Estará o motor de pesquisa Google a morrer?
Quando pensamos em fazer uma pesquisa na Internet, imediatamente surge o Google como meio para o fazer. É certo que este não é motor de pesquisa único, mas é o mais usado a nível global. Os resultados de pesquisa no Google estão, no entanto, cada vez mais minados por publicidade e por resultados que parecem não fazer muito sentido, por causa dos artifícios do SEO.
Perante isto e por mais alguns fatores, será que é prudente dizer que o Google está a morrer?
A pesquisa na Internet é dominada pelo Google. Segundo os dados da StatCounter, em 2021, o Google foi usado em Portugal para 94,6% das pesquisas, seguido do Bing com 3,55% e do Yahoo com 1,14%. O Petal Search da Huawei arrecadou 0,06% das pesquisas. Ainda assim, é possível vermos uma ligeira descida no recurso ao Google ao longo do ano, com o Bing a ganhar terreno.
A nível global, o Google continua a dominar com larga distância da concorrência, mas a sua quota é, no entanto, mais baixa (86,19% em dezembro de 2021). O Bing ronda os 7% e a tendência é claramente crescente.
Find more statistics at Statista.
É importante olhar para esta evolução e compreender que a Microsoft tem feito um trabalho importante, captando cada vez mais utilizadores para o seu browser e respetivo motor de pesquisa.
Mas, apesar desta ligeira descida do Google, parece incorreto falar numa morte do motor de pesquisa. Então, porque é que este é um tema a ser levantado?
Google Search Is Dying
O site DKB escreveu um artigo onde explana alguns argumentos que tentam mostrar que a Pesquisa Google está a morrer. A publicidade e o trabalho no SEO estão, cada vez mais, a oferecer resultados de pesquisa que nem sempre respondem às necessidades dos utilizadores. Mas o site ainda aponta o Reddit e o seu crescimento como um fator a ter em consideração.
É mesmo referido pelo DKB que "o mecanismo de pesquisa mais popular hoje é o Reddit" [a olhar para os Estados Unidos] e que a Google iniciou um declínio que pode acabar por matá-lo.
A publicidade e o SEO
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que numa tradução literal para português significa "Optimização para os Motores de Pesquisa". De forma resumida, o SEO é um conjunto de ações destinadas a melhorar a posição de uma página de um website nos resultados de pesquisa dos motores de pesquisa para os termos específicos escritos pelos diferentes utilizadores. O objetivo será amplificar a visibilidade de uma marca, do tráfego na página, a possibilidade de monitorização e ainda aumentar conversões.
Assim, com mestria, é relativamente simples manipular o algoritmo do Google. A otimização dos resultados de pesquisa é para muitas empresas um investimento, com especialistas dedicados a esta função, de forma a que aquilo que oferecem surja no topo das pesquisas. Este é um trabalho contínuo porque o algoritmo da Google é ajustado com frequência.
Já a publicidade oferecida pela Google nas suas pesquisas tem vindo a crescer e, a reboque, têm sido avançados inúmeros processos de anticoncorrência na Europa (e não só), com empresas que garantem que estão a ser prejudicadas pelo mecanismo da Google.
Então, estes dois fatores estão a ser apontados como os principais para o declínio das pesquisas no Google.
Num caso prático, ainda há dias, uma amiga comentava que queria fazer compras numa determinada loja online e, como a maioria das pessoas, escreveu o nome da loja no Google e abriu o primeiro resultado que "tudo" indicava ser o da loja. Ao abrir cai num site com logótipo da marca, com categorias de produtos e preços bastante baixos. Enche o carrinho das compras e quando tenta pagar não conseguia perceber onde deveria colocar os seus dados. Acabou por perceber que estava num site falso da marca.
Na verdade, o primeiro resultado que surge no Google é o associado a um anúncio, e apenas o seguinte leva para o site real da marca.
Depois há o fator de "inteligência" do Google que tende a dar-nos resultados com base nos nossos hábitos, dada a monitorização constante daquilo que fazemos na web e, nem sempre, o que se quer receber está em consonância com as nossas preferências ou ações.
Mas onde é que entra o Reddit?
Os argumentos anteriores parecem, em boa medida, fazer algum sentido. Se os resultados de pesquisa tendem a ser cada vez mais fracos, há a probabilidade de uma parte dos utilizadores migrarem para outros motores de pesquisa, à procura de melhores resultados.
No entanto, daí até a um estado de quase morte vai uma longa distância, principalmente considerando a sua relevância no segmento.
Mas nos argumentos do DKB, o surge o Reddit como opção. Recorde-se que o Reddit é um fórum, mais como uma rede social, e não um motor de pesquisa. Contudo, esta é a rede que ao longo da sua existência mais tem crescido de forma constante, nas próprias pesquisas do Google, ao contrário de todas as outras redes mais populares que estão disponíveis... ou que até já desapareceram depois de uma enorme popularidade.
Quer isto dizer que as pessoas usam cada vez mais este fórum para encontrar os assuntos do seu interesse. Uma vez mais, não deveremos ver o Reddit a mudar o seu foco para o de motor de pesquisa, até porque não é isso que atrai cada vez mais utilizadores em todo o mundo.
Por outro lado, é um facto, de que o Google está cada vez mais a oferecer resultados orgânicos de baixa relevância e mesmo em quantidade, sendo muitas vezes o utilizador prejudicado pelos artifícios do SEO e dos próprios anúncios publicitários.
Considera que a Pesquisa Google está a ficar cada vez mais fraca em termos de resultados de pesquisa ou, pelo contrário, considera que o serviço está a responder cada vez melhor aos seus pedidos?
Este artigo tem mais de um ano
Nem aparece o Duckduckgo ? Já o uso há anos.
+1
-1=0
0 – Fo = 0
(+1-1)+1=1
No link com os dados relativos a Portugal aparece. Segundo é indicado o DuckDuckGo foi usado em 0.43% das pesquisas, sendo que é notória uma tendência de ligeiro crescimento.
Algo que basicamente ninguém usa é irrelevante
Irrelevante
Que usa o motor do Bing….
(y)
Não concordo. Por outro lado, eu uso um adblocker que retira os sites de publicidade das pesquisas Google, por isso só vejo “o sumo”, e a minha experiência de uso do Google não será a mais realista.
Ás vezez experimento outros, mas acab o por voltar sempre ao Google; não há comparação possivel na qualidade dos resultados, o que procuro está quase sempre nos 3 primeiros resultados e raramente tenho de ir à segunda página. Não conto com os primeiros resultados, de publicidade, porque nem sequer olho para eles.
Muitas das vezes o Google é melhor para encontrar o que quero em sites especificos, do que os motores de busca dentro dos próprios sites.
+1
-2
eu pessoalmente odeio o Google pela, privacidade, cookies e publicidade por isso e q prefiro outros motores de pesquisa como o DuckDuckgo ou actualmente o Qwant, q sao tao bons como o Google, em todo o sentido.
cookies? não entras em nenhum site portanto ahah
DuckDuckgo
+1
-3²
DuckDuckgo, Qwant, respeitam privacidade e não veem carregados de publicidade
que artigo tao mesquinho portanto o Google rebenta 86% contra 7 do segundo e dizem que está a morrer ahahah logo aqui alguma coisa está errada depois querem apresentar uma alternaiva que nem é uma alternativa, quanto aos anuncios concordo mas como toda a gente usa adblock nem é bem uma questão. Quanto aos 7% do bing foi o pessoal que quando abriu o edge e demorou um tempo até meter a predefiniçao como google.
Os resultados do google há muito que deixam a desejar. Ultimamente tenho usado o DuckDuckGo com muita frequencia…
Ainda assim a pior pesquisa é o do Youtube. Os resultados são completamente inúteis!
Quando tento pesquisar alguma coisa, faço-o no google e limito os resultados aos vídeos do Youtube.
Novidade…..
Agora o youtube e um motor de busca…..
DuckDuckgo 😉 é extremamente raro pesquisar no Google.
o que uso no Google é apenas a pesquisa por imagens.
Já não há paciência para tanta publicidade, é no Google, é no Facebook, é aqui no Pplware 🙂 é por todo o lado.
E depois desativamos , ou ocultamos e voltam a ser ativados e a aparecer.
Publicidade? eu nunca recebo publicidade desses sites, certamente o segredo está no browser que usa.
Como achas que os sites como Pplware ganham dinheiro?
https://www.qwant.com bom nos resultados das pesquisas, graficamente agradável e é europeu.
Não conhecia. É agradável. Vou experimentar. Obrigado pela sugestão
Aqui está outro tema para me divertir com os comentários, tal como win e linux. Discutir, passe o termo, com seguidistas é obra mas dá para rir.
Só não é mais comédia que os comentários em publicações sobre radares de velocidade
Confere. Muitos haters (os charlots do seculo XXI) e sem noção de copywright e afins.
Já agora Google e Microsoft, em termos de relativa privacidade, é de fugir.
“[…]será que é prudente dizer que o Google está a morrer?”
Com uma frase bombástica como esta acho que não é prudente usar a palavra prudente.
A Google tem o monopólio, assim como o Facebook e apps associadas a nova Metaverso, também tinha até começar a ter o prejuízo aproximado de 177 mil milhões de euros, é demasiado poder na mão de 1/2 dúzia, leva tempo mas eles caiem todos……
Morrer?? desdd 2010 até hoje nao arreda pé…
Nunca na vida,era só o que faltava.Quem nos tira o Google Search tira-nos tudo.Ele é a verdadeira “enciclopédia”,salvo seja. 🙂
Em média as primeiras 6 entradas que me aparecem são publicidade. Tenho que fazer algum scroll para ver resultados de pesquisa a sério. A juntar a isto há anúncios para domínios xyz (duvidosos à partida), e no youtube crescente anúncios, dobrados em português Portugal, de russos que dizem que ganharam milhares em 24h, guess what, de links com extensão xyz… A Google tem muito que trabalhar muito a parte dos anúncios, nomeadamente aceitação de anúncios…
Duckduckgo e não precisamos de mais nada. Rápido, seguro, sem seguir as nossas pesquisas e quase sem publicidade !
A Google continua a ser o melhor motor de busca. Os outros são praticamente invisíveis e desmotivantes.
Adoro a Google!
Há anos que eu uso o meu pato
ainda há duvidas?
so DuckDuckgo 🙂
Uso mais o Bing do que o Google, porque o Google esconde resultados por exemplo de torrents mesmo que sejam dados legais, como por exemplo Open Source. Uso Linux por isso o Google não vale muito para as minhas pesquisas legais.
Para mim o maior problema do Google é ignorar que estou em Portugal e a maioria dos resultados serem do Brasil e/ou “em brasileiro”. Dado que muutas das minhas pesquisas são técnicas, osbresultados do Brasil são irrelevantes. E acaba por ser irritante estsr semprr a utilizar ‘flags’ para filtrar os resultados. O algoritmo de resultados com base em pesquisas anteriores ou conversas (sim, conversas) é muito fraquinho: não me dá os resultados que procuro quando preciso e enche-me de publicidade de coisas que já não preciso porque entretanto encontrei o que queria. Enfim, tenho utilizado cada vez mais o DuckDuckGo e o Reddit.
Sim, o uso do português do Brasil popular é muito difícil de aguentar para nós, Portugueses. Mas o que podem fazer menos de 10 milhões de Portugueses a 214 milhões de brasileiros?
Penso que é um mito esse estudo. Tudo o que pesquiso encontro.
Ainda tem gente que acha que a google só tem o motor de busca.
A morrer estão os títulos dos artigos da pplware