Google vai fechar G+ mais cedo por culpa de uma nova fuga de dados dos utilizadores
O G+ foi uma tentativa mal sucedida da Google de criar uma rede social, algo que tem perseguido ao longo dos anos. Ainda não o conseguiu e a decisão de o fechar é já uma certeza.
Se a causa para este fecho foi uma fuga de dados de utilizadores, surgiram agora informações de que este passo vai ser dado mais cedo, porque foi descoberta uma nova fuga de dados.
Foi no início de outubro que a Google anunciou que ia fechar o G+, porque tinha sido descoberta uma falha de segurança grave e que tinha exposto os dados de 500 mil utilizadores, que teriam dado acesso a 438 aplicações.
A decisão apontava para agosto de 2019 a data para o fim do G+, mas esta foi agora antecipada para abril devido à descoberta de uma nova fuga de dados. Desta vez o número de utilizadores é muito menor, mas ainda assim rondou 52,5 milhões de contas.
Segundo a própria Google, o problema esteve na API People, que dá acesso aos dados dos utilizadores. No caso desta nova falha, os dados dos utilizadores que tinham esta informação privada acabaram por ficar acessíveis indevidamente.
Do que se sabe, a falha esteve exposta apenas por uma semana, entre os dias 7 e 13 de novembro, e a Google garante que a mesma não foi explorada por qualquer programador e a informação partilhada não incluía informação sensível.
Com esta nova falha, a gigante das pesquisas acabou por decidir antecipar o fecho do G+ e assim terminar de vez com os problemas desta sua rede social, focando-a apenas nas empresas, que vão manter os serviços.
Esta é mais uma razão válida para o antecipar do fim de um serviço que esteve vários anos a tentar encontrar um rumo. Chega agora ao fim, de forma antecipada, para impedir ainda mais problemas, que a Google parece estar a tentar esconder.
Este artigo tem mais de um ano
Mas o Google + tinha 52,5 milhões de utilizadores..?! Acredito é que os utilizadores de outros produtos da Google estivessem “sincronizados” (sem saber!) com essa “rede social”…tal como os do facebook estão com o messenger,Instagram e (quase de certeza!) o WhatsApp!
Que aconteça o mesmo e bem rápido com o facebook
Porque? Nem todos sao nerds e sem vida social como o Leal. Abraco
lol vida social com o facebook 🙂 Acorda para a a vida e sai com os amigos reais…
O fim das redes sociais já a muito vem sendo anunciado porque o tema privacidade cada vez vai ter mais importância para as pessoas.
Isto é um fim de um clico, novo clico vai trazer algo diferente, quem é da velha guarda sabe que o IRC(Mirc) a 20 e tal anos, ICQ, e depois Myspace também tombava e de um momento para o outro foi substituído por algo diferente.
*ciclo e não clico
teclado inteligente dá nisto ! 🙂
Aplico a tua “conversa” desse comentário ao tema do fim dos carros com motor de combustão, do fim da internet, do fim das câmaras localizadas e visíveis à frente nos smartphones, do fim das facturas em papel, …. São tudo tretas que a comunicação social faz questão de exagerar. Poderá acontecer um dia, mas até esse dia chegar ainda se vão passar algumas décadas (no mínimo).
Como é que as pessoas podem preocupar-se com a privacidade se são as primeiras a postar tudo sobre as suas vidas?
Portanto vão fechar por um problema que esteve exposto durante x dias, ninguém soube e ninguém explorou !
Na verdade acredito que tenham pressa de fechar para reduzir custos e arranjam falsos argumentos.
Não percebi, primeiro foram 500 mil utilizadores depois foram 52,5 milhões, mas na segunda foram menos do que da primeira? 500 mil é maior que 52,5 milhões?
Não entendi, peço desculpa…
“Foi no início de outubro que a Google anunciou que ia fechar o G+, porque tinha sido descoberta uma falha de segurança grave e que tinha exposto os dados de 500 mil utilizadores, que teriam dado acesso a 438 aplicações”
“Desta vez o número de utilizadores é muito menor, mas ainda assim rondou 52,5 milhões de contas.”
Deve ser desculpa para fechar o G+. É rede que não uso portanto não me afecta minimamente e não, também não uso Facebook portanto fechem-nas todas (se quiserem)…