Google mostra em tempo real os incêndios em Portugal para ajudar as populações
Todos os anos Portugal é fustigado por ondas de incêndios que castigam o território. É um verdadeiro flagelo, com impacto na qualidade de vida os portugueses, assim como economia do país. A Google quer ajudar e a partir de agora oferece informações detalhadas sobre o estado dos fogos no Google Maps e no Google News.
Incêndios em Portugal? Google quer ajudar
Os incêndios florestais são um aspeto perigoso e sério da natureza, por isso a Google está a ajudar os utilizadores em mais locais a estarem alerta antes que seja tarde demais. Esta é uma novidade importante e onde Portugal passa a estar incluído, com toda a informação associada.
Conforme detalhado numa publicação, estes alertas baseados em IA estão a chegar a 15 países da Europa e de África. A Google afirma que os utilizadores dos seguintes países são elegíveis: Andorra, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Quénia, Mónaco, Montenegro, Portugal, Ruanda, Eslovénia, Espanha, Turquia.
Com lançamento para este verão, os utilizadores dos países referidos podem esperar encontrar informações sobre fogos florestais no Maps e na Pesquisa Google. A Google vê estes alertas de incêndios florestais como uma forma de ajudar os locais e visitantes (turistas) a compreender a situação à sua volta.
Dados em tempo real para ajudar populações
Os alertas push aproveitam as definições do seu dispositivo, o que significa que o seu idioma preferido é como serão apresentados. Além disso, aqueles que utilizam o Google Maps, encontrarão os limites de alerta de incêndios florestais colocados no terreno à sua volta para que se mantenha informado.
Se houver incêndios no seu caminho, o Maps apresenta uma faixa vermelha a indicar "a rota pode ser afetada por um incêndio grave". Os limites de incêndios florestais do Google ajudarão os utilizadores a navegar e a compreender uma situação.
O software de IA da empresa consome dados de múltiplas fontes, como imagens de satélite, para fornecer informações “precisas” sobre incêndios florestais. A Google depende então de informações oficiais, que sinalizam se as autoridades conseguiram ou não controlar o incêndio. Modelos adicionais de IA devem ajudar a determinar a existência de incêndios para efeitos de fiabilidade.
Comparando com a informação do fogos.pt, a informação da google ainda fica um pouco aquém da realidade.
+1
Há muito, muito tempo, fui visitar umas montanhas num país longínquo.
Todas elas plenas de vegetação.
Fiquei surpreendido e disse a quem ia comigo que se aquelas montanhas estivessem em Portugal a única coisa que veríamos acima da superfície seriam pedras porque as árvores já teriam ardido há muito.
A pessoa, natural de lá, disse que antigamente tbm era assim, tal como aqui.
Começava o fogo às tantas da madrugada, sempre em pontos elevados e depois quando os bombeiros estavam lá todos começava a arder noutro local.
Espantosas coincidências, não é?
O governador lá do sítio fartou-se desta palhaçada e meteu pena de morte aos incendiários.
Ao fim de fuzilarem uns poucos nunca mais houve incêndios.
Acreditam nisto? Os malucos ficaram curados…
Milagre milagroso…
Local, Zhejiang
País, China
Aposto que se meterem o mesmo remédio cá os malucos são curados imediatamente.