Sam Altman afirma: utilizadores gratuitos do ChatGPT terão acesso ilimitado ao GPT-5
Num contexto de tensão com Elon Musk sobre o futuro da OpenAI, Sam Altman revelou planos ambiciosos para os próximos avanços da empresa no campo da inteligência artificial (IA). O CEO abordou especificamente o futuro do GPT-5 e a forma como este será integrado em todas as vertentes do ChatGPT - e são boas notícias.
A OpenAI quer reduzir a divisão dos seus modelos de linguagem e consolidar diversas funcionalidades num único ecossistema. Este movimento tem como objetivo proporcionar uma experiência mais coesa e eficiente para utilizadores e empresas que dependem da sua tecnologia.
O primeiro passo desta nova estratégia será o lançamento do GPT-4.5. Segundo Altman, este será o último modelo a ser disponibilizado sem integrar um sistema avançado de raciocínio conhecido como Chain of Though (CoT). Internamente, esta versão é apelidada de "Orion".
Há alguns meses, surgiram rumores de que a OpenAI estava a desenvolver uma IA chamada Orion, alegadamente 100 vezes mais poderosa do que o GPT-4. Altman veio desmentir essas especulações, mas agora confirma que o Orion existe, embora sem revelar detalhes técnicos sobre a sua capacidade.
OPENAI ROADMAP UPDATE FOR GPT-4.5 and GPT-5:
We want to do a better job of sharing our intended roadmap, and a much better job simplifying our product offerings.
We want AI to “just work” for you; we realize how complicated our model and product offerings have gotten.
We hate…
— Sam Altman (@sama) February 12, 2025
Integração do modelo de raciocínio avançado o3 com o GPT-5
Um dos passos mais significativos da OpenAI será a fusão dos modelos da série GPT com os da linha "o". Os modelos o1 e o1-mini foram lançados no ano passado, enquanto o3 e o3-mini fizeram parte dos anúncios mais recentes da empresa. O modelo o3-mini foi mesmo integrado gratuitamente no ChatGPT no início de fevereiro.
O GPT-5 marcará uma etapa crucial na simplificação da oferta de IAs da OpenAI. De acordo com Sam Altman, o modelo o3 será incorporado diretamente no GPT-5 e deixará de ser uma opção independente. Esta mudança afetará tanto a versão do ChatGPT como a API da OpenAI.
Mas a grande novidade não fica por aqui. O GPT-5 será disponibilizado em diferentes níveis de inteligência, acessíveis de forma ilimitada através do ChatGPT. Os utilizadores da versão gratuita terão acesso ao nível padrão, enquanto os subscritores do ChatGPT Plus e Pro beneficiarão de funcionalidades mais avançadas, como pesquisa na web, Deep Research, canvas e assistência por voz.
Quando serão lançados os novos modelos?
Até ao momento, a OpenAI não revelou datas concretas para o lançamento do GPT-4.5 e do GPT-5. No entanto, Altman sugeriu que o primeiro será disponibilizado dentro de algumas semanas enquanto o GPT-5 chegará dentro de meses.
O CEO também mencionou que a empresa pretende eliminar o atual seletor de modelos do ChatGPT e apostar numa experiência de inteligência "unificada e mágica".
Leia também:
Caminhamos para uma era de retardados mentais, preguiçosos e anormais….
+1000
Onde não há grande inteligência secalhar convem meter uma artificial, é tipo protese!
Pode crer.
O teu comentário prova duas coisas: que tens razão no que dizes…e que a culpa não e do chatgpt.
Até aqui a evolução trouxe-nos benefícios mas daqui pra ferente serão só coisas más?
Explica lá, talvez a meio do processo concluas que é só estúpido fazer tal afirmação… a menos que sejas vidente.
O défice de pensamento critico já se nota desde quando:
– os telejornais passaram de mostrar reportagens e acontecimentos para 2-3 min de noticia e depois um painel de comentadores para “explicar” o que está a acontecer.
– os meios digitais passaram a ter como base o “click bait”
– as redes sociais passaram a ocupar uma grande fatia do tempo de lazer (para não dizer acordado) dos utilizadores.
A AI é apenas mais um facilitador.
Vou esperar pelo ChatGPT 90.5
O “mal” do GPT é mesmo aquela confusão de modelos.
3 ; 3,5 ; 4 ; 5 percebe-se
4o ; o1 ; o3 ; o3-mini nem por isso
A confusão surge quando a Microsoft também investiu o que implica uma contribuição na forma como numeram os updates 😀
A nível de API ninguém bate o Gemini 2.0 Flash, pois é gratuito com um limite muito alto tenho um projecto que faz centenas de pedidos por dia e nunca me limitou.
… acessíveis de forma ilimitada através do ChatGPT. Os utilizadores da versão gratuita terão acesso ao nível padrão, enquanto os subscritores do ChatGPT Plus e Pro beneficiarão de funcionalidades mais avançadas, como pesquisa na web, Deep Research, canvas e assistência por voz.
Percebi nada de nada!
Olá, N1ldo! O que é que não percebeu exatamente? Os utilizadores que utilizam a versão gratuita terão acesso ao “nível padrão” (como Sam Altman chama), ou seja, poderão usar o GPT-5 nas funcionalidades básicas de chatting, como responder a perguntas e conversar de maneira geral.
Assinantes do ChatGPT Plus e Pro terão acesso a funcionalidades mais avançadas do GPT-5, como deep research, canvas, etc.
… acessíveis de forma ilimitada através do ChatGPT.
Eu entendo que ilimitado significa obviamente sem limites de qualquer natureza. E após o (.) diz o contrário.
Se o *ilimitado tivesse o * ou “” abriria alguma exceção.
Enfim, devo ter entendido mau.
As redes sociais vieram para estragar o lazer das pessoas, agora a IA veio para acabar com tudo.