EUA: Policia exige que a Google identifique quem pesquisa determinados assuntos
O Google é o motor de busca de eleição da esmagadora maioria da população mundial. E sabemos que lá são feitas pesquisas sobre tudo e mais alguma coisa, desde coisas úteis, curiosidades, até conteúdos e conceitos obscenos e ilegais.
De acordo com as informações, a polícia tem pedido à Google dados relativamente à identidade dos internautas que pesquisam sobre determinados termos específicos.
O Google é a plataforma predileta para realizarmos as nossas pesquisas. Mas a verdade é que poderá haver alguns termos dentro da ilegalidade ou não que nos podem deixar em situações complicadas.
No entanto nem sempre as empresas tecnológicas colaboraram com as autoridades, como aconteceu entre a Apple e o FBI no caso do ataque de San Bernardino. Mas uma nova informação poderá mudar a forma como vemos essa relação.
Polícia dos EUA pede à Google dados sobre quem pesquisa certos termos
Segundo o que foi possível determinar através de um documento judicial recentemente arquivado e disponível para consulta pública, a polícia norte-americana tem pedido à Google informações acerca da identidade dos utilizadores que realizaram pesquisas de determinados assuntos no motor de busca.
O documento está relacionado com uma situação que aconteceu no caso de Michael Williams, associado ao cantor R. Kelly que foi acusado de assédio sexual. Supostamente Williams terá provocado um incêndio no carro de uma testemunha do crime de R. Kelly, e a Google ajudou a detetar esse comportamento.
Ou seja, os investigadores do caso enviaram uma procuração à Google a pedir a lista de todas as pessoas que pesquisaram a morada da vítima, horas antes do incêndio no seu carro. E realmente o nome de Michael Williams constava na lista, mas com ele a privacidade e dados de outros internautas foram, assim, expostos.
Após esta divulgação, a polícia teve apenas que cruzar os dados da localização geográfica do smartphones do suspeito do crime.
Este requisito da polícia à Google pode ser inconstitucional
Segundo Albert Fox Cahn, diretor executivo do Projeto de Vigilância de Espionagem Tecnológica (STOP - Surveillance Technology Oversight Project), esta ação da polícia pode ser considerada inconstitucional:
Este 'mandado de palavra-chave' vai contra as verificações da Quarta Emenda acerca da vigilância policial. Quando um tribunal autoriza a divulgação de dados de cada pessoa que pesquisou por determinado termo ou endereço específico, é provável que isso seja inconstitucional.
Este caso é comparado aos também polémicos 'mandados geográficos', onde é pedida a identidade das pessoas que se encontravam em determinada área geográfica durante um período de tempo específico.
Por sua vez, o diretor departamento de lei e segurança da Google, Richard Salgado, diz que, nestes casos, é sempre exigido um mandado e as entidades são pressionadas para especificar sempre ao máximo o que pretendem, de forma a não serem divulgados dados em grandes quantidades sem necessidade.
Para além disso, Salgado explica ainda que estes pedidos de dados representam menos de 1% do total de mandados e são ainda uma pequena fatia dos pedidos legais gerais sobre dados de utilizadores que atualmente a empresa recebe.
Concorda que a Google forneça dados dos utilizadores às autoridades?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNet
Neste artigo: dados pessoais, EUA, Google, polícia, privacidade, Segurança
DuckDuckGo para que te quero
+1
o DuckDuckGo é melhor que a google em alguns aspectos. mas a verdade é que os servidores estao nos EUA… uma outra alternativa pode tb ser o Qwant
Ty
Eu uso Yandex, viva os russos.
Se fossem atrás de pedófilos, violadores, traficantes com estas informações é que eram finos…
Achas mesmo?
A Pedofilia através da Anarquia de extrema esquerda até está a um passo de ser legalizada….
E o povo, mesmo sendo contra, continua a votar nos mesmos ….
WTF?!
Já li muitos disparates, mas este seu comentário excede em muito o que sepode chamar disparate. Cuidado pó a mais pode provocar alucinação.
Ora vejamos:
Tratar os pedófilos como doentes mentais: Check
Soltar pedófilos: Check
Entregar crianças violadas pelo pai, ao mesmo após julgamento: Check
Não prender violadores, porque por ser um primo, pode ficar noutra casa e presume-se que não poderá ou irá ter contacto com a criança: Check
Sexualização de crianças nos filmes: Check
Sexualização das crianças nas escolas: Check
Aumento das penas e penas efectivas para pedófilos por exemplo, é uma miragem… coitadinhos dos pedófilos, que coitados são seres humanos (as crianças pela lógica da esquerda, são o bicho papão…)
Doutrinação nas escolas: Check
Plano da ONU para ensinar crianças tão novas quanto 2 anos a masturbarem-se: Semi-Check
Quanto à Parte da Anarquia, por parte da esquerda, ora vejamos:
Apoio a movimentos questionáveis
Apoio a associações questionáveis
Medidas a nível nacional para remover poder ao SEF e às polícias
Dividir para reinar, que é como quem diz, vamos criar ou incentivar o problema para depois moldarmos tudo à nossa ideologia quando e se formos governo!
Felizmente as sondagens cada vez mais retiram poder à extrema esquerda nacional…
Nem mais. Mas esquerda, direita, centro ou extremos vai dar ao mesmo, quem lá chega tem uma agenda a cumprir e à qual não pode se desviar.
Uma tal de Mirjam Heine fez há uns anos um TedTalk tão emocionante que só faltou dizer que crianças são as culpadas. Essa palestra foi apagada do canal Ted mas ainda se encontra noutros.
A primeira patente de adrenochrome (que muitos adoram) data de 1950, que significa ter sido criada provavelmente décadas antes. Adrenalina das crianças é obtida de formas muito além do mais demoníaco que alguém possa imaginar, e isso já foi notícia em vários meios televisivos europeus e internacionais, inclusive por agentes de investigação. Muito ficou por dizer da Casa Pia e há quem pense que era só ali e acabou.
+1
Brilhante
@Alexx isso do adenochrome já foi milhares de vezes desmentido e a origem do seu uso provém de um filme de ficção científica que um anormal qualquer criou uma história fake que se tornou viral ..
De resto, concordo.
Podias ter resumido o teu comentário a uma única frase: “Os comunistas comem criancinhas”.
TRUE
+1
extrema esquerda ( PS, BE, PC)
sem duvidas temos um a PR no Parlamento e uma candidata a PR da Rep com o tal Paulo Pedroso, Vergonhoso.
Tudo
Bruno M, Não foi o Ferro Rodrigues que andou metido na casa pia?
Da fama não se livra e é a segunda figura do estado, e que bela figura.
Representa bem a podridão deste país e desta gente…
Só apanham quem lhes interessa apanhar. Concorrência fora do sistema. Os piores estão isentos.
Google-a polícia da Internet.Estamos feitos ao bife. 😐
Só dizes asneiras… Quando não se percebe. Lê as notícias e informa te…
Vou deixar de usar Google!! Não quero que a policia dos EUA saibam que pesquiso sobre automóveis elétricos!! LOL!!
Os EUA sempre foram um pais, com a mania que são donos de tudo, não é de hoje. Se fores ver os diversos conflitos que já tiveram com vários paises e ainda hoje têm.
E a verdade, é que eles tem poder. Porquê? Os paises cedem! Se não cedem, eles tratam de criar pressão mental e física seja com ameaças, conflitos, acordos por ai fora!
Eles são PROS em fazer Mind-Games com paises e governos e também organizações. Sabem e são High Skilled nesses casos, estão muito bem preparados.
Por isso é que muitos paises com receio, encolhem-se fruto do medo e de perder certas regalias, ajudas ou acordos. No entanto o que muitos paises não sabem, é que é falso, é apenas uma sensação de segurança.
Na verdade os EUA pretendem ter controlo sobre tudo, e tentam criar medos ou incentivar organizações, empresas e paises a não fazerem o que eles não querem. Eles sabem como obter controlo, sabem criar pressão, criar medo e gerar o pânico.
As outras potências mundiais não agem da mesma forma?
… e o “%#$%#/&/*?) de malvas, não?
Mais um passo a caminho do fascismo
Eu não gosto dos EUA, por isso mesmo. Eles PENSAM que são REIS e DONOS de TODOS os paises no mundo inteiro
Criam pressão
Metem Medo
Tentam gerar o pânico
Ameaças
Avisos
Conflitos
Culpabilizar
Abandonar um serviço em prol dos seus interesses
Fazem Mind-Game e whack-a-mole nas pessoas e paises
Não gosto, nem nunca vou gostar dos EUA, não é dos Cidadãos. Mas sim do pais. Pensam que são os reis e que mandam em tudo, e verdade seja dita. Mandam! E não é pouco. Eles sabem fazer aquele whack-a-mole contra paises de forma a os forçar a aceitar uma condição seja ela qual for.
Não são donos de ninguem, o pior? É que muitos paises acreditam na boa fé dos EUA. Completamente mentira! Eles querem mandar em tudo, por exemplo a LEI DO DMCA, onde é que já se viu eles tentarem forçar ou pressionar alguem a ser extraditado para ser julgado no EUA?
Onde é que já se viu isso? Sinceramente, não faz sentido nenhum! Cada pais tem a suas regras, regulamento, leis!
São opressores, fazem-se de vítimas. Quando as vítimas somos nós, pessoas e outros países. Os EUA tem e sempre tiveram a mania de terem o rei na barriga, de serem os melhores, de terem a melhor medicina, de terem os melhores militares e tecnologias.
No entanto, grande parte disso é blaf. Não todo, mas grande parte sim. E os paises caem neste jogo mental, acreditam no que os EUA dizem, quando na verdade não é bem assim!
Isso viu-se com as Vacinas, Militares etc.
Não têm direito nenhum em obter dados de cidadãos Europeus que estejam fora dos EUA, não têm. É vergonhoso. Principalmente quando o pais em questão não pediu colaboração dos mesmos.
Basta ver os conflitos que tiveram com a Coreia do Norte, Rússia, China! São sempre ou quase sempre eles! Seja em conflitos, guerras, ameaças, pressões estão os EUA metidos, nem que seja a meter o bedelho onde não devem ou não são chamados.
Tentam mandar em organizações, tentam forçar a Europa a aceitar coisas que não fazem sentido!
Alternativas?
DuckDuckGO
Starpage
E mais neste sites
https://privacytools.io/providers/search-engines/
Por isso é que não uso:
VPNs registadas nos Estados Unidos
Tento limitar ao maximo ou no que puder serviços que estejam alojados no EUA (obvio que não se pode evitar tudo, ex Facebook, Microsoft)
Não uso alojamentos ou servidores nos EUA
Não gosto, nem vou gostar tão cedo. E venha quem vier, pode criticar a vontade. A minha opinião não vai ser mudada.
Achas que o problema está nos EUA?
A China já faz isto há anos e nunca ninguém levantou uma palha. Em Portugal já tens monitorização do discurso (dizem de ódio mas para lá chegar tens de monitorizar o discurso). – já tens malta que é despedida do emprego e com problemas legais por causa de coisas que disse/escreveu numa rede social. Achas que é um problema do outro lado do Atlântico?
A única “vantagem” que os EUA têm é que a google está lá sediada mas nada impede uma google de vender essa informação a terceiros. E quem diz google diz facebook, twitter, amazon, etc… Até o próprio PPLware pode pegar aí no teu comentário, e no email (Caso coloques) e dar À policia e dizer “este individuo fez este tipo de discurso”.
O problema é Global e todos os governos andam a entrar por aqui, principalmente com a desculpa do politicamente correcto, do ódio, xenofobias, ou a antiga do “anti-terrorismo”. E nós, ingénuos, andamos a aceitar isto porque muitas destas medidas apelam ao sentimentalismo e à vitimização das pessoas. Vais para a rua protestar contra o discurso de ódio tens governantes a começar a monitorizar o discurso. De quem é a culpa? Nossa.
Joseph Goebbels ia ficar tão orgulhoso do mundo em que vivemos hoje…
Eu sei que a China também o faz. Mas os EUA sempre foram e sempre vão ser os pioneiros em jogos mentais. Eles são bons nisso e tu sabes bem disso.
E sim sei tudo disso da Google, Facebook, Twitter… como disse o que se puder escapar, escapa-se. O que não se poder, é evitar ou usar se for mesmo preciso.
Enquanto ao ódio, o que pode ser considerado ódio para ti, pode não ser considerado para outros.
Textos são textos, transmitem sensações de humor. Mas não transmitem a realidade, posso escrever um texto com poema amoroso, mas o que queria transmitir não era nada amoroso mas sim algo em tom sarcástico.
Por isso, essa do “monitorização do discurso” não vai muito alem disso.
“Por isso, essa do “monitorização do discurso” não vai muito alem disso.”, mas é isso que está a acontecer e admira-me não teres desenvolvido o tema; dado que muitos paises estão a entrar por aqui – monitorização do discurso com a desculpa do “ódio”. Quem define o que é discurso de ódio, um comité preso pelo politicamente correcto. Queres isso? Acho que não mas muita gente quer. Daqui a nada nem uma guerra Microsoft versus Linux podes ter porquel algué mfica ofendido.
Por falar nisso! Tive de mudar o nome de um fichiero de “master” para “primary” porque alguém da empresa disse que Master tem conotação negativa. Bem-vindo ao novo mundo. Isto é geral… EUA só aparecem mais na TV …
mas deixaram-te ficar com o slave?
nem sequer tenho referencia a slave – por isso a analogia com a conotação negativa só está mesmo na cabeça da pessoa 😀
a diferenca é que a China, ou paises como a China fazem isso á descarada. toda a gente sabe com o que contar. Já os EUA sao projectados como os salvadores do mundo e da liberdade de todos, quando na verdade tentam controlar o mesmo auq a China.
E sim, por serem um país democratico e tao mediatico, incutem muito o medo e a inseguranca.
^ isto! ^
Esqueceu-se das denúncias do Snowden?
Os EUA espionam todo mundo há muito tempo, só que as denúncias e provas apresentadas são convenientemente “esquecidas” pela mídia ocidental, ao mesmo tempo que é feita uma constante campanha contra os países que não são capachos das potências ocidentais, campanhas essas recheadas de mentiras e distorções.
Lol o que a China faz ou deixa de fazer em termos de espionagem e controle a nível digital ou fora do digital, aprendeu com os melhores.. isto é, com os EUA claro. Acho que isso diz tudo. É um problema global correto, mas é preciso saber identificar quem lidera o problema, e quem contribui mais para o crescimento do mesmo, e até quem o criou lol.
DuckDuckGO Based on USA x’D Nuff said
ha outras alternativas baseadas na Europa:
– Qwant (Franca)
– Swisscows (Suica)
– …
A Sic e Tvi já são canais oficiais do partido do poder em terras tugas. A pressão é enorme. Não é preciso ir mt mais longe.
Só? Então os tres grandes do futebol, não?
Aprovado pela PIDE.
A única hipótese de não ser espiado eletrónicamente, é mandar o computador/smartphone/etc pela janela, e voltar para a caverna. Como isso não é opção, a ideia é proteger ao máximo a nossa privacidade, tipo Snowden. Se não podem ir tão longe, diminuam ao máximo a telemetria do windows, encriptem email com PGP e disco rígido mas com VeraCrypt não com o bitlocker, usem Signal e telegram, e claro, larguem as redes sociais. Não resolve tudo. Mas dá uma ajuda. E obviamente como já foi dito, DuckDuckgo como motor de busca e mandem passear a Google.
Digo eu, estar a falar de PGP, Veracrypt, Tails, Duckdukgo, Signal, XMPP, Qubes e outros, para o tuga normal que só quer é meter fotos do rabo no facebook e quejandos, é literalmente pior que pregar no deserto.
As pessoas, pura e simplesmente, não querem saber.
Mesmo as nossas ditas elites, ou merdites, não percebem nada de nada.
O Rui Pinto, que entrou nas caixas de email não sei de quem e andou lá a ver o que queria só conseguiu isso porque tudo foi facilitado.
Estivessem os emails encriptados com PGP e ele lia coisa nenhuma.
Aprender a usar o PGP é coisa para 15 minutos, não é preciso mais…
Confesso que me assustei quando li que o director do departamento de lei e segurança da Google se chama Richard Salgado 🙂
É realmente preocupante, nunca o trabalho de Orwell esteve tão pertinente.
No entanto, não se iludam que é só com os USA, é preciso ter ainda mais cuidado com a China.
Aí a que te enganas toma cuidado é com os EUA pois eles fazem papel de vítima. Quando são muitos dos casos os verdadeiros culpados.
A China já nem isso esconde… Já os EUA vivem da imagem de vitimização
Vê como vivem os cidadãos comuns nos EUA e como vivem na China.
Vê também como funciona a Internet num e noutro país, assim como a imprensa, por exemplo.
Principalmente com o 5G, já são várias as mulheres que engravidaram devido á dita rede, deve ser por telepatia.
O titulo da noticia podia ser “Policia promove o uso do motor de busca Duck Duck Go”.
Não sabia que o Mágico dos Bancos é um dos responsáveis da Google, até alterou um pouco o nome, para ver se passa pela névoa.
DuckDuckGo a melhor alternativa aconselho a troca deixar de sustentar esses monopolios cheios de segundas intenções
E infelizmente hoje em dia ja nao ha buraco onde nos possamos esconder. Big brother esta em todo o lado. Em relacao aos paises sim o mais descarado e os EUA mas outros tambem nao ficam atras, apenas sao mais sublimes nessas atitudes. Infelizmente nenhum governo dos paises quer saber do povo para nada. Muito menos proteger o cidadao. Por isso ate fico com medo se algum dia meia duzia de paises decidirem se reunir e meter-nos na ordem, estamos fritos. Este virus a meu ver parece-me o pontape de saida. E o comeco de algo que ainda esta para vir. Tomara que me engane.