Bombyx: O robô do Facebook que passa fibra óptica em postes de energia
já ouviu falar no Bombyx? Quando se fala em Facebook, é normal pensar-se na maior rede social do mundo digital. É verdade, no entanto, a empresa tem-se dedicado a novos e interessantes projetos, como são exemplo os óculos Ray-Ban Stories.
A mais recente novidade é o novo robô Bombyx, que tem a capacidade de passar fibra ótica em postes de energia.
O Bombyx (cuja palavra latina significa “bicho de seda”) foi criado pela empresa Facebook e o objetivo é passar cabos de fibra ótica em postes de energia.
Além disso, é também objetivo da empresa poupar alguns trocos, já que com este novo equipamento o preço de operação fica mais barato que implementar nova infraestrutura/contratar recursos humanos.
De acordo com as informações, o robô usa as linhas elétricas de média tensão e vai “enrolando” a fibra ótica no cabo de energia. Todo o trabalho é realizado de forma autónoma, sendo que os técnicos apenas têm de colocar o robô nas linhas de ação.
O Facebook afirma que reduziu o número de fibras nos cabos. Se antes eram 96 agora são apenas 24, com protetor térmico. Desta forma a ação do robô Bombyx também é simplificada. De acordo com a empresa, uma única fibra consegue disponibilizar conectividade até mil residências.
Este artigo tem mais de um ano
Enrolar a fibra nos cabos de baixa tensão? Mas estão doidos?
Então se for preciso fazer uma emenda num cabo de BT, como é com a fibra? Fica com dois pontos de perdas por conectividade? Mais valia deixar a fibra pendurada como os cabos de BT.
A “E-Redes” dos EUA é mais branda do que a nossa 🙂
ideia que não foi muito bem pensada.
Não concordo contigo AJ! Vamos fazer buracos na terra, ou instalar mais postes? Acho essa solução genial!
Em portugal será sempre o mesmo primeiro limpar cvs, postes e fachadas com linhas desativadas e onde fosse necessario urbanizar criar galerias como na expo.
Esta vertente de juntar comunicações diretamente, em Portugal nao é funcional até porque as empresas não estão despostas a gastar dinheiro em equipamentos de elevação e cursos dirigidos a poderem intervencionar com seguranca
Para além que em PT as operadoras não “podem” passar cabos em postes que não sejam deles ou alugados.
E ainda bem, há uns tempos o poste junto aqui de casa começou a arder. A EDP retomou a eletricidade em 3 horas. A MEO só para fazer uma instalação demora dias.