Ressona demasiado? O smartphone Android vai ser capaz de avaliar o seu sono
As apps de monitorização de sono, principalmente associadas aos wearables, como os smartwatches ou smartbands, são hoje muito populares e auxiliam realmente muitos utilizadores a fazer mudanças nos seus hábitos de sono ou a acompanhar eventuais problemas de saúde que se manifestem com alterações naquilo que seria uma noite de sono descansada.
A Google quer trazer aos smartphones Android mais uma ajuda neste campo, com a avaliação do ressonar durante o sono e não só.
A Google está a trabalhar em dois novos recursos para smartphones Android com o objetivo de fornecer mais informações sobre a qualidade do seu sono. Segundo o 9to5Google, há uma sequência de código na aplicação Google Health Studies que revela que a empresa está a testar recursos de deteção de ressonar e tosse para Android.
Esses recursos fazem parte do estudo em desenvolvimento intitulado de Sleep Audio Collection, desenvolvido por uma equipa do Google Health Sensing.
Desse estudo sabe-se que quem participa deve ser um Googler em tempo integral com um telefone Android. A Google revelou que a equipa da Health Sensinog está a desenvolver recursos e algoritmos avançados de deteção para fornecer aos utilizadores do Android uma visão mais profunda da sua atividade de sono.
A monitorização noturna de tosse e ressonar (nocturnal cough and snore monitoring) provavelmente terá que recorrer ao microfone do smartphone para registar tais eventos durante o sono. De referir que a Google Nest Hub já oferece esses recursos.
O dispositivo usa o Motion Sense (alimentado pelo Soli Radar) para avaliar o sono do utilizador, medir a sua respiração e analisar sons perturbadores, como tosse ou ronco. A Fitbit, por exemplo, também oferece um recurso semelhante chamado Snore & Detect Noise nos Sense e Versa 3.
O que não é explicito é se este será um recurso que terá que ser utilizado com um smartwatch ou estará disponível a partir do smartphone, sendo um exclusivo ou não dos Google Pixel.
Este artigo tem mais de um ano
mais uma funcionalidade para encher as bases de dados com material acerca dos cidadãos