta o seu funcionamento. Um frigorífico repleto de coisas faz com que o ar deixe de circular livremente e um demasiado vazio leva a perdas de energia – isto porque a existência de uma maior quantidade de ar que o suposto leva o frigorífico a consumir mais energia para tentar refrigerar esse mesmo ar. Este segundo caso pode ser evitado – por exemplo, quando vai de férias e o aparelho está, necessariamente, mais vazio – colocando algumas garrafas de água ou sumo no frigorífico. Se a ausência for prolongada, o ideal é esvaziar e desligar o equipamento.
          EDP: https://www.edp.pt/particulares/content-hub/como-tornar-o-seu-frigorifico-mais-eficiente/

      • Castro says:

        um frigorífico com pouca coisa acabará por consumir mais por cada vez que se abra a porta. A ideia das garrafas de água é que ajudam a manter a temperatura interior, exigindo menos do frigorífico quando se anda a abrir e fechar a porta. No entanto, não faz sentido atafulhar o frigorífico com garrafas de água se é para depois andar constantemente a tirar para dar espaço para outras coisas.

      • Anung says:

        Quanto menos ar tiver menos troca há ao abrir e fechar. Um frigorifico cheio tem menos ar.

        É ciência de primeira classe.

        • Castro says:

          A ciência de primeira classe vai te dizer que um frigorífico cheio, com pouco ar, é muito menos eficiente na sua capacidade de arrefecimento dos alimentos/objectos no interior, já que o processo de arrefecimento depende da circulação do ar…

          • Anung says:

            Falso cheio vao demorar mais a ficar frio, mas depois de frio aguenta-se melhor com a utilização.

          • Castro says:

            Anung, estar cheio significa que irá sempre demorar mais tempo a arrefecer qualquer coisa nova que ponhas no interior, logo é menos eficiente para a conservação de alimentos. Quando pões os alimentos no frigorífico não vais querer que demorem horas a arrefecer já que isso pode beneficiar o crescimento de bactérias.

    • Dinis says:

      Eu poupei. Agora faz quem quer…

    • Rodrigo says:

      Deita isso ao lixo, o meu troquei o ano passado e gasto cerca de 12 kWh mês sem estar preocupado com essa treta.

  5. Castro says:

    20W por hora?
    acho que querem dizer 20 Wh. Wh não é W por hora, é W x h.

  6. Luis Henrique Silva says:

    Aqui dois frigorificos e não consomem assin tanto, metam cilindro que vão ver.
    Placa de indução nem é por ai além.
    Máquina de secar se for as de bomba de calor tem consumo de menos 1000w comparado com as outras tecnologias.

    Se for bem escolhidos os eletrodomésticos e como os usamos e configuramos podemos nem ter muito consumo.

  7. Zé Fonseca A. says:

    Aqui é ar condicionado e na casa de férias é bomba de calor da piscina, depois disso ainda tenho máquina de secar que gasta mais, só a seguir vem o frigorífico, mas eu só compro frigoríficos de uma marca Liebherr

  8. Rodrigo says:

    Por ordem de consumo aqui em casa em média por mês.

    1° – Termocumulador
    2° – Placa
    3° – Forno
    4° – Máquina lavar
    5° – AC
    6° – Máquina secar
    7° – Frigorífico

    O que gasta mais aqui em casa sem dúvidas o termocumulador (100l) média de 65 kWh mês, o frigorifico é o electrodoméstico que gasta menos média 12 kWh mês.

  9. Aristides Barros says:

    o electrodomésticos que gasta mais energia ??? o que está a funcionar, obviamente 😛

  10. Nuno says:

    Um gajo a viver sozinho e uma família de 5 pessoas tem gastos de eletricidade completamente diferentes mas o frigorífico em ambos os casos gasta praticamente o mesmo…
    Dependendo dos casos pode ser 50% do consumo ou 10% do consumo… O meu gasta uns 35kWh/mês e somos 4… Dá 10% do consumo. Se tivesse placa elétrica ainda consumia menos…
    Estas notícias são meio ridículas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.