Google estará a desenvolver novo motor de pesquisa alimentado por IA
O ChatGPT é incrível para responder às nossas dúvidas. Já não precisamos de perguntar ao Google uma variedade de informações. O Bing da Microsoft cresce em termos de utilizadores como nunca, graças às ferramentas potenciadas pela Inteligência Artificial. O Google está ultrapassado e parece que está agora a correr atrás do prejuízo!
Magi será o novo Google com IA
Face à concorrência renovada da Microsoft e da OpenAI, a Google está alegadamente "a correr" para construir um motor de pesquisa "totalmente novo" alimentado por IA. De acordo com o The New York Times, a empresa está na fase inicial da criação de um serviço de pesquisa que tentará antecipar o que se pretende dele, na esperança de oferecer "uma experiência muito mais personalizada".
Sundar Pichai, CEO da Google, já tinha falado destes desenvolvimentos na semana passada, mas a informação ainda esta escassa. Apenas tinha afirmado que "com certeza" as pessoas iriam poder "fazer perguntas ao Google e envolver-se com os LLMs [grandes modelos de linguagem] no contexto da pesquisa".
O projeto não tem "um calendário claro". No entanto, sabe-se que a Google também está a desenvolver um conjunto de novas funcionalidades de IA para o seu motor de pesquisa existente sob o nome de código "Magi".
Entre as características que a Google está a desenvolver está um chatbot que pode responder a questões de engenharia de software e gerar trechos de código. A empresa também experimentou uma funcionalidade que permitiria às pessoas pesquisar música através de uma conversa de chatbot. De acordo com jornal, a empresa atribuiu mais de 160 empregados para a remodelação.
Samsung poderá usar o Bing como motor de pesquisa em vez do Google
Outras novas adições "em várias fases de desenvolvimento" incluem uma funcionalidade Chrome apelidada "Searchalong". Permitiria a um chatbot digitalizar a página web que está a ler para oferecer informação contextual. Por exemplo, se estiver à procura de um lugar para ficar no Airbnb, poderia pedir ao chatbot para lhe dizer o que ver e fazer perto das suas acomodações planeadas.
O "GIFI" e o "Tivoli Tutor", outro par de características experimentais, permitiriam aos utilizadores pedir ao Google Image Search para gerar imagens e conversar com um chatbot para aprender uma nova língua. Vale a pena notar que muitas destas são características que o Google já demonstrou no passado ou que existem noutras plataformas como o Duolingo. Por exemplo, a geração de imagens já está disponível no Google Slides.
O Google planeia anunciar Magi no próximo mês antes de introduzir novas funcionalidades adicionais, em algum momento do outono. Este timing sugere que o projeto fará uma aparição na I/O 2023. A empresa planeia oferecer as funcionalidades dos Magi a um milhão de pessoas nos EUA antes de expandir a disponibilidade para 30 milhões de utilizadores até ao final do ano.
Sublinhando a importância do Magi para o Google, a Samsung terá dito à empresa no mês passado que estava a considerar fazer do Bing a pesquisa por predefinição nos seus dispositivos. A declaração terá enviado a Google para "pânico". O acordo de pesquisa da empresa com a Samsung vale aproximadamente 3 mil milhões de dólares anuais.
Este ano, o seu lucrativo acordo de pesquisa com a Apple, objeto de frequente escrutínio anti-trust, está também a ser renovado.
Este artigo tem mais de um ano
Coitado do google, parece um naufrago aflito!
O que nenhum dos dois tem é privaciade. Nem microsoft com seu chatgpt (pinoquio e nao guarda segredos) e nem o google com seu Bard. Ainda prefiro os basicão simples, como Duckduckgo.
“O Google está ultrapassado…” Ó Vítor Martins,é pesado o que diz e não é verdade,mas pronto…
Não sou eu que digo, isto é assumido por eles próprios, porque se estão a preparar um motor novo com tecnologia IA, se têm várias ferramentas em desenvolvimento para ombrear com o Bing, é porque está efetivamente ultrapassado.
Pode ter, ou não ter nada a ver com a IA e a fuga para o Bing, mas a verdade é que nos últimos dias, a google “completou” o google assistant para a lingua Portuguesa de Portugal, dando-lhe as opções que até então só havia em Ingles USA ou pt-br. Melhor que milhares de queixas, nada como ver o utilizadores a fugir para por as googles deste mundo a dar atenção aos utilizadores. Vem é um bocado tarde …
O Google está “ultrapassado”?
Não seria mais fácil eles mudarem a imagem do Google e o alimentarem com I.A ?
Em vez de criar algo novo?
Bem, pelo menos muitas empresas de marketing e SEO vão lucrar com isso, a vender serviços de cadastrar sites no novo motor de busca.
NÃO sei se esse motor “Magi” irá aceitar submissões diretas dos websites, pelo menos no Google podemos cadastrar os websites no Webmaster tools