Guerra: Rússia usou mísseis hipersónicos Kinzhal! Devemos ter medo?
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua, lamentando-se já várias centenas de civis mortos (a juntar aos muitos militares), milhões de refugiados e muitas infraestruturas destruídas. Como temos referido, esta é uma guerra híbrida que tem acontecido no campo digital, mas também no terreno.
Ontem Putin foi acusado de ser um exibicionista por ter feito uso de mísseis hipersónicos. Afinal que tipo de arma é esta?
A guerra que todos conhecemos tem servido de palco para se conhecerem algumas das armas mais poderosas do mundo. No Pplware demos a conhecer o Javelin, que funciona como uma lança e é capaz de atacar tanques por cima.
A Rússia anunciou hoje, pelo segundo dia consecutivo, que utilizou mísseis hipersónicos na Ucrânia, desta vez para destruir uma reserva de combustível do exército ucraniano no sul do país.
O míssil balístico hipersónico Kinzhal (“punhal”, em russo) e o míssil de cruzeiro Zircon pertencem a uma família de novas armas desenvolvidas pela Rússia. O Presidente russo, Vladimir Putin, descreveu estas armas como invencíveis, porque supostamente são capazes de escapar a qualquer sistema de defesa.
▫️Destruction of a weapons depot of the Armed Forces of Ukraine by high-precision missile weapons strike. We can see the exact hit of an underground hangar with weapons and ammunition. pic.twitter.com/sKTF46Tdb0
— Минобороны России (@mod_russia) March 19, 2022
Principais características dos mísseis hipersónicos Kinzhal?
De acordo com autoridades russas, o Kinzhal (Kh-47M2 Kinzhal) pode atingir um alvo de até 2.000 km de distância e pode atingir uma velocidade várias vezes superior à do som (entre 5 (mach 5 a 10 vezes - mach 10).
Estes mísseis hipersónicos podem transportar uma ogiva nuclear assim como uma ogiva convencional.
Podem percorrer entre 1.500 e 2.000 quilómetros (consoante o tipo de avião em que são transportados). Têm cerca de oito metros de cumprimento e um de largura. A velocidade do Kinzhal coloca-o fora do alcance de qualquer sistema de defesa aéreo. Os mísseis hipersónicos Kinzhal são lançados por caças MiF-31. Foram concebidos para atingir navios e sistemas de defesa antiaérea da NATO.
Estes mísseis fazem parte de um pacote de seis armas estratégicas anunciadas por Vladimir Putin, presidente da Rússia, em 2018.
A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 25.º dia, também levou mais de 3,3 milhões de pessoas a fugir para os países vizinhos, segundo a agência da ONU para os refugiados.
As Nações Unidas calculam que o conflito originou ainda cerca de 6,5 milhões de deslocados internos, ou seja, pessoas que abandonaram o local habitual de residência, mas que permanecem no país.
Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas.
A ONU considera que se trata da pior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A invasão da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.
Este artigo tem mais de um ano
No vosso artigo referem “pode atingir uma velocidade várias vezes superior à do som (entre 5 a 25 vezes).”
Na realidade este mistério pode atingir 10 vezes a velocidade do som (mach 10) e nunca 25 vezes!
Sim, Mach 10
Ter medo não
> se soubessem como as coisas estão…
Ah grande Zelensky que dás a volta à cabeça a esta malta toda…
https://www.neweurope.eu/article/ukrainian-presidents-rule-becomes-increasingly-corrupt-authoritarian/
https://www.theguardian.com/news/2015/feb/04/welcome-to-the-most-corrupt-nation-in-europe-ukraine
https://www.vox.com/world/2019/9/24/20882359/trump-impeachment-ukraine-president-zelensky
https://www.intellinews.com/imf-ranks-ukraine-as-europe-s-poorest-country-150301/
https://intellinews.com/fpri-bmb-ukraine-ukraine-has-more-politicians-in-pandora-papers-than-any-other-country-in-the-world-223133/
https://www.atlanticcouncil.org/blogs/ukrainealert/ukraine-s-deadly-profession-three-journalists-attacked-in-july/
https://www.reuters.com/article/us-cohen-ukraine-commentary/commentary-ukraines-neo-nazi-problem-idUSKBN1GV2TY
https://genderz.org.ua/hate-crimes-against-lgbt-people-in-ukraine-the-attacks-have-become-more-and-more-organized/
Alguns dos links que tens aí são anteriores ao actual presidente tomar posse! Da próxima presta mais atenção não só às datas como às fontes de onde estás a retirar informação, para garantir que são credíveis! Perdias menos tempo tu a postar isto e todos nós a ler! Mas tu querias era participar não era ? Como diz o ditado, se não consegues ajudar, atrapalha, o importante é participar!
E isso interessa para alguma coisa? O objectivo é conseguires perceber a diferença entre como a comunicação social noticiava a Ucrânia antes, depois da vitória presidencial do Zelensky e agora.
Santos? só no céu, e é para quem acredita.
Olha, eu podia fazer uma lista semelhante com artigos sobre Portugal. Será que devemos convidar os russos a invadir Portugal?
O que é que os links têm a ver com evasões ou guerras?
Ainda tens pés? Com tantos tiros!
1- Neweurope
Oleg Sukhov é antigo editor do Moscow Times , em outra palavras é parcial a favor da Rússia
2- TheGuardian é de 2015 quando a Ucrânia era governada por um Presidente pró-Rússia
3- Em crimes contra lgbt a Rússia supera em muito a Ucrânia e nem sequer falo nos crimes na Rússia em que o racismo e xenofobia são as razões.
…
Não falo no resto pois é mais do mesmo que a Rússia já fazia mas assassinar um jornalista com um carro bomba é mesmo ir longe demais!!
Bem mais um comentário vergonhoso e sem factos reais
Tira as palas
Já agora podia fazer uma lista da corrupção na Rússia também.
Ah não é possível porque daí ninguém sabe nada, já me esquecia.
Mas quem é que aqui quer comparar alguma coisa com a Rússia?
Eu estou-me positivamente a marimbar para o que se passa na Rússia mas ao contrário daquilo que dizes, sabe-se e bem, o que se passa lá, por ex ouve na TV os ex correspondentes Milhazes e Mouravitch.
A questão aqui é comparar a abordagem que a comunicação social fazia à Ucrânia antes, depois da vitória presidencial do Zelensky e agora.
Deixa de espalhar desinformação, o Zelensky era um desconhecido, até os russos invadirem e arrasarem a Ucrãnia (Mariupol está completamente arrasada)!
Aqui os criminosos sãos os Russos?
Qual a próxima mentira? Que o Zelensky é nazi? Ele que é judeu?!?!?!!?!?
Eu tenho medo é da serpente indiana.
Disto é que devemos ter medo, e muito.
É falsa, venenosa e mente por todas as escamas… É uma serpente faladora, já perceberam.
Eu não tenho mede de nada.
Quantos são quantos são?
Se for preciso convencer alguém dou lhe já um frigorífico ou um micro ondas e fica logo atordoado com o meu poder de persuasão…
Criancises…que nunca tenhas uma guerra a porta ou viras bacon
Toni, eu digo lhe já a si e a qualquer um, que muito dificilmente, mas muito dificilmente, pegaria em armas, que por acaso não as temos, para defender Portugal de um qualquer país otário que quisesse invadir isto.
E antes que me venha para aqui dizer que sou isto e aquilo, ninguém gosta mais de Portugal, como país e história, do que eu.
Apenas me recuso a dar a vida, se necessário fosse, para defender um país que é controlado por gente que merece apenas uma coisa, desprezo.
Tenho o maior desprezo por quem nos tem governado nestas últimas décadas e algo de muito errado se passa com este país.
Se for para mudar isto, para fazer uma limpeza total, aí já podem falar comigo.
Para manter como está, estou fora.
Estou muito desiludido com este país.
É só parasitas, ladrões, corruptos, incompetentes, tudo a mamar do pobre português trabalhador, e nada acontece.
Quer defender isto? Defenda vc…
Concordo com quase tudo.
Mas acrescento que tenho família e amigos. Certamente que, se a isso chegasse, os tentaria defender por todos os meios possíveis. Não penso só no meu pequeno e egoísta umbigo.
Infelizmente o Português só sabe falar mal. Mas fazer alguma coisa, tá quieto. Se isto é assim tão mau que nem vale a pena defender, há tantos aviões, barcos, comboios e afins a sair de Portugal com rumo a outras paragens. Certamente haverá alguma do teu agrado. Agora passares a vida a mandar postas de pescada e a cuspir no prato, põe-to nos pitos. Vai para a rússia. Para a china. Vai para a Síria. Vai para um qualquer país da América latina onde nem podes por os pés fora de casa depois de escurecer e adormeces a ouvir tiros. Vai para a Nigéria viver no meio do rio mais poluído do mundo e tomar banho nele. Vai para a Somália. Mas se fores de barco tens sorte se passares vivo pelos piratas. Na maior parte desses casos nem precisas de visto, é só pedires o passaporte.
Há muita coisa que me envergonha em Portugal, e pessoas como tu fazem parte da lista. Portugal não é perfeito e tem muito por onde melhorar, e ver-se livres de pessoas como tu para quem tudo é mau e nada fazem era um bom começo.
Zé, trabalho e faço descontos há quase 40 anos.
Se isto é fazer nada, estamos conversados e nem vale a pena falar sobre isto.
Poderia ter saído daqui quando era novo.
Não será agora com quase 60 anos no lombo que me vou embora, ou acha que é a altura ideal?
Se este país se visse livre de pessoas como eu quem é que lhe teria pago as fraldas?
Eu não tenho que comparar Portugal com o Burkina Fasso ou com o Paraguai.
Lá está o Tuga com pensamento de inferior.
Eu tenho que comprar Portugal com o meio onde está inserido.
Recebemos subsídios do Paraguai ou da Nigéria?
Não me parece.
Está a meter Portugal no mesmo saco porquê?
Não seja medíocre, exija mais de quem governa isto.
É por haver tanta gente assim que isto está como está.
Continuemos assim, alegremente rumo ao mais pobre da UE.
Está contente? Quer uma banana?
É isto que me vai pagar a reforma?
Bem vou morrer à fome…
Todos os meses são 700 euros só para descontos, e tem a lata de me dizer que não faço nada?
Esta resposta vale para os outros que tb acham que isto está bem.
Se está bem para vcs, óptimo.
Cheguem se à frente…
Cool story.
Tanta conversa, e afinal só querias dar uma desculpa de m&&@ para te enrolares num canto à espera que a coisa acalmasse.
Dizer que se ama muito o pais apenas para dizer que nada se faz pelo mesmo haja a necessidade, só mostra muita cobardia e de amor nada.
Não gostas do governo? Faz alguma coisa contra isso.
Agora dizer mal das coisas e deixar andar? Isso não é amor. Para balelas dessas dou 5 tostões a qualquer desalojado que encontre por ai.
Ele não gosta de um governo democraticamente eleito, como tal há muitos países que não elegem governos, talvez ao se sinta melhor.
Depois vir dizer que Portugal é tudo a roubar, provavelmente deve ser daqueles que não pode faturas declara ordenados mínimos e o resto vem pela porta do cavalo.
Ainda há pessoas que não conseguem perceber que vivemos num dos países mais seguros do mundo, com um dos melhores sistemas nacionais de saúde, um dos mais reconhecidos sistemas de ensino, mas tudo isto não chega, temos um passaporte na mão podemos ir descansados para onde quisermos que a nossa família fica em paz, não vai ser perseguida pelo governos.
Vivemos num país fantástico que não é perfeito.
Tenho um jovem amigo com as mesmo tipo queixas, e consegue convence-lo a fazer trabalho humanitário em países menos desenvolvidos, e quem o ouvia a falar e quem o ouve agora nem parece a mesma pessoa, estava habituado a ir de ferias para o centro de Londres e Paris, e ficam com a ideia que lá é tudo um mar de rosas, foi viver e “trabalhar” para países em desenvolvimento e voltou convicto que Portugal afinal é um país fantástico.
Quem diz mal de Portugal, só o diz por ignorância, só alguém que nunca saiu do nosso retângulo.
Blam, a resposta que dei ao outro acima é válida para si tb.
Vá lá ver, se quiser.
COMO RECRUTAR SOLDADOS RUSSOS PARA A GUERRA: sair do trabalho normal, estarem dois gunas com armas a recrutar á força, forçar assinar uns papeis, e pau, assim do nada, tás recrutado, vai ali pra viatura. O cabelo deste nem sequer é autorizado estar assim, seja em que exercito do mundo for.
Lindo, bonito, fantástico, ainda há quem defenda a Russia tudo e mais alguma coisa ou culpe a Ucrânia com teorias da conspiração ou estão a soldo.
In: https://www.reddit.com/r/RussiaUkraineWar2022/comments/tiqwb8/i_was_coming_back_from_work_they_put_a_gun_to_my/
. . .Como ser o “Técnico Meo” e participar (à distância claro) em violações do direito humanitário estabelecido pela Convenção de Genebra.
Ia ser “Lindo, bonito, fantástico” se os russos começassem a exibir filmes de soldados ucranianos e nazis mercenários a sangrar por todos os lados e a serem humilhados em público perante a mídia do mundo.
É uma corrida ao mais profundo do esgoto, e o “Técnico Meo” vai na frente do pelotão ucraniano.
Num mundo de Putin’s, seja um zelenskii.
Eu pessoalmente, acho a sua cobardia e a arte manipuladora como distorce a realidade , umas qualidades de requinte num inimigo da liberdade. Só espero que não esteja a soldo só com 30 moedas de prata. Haverá num dia, em que os traidores da verdade , da liberdade e da fraternidade tenham o seu lugar para prestar contas á humanidade.
E esse dia não será uma VPN que o irá proteger do seu papel hediondo nestas caixas de comentários por aí fora. Saudações kramarrada, e sorria 🙂
Conheço uma Ucrânia com família la e diz que o Zelensky não é melhor que o Putin e que as notícias que vemos cá não são como ela recebe da família. Existe guerra sim mas algumas notícias estão distorcidas, por exemplo o ataque a central nuclear
Tenho um colega que é ucraniano e diz que Zelensky tem os seus defeitos mas o putin é 100x pior! Portanto opiniões há muitas.
É perfeitamente normal que estejam a tentar empolar os ataques russos para tentarem obter ajuda em desespero. Eu faria o mesmo, tu farias o mesmo, qualquer pessoa faria o mesmo.
Eu vejo todas as noticias e penso por mim, e dou os descontos que é preciso dar.
Não há ninguém santo, mas não pode haver dúvida que o Putin está a invadir a Ucrânia, não respeitou a lei internacional, bombardeia alvos civis (por vezes pode querer dar-se mais ênfase a isso, mas é inegável), distorce a história nos seus discursos público, reprime o povo russo que tenha opinião contrária à dele, e que ameaçou indirectamente o ocidente com armas nucleares.
Por isso, perder qualquer razão que possa ter!
Talvez seja um caso para dizer “Venha o Diabo e escolha!”
Técnico Meo, assim do nada, nos idos anos 80, a minha mãe acorda me e diz me que são horas de me levantar para ir para Setúbal ao quartel para a inspecção militar.
Sabe, eu não queria ir, mas fui obrigado…
Não se lembra do serviço militar obrigatório?
Se calhar passou lhe ao lado…
Não fui para a guerra porque não havia nenhuma disponível na altura, senão lá teria ido todo contente com a minha guitarra….
Incorporei RV no RI2 em 99, e fiquei por lá RC até 2002. Eu gostei, 3 especialidades ao longo, teve coisas boas e menos boas. Depende de cada um. Só acho esta guerra hedionda, injustificada, um vexame ao sec 21. E uma profunda tristeza por quem tenta sequer relativizar esta monstruosidade.
Técnico, eu não estou a relativizar coisa nenhuma.
Sou contra esta guerra e fui contra a do Iraque e da Líbia e Síria.
Todas baseadas em mentiras que apenas enganam os muito parvinhos…
Na altura não ouvi falar em sanções para ninguém.
Vc ouviu?
Sabe que tanto a guerra do Iraque, em que o Saddam foi ajudado pelos EUA durante mais de uma década na guerra contra o Irão, como a da Líbia, o que estava em jogo era colocar o petróleo destes países à venda não em usd mas sim em Euros.
Isto iria desestabilizar o dólar, criando dificuldades aos EUA.
Tanto o Saddam como o Kadafi quando quiseram fazer isto, pimba, foram eliminados.
Ah já sei, era para levar a democracia.
Daqui a nada andam os Russos e os EUA pregados na Ucrânia e depois ninguém sabe como vai aquilo acabar.
É isto que o Zelensky quer.
E as ratas cegas europeias ainda não viram isto…
Percebo o que diz e reconheço que a 2 guerra no Iraque roçou o ridículo. Mas, no lugar do Zelensky eu também tudo faria para me livrar de um invasor, que não tem argumentação possível para uma invasão. A Rússia que aplica-se sansões e embargos, fizesse pressão de outra maneira que não a monstruosidade que está a cometer.
Human Rights Watch pede à Ucrânia que pare o desfile de prisioneiros russos
Watchdog diz que tal tratamento de prisioneiros de guerra viola as Convenções de Genebra sobre direito humanitário durante o conflito
Por AFP 17 de março de 2022, 15h06
PARIS, França – A Human Rights Watch instou a Ucrânia a parar de postar vídeos de prisioneiros russos capturados sob coação, dizendo que tal tratamento viola as obrigações internacionais de Kiev.
A Ucrânia desfilou soldados russos capturados diante da mídia em conferências de imprensa em Kiev, e essas imagens foram divulgadas por meio de contas oficiais nas mídias sociais e aplicativos de mensagens.
Tais ações violam as Convenções de Genebra, que visam fornecer uma estrutura para o direito humanitário em conflitos, disse o grupo com sede nos EUA em comunicado na quarta-feira.
“As autoridades ucranianas devem parar de postar nas redes sociais e aplicativos de mensagens vídeos de soldados russos capturados que os expõem à curiosidade pública, em particular aqueles que os mostram sendo humilhados ou intimidados”, afirmou.
“Tal tratamento de prisioneiros de guerra viola as proteções sob as Convenções de Genebra, destinadas a garantir um tratamento digno de combatentes capturados de todos os lados”, acrescentou.
Ele disse que as contas de mídia social do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) publicaram vídeos de soldados russos capturados “que aparecem sob coação ou estão revelando seus nomes, números de identificação e outras informações pessoais”.
Vídeos semelhantes também foram postados em contas aparentemente administradas pelo Ministério do Interior, acrescentou.
“As autoridades ucranianas deveriam parar de postar esses vídeos online”, disse Aisling Reidy, consultora jurídica sênior da Human Rights Watch.
Bem com essa velocidade nao ha quem os pare. Vamos comecar a assistir o levantar do veu das armas secretas que estes paises possuem. Para o bem e para o mal, seja la o que isso signifique.
Grande profeta és tu, assim nunca erras 🙂
Tens aqui algo para começares, dos Salmos (91) do rei David:
. . .
5 Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
6 nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
. . .
“Ontem Putin foi acusado de ser um exibicionista por ter feito uso de mísseis hipersónicos.”
Então temos países da nato a dar ou vender armamento para defesa contra misseis convencionais e a russia ia mesmo desperdiciar os mesmo misseis e depois dar moral aos ucranianos que estão a dar a volta. Obviamente que agora vão usar com força mais tecnologia avançada, nem que seja para provocar medo mas no final o objetivo é simplesmente passar pelas defesas dadas pela nato.
Faltou informar que estes mísseis para além da grande velocidade que atingem, também são extremante manobráveis…
O nosso sapiente especialista em tudo e mais alguma coisa, aka Nuno Rogeiro, disse ontem na TV que não é assim, disse que tinham o problema de falta de manobrabilidade.
Shout, eu vou dizer aqui mesmo uma do Nuno Rogeiro que vcs nem imaginam.
Antes da invasão do Iraque, estavam as tropas americanas estacionadas na fronteira, debatia se muito se ia mesmo haver invasão, etc.
Estava o Nuno Rogeiro a falar com o José Rodrigues dos Santos, a dizer que não ia haver guerra porque ia haver um acordo e de repente o Rodrigues dos Santos manda parar tudo a dizer que começou a guerra e as primeiras imagens mundiais foram da RTP.
Era ver o céu de Bagdad a ser riscado pelas antiaéreas.
Vcs nem imaginam o melão com que o Rogeiro ficou.
Eu vi isto, não foi o amigo do primo que viu e me disse, fui eu que vi.
O ter se enganado a prever o futuro, isso não é grave, porque para isso tinha que ser bruxo e ninguém acerta todas…
O pior é aquele ar de sabe tudo arrogante que ele tinha, ou ainda deve ter, pelos vistos.
Só vos digo isto, o homem se tivesse ali uma tampa do esgoto mandava se por ali abaixo…
Barão Vermelho, façabor lêr a resposta que dei a outro user.
Perdeu uma boa oportunidade para estar calado.