China cria robô humanoide capaz de realizar todas as tarefas domésticas de um humano
Os robôs humanoides podem fazer ou desfazer a sociedade, dependendo da sua utilização. Alguns são feitos para ajudar os humanos, enquanto outros são concebidos para a destruição, infelizmente. No entanto, a mais recente máquina da chinesa Astribot acaba por ser uma ótima companhia para ter em casa.
Astribot revela o robô humanoide S1
Imagine um robô capaz de se mover a uma velocidade incrível de 10 m/s enquanto gere uma carga útil de 10 kg por braço. Esta é a surpreendente realidade do Astribot S1. É semelhante a ver um super-herói em ação, mas esta criação é construída com fios e metal.
As capacidades do S1 não são apenas impressionantes - são recordes, diga-se. Demonstrado em vídeos, o robô apresenta a sua destreza executando tarefas com tal delicadeza que consegue raspar delicadamente um pepino, abrir e servir vinho, virar um pão de forma numa frigideira, e até passar a ferro e dobrar roupa.
De acordo com a Fox News, a caraterística distintiva do Astribot S1 é a sua capacidade de reproduzir os movimentos humanos com uma precisão notável. O que o distingue dos outros robôs existentes é o facto de não ser apenas uma máquina - é um aprendiz, um imitador e um potencial pioneiro no campo da robótica.
As origens do Astribot S1
A Stardust Intelligence, criadora da Astribot, foi fundada em 2022 em Shenzhen. As raízes da empresa estão profundamente enraizadas em instituições conceituadas, como o Laboratório de Robótica Tencent, Baidu e a Universidade Politécnica de Hong Kong.
O fundador, Lai Jie, liderou o desenvolvimento do S1, que evoluiu no espaço de um ano. O nome Astribot é inspirado na frase latina "Ad astra per aspera", refletindo a sua ambiciosa viagem e o seu empenho no avanço da tecnologia de IA e robótica.
Enquanto o Astribot S1 se prepara para a sua estreia no mercado no final de 2024, o mundo observa-o com expectativa. Muitos entusiastas da tecnologia perguntam-se se irá revolucionar a perceção humana no que diz respeito aos robôs humanoides. Se a Astribot for bem sucedida nesta oferta, poderá ser a vez de a China ultrapassar os EUA em termos de robôs semelhantes a humanos.
De facto, é um grande salto em frente na robótica, incorporando o espírito inovador e as proezas técnicas dos seus criadores. Com a sua entrada no mercado, está destinado a estabelecer novos padrões e a inspirar novos avanços neste domínio.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano





















Todas as tarefas? De certeza?! Ainda lhe falta um bocado… mas venham eles.
Avaliação bastante exagerada. Então por conseguir “raspar delicadamente um pepino, abrir e servir vinho, virar um pão de forma numa frigideira, e até passar a ferro e dobrar roupa” – “acaba por ser uma ótima companhia para ter em casa”?
Só quando conceber uma refeição a partir do que há no frigorífico, alterar a receita em função dos ingredientes que há e preparar uma refeição, que fique “de trás da orelha” – aí é que é uma ótima companhia para ter em casa.
Aí é que as mulheres preferiam os robots 🙂
nem a bimby faz isso..
de qualquer forma já cobre 50% das tarefas da empregada, é preciso fazer as contas quanto se gasta com a empregada e quanto custaria o robot, pode compensar
“Aí é que as mulheres preferiam os robots”
Acho que será mais ao contrário xD
Wow!…Mas pelo vídeo fico com a ideia que é estacionário, ou seja, faz aquilo que lhe trouxermos para fazer! Dava jeito que andasse pela casa tipo a empregada robô dos Jetsons.
Dobra a roupa, passa a ferro. TEr uma romba para aspirar, Um robot de cozinha para cozinhar (só falta ligação ao frigorifico mas quem sabe um dia) .. daqui a nada o conceito de empregada(o) domestica(o) está também em vias de extinção.
Quero um robo que argumente contra as testemunhas de jeová com factos cientifios e enumere as patalogias de que sofrem essa gente delirante, isso sim era de valor!
Chat GPT?!!
Eu estou a imaginar mas não estou a acreditar!! Pelo simples facto de ver um kuka a trabalhar a 2m/s e já achar perigoso estar no meio dele, agora imagina 10m/s
Tenho pena do gajo que levar um encontrão desse humanoide! ♂️