União Europeia prepara a terceira multa à Google devido ao AdSense
A Google é uma das maiores empresas da atualidade e em grande parte o seu sucesso deve-se ao mais famoso motor de pesquisa do mundo.
Agora, a União Europeia prepara-se para aplicar a terceira de uma série de multas à Alpabet, a casa-mãe da Google. É o último capítulo (para já), de uma investigação que já se arrasta há oito anos com base em práticas monopolistas.
A Gigante de Mountain View, aguarda pela pronúncia final de Margrethe Vestager, a comissária europeia para a concorrência.
Será pela sua mão que chegará a última multa para a Google e, neste caso concreto, devido ao seu serviço AdSense.
De acordo com a Bloomberg, a gigante das pesquisas terá usado o AdSense como ferramenta de monopólio. Como é sabido, o AdSense é a plataforma utilizada pela Google para rentabilizar vários dos seus produtos.
O que é o AdSense da Google?
É através da plataforma AdSense que se estabelece o contacto entre anunciante e produtor de conteúdo. Por outras palavras, esta é uma das mais famosas fontes de rendimento da tecnológica norte-americana.
Por outras palavras, é uma plataforma da Google que pode ser utilizada pelos criadores de conteúdo para apresentar publicidades. É a partir daí (mas não só), que se distribui publicidade para os sites, YouTube, bem como outros meios.
Ao mesmo tempo, é uma plataforma na qual as empresas podem investir para terem essa mesma exposição. O dinheiro entra (investimento), a Google fica com uma porção desse mesmo capital (lucro) e distribui o restante ao canais que exibam a referida publicidade (remuneração dos parceiros).
Atualmente é uma das maiores, senão mesmo a maior plataforma de publicidade online, algo que dota o Google de uma posição privilegiada. Isto é, algo que permitiria à tecnológica norte-americana desfavorecer possíveis concorrentes.
Ora, é exatamente isto que alega a comissária europeia para a concorrência. Que esta que estaria a ser usada de forma tendenciosa. Aqui, mais uma vez, de acordo com a investigação da União Europeia.
Será a terceira multa aplicada pela União Europeia à Google
Até à data, a Google acumula 6.7 mil milhões de euros fruto de duas sanções pecuniárias prévias. Contudo, esta cifra poderá muito brevemente vir a sofrer um significativo aumento.
Relembramos que a última multa foi aplicada à empresa americana relativa a práticas anti-concorrenciais no seu sistema operativo Android. O resultado? Uma sanção de 4.3 mil milhões de euros aplicada em julho passado.
O caso anterior pode ser visto aqui. Em causa estavam práticas ilegais relacionadas com dispositivos móveis Android. Consistindo em medidas destinadas a reforçar a posição dominante do motor de pesquisa da Google.
O AdSense tem vindo a perder importância para Google
Ainda de acordo com a mesma fonte, a terceira multa poderá ser a mais reduzida até à data. Fruto da colaboração entre a Google e a União Europeia bem como o declínio constatado do AdSense.
Já de acordo com Aitor Ortiz, analista da Bloomberg - "A multa não deverá causar danos a longo prazo à empresa. Isto porque o AdSense tem sido substituído por outros produtos", afirma. "Analisando os balanços anuais, nota-se que a relevância do AdSense é cada vez menor."
De momento nenhuma das partes comentou o assunto. Aguardamos então por novos desenvolvimentos e, quiçá, um ponto final para este disputa envolvendo práticas anti-concorrenciais.
Será este o último capítulo das guerras entre a União Europeia e a Google?
Este artigo tem mais de um ano
Imaginem quem vai pagar!?
Pois,nós,o utilizador final. 🙁
A Microsoft era vista como um demónio nos anos 90… hoje a Google é 10 vezes pior, mas é fixe porque até tem o Android e apps grátis.
Alguém me consegue explicar o porquê do AdSense estar a perder relevância ?
Esta a perder porque a google é mais inteligente que todos os advogados da uniao europeia criou outro sistema.
Pois é,a partir de Terça-feira,dia 22 de Janeiro,quero ver quem vai engolir em seco !! É que a Google não está para a mínima brincadeira !!
Se as multas continuarem parece-me que as apps vão deixar de ser grátis 🙁
É que nem ponha a mínima dúvida !! A Google quer enveredar por esse caminho,justamente por causa do que a União Europeia lhe anda a fazer.Multas bilionárias atrás de multas bilionárias.Depois dá nisto.E depois quem acaba no fim por ser os mais lesados ?? Nós,evidentemente !! 🙁
Europa decadente
Deviam multar a união europeia pelos deputados serem sempre dos mesmos partidos políticos! !! A isso chama-se monopólio do dinheiro público! !!!
Exactamente,muito bem dito.Concordo a 100% com o que o senhor disse.
As multas são aplicadas porque a Google não está a respeitar as regras…simples!