Já há aeroportos com reconhecimento facial. Esqueça o cartão de embarque!
Os aeroportos são dos locais onde existem mais dispositivos de segurança. Não há nada que fique por vasculhar de forma manual ou através de sistemas automatizados. E se agora não precisasse mais de ter consigo o bilhete de embarque?
Na verdade há já um aeroporto que lançou ao público em geral um sistema de reconhecimento facial que permite aos viajantes apenas entrar no avião com o seu rosto. Vamos conhecer melhor este novo método.
O Reconhecimento Facial será o seu bilhete de embarque
Na passada quinta-feira, o aeroporto de Dulles, em Washington, Estados Unidos, surpreendeu os passageiros com embarque de reconhecimento facial. Os viajantes internacionais não precisaram dos seus bilhetes de embarque para fazerem o check-in graças a uma nova tecnologia de embarque de reconhecimento facial que entrou em operação nesse dia.
O novo sistema veriScan desenvolvido pela Metropolitan Washington Airports Authority - com orientação da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA - examina os rostos dos viajantes que se aproximam da porta. Em seguida, o sistema compara a foto a uma galeria que inclui imagens dessa pessoa - seja a foto do passaporte para cidadãos dos EUA ou a foto tirada de cidadãos estrangeiros quando eles entraram no país.
O processo elimina a necessidade de um funcionário da companhia aérea verificar manualmente todos os cartões de embarque e passaportes ao entrar num avião.
A leitura do rosto leva frações de segundo e mostrou 99% de precisão durante os testes, de acordo com o comissário da CBP Kevin McAleenan, que foi acompanhado pelo presidente da MWAA, Jack Potter, e representantes das companhias aéreas para um evento de inauguração na quinta-feira.
A CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras) manteve as fotos durante 14 dias enquanto decorriam os testes, e continuará a mantê-las por até 12 horas a curto prazo. Depois, quando o teste estiver concluído, o processo será atualizado para que as fotos sejam apagadas imediatamente após a comparação, referiram os responsáveis deste organismo de segurança.
As autoridades elogiaram a segurança adicional que o sistema oferece - cumprir uma resolução do Congresso para incluir exames biométricos - bem como os benefícios para os viajantes, que podem esperar um processo de embarque muito mais rápido.
Os passageiros que se preparam para embarcar num voo da Scandinavian Airlines para Copenhague nesta quinta-feira foram surpreendidos pelo novo sistema de embarque, mas animados com a perspetiva de um embarque mais rápido e seguro.
A verificação por reconhecimento facial permite o embarque em cerca de metade do tempo dos processos tradicionais, dizem os responsáveis pelo projeto: "Não há mais confusão com o cartão de embarque enquanto carrega as suas malas ou até mesmo crianças nos seus braços, não precisa mais tentar encontrar o código QR no seu smartphone."
Vários passageiros deram o seu depoimento e os argumentos giraram em torno da rapidez e segurança, assuntos que ainda estão por resolver um pouco pelo mundo mas que estas e outras tecnologias podem ser fazer a diferença. Afinal, cada vez há mais segurança na verificação do rosto e parece ser esse o caminho quer num acesso a um smartphone, quer no acesso a um avião.
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Como é que o passageiro sabe onde se senta?
Se tirar o bilhete e ele ficar em formato digital, no smartphone, essa informação está lá disponível, apenas não há aquela validação no check in que levas sempre muito tempo no embarque.
Desde Novembro de 2017 em LAX que o mesmo decorre para mais de uma companhia aérea e com tecnologia totalmente portuguesa.
A empresa é a Vision-box?
Confere.
Tecnologia portuguesa a dar cartas internacionalmente como é costume.
LAX, Austrália e brevemente na Índia… Como o Moneldr escreveu, tecnologia Portuguesa a dar cartas internacionalmente.
https://blueswandaily.com/australian-government-awards-vision-box-new-biometric-airport-technology-contract/
https: //expresso.sapo.pt/economia/2018-09-05-Vision-Box-fecha-acordo-para-modernizacao-do-aeroporto-de-Bangalore
Isto sim é o clássico exemplo de resolver problemas que não existem.
“O processo elimina a necessidade de um funcionário da companhia aérea verificar manualmente todos os cartões de embarque e passaportes ao entrar num avião.” isto é mentira, aeroportos modernos não tem ninguém a verificar bilhetes manualmente no checkin é uma maquina com leitor óptico.
As pessoas existem para dar apoio e ajudar em caso de dificuldade, algo que nunca poderá deixar de existir e apenas reduzido.
Realmente ter um pedaço de papel ou o telemóvel e passar num leitor óptico que demora 1 ou 2 segundos não era bom suficiente. Este sensor na migração automática de passaporte electrónico que hoje em dia é feito por um humano poderia ser útil. Para o boarding é inutil.
Cuidado com a interpretação livre. O texto está correto, há uma verificação manual de um funcionário, além da apresentação do bilhete e passagem pelo sistema, via código de barras ou QR, além da apresentação do documento de identificação, há uma verificação por parte desse funcionário.
A verificação manual que fala é feita na migração.
A entrada de avião só é necessário o bilhete físico ou código QR no telemóvel.
O que acontece é que aeroportos como o do Porto por exemplo, não fazem essa verificação de migração à saída e permitindo assim que uma pessoa entre até à gate sem ser identificada, acumulando assim as 2 coisas, identificação e validação bilhete na gate.
Países com segurança mais apertada tem o passo extra de migração à saída e ai sim há uma verificação manual da identidade, e ai sim seria útil esta tecnologia, pois as filas normalmente concentram-se na migração, não na entrada do avião.
Nunca tive problema nenhum ao entrar no avião, o processo são 2/3seg, é redundante e pouco útil. No entanto já passei várias horas, sim horas, na migração, quer de entrada quer de saída.
Outra questão o checkin que fala é maioritariamente feito online e não existe processo manual de checkin en grande parte dos aeroportos também.
A tecnologia é bem pensada mas aplicada no momento/lugar/processo errado.
Ambos têm razão. Há aeroportos onde a entrada para o avião é feita apenas passando o código de barras do cartão de embarque (papel ou digital) num scanner, como por exemplo Frankfurt. Em outros, essa passagem do código de barras é feita por um funcionário, que confere também o documento de identificação do passageiro (por exemplo, Lisboa), sendo que isto não tem nada a ver com o controle dos serviços de emigração.
Em relação aos serviços de emigração, há o controle do passaporte (ou CC) por parte de funcionários, a não ser que se tenha passaporte eletrónico, e o serviço esteja disponível.
Falso. Claro que existe uma verificação manual, não do cartão de embarque em si mas sim da identidade do passageiro. O leitor optico apencas valida o boarding pass, não o documento de identificação.
Em países com migração à saída não existe esse passo. Isso acontece em aeroportos que não fazem migração à saída e acumulam as 2 funções como o aeroporto do Porto.
Não se trata do aeroporto do Porto. A verificação manual do cartão de identidade nas portas de embarque é um requisito imposto para todo o país pelo estado português como medida extra.
Neste caso em concreto ( USA ) é de facto um problema que existe. Pois á saída dos USA não á controle. Um simplesmente faz um check-in, segurança e depois embarca no avião. O que este sistema na verdade pretende e colmatar esta lacuna no sistema de controle de saída do país. O que na verdade passa é que é apenas um simples sistema de embarque.
Já o fiz no Dubai. Pareceu-me seguro e rápido
Caro Vítor,
Uma das melhores empresas do genero e com provas dadas em aeroportos de todo o mundo é bem Portuguesa, a Vision-Box.
Esta tecnologia já existe à algum tempo.
Por exemplo, em Aruba é possivel fazer o check-in procedendo à recolha dos dados necessários numa APP (incluindo a foto) do telemóvel. Depois no aeroporto é só validar os mesmos ao longo das várias etapas no aeroporto através de equipamentos similares ao que indica no seu artigo.
Tudo desenvolvido e assemblado em portugal.
Não conheço. Mas vou investigar. Esse é o mal em Portugal, estas tecnologias são pouco divulgadas.
Obrigado por esta informação.
Esta semana assinou mais um contrato público com a Índia. Pesquisa no site da RTPque tens lá. Para simplificar um bocado a tua busca Vítor.
Já vi, obrigado. Como já referi, é pena essa informação não chegar até nós.
Olá, Vitor. Esta e outras novidades da Vision-Box têm vindo a ser amplamente divulgadas em vários meios, inclusivamente portugueses e bem recentes, como já foi comentado anteriormente. A informação poderia estar a chegar a vós em primeira mão, pois já foram contactados nesse sentido mais do que uma vez…
Olá Catarina. Pode efetivamente ter chegado e não ter captado a atenção dos editores. Pode também não ter sido colocada atempada no nosso canal interno de validação da informação, mas seguramente que irei tratar da informação agora recebida para perceber e dar a conhecer esta vossa tecnologia.
Obrigado pela informação.
Conheço a empresa e, aliás se não estou em erro, penso que há cerca de 4-5 anos atrás usei efetivamente a tecnologia deles (RAPID ou eGate) implementada no Aeroporto de Lisboa, presente em pontos de check-out isolados da fila principal. Após passar o passaporte, os equipamentos faziam confirmação por reconhecimento visual, evitei assim a fila.
Encontrei estes links, inclusive alguns já antigos:
– https://tv.sef.pt/index.php?s=formacao&tag=RAPID
– https://www.iata.org/whatwedo/passenger/Documents/abc-case-study-portugal.pdf
– https://www.flytap.com/pt-br/documentacao/passaporte-eletronico
– http://www.passengerselfservice.com/2013/11/vision-box-deploys-24-abc-egates-at-lisbons-newest-terminal/
– http://www.abrid.org.br/ler_noticia.php?codNoticia=2463
– https://www.biometrie-online.net/actualites/annonces-communiques/vision-box-s-a-deploys-24-automated-border-control-egates-at-lisbon-international-airport-s-newest-terminal
O site deles, estão sediados em Carnaxide: https://www.vision-box.com/company/about
“Vision-Box® S.A., leader in automated border control systems and electronic identity solutions, has equipped the new arrivals and departures terminal at Lisbon’s International airport with the latest version of its Automated Border Control eGate, vb i-match® 5.
Lisbon, 07 November 2013, The Automated Border Control eGates are divided between arrivals and departures and feature an integrated two-step border control process where verification of the travel document is performed first, while the traveller is still outside the eGate, and then once inside the eGate, facial recognition takes place. If all validations are successful the passengers are allowed to continue their journey.
In addition to electronic passport verification, the ABC eGates are also able to process the Portuguese National Citizen Card and the non-electronic passport, in conjunction with pilot projects implemented for Brazilian and Angolan nationals, holders of Diplomatic or Special Passports.
The Portuguese ABC eGates project, designated by the name RAPID, has been in production since 2007 and today is still a worldwide pioneer; marking an important milestone and serving as a reference for other nations which chose to implement similar projects.”
Pena não termos essa tecnologia explicada no Pplware.
Mas gostei de ler sobre o que faz a empresa. Portugal tem muita coisa boa.
Venha daí um artigo para dar a conhecer o que de bom se faz por cá.
Temos muitos e bons artigos sobre grandes “conseguimentos” dentro de portas. Pessoalmente acompanho alguns, principalmente na área da tecnologia, mas é humanamente difícil por vezes saber de tudo o que se faz. Por exemplo, acompanhamos de perto alguns projetos que a Universidade do Minho de envolve em parceria com a Bosch http://bit.ly/2CM66Rr ou a Universidade de Aveiro com a Altice Labs http://bit.ly/2ou9aYF e muitas outras, mas não é de agora, há muitos projetos que fomos acompanhando desde que aparecemos http://bit.ly/2QmdlSH ou mais recentes http://bit.ly/2Qm5m8c
Mas é uma ideia fazer algo nesse sentido para reforçar o que temos vindo a fazer.
Se a Vision-Box vos enviasse Bording Gates á borla como fazem outras technological, garantidamente que a tecnologia Tuga tinha destaque aqui. Como não manda, ficamos pelo ah e tal não conhecemos. Se outros sites tugas recebem as PR deles, duvído que voçês nuncam tenham sido contactados por eles, mas pronto, ainda vão a tempo!
No Aeroporto de Abu Dhabi já existe há pelo menos um ano e meio.
Na altura o procedimento foi:
1- Leitura facial à entrada no país no controlo de passaporte
2- À saída do país já não é necessário cartão de embarque, simplesmente reconhecimento facial.
onde é que eles validam o rosto da pessoa? qual é a base de dados usadas para validar se o rosto pertence à pessoa X?
Usam a fotografia que te tiraram ao entrares no país. Pelo que percebi este sistema funciona quando sais.
Vejam o video sobre a tecnologia da Vision-Box, um A380 embarcado em 20 minutos!
https://www.youtube.com/watch?v=xhxb01d4l2c&feature=youtu.be
Avanços do regime policial vigilante orwelliano, vulgo Big Brother
“o processo será atualizado para que as fotos sejam apagadas imediatamente após a comparação”
Ahahahahah Os americanos e as brincadeiras deles. Eu aposto que serão antes transferidas para uma base de dados de uma qualquer agência estatal.
Cada vez estamos mais f*didos
Deve ter havido algum problema com o meu post de ontem a referenciar a estranheza de, ainda, não ter sido noticiado o incidente com a British Airways. Portanto, reforço.
Qual post? Não vejo cá nada, mas volta a colocar sff.
O post foi para alertar o pplware que está a deixar escapar a notícia do roubo de dados à BA que ocorreu, supostamente, entre 21 de agosto e 5 de setembro.
Aaa sei, existem algumas informações posteriores, ainda havemos de ir a esse assunto. Obrigado pelo feedback.