FGM-148 Javelin: a super arma que está a dar cabo dos russos
De acordo com algumas informações, os Estados Unidos e aliados enviaram armas para a Ucrânia nas últimas semanas após a invasão russa. Imagens de carros de combate russos destruídos nas redes sociais chamaram a atenção para uma arma em particular: o Javelin.
De acordo com o The New York Times, ao todo foram enviadas mais de 17 mil armas antitanque, incluindo mísseis Javelin, que chegaram à Ucrânia via Polónia e Roménia. Mas quais as características do Javelin?
O lançador de mísseis Javelin assumiu um destaque nesta guerra entre a Rússia e a Ucrânia sendo até já chamado de S. Javelin. Especialistas em armas referem que o Javelin pode ser particularmente eficaz contra tanques russos, embora alertem que os sistemas de mísseis não mudam propriamente a guerra.
Mas quais as características do Javelin?
O Javelin é um sistema de mísseis antitanque que bloqueia a imagem térmica de um alvo. O soldado espia o alvo através de uma unidade de lançamento de comando e seleciona diferentes alvos e tipos de ataque.
Estes mísseis antitanque são dos mais portáteis e avançados do mundo, pesam cerca de 15 quilos e podem ser transportados ao ombro por um soldado.
Quando disparado, o motor de lançamento do míssil empurra-o para fora do tubo. O lançamento acontece de forma suave, para que não haja muitos detritos nem fumo, tornando assim também mais difícil para o inimigo ver onde foi lançado.
O Javelin é conhecido por ser um sistema "disparar e esquecer", uma vez que depois de programado, o míssil faz o seu caminho.
Como se pode ver pela imagem seguinte, o "operador" pode lançar o míssil diretamente contra o alvo, ou então pode realizar um ataque na zona superior.
Segundo informações, o alcance desta arma é de 4,5 km e o míssil pode subir aos 150 m.
Enquanto o Javelin pode atingir qualquer tipo de veículo que emite calor, é mais potente contra tanques porque pode atacar por cima. É por isso que é chamado de Javelin (dardo), funcionando quase como uma lança.
Esta arma serve também para atacar helicópteros que voem baixo, entre outros alvos.. O Javelin é “provavelmente a arma antitanque mais sofisticada e poderosa”, disse Mark Cancian, consultor sénior do programa de segurança internacional do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.
A Ucrânia revelou recentemente que a Rússia já perdeu 335 tanques e cerca de 1.100 veículos blindados de combate nesta guerra.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente com um custo de 160 mil euros por míssil também é das armas anti-tanque mais caras. Daí ser importante garantir que este tipo de armas não caiam em mãos de soldados russos.
Nesse caso o custo total rondaria 3,060,000,000 euros
Ora isso não é nada comparado com o déficit dos USA que dizem que atinge “3 trillion per year”
WIKIPEDIA:
Trillion is a number with two distinct definitions:
1,000,000,000,000, i.e. one million million, or 1012 (ten to the twelfth power), as defined on the short scale. This is now the meaning in both American and British English.
1,000,000,000,000,000,000, i.e. 1018 (ten to the eighteenth power), as defined on the long scale. This is one million times larger than the short scale trillion.
This is the historical meaning in English and the current use in many non-English-speaking countries where trillion and billion 1012 (ten to the twelfth power) maintain their long scale definitions.
Estes “3 trillion per year” encontrei no site
https://www.crfb.org/papers/fact-sheet-are-deficits-decline
Entretanto o Banco Nacional Holandês prevê para o ano de 2022 uma inflação de
6,7%, o que é diferente do que se esperava inicialmente que era uns meros 5,2%.
Alguns dos piores cenários falam agora em 9,5%
Isto só trabalha com a unidade de comando, e a unidade de comando só trabalha com uma bateria que é única e descartável (entenda-se não recarregável e custa um balúrdio cada). Se for preciso danificas as baterias ou levas contigo e o javalin torna-se inútil. Eu sei não é fail proof mas sempre minimiza a probabilidade de cair nas mãos erradas.
o missil custa 78.000 cada a unidade completa é que custa 160.000 no entanto continua a não ser nada barato.
Nesse caso o custo total seria 1.530.000.000 euros (cerca de metade do que calculei mais encima) o que continua a ser uma pechincha 😉
Mas, se atassem o míssil a uma guita, poderia ser reutilizado, conforme sugeriu Raul Solnado no famoso episódio da sua “Ida à Guerra de 1908”
https://www.youtube.com/watch?v=AcIKeVl2Xno
Falta falar na NLAW que é outra arma usada em grande escala contra os blindados. Convém lembrar que a esmagadora maioria dos blindados russos são antigos e possuem uma blindagem muito fraca para os sistemas de armas dos dias de hoje, daí as perdas serem enormes, a grande vantagem da Rússia para já tem sido a quantidade enorme de veículos que tem para poder prosseguir, caso contrário teria sido já derrotada há muito.
Ora o amigo percebe tanto disto como eu de batatas
Deves ser um fabricante de blindados portugueses.da marca pt….a Rússia é considerada a potência com os melhores carros de combate.o armata nem entrou ainda
Dar cabo lol
muitos Javelins em cima dos javardos é o que se quer
Engraçados de se usarem no call of duty 4
estive agora á conversa com o camarada Putin e ele disse me que esta seriamente preocupado com isso , atenção esta é uma informação em primeira mão tão veridica como a maior parte das que passam na comunicação social, podem transmitir a mensagem . fashavor…
Uma das necessárias e raríssimas vozes da razão na politica dos USA, a democrata Tulsi Gabbard, fala sobre os laboratórios de armazenagem e desenvolvimento de preparações para a guerra biológica na Ucrânia:
2020 Presidential candidate. Former Congresswoman. Soldier. Surfer. Yoga. Plant-based. Inquiries: http://tulsigabbard.com
https://twitter.com/i/status/1502960938147729413
Super-arma, é isso… lol
Perder mais de 300 tanques e 1000 blindados é obra para quem achava que isto ia ser fácil estão a ver se à rasca e é contra a ucrania se fosse os estados unidos ja estava a russia toda exterminada
Felizmente acreditas em tudo, é a melhor forma de não esgotar o cérebro.
Quem mais está a ser exterminado na Ucrânia:
Leftists Volunteering To Fight in Ukraine Killed After Posting Selfies Disclosing Their Location
https://newspunch.com/leftists-volunteering-to-fight-in-ukraine-killed-after-posting-selfies-disclosing-their-location/
Será que isto tem algo a ver com o “General russo morto depois de telefonar à família na Rússia”
?
deixa em ver se percebi estas a comprar 300 tanques e 100 blindados com gajos que morrerram porque puseram uma foto no instagram ? ta certo
A verdade é que a russia “uma das maiores forças militares” está claramente a ver se em dificuldades e eles pensavam que seria muito mais facil do que esta a ser o resto é conversa para alem disso é um pais que está a ser exluido de tudo, empresas estão a abandonar e a deixar de vender na russia redes sociais entertenimento etc etc se continuar assim ou a russia começa a fazer tudo desde placas gaficas a cheeseburguers ou tornam se um pais de terceiro mundo
Acho que não percebeu. Estou a comparar Fake-News de um lado com Fake-News do outro.
E se não fosse Fake-News, — pelo menos para mim — estes tanques e blindados russos são substituíveis (facilmente) enquanto que centenas de mercenários e/ou idiotas “ocidentais”, mais paióis de munições do tipo “javelins” e moderno anti-aéreo não o são.
De resto a Rússia usa uma tática diferente da p.ex. usada pelos USA no Iraque. não querem um espectáculo de Shock and Awe.
Nesta fase já os USA tinham matado mais de 300.000 civis no Iraque, depois de Madeleine Albright ter afirmado que matar um estimado de 500.000 crianças devido às sanções “was worth it” (valia a pena”).
De resto a Rússia é largamente auto-suficiente *do essencial*, e o que não têm podem comprar à China ou Índia, ou no mercado negro, enquanto que o “Ocidente” tem uma grande possibilidade de vir a passar frio e fome, e mesmo de reverter à condição de um país do quarto mundo
Quanto a mim *ambas* as notícias não são mais que Fake-News
Parece que afinal nem tudo é Fake-News, li isto agora na CNN Portugal:
“Estavam a enviar-me para a morte”. O relato de um dos portugueses “combatentes entre aspas” que estavam na base militar quando Yavoriv foi bombardeada
https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/estavam-a-enviar-me-para-a-morte-cnn-portugal-falou-com-um-dos-portugueses-combatentes-entres-aspas-que-foi-bombardeado-na-base-militar-de-yavoriv/20220317/623233db0cf21847f0b1ae9b
Também já li algo sobre o Mário Machado, vai “em missão secreta” para Ucrânia.
Desejo-lhe uma Boa Viagem
É mais barato e eficaz soltar DEZ Javalis
epa o stand up da semana…mon chapeau!
com o preço que isso custa, não admira que numa guerra, haverá sempre quem lucre.
O míssil custa metade desse valor. A arma completa custa cerca de 200 mil dólares sendo que 125 mil são da CLU