Quantcast
PplWare Mobile

Google promove a liberdade de escolha na Europa para o sistema Android

                                    
                                

Autor: Micael Pires


  1. Jorge Carvalho says:

    Mas nem foi por isto que a comissão “embirrou ” com a Google ….

    Abc

    • Jorge Carvalho says:

      O artigo podia dizer no que é que a comissão “embirrou” e a razão principal é o contracto que os fabricantes têm que assinar com a Google para usar as o Android com Play Store e que inclui clausulas que caso usem outro SO num modelo do seu equipamento ficam automaticamente proibidos de voltar a usar Android.

      Abc

  2. Realista says:

    Quando a Microsoft foi obrigada a dar escolha entre o Internet Explorer e outros a comissão todos aplaudiram… como é a Google a deter o monopólio agora todos criticam.

  3. Raposao says:

    tão open-source que se você criar um fork do android opensource project não poderá usar o android(r)

    • Nuno V says:

      Existe uma diferença entre código aberto e uma marca registada. Toda a gente pode fazer um fork do Android. Não pode é usar o nome Android. E isto é algo que acontece com quase todos os SO, e software de código aberto. Como por exemplo, a Canonical permite que as pessoas criem uma versão diferente do seu SO, e até deixa usar o nome Ubunto, desde que no fim do nome esteja incluída a palavra Remix. Qualquer outro uso do nome Ubunto é uma violação da marca registada.

  4. rand says:

    Liberdade de escolha seria eu poder remover as aplicações da google e do fabricante sem ter que ter permissão de root.

    • Filipe F. says:

      É como comprares um carro sem radio, sem pneus, sem lampadas etc porque podes querer algo diferente do que vem. Faz sentido?
      Ou adquirir o Windows sem nenhuma aplicação da MS.

      Quando escolhes um telemóvel sabes exatamente que aplicações tem incluidas, e pagaste por tudo isso, tal como quando compras um carro pagaste por tudo o que lá vem, quer gostes ou não de lampadas Osram, um radio da marca, uns travões fabricados pela Brembo etc.

      Esta união europeia tem feito muita ‘borrada’ no que toca à este tipo de empresas digitais. Qualquer dia na UE, vais a uma telepizza, mas podes mandar vir comida da pizzahut porque é o direito à escolha livre dentro do mesmo tipo de serviço. Não faz isto sentido eu sei, tal como para mim não faz sentido se compro um dispositivo com um sistema operativo que tem N funcionalidades incluídas, ter que preencher quase um inquerito de se quero realmente usar os serviços de quem desenvolveu o sistema operativo e os serviços que o suportam, ou se quero andar a escolher terceiros.

      • eu says:

        Que comparação mais estúpida

      • Helder says:

        Acho que a comparação do Filipe faz sentido.
        Além de que não nos podemos esquecer que nem todos são entendido em novas tecnologias e que esperam que quando compram um dispositivo este venha com o essencial para a utilização dita como normal (email, browser, rede sociais, etc…) e não ter de andar pela play store a escolher apps que a google já as distribui com o Android.
        Agora se eu não gostar desta ou daquela app, ai sim, desinstalo e vou à procura do que realmente me faz falta.

      • Inês says:

        Primeiro carros sem rodas não se usam.. Segundo eu não quero usar sempre a mesma marca de pneus..

      • Rui says:

        “Qualquer dia na UE, vais a uma telepizza, mas podes mandar vir comida da pizzahut porque é o direito à escolha livre dentro do mesmo tipo de serviço.”

        Não é, mas é quase. É a Pizzahut que gere a telepizza!

      • Alguem says:

        Até pode vir com o recheio inicial da própria marca. Mas a diferença é se se podem remover e substituir por outras.

        Claro que ninguém vende um carro sem pneus, etc, mas claro que isso podemos ver como oferta com o carro (ou incluído no preço, como se quiser ver). Nada nos impede de vender aquilo e comprar outro de outra marca.

        E o problema aqui não foi a “telepizza” não deixar comprar da “pizzahut”, mas é que a “telepizza” tem o monopólio da sua área, é considerada pela maioria a única forma de “mandar vir comida”, e não diz a ninguém que existem outras empresas que fazem o mesmo que ela.

        Quanto ao inquérito, também acho desnecessário dizer ao utilizador que existem outras apps parecidas. É meio estranho abrir a app de uma empresa e ela dizer que também pode usar as de outra. Uma ideia é haver um tutorial básico a mostrar como ir à play store, como escolher (ler a descrição, ver as imagens, etc), e instalar aplicações (de terceiros ou não, qualquer coisa que apareça nos resultados).

  5. Anderson says:

    A Google é uma empresa das piores que existem
    Eles querem destruir a todos
    Acho muito bem feito o que a união europeia está fazendo
    Espero que outros países vejam e façam também
    A Google é tão deplorável q está fazendo um navegador comunista para a China
    Eu espero muito q essa empresa vá a falência

  6. Anonymous says:

    Venho reclamar pela PPLWARE apagar comentários que não tinha nada de ofensivo, sendo que desta maneira faz com que os visitantes deixem de voltar e fazer comentários.

  7. Raul says:

    E desde quando que não pode usar outro navegador no Android? Se eu sempre usei. Ferramenta de busca fora o Google e tudo uma bosta mesmo, o Bing até e meia boca mas não justifica a troca pelo Google nunca.

  8. Eddy Parera says:

    Estão a fazer esse tal browser comunista porque é a única forma de lá entrar… Da forma como nós utilizamos, é barrada logo aos chineses… A culpa é do governo chinês e não da Google…

    A google sabe do potencial ganho financeiro com a China… Se eu tivesse um negócio internacional e se tivesse o ganho que a Google pode ter com a China (são só o país mais populoso do mundo inteiro), eu tbm iria nas regras deles, apenas para aquele país…

  9. João Luís says:

    E porque deixar a Micro$oft impedir a instalação de outros sistemas nos pcs ?

  10. Roberto says:

    Qualquer dia essas empresas de tecnologia vão bloquear acessos vindo da Europa as suas plataformas e serviços. EU = isolada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.