PplWare Mobile

Especialistas preveem o impacto que a IA terá no futuro do trabalho

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: The Conversation

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Cláudio says:

    Apesar de reconhecer as enormes vantagens e potencialidades deste tipo de ferramentas e acreditar que são sistemas que podem ser incrivelmente úteis, eu acho que a humanidade não está preparada para o impacto que este tipo de ferramentas pode ter. Alguns exemplos:

    – surgimento de sistemas de inteligência artificial com a capacidade para identificar e explorar falhas em outros sistemas de informação, seja através da exploração e combinação de vulnerabilidades altamente complexas (de forma extremamente ágil), seja através de engenharia social dada a quantidade de informação a que estes sistemas têm acesso. Sim, possívelmente surgirão sistemas de inteligência artificial de defesa, mas neste jogo de camadas aplicacionais de elevada complexidade é mais fácil atacar do que defender…

    – os humanos perderão capacidades intelectuais e ficaram cada vez mais dependentes dos sistemas de informação. Tal como atualmente muitos recorrerem a máquinas de calcular para fazer cálculos porque é mais simples e rápido, qual será a motivação de eu “perder” horas a escrever um texto quando posso obter um resultado melhor em apenas alguns segundos. Qual a motivação que eu tenho para memorizar “coisas” se basta perguntar a um software e ter a resposta que preciso sem ter de fazer qualquer esforço intelectual. E se eu não preciso de pensar…:

    – Tudo o que [introduzir o nome do agente de IA preferido] me disser é verdade e não vou questionar porque está sempre certo. E se o agente nem tiver referências para me dar porque “obteve a informação de várias fontes”, como posso validar essa informação? Será que os outros agentes não vão utilizar as mesmas “fontes de informação”. E se a fonte de informação for o governo de uma superpotência?

    – se o material e as fontes de informação se concentrarem em agentes de inteligência artificial, qual o interesse de manter e gerir um site que ninguém vai ler a não ser agentes de inteligência artificial que depois não vão citar a fonte?

    Claro que bem tudo é mau. Nesta primeira fase vai ser óptimo dizer para escrever um texto sobre um determinado tema. Selecionar um parágrafo e pedir para gerar um gráfico resumo ou arranjar referências bibliográficas para sustentar as respetivas afirmações. Será fantástico pedirmos em linguagem natural para o sistema gerar um programa para se resolver um problema, sem ter conhecimentos de engenharia de software.

    Mas não nos podemos esquecer que, com um grande poder…

  2. Sofia says:

    Pior vais ser quando forem os humanos a serem escravizados na generalidade pelos robôs e perceberem se do grande erro que estão a cometer no ano de 2023 , pior ainda é as crianças que terão de crescer nessa porcaria de mundo !!!!! Dava mundo e fundos para que o mundo voltasse aos anos 90 !!!! Como é que as pessoas não veem o perigo disto e não veem o desemprego a subir por conta disto -.- mesma coisa que a guerra … porque que tem de ser o povo a ir para lá e não os líderes e familiares deles -.- baixem as armas e que os líderes se resolvam não se metam na guerra delas não fomos nós que as causamos e os que inventam este tipo de coisas de certo que não tinham nada na cabeça ou foram muito infelizes mesmo para quererem um mal tao grande a humanidade . Ridículo

  3. André says:

    Inteligência: capacidade de ser inteligível. Ser Inteligível é a capacidade de presenciar uma verdade presente. Isso às máquinas não fazem. Por muito bom que possam fazer cruzamentos de dados. São sempre programados por falhos. Quem chama a isso automatizado, inteligência… Quero ver se acerta no euromilhões.

    • io says:

      como sou brasileiro pedi para a IA fazer um jogo da megasena,(principal loteria daqui), aposta maxima 20 numeros, com os numeros que ela escolheu , o premio maximo seria ganho em 6 vezes…dentro de 2500 concursos…

  4. Saiyajin says:

    como tudo, uns vão utilizar como uma ferramenta extra ao trabalho, o resto vai usa-la para fazer todo o trabalho. Vamos assistir a uma preguiça mental em larga escala.

  5. secalharya says:

    Férias todo o ano. O IA que trabalhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.