Amazon já tem um milhão de robôs a trabalhar para si
O milionésimo robô da Amazon já está operacional. A empresa começou a utilizar robôs nas suas instalações em 2012, para mover stock entre os pisos dos armazéns. Agora, reforça a sua posição enquanto maior fabricante e operadora mundial de robótica móvel.
Esta semana, a Amazon anunciou a implementação do seu milionésimo robô, que se junta a uma rede global de mais de 300 instalações e reforça a posição da empresa como a maior fabricante e operadora mundial de robótica móvel, segundo Scott Dresser, vice-presidente da Amazon Robotics, num comunicado à imprensa.
A gigante do e-commerce começou a utilizar robôs nas suas instalações, em 2012, para mover stock entre os pisos dos armazéns.
Desde então, as suas funções nas fábricas cresceram largamente, variando de robôs capazes de levantar até 567 kg de stock até robôs totalmente autónomos que navegam pelas fábricas com carrinhos de pedidos de clientes.
Os robôs trabalham ao lado dos nossos funcionários, lidando com tarefas pesadas e repetitivas, enquanto criam oportunidades para os nossos operadores da linha de frente desenvolverem habilidades técnicas.
Explicou Dresser, acrescentando que o "centro de distribuição de última geração" da Amazon, em Shreveport, no Louisiana, inaugurado no final do ano passado, exigiu 30% mais funcionários em funções de reliability, manutenção e engenharia.
Curiosamente, o número de robôs nos armazéns da Amazon começa a aproximar-se do número de trabalhadores humanos.
Afinal, dados da Red Stag Fulfillment indicam que, no início de 2025, a Amazon tinha cerca de 1,56 milhões de funcionários em todo o mundo.
Robôs serão alimentados por IA
A par do milionésimo robô, o vice-presidente da Amazon Robotics revelou que toda a frota será alimentada por um modelo de Inteligência Artificial (IA) generativa, lançado recentemente.
De nome DeepFleet, o novo modelo irá coordenar o movimento dos robôs dentro dos seus centros de distribuição, reduzindo o tempo de deslocação da frota em 10% e permitindo entregas de encomendas mais rápidas e económicas.
Leia também:
Estes não fazem greve!
Mas também não fazem compras…
O mundo ocidental está a entrar num ciclo muito perigoso, toda gente quer clientes mas ninguém quer empregados.
o mundo Oriental também já anda com robots há mais tempo que pensas…o teu argumento é válido…ninguém sabe o que vai acontecer…porém, também vai haver trabalhos perigosos que ninguém quer fazer (por exemplo limpar vidros de prédios altos…)
o ser humano vai sempre consumir nao tem hipotese, seja feito por maquinas ou por outros humanos. sim no futuro a grande maioria dos trabalhadores vao ser maquinas, os humanos vai ficar limitados a funcoes nao substituiveis e manutencao dessas mesmas maquinas .
esta aqui um livro de ficção muito interessante escrito em 1952 , Piano Mecânico de Kurt Vonnegut . incrivel como nos anos 40/50 ja abordavam estes temas com que nos iremos deparar num futuro breve . é um bom livro le se tiveres oportunidade .
No oriente os “robots” são de carne e osso. É que nem ousem pensar que são pessoas em muitos casos.
+1
Bem observado!
…
Será giro se isto chegar ao ponto de aparecerem “patrões” a arder por terem produto empatado que não conseguem vender pois já não há quem consiga comprar!
Não fazem até ao dia…
De um milhão em um milhão… Isto vai ser “lindo” daqui para a frente.
A amazon em Portugal tem é de resolver o problema das entregas. Passou, no caso da minha zona de cavalo pra burro. Entregas feitas em 24/48 horas, com a PAACK passou pra dias sem fim de total incerteza . Pelas leituras da internet , o desastre com a PAACK não é só local …
Ninguém sabe o que vai acontecer, ate’ pode ser o melhor dos mundos. Há limite para criar novas empresas porque são precisos empregados, no futuro não há limite porque há robôs, os atrasados mentais dos humanos não conseguem curar o cancro, a IA vai resolver . Se ficarmos sem trabalho, vamos receber sem trabalhar.
O que querem mais?
Quando é que me posso casar com um robot com AI “passiva” em formato de Scarlett Johansson do Iron Man 2?