Google pretende facilitar a atualização do sistema operativo Android
Ainda que algumas fabricantes de dispositivos móveis Android mereçam um louvor pela sua rigorosa política de atualizações, infelizmente são a exceção à regra. A fragmentação continua a tolher o sistema operativo da Google e receber uma atualização de sistema continua a ser um processo parco e tardio, mas isso pode mudar.
A plataforma da Google para dispositivos móveis pode ganhar todo um novo método para ser atualizada.
Perante o notório insucesso do Project Treble, a Google estará a desenvolver alternativas. Algo que permita ao utilizador contornar a vontade da fabricante do seu dispositivo móvel em disponibilizar, ou não, uma atualização de sistema. Assim sendo, algo que viria mitigar o fenómeno da fragmentação no sistema Android.
A Google, a fragmentação e a promessa de atualização
Enquanto que a Google esconde os números e tabelas de distribuição do sistema operativo, de acordo com a 9to5Google, está já a preparar uma possível solução. Assim sendo, podemos vir a receber uma forma de contornar parcial ou totalmente a vontade da fabricante. Em vez disso, atualizando o sistema via Play Store.
É, portanto, um novo esforço com o intuito de resolver aquilo que o Treble não foi capaz. Ao mesmo tempo, a empresa continua a disponibilizar uma nova versão do sistema operativo a cada ano. Algo que coloca sempre nova pressão sobre as fabricantes. Posto isto, acabamos por ter que esperar bastante por cada atualização.
Ainda de acordo com o relato da fonte supracitada, para além do canal existente de atualizações, poderemos ter uma alternativa. Com o intuito de dar mais visibilidade às atualizações de sistema, a opção de download e instalação de uma nova atualização pode passar a estar visível através da loja Google Play Store.
As atualizações para o sistema operativo Android
A medida poderá servir de incentivo às fabricantes. Ao mesmo tempo, mostrará ao utilizador - que até agora tem que navegar até às Definições, percorrendo um dos últimos menus - a existência de novas versões. Assim, a tecnológica norte-americana para estar convicta que é necessário sensibilizar também os consumidores.
Assim sendo, ao invés de ter que investigar as definições do dispositivo, os utilizadores Android poderão descarregar as atualizações de sistema a partir da Play Store. Esta é a premissa que contemplamos, baseada na investigação da fonte supracitada. Por sua vez, as conclusões baseiam-se na análise do código fonte.
Com efeito, a partir da análise do código fonte de uma nova versão da Google Play Store, foram detetadas várias evidências dessa possibilidade. Já, por outro lado, importa deixar claro que de momento não é possível atualizar o sistema operativo Android a partir da loja de conteúdos. Futuramente, pode ser uma realidade.
Atualizar o sistema operativo a partir da Google Play Store
Aliás, é impossível dizer quando ou se a empresa ativará essa função. Porém, estamos já nas vésperas da próxima Google I/O, a conferência anual que se realizará em maio. Aí podemos ficar a conhecer não só a nova versão do Android, mas também esta nova forma de atualizar um dispositivo.
Igualmente provável é a possibilidade de a gigante das pesquisas nunca ativar a função. Aliás, não seria a primeira vez que testaria uma funcionalidade, sem que esta alguma vez chegasse aos utilizadores. Ainda assim, é certo que a empresa carece de um meio eficaz para combater a fragmentação.
Por fim, isto acabaria por ser bastante conveniente. Se o utilizador quer atualizar uma aplicação, provavelmente também quererá saber se existem outras atualizações. Como tal, porque não incluir também aí a opção de atualizar o sistema. Isto claro, na eventualidade de a fabricante a ter disponibilizado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: 9to5Google
Neste artigo: Android, Google, sistema operativo
nao me parece. Tantos interesses ao meus tempo. Mas era bom . simplesmente são tantos dispositivos que ia ficar tipo windows.
Infelizmente, isto é o grande entrave que me impede de voltar ao sistema android
Já ficávamos contentes com as actualizações de segurança.
+1
Por um lado, muito bom isto de estar à espera dos Fabricantes é do pior, por outro devido ao elevado número de equipamentos sem testes prévios alguns utilizadores poderão não achar piada, agora se for como Windows ao instalar ocorrer um erro e voltar a repor toda a informação melhor ainda.
Eu ja recebo updates de Android através da Play Store, em wearOS.
Tenho o meu Michael Kors access Grayson com a ultima actualizaçao do wearOS 2.6 com patch de segurança de Março 2019
só acredito vendo. nem o android one são rápidas as atualizações.
Será que vai funcionar com o meu Kitkat? Ahahahahah…
Não há forma de se saber se determinado dispositivo Android poderá ou não ter capacidade de usar uma versão mais recente independentemente do fabricante permitir actualizações ou não? É que estar dependente do fabricante para actualizar fica um pouco como direi, na corda bamba?
Alguém me explica como se eu fosse uma criança de 5 anos, como é que tendo a Microsoft resolvido o problema de actualizar o seu sistema operativo na maior parte dos dispositivos onde se encontra instalado há uns 20 anos, o Android com uns 10 anos ainda não o conseguiu!!! Que raio de idiotas trabalham na Google?
Bem sei que o Android é uma plataforma aberta onde toda a gente pode participar, mas a maioria dos fabricantes têm um contracto para incluírem as coisas da Google… porque motivo não está uma actualização do próprio sistema operativo feita pela Google incluído? Pelo menos actualizações de segurança, que actualizações de funcionalidades poderá dar problemas em dispositivos sem as características necessárias para as suportar apropriadamente.