Lucros da Alphabet caem por culpa da multa aplicada pela Comissão Europeia
A Alphabet, como empresa mãe da Google, tem a obrigação de apresentar, trimestralmente, resultados financeiros que demonstram a saúde financeira de todas as suas diferentes áreas.
Este segundo trimestre do ano de 2018 não foi exceção e os resultados assim o mostram. Infelizmente a multa que a Comissão Europeia aplicou veio contrariar estes resultados e é culpada pela queda dos lucros da Alphabet.
Foi há poucas horas que a Alphabet deu a conhecer ao mercado os resultados fiscais e num primeiro momento estes foram excelentes. As receitas da empresa cresceram e atingiram os 32,66 mil milhões de dólares neste trimestre. Este valor mostra um aumento de 26% face ao mesmo período do ano anterior
O problema vem na parte dos lucros, onde a recente multa aplicada os fez descer de forma elevada. O valor reportado pela Alphabet para os lucros deste trimestre é de 3,2 mil milhões de dólares, um valor muito abaixo das estimativas apresentadas pelos analistas.
Sem o valor da multa, os lucros do trimestre subiram para os 8,27 mil milhões de dólares, o que se reflete num crescimento de 32% face ao período homólogo, algo que não era esperado.
Do valor total de receitas apresentadas, 86% vieram da publicidade, que se sabe ser a grande fonte de receitas da Google. Esta vertente rendeu 28,09 mil milhões à empresa neste trimestre. Este valor representa mais 24,7% que no mesmo período do ano passado.
Outra fonte de rendimentos muito importante para a Alphabet é a pouco conhecida "Other Bets". Esta unidade, que alberga todos os projetos externos à Google, gerou 145 milhões de dólares de receitas, mais 33% no acumulado ao ano. Curiosamente esta área custou à Alphabet 732 milhões em perdas operacionais.
O que parecia ser um trimestre muito lucrativo para a Alphabet e para a Google acabou por estar marcado por perdas. A multa da Comissão Europeia consegue deixar marcas e isso nota-se nos lucros da maior empresa da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Coitadinha da Alphabet… mesmo com a pesada multa da Comissão Europeia ainda tiveram um lucro de 3,2 mil milhões de dólares, estou cheio de pena deles…
Eu gostava era de saber o que vao fazer com esse dinheiro…
É uma questão de te dares ao trabalho de procurar 😀
Vá lá, eu tento ajudar: https://europa.eu/european-union/documents-publications/official-documents_pt#tribunal-de-justi%C3%A7a-da-uni%C3%A3o-europeia
Mas, por acaso, já pagaram a multa? lol
Eu acho que tinham dito que ia contestar a decisão… o que, por norma, leva a anos de atraso em tribunais, até que paguem algo. Se é que vão mesmo pagar.
A Google pagou, a UE é que não pode ainda usar o dinheiro.
Ainda não pagou pois recorreu da decisão
Quer tenha pago ou não, nos resultados contabilísticos tem de aparecer esta divida, mesmo que mais tarde venha a ser considerada “inocente” e não pague nada…
Se for inocente, esse dinheiro entra como lucro.
Não é assim que funciona.
Não, mas a partir do momento que és multado deves provisionar o gasto. Gastos e receitas não são a mesma coisa que pagamentos e cobranças, algo que não financeiros têm dificuldade em entender.
E nada como explicar, e ficar a perceber! Obrigado pelo esclarecimento 🙂
Esta genta da apple anda mesmo com falta de atenção. Em quase todas as publicações que vejo há sempre 1 ou + comentários ” Olha a minha pilinha que é maior que a tua”
Falta agora fazerem o mesmo à Apple por práticas piores ainda pois essa foge aos impostos nos países da EU quase todos (onde labora), deve ser a próxima vítima da EU certamente….
LOL. Sim, sim…