Centenas de contas de YouTube roubadas estão à venda na Dark Web
Vários fóruns e plataformas de hackers têm sido recentemente assolados com várias publicações em que são vendidas contas do YouTube que foram invadidas e roubadas.
São centenas de contas roubadas à venda na Dark Web, acompanhadas de uma extensa lista com dados de login dos donos dessas mesmas contas.
Centenas de contas do YouTube roubadas estão à venda na Internet
Os fóruns de hackers ou sites do mesmo género têm assistido a um crescimento de atividade ilegal nos últimos dias.
De acordo com o que foi analisado e concluído pelo site IntSights, estas plataformas têm sido inundadas com a venda de centenas de contas do YouTube que foram invadidas e roubadas por hackers.
Normalmente já era costume uma vez ou outra surgir este género de publicações, mas mais recentemente essa quantidade aumentou significativamente.
Para além das contas, os hackers também disponibilizam extensas listas com dados de login dos seus proprietários.
O roubo de contas do YouTube dá aos cibercriminosos uma boa oportunidade de ganhar dinheiro fácil, através da venda, chantagem ou esquemas fraudulentos.
Já quanto ao preço destas contas roubadas, varia consoante a quantidade de seguidores. Por exemplo, o preço inicial de um canal com 200.000 subscritores é de cerca de 1.000 dólares, perto de 900 euros.
Mas mesmo uma conta com menos seguidores já pode render uma boa quantia aos hackers.
No que respeita aos métodos de invasão das contas, na maior parte das vezes os cibercriminosos levam os donos dos canais a fazer download e instalar software malicioso.
Um fórum em concreto decidiu criar uma rápida sondagem onde questiona se o tema das contas do YouTube roubadas é do interesse dos membros da plataforma. Curiosamente a maioria respondeu afirmativamente.
Certamente que este foi um duro golpe para todos os proprietários de contas da mais popular plataforma de streaming de vídeo. Resta agora esperar que consigam recuperar os seus canais, ou criar outros do zero.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Intsights
Neste artigo: contas roubadas, hackers, Youtube
Os amigos do Rui Pinto voltam a atacar! Agora é todos os dias! Soltem os criminosos…
Na boa não sei como existe quem defenda estes tipos que roubam bancos, tentar extorquir milhões a empresas, etc…
Concordo consigo pelo facto de ter falado em extorsão…
Tentando resumir é a diferença entre um hacker white,gray e black hat.
Todos aqueles que tenham essa atitude deveriam estar presos no mínimo… Obter informações confidenciais sem autorização e expor para benefício social é uma coisa, extorquir é outra completamente diferente…
Eu sei que ele disse que é mentira e que só queria “enterrar” mais as empresas/clubes/etc envolvidos mas sinceramente a mim não me convence. Contudo é a minha opinião claro!
Concordo consigo mas o conteúdo roubado devia valer como prova , de maneira legal ou não o crime existe logo o criminoso deveria ser preso também.
O método de obtenção dos dados é do costume, oferecem dinheiro aos youtubers para promover um software, eles caiem na tentação e instalam o software na máquina que usam e pronto está feito um scan é feito a criptomoedas, print screen ao desktop, scan de ficheiros com contas, e todas as passw armazenadas nos browsers e cookies, dados da máquina etc…
YouTube Hacked…
Que Hacked?!?!?!
Se alguém realmente fizesse um hack a uma dessas “grandes empresas tecnológicas” era considerado um Deus… (Ironia mas acho que dá para perceber)
O que foi hackeado foram os equipamentos dos clientes e não os servidores…
Há anos que o pessoal faz este erro e depois as pessoas que percebem menos disto, ficam na ideia que o problema/falha é das empresas e não deles…
Quando na realidade mais de 90% dos casos são por culpa do utilizador e deveríamos demonstrar isso mesmo, para os utilizadores aprenderem a usar as coisas em condições!
Armam-se em ignorantes instalam o software sem confirmar a fonte e depois perdem as contas. Não tenho pena nenhuma.
Já ouvi um youtuber a falar disso, que queriam pagar-lhe para ele mostrar um software… mas aquilo era um programa para furtar-lhe os dados da conta do Youtube.
O problema disto, é que mesmo quem tenha aquelas chaves de segurança FIDO/ FIDO2 não estará a salvo porque o programa maligno estará na mesma máquina utilizada para aceder às contas o que significa que poderá obter mais acesso do que normalmente teria se não tivesse acesso directo.
Aqui seria necessário algo como o SQRL (Secure Quick Reliable Login) em um dispositivo dedicado, e é claro que o serviço online não permitisse modificar partes críticas sem interacção explícita através da funcionalidade “ASK” para questionar o utilizador de forma segura de que deseja efectuar operações críticas (mudar senhas, e-mails de recuperação, mudar números de telefone, etc.)
Youtube = Google
Então não está em risco muito mais do que o Youtube?