Primeiro sistema de ecografias à distância de Portugal utiliza 5G da NOS
A tecnologia surpreende a cada dia, mesmo quando achamos que as coisas já funcionam suficientemente bem. Por exemplo, o primeiro sistema português de ecografias à distância em tempo real já existe e funciona através do 5G da NOS.
Chama-se RObot Sensing for tele-Ecograph e foi desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a Universidade de Coimbra, a empresa Sensing Future Technologies e o Hospital da Luz. Abreviado para ROSE, permite realizar exames ecográficos remotamente e em tempo real.
Este é o primeiro sistema português de ecografias à distância, ou tele-ecografias, e funciona com tecnologia robótica e através da rede 5G da NOS. Esta novidade evita as deslocações dos utentes e melhora o acesso ao serviço, nas zonas onde não existem profissionais especializados para o realizarem.
Garantir o acesso aos cuidados de saúde de forma ampla sem deixar de fora a parte da população que reside longe dos grandes centros, parece ser uma missão impossível, tendo em conta a tendência global de concentração dos cuidados.
O sistema de tele-ecografia ROSE é um exemplo de como é possível ter acesso a meios complementares de diagnóstico de qualidade mesmo fora dos grandes centros urbanos.
Disse António Lindo da Cunha, diretor executivo do Laboratório de Automática do IPN, clarificando que a tarefa será efetivamente impossível se não adaptarmos os processos e os modelos que vigoram, atualmente.
Ecografias à distância, em tempo real, graças à rede 5G
De acordo com um comunicado de imprensa, o ROSE é composto por duas estações robotizadas (uma do lado do profissional de saúde e outra do lado do utente), um conjunto de sondas ecográficas, e estruturas de comunicação.
Através do 5G da NOS, os profissionais asseguram um serviço prestado com baixa latência e elevada velocidade, e garantem que todo o processo é realizado em tempo real, com uma experiência fluída e sem falhas.
Indo ao encontro da dicotomia presencial/remoto que encontramos em várias áreas, hoje em dia, através do ROSE os médicos são capazes de prestar um serviço igualmente completo, ainda que sem a proximidade física, trabalhando com feedback instantâneo - visual, de áudio e háptico.
A saúde é uma das áreas estruturantes da sociedade onde o potencial do 5G é maior, enquanto impulsionador da inovação e da aproximação e humanização dos cuidados de saúde.
Afirmou Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.
Neste momento, a tecnologia está a ser testada e validada por profissionais de saúde especializados em radiologia. Estima-se que, a partir de setembro, comecem a ser realizadas as primeiras ecografias à distância através de 5G.
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns à NOS, a minha operadora de eleição em rede móvel!
Onde está o sandokan para criticar o exame remoto?
Anda atrás da Mariana, com o Eanes, e os seus piratas!
Se ao perto às vezes dá cagada, nem quero imaginar à distância e com a rede móvel da nos.
Se podiam usar a fibra, podiam.
Mas tem que se fazer publicidade ao 5G da nos.
Se isto e de um edificion estatico para outro edificio estatico, por que é por 5G e não por outra tecnologia por cabo?
E fibra óptica daquela mesmo de verdade, não teria sido melhor e mais fiável que a 5G da NOS?
5G está na moda mas não pega!
E isto por fibra não funcionava melhor?
Dava muito trabalho passar uns cabos, assim fazem publicidade ao 5g.
Provavelmente alguém se esqueceu de ligar o cabo RJ45… é que onde há 5G, há internet fixa e de alta velocidade.
Trata-se apenas de promoção/marketing
Para a aceitação de uma radiação eletromagnetica de uma frequência de interferência com a saúde não consensual é necessário desprestigiar uma emissão de fotoes num tubo isolante, sem emissão de qualquer radiação.
Sim, sim.
Mas eu gosto mesmo é de francesinhas com batatas fritas.