Google vai reformular a dinâmica dos seus escritórios
Os escritórios da Google sempre foram motivo de inspiração, por serem muito completos e por serem espaços projetados para os funcionários irem além do trabalho. Agora, com a nova dinâmica de trabalho que a pandemia impulsionou, a organização dos escritórios também vai ser alvo de mudanças.
Além do trabalho que a Google sempre desenvolveu e do importante papel que foi assegurando no mundo da tecnologia, a empresa também revolucionou a dinâmica dos escritórios - com a disponibilização de ginásios, espaços de massagens, escorregas, bares, scooters, entre outras regalias. Conforme mostravam os próprios funcionários, os escritórios da Google não eram como os outros.
Com a pandemia, as mudanças foram inevitáveis e ainda há transformações a acontecer. Na Google, a dinâmica dos escritórios deverá ser alterada, de modo a otimizar o espaço em prol do trabalho híbrido.
Desde que regressamos ao escritório, temos vindo a realizar testes-piloto e inquéritos com funcionários para explorar diferentes modelos de trabalho híbrido e ajudar a estruturar a melhor experiência.
Revelou um porta-voz da Google, que diz que o novo sistema rotativo foi concebido após a consulta dos funcionários.
Novo ambiente de trabalho na Google
De acordo com o porta-voz da empresa, "os dados mostram que os Googlers valorizam a colaboração presencial quando estão no escritório, bem como a opção de trabalhar a partir de casa alguns dias por semana".
Com este feedback, desenvolvemos o nosso novo modelo rotativo.
Então, a CNBC confirmou que a Google está a sugerir que os seus funcionários do departamento da cloud comecem a partilhar as suas secretárias com os colegas, a partir do próximo trimestre. Esta nova dinâmica surge no sentido da "eficiência imobiliária" e será implementada nas cinco maiores instalações da Google Cloud, nos Estados Unidos da América: Kirkland (Washington), Nova Iorque, São Francisco, Seattle e Sunnyvale (Califórnia).
De nome CLOE, Cloud Office Evolution, a medida visa promover uma utilização mais eficiente dos escritórios e surge como "a combinação do melhor da colaboração pré-pandémica com a flexibilidade" do sistema de trabalho híbrido.
Acordarão uma configuração básica e estabelecerão regras com o seu parceiro e equipas para assegurar uma experiência positiva.
Esta mudança na dinâmica dos escritórios da Google Cloud serve para "otimizar a pegada imobiliária" da Google, segundo Ruth Porat, diretora financeira da Alphabet e da Google, e surge como uma tentativa de reduzir a sua carga imobiliária e os custos que lhe estão associados.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“Os funcionários serão incentivados a alterar os dias em que estão no escritório, segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira.
Documentos internos citam padrões de retorno lento ao escritório e a necessidade de “eficiência imobiliária.”A maioria dos Googlers agora compartilhará uma mesa com outro Googler”, afirmou o documento interno, observando que eles esperam que os funcionários entrem em dias alternados para que não estejam na mesma mesa no mesmo dia. “Através do processo de correspondência, eles concordarão com uma configuração básica de mesa e estabelecerão normas com seus parceiros e equipes para garantir uma experiência positiva no novo ambiente compartilhado.”
Isto quer dizer que o teletrabalho veio para ficar, combinado com a ida ao escritório duas vezes por semana. Quando seja possível, sou favorável ao teletrabalho, mas não todos os dias. A Google só se está adiantar na reflexão sobre o ajustamento dos espaços e das mesas de trabalho, diminuindo os custos. Não vai ser a única empresa a fazê-lo.