EUA querem que a Google seja obrigada a vender o Chrome e abdicar do Android
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está a intensificar a sua ofensiva contra a Google. Quer aplicar medidas drásticas para combater o alegado monopólio da empresa no mercado de pesquisas. Segundo a informação mais recente, o DOJ quer levar a Google a tribunal para exigir a venda do Chrome. Somam-se a isso restrições ao Android e às práticas da empresa no domínio da inteligência artificial.
Google pode ser obrigada a vender o Chrome
Do que foi revelado, o DOJ argumenta que a Google monopolizou ilegalmente o mercado de pesquisas, prejudicando a concorrência e a inovação. Para reverter essa situação, o DOJ exige a venda do Chrome, um dos browser mais populares do mundo. Têm como objetivo de diminuir a influência da Google e abrir espaço para concorrentes no mercado de pesquisas.
Além disso, o DOJ quer limitar o domínio da Google sobre o Android. Assim, impedem que a empresa favoreça os seus próprios serviços em detrimento de alternativas de outras empresas. Por fim, o DOJ também pretende restringir as práticas da Google no campo da inteligência artificial. Isso para garantir que a empresa não utilize a sua posição dominante para sufocar a inovação.
A Google critica a ação do DOJ, considerando-a "uma agenda radical" que prejudicaria os consumidores. A empresa defende que o seu motor de busca alcançou a liderança pela sua qualidade. Além disso, indicou que enfrenta forte concorrência de outras empresas, como a Amazon.
EUA querem impor restrições no Android e na IA
Esta ação judicial contra a Google iniciou-se durante a administração Trump, que acusou a empresa de preconceito político. A Google tem planos para recorrer da decisão do juiz, que deverá ser anunciada em agosto de 2025.
O DOJ também considera outras medidas para combater o monopólio da Google. Como exemplo temos o fim dos acordos de exclusividade com a Apple e outras empresas. Estes garantem ao Google a posição de motor de busca padrão em diversos dispositivos.
Caso o juiz aceite o pedido do DOJ, a venda do Chrome e as restrições ao Android e à IA poderiam ter um impacto significativo no mercado de tecnologia. Isso abriria espaço para maior concorrência e impulsionando a inovação. A decisão final sobre a venda do Chrome dependerá da eficácia de outras medidas implementadas pelo governo.
A minha única curiosidade é….
Qual a diferença entre a Google e a Apple?
Ambas têm o meu leque de produtos, similares… A única diferença é que uma é mais fechada e é só para clientes Apple, e a outra é Open.
Acho mais que a Amazon é um monopólio que a Google ou a Apple.
Mas é a minha opinião.
Na Europa querem que a Apple se transforme numa Google, de abrir mais o seu sistema, nos EUA é o oposto….
Que eu saiba a Apple não tem motor de busca e não tem (ainda) AI 100% dedicada…acho que o foco é por causa disso (diria)
Algum nerd daqui sabe se apos o desaparecimento do linux havera outra alternativa ao windows?
O sistema Linux não vai desaparecer do pé para a mão.
E tens sim, o SO da Apple.
Alias o que não é baseado no Linux
dificilmente desaparece, já que existe muitas distros e é open source, por isso qualquer um pode pegar em algum projeto inacabado…..
Agora sistemas fechados, pode até desaparecer mais facilmente que o open source, a não ser que antes de cair abram o código a quem queira continuar o projeto
Tudo vai depender, a Google apoiou o Trump ou o lixou?
Tudo se vai resumir a isso, todas as empresas que tentar lixar o Trump ele não vai perdoar. “Facebook deve ter aquele rabinho apertado”.
+1
*tentaram
Nada de novo, a Microsoft também passou pelo mesmo. Qualquer empresa que queira aparecer, as grandes ou copiam as ideias ou compram a própria empresa.
É só estupido e se o fizerem vão acabar, com os mesmos.
Uma venda só ia mudar o dono. O produto ia ser o mesmo XD
o problema não é o produto e a concentração e o abuso da posição dominante que isso permite
Não me faz sentido algum.
Ainda percebo as empresas grandes não poderem adquirir outras por questão de monopólio, mas agora livrar-se de algo que criaram e teve sucesso?? A concorrência só tem de ser melhor, que culpa é q a google tem… Se entrar em falência a concorrência também não lhe vai pagar as contas de certeza
Ridiculo. Android e Chrome ate tem versoes de codigo aberto. Ja empresas como a Apple ou a Microsoft tem igual ou maior numero de servicos.
não tem nada a ver com abertura de codigo tem a ver com posição dominante, há muito que a google devia ter sido obrigada a criar mecanismos que permitissem maior penetração de mercado para outros motores de busca, mas faz exactamente o oposto, por isso ou levam com antitrust ou vendem o produto e perdem ecossistema
“que prejudicaria os consumidores” é a parte mais interessante de tudo isto, como se alguma vez uma entidade como a google e os seus acionistas estivessem minimamente preocupados com os consumidores… 😀 😀 😀
Para aqueles que esqueceram que a Google já não usa mais o moto “don’t be evil”, está aqui o portfólio onde eles já meteram os dedos…
http://Www.gv.com/portfolio
Até com bancos eles já estão metidos… a.k.a Monzo
Acho isto estranho, construiram todo um ecosistema para depois serem obrigados a vender ou abdicar daquilo porque tanto trabalharam para ter, as companhias têm por objectvo ser as melhores e dominar a sua área. construo uma empresa para ter sucesso para depois abdicar…?!?!
Em uma democracia idílica, nenhuma empresa privada deve ter mais poder que um governo…
O que tem o browser a haver com o motor de pesquisa? É possível usar o google enquanto motor de pesquisa noutro qualquer browser que não o Chrome? Há alguma lei que proíba outras empresas de criar alternativas ao Android ou ao motor de pesquisa da Google?
Aliás, no Chrome podes ter outro motor de buscar por definição. Na primeira instalação até dá a escolher vários. A questão é, nenhum outro é tão bom a encontrar coisas como o Google. Faço pesquisas no Bing e no DuckDuckGo e não chegam aos calcanhares do Google. Os outros se querem ter mais hipóteses, façam melhor. Se obrigarem a Google a vender o Chrome, estou mesmo a ver ficar com os chineses quaisquer como acontece com o Opera.
Exactamente, até me esqueci desse pormenor.
Tem concorrência, hehehe, só se for o Baidu na China!
Os EUA preocupados com estes assuntos?!
Estranho…
A Google abdicar do android? Concordo que é para ver se alguém pega no Android como deve ser. Quanto ao “vender o chrome” é preciso alguém quere comprá-lo LOLOLOL