Quantcast
PplWare Mobile

Acabou! Microsoft vai encerrar serviço de BlockChain do Azure

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    Convém perceber que as empresas que a Microsoft esperava atrair para o Blockchain no Azure são empresas que têm os seus proprios datacenters, tipicamente têm um datacenter em cada continente, às vezes mais e fazem projectos desta magnitude in-house, não apostam em cloud services.
    Na empresa onde estou, já trabalhamos com blockchain a muitos niveis principalmente para HR records e gestão documental, temos uma equipa de 50 pessoas de blockchain para implementar novas soluções no entanto duvido que iremos manter o blockchain, mais provavel será transitarmos para outro DLT mais flexivel.
    Talvez também a microsoft tenha chegado à mesma conclusão e no futuro adopte outros DLTs.
    Vejo com melhores no caso da microsoft não fornecer DLTs as a service mas antes vender um determinado serviço que já corra sobre DLTs.

    • Faisca says:

      Um testemunho interessante. Obrigado. No futuro poderá ser possível ter essa distribuição de registos em cada user/dispositivo decentralizando portanto algum serviço proprietários de hosts.

    • Raposão do Ártico says:

      qual DLT vocês tem em mente?

      • Zé Fonseca A. says:

        Estamos a testar vários flavours neste momento, embora não esteja na equipa começo a sentir que não existe one size fits all.
        Prevejo um futuro penoso para os DLTs, estamos neste momento com um PoC de IoT data que estamos a fazer com IOTA, no entanto Hashgraph e Ethereum também têm demonstrado ser escolhas acertadas em determinadas áreas como HR records, health data, etc.
        Muita da investigação e projectos que temos feito tem sido no sentido de perceber qual se adapta melhor a qual tecnologia e se em algumas tecnologias a descentralização é interessante noutras estamos cada vez mais a olhar para a descentralização com bases de dados centralizadas para optimizar tempos de resposta e rapida consolidação de informação.
        Na Europa a nível de industria quem está mais à frente é a VW e a Siemens, de resto na banca e principalmente fintechs tens já muitas implementações com sucesso.
        Cenário geral tem sido adopção do blockchain entre 2015 e 2018 e assim que outros DLTs começaram a mostrar a sua força e se começou a aperceber das limitações do blockchain, praticamente toda as empresas que conheço deixaram cair os projectos blockchain.

  2. zakarias says:

    Houve uma grande hype com a tecnologia blockchain á uns anos e toda a gente usava o chavão na ponta da língua e era a “cura para todos os males” (Irónico).
    Muita gente em determinada altura até achava lógico blockchain para data storage … sem fazer a puta ideia de como é dificil implementar pesquisas e exponencialmente mais lento do em qualquer outro RDBMS ou mesmo nosql. O que eu normalmente faço quando leio estes textos é substituir a palavra blockchain por database, e se no fim o texto fizer sentido, não se justifica.
    Eventualmente todo este hype iria acabar por passar … o que apesar disso não me parece que seja uma ideia inteligente acabar com este serviço em qualquer cloud.

    • scp says:

      Existe o protocolo The Graph feito na blockchain da Ethereum que indexa o que se encontra nas outras blockchains, nas redes de armazenamento, nas redes p2p. Essas redes do protoloco graph armazenam e processam os dados que depois são passados às empresas/consumidores.

      • Isabel says:

        Pois, e como existe graph existe nebulas há muitos anos e outros.
        Até parece que é alguma novidade. As empresas irão usar aquilo que funciona e não aquilo que os projectos vendem como “a solução”.

  3. tixugo says:

    Blockchain tem de ser usado em condições muito especificas que requer um bom sistema de validação de blocos com elevada descentralização. Blockchain a correr nos datacenters da msft é uma anedota, facilmente pode ser adulterado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.