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Google muda a forma como a sua pesquisa funciona na Europa e a culpa é da DMA

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    União Europeia , regras mais regras e ainda mais regras…
    Depois ficam admirados das empresas começarem a sair da UE e até fecham portas, a UE em 2025 vai levar um choque de realidade que nem é bom!

    • says:

      Há muitas situações que só complicam, mas neste caso (sem conhecer as medidas concretas) acho muito bem. A google e outras empresas usam a sua posição dominante para manipular os resultados a quem lhes paga mais. Há muitos anos quando houve um derrame de petróleo numa plataforma da BP, a BP pagou milhões e milhões à google para que certas palavras com “oil” (foram várias) direcionassem para certas páginas da BP ou de informação ligada à BP. E é apenas um exemplo do que acontece todos os dias a todas as horas. Não é só a google. O facebook, por exemplo também faz. Se fizeres um post, tens certas visualizações. Mas podes pagar para teres mais (e não é “publicidade”). Aliás, diria que boa parte das grandes “plataformas” digitais o fazer. A booking dá melhor posicionamento a quem paga mais. Há uns anos a comissão base eram 12%. Mas quem pagasse 18% aparecia no topo da lista (sem aparecer como publicidade).
      Se existem critérios de isenção para o jornalismo (critérios existem, já na prática…lol) também tem de haver critérios de isenção e equidade para as pesquisas online, coisa que com a google há anos e anos que não existem. Basta alguém pagar bem e sobe nos rankings (mesmo não sendo “publicidade”).
      E com a importância que o “online” tem hoje, tudo se consegue manipular tendo meia dúzia de players na mão. Bem se viu o arrastar de asa do trump aos grandes online media e episódios de outras eleições passadas.

    • MLopes says:

      sim, regras que visam limpar, pelo menos um pouquinho, a forma descarada como estas empresas usam e abusam da sua posição privilegiada e dominante.
      os problemas da europa não se devem a estas regras nem nada que se pareça. os problemas da europa devem-se quase exclusivamente a termos optado por sermos fantoches dos eua e do neo-liberalismo

    • Ze Carlos N says:

      Nos USA estao a tentar partir a Google aos bocados. Que mania esta de que regras e’ so na UE.

  2. says:

    O problema é que com o motor de busca google, é dada preferência aos serviços google ou a quem paga mais na google. Não são os únicos. A booking, por exemplo, dá prioridade a quem paga maior comissão de serviço. Pelo menos aparece uma mensagem que diz algo como “a colocação dos alojamentos tem em consideração a taxas e comissões pagas” ou algo do género.
    É que tem o motor de busca google uma enorme fatia do mercado (em grande parte por “culpa” dos utilizadores, mas é o que é) pode manipular esse mesmo mercado, o que na prática faz mesmo. Daí as novas normas da UE. Acho que faz todo o sentido tomar medidas nesse sentido.
    Pessoalmente, raramente uso o google, mas dificilmente escapamos. Se procurarmos algo no google maps, por exemplo, lá está. Existem alternativas, mas acabamos sempre por ir ter onde temos mais resultados.

    • MLopes says:

      o que dizes por último resulta da preguiça do utilizador e da busca incessante pelo imediatismo que ocorre atualmente.
      não uso google maps há imenso anos, nem o motor de busca da google e nenca usei o browser da google e não me arrependo. posso não obter tão bons resultados ou de forma tão rápida mas chego lá e não contribuo para o domínio nefasto da google

      • says:

        Eu uso muito raramente o google maps para (por exemplo) nas férias procurar um restaurante com boas avaliações. O resto também não uso há nos e anos. Para navegação até costumo usar o meo drive.

        • Zé Fonseca A. says:

          As reviews do Google, esse excelente posso de informação, para que um thefork ou opentable?
          Vai consultar o rating da tasca ai ao lado de casa que não metes lá os pés porque até os pratos vêm com gordura e sais de la a cheirar a banha de porco fumado e talvez tenhas uma surpresa

        • Zé Fonseca A. says:

          Poço

  3. MLopes says:

    regras e pressão sem limites para que, no mínimo, diminua em alguma medida o abuso de posição dominante e privilegiada são muito bem vindas e extremamente necessárias.
    se a google precisar de mudar totalmente a forma como apresenta os resultados, nada contra. desde que isso beneficie todos os outros, as consequência para a google são perfeitamente aceitáveis mesmo que muito substanciais.
    não nos esqueçamos que este tipo de empresa não só tem uma dimensão e poder gigantescos como tem taxas de crescimento pornográficas.
    mesmo que as medidas não afetem o seu tamanho pelo menos que travem o abuso de posição dominante e afetem dramaticamente as suas taxas de crescimento abrindo assim espaço para os outros, beneficiando todos

  4. maxapadajá says:

    Quando chegar o dia da “Google”, aquele dia que chega a todas as multinacionais que cresceram demais e já não se conseguem mexer, depois quero ver o que vai acontecer aos dados dos utilizadores que meteram a sua vidinha lá toda com fotos da casa, dos filhos e filhas, partes íntimas, etc…

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