Xiaomi prepara-se para redesenhar o smartphone
O segmento dos smartphones recebeu uma grande novidade principalmente no último ano. Os smartphones dobráveis finalmente chegaram e vieram criar novas necessidades ao público. No entanto, em termos de design, não se assiste a mais nenhuma verdadeira revolução há muito tempo. Mas a Xiaomi poderá estar a preparar-se para mudar isso.
Imagens recentes, divulgadas na Internet, poderão revelar um novo caminho a seguir.
Os conceitos criados pela Xiaomi
É impossível não olhar para os smartphones de hoje e não ter a Xiaomi e o seu primeiro Mi MIX como referência no fim das grandes margens dos ecrãs. A empresa chinesa tem conseguido reinventar-se e oferecer aos utilizadores alguns produtos verdadeiramente distintos.
A preparar o futuro, em breve, poderá ser apresentado um modelo totalmente distinto daquilo que existe no mercado.
Uma nova patente registada pela Xiaomi foi revelada e detalha um smartphone envolto em ecrã, com uma enorme câmara da 108 MP, que ocupa cerca de um terço da zona traseira do equipamento.
Um smartphone envolto em ecrã
Esta não é propriamente uma novidade no universo Xiaomi. No ano passado a Xiaomi apresentou o Mi MIX Alpha, ainda que sob a forma de conceito. A verdade é que este smartphone ainda não chegou ao mercado, muito provavelmente, por causa dos desafios de produção que um design daqueles exige.
A proposta agora é ligeiramente diferente. Aparentemente, o ecrã frontal acompanha apenas as laterais do smartphone. Já na traseira, surge um ecrã independente. É ainda na traseira que surge então uma enorme câmara.
Esta configuração fará, portanto, com que o smartphone não necessite de ter câmara frontal. Assim, o ecrã junto à grande câmara será suficiente para captar selfies.
A câmara única para os mais diversos cenários
Hoje temos os smartphones a apostar em 3, 4 e até 5 câmaras que funcionam de forma conjunta para captar diferentes momentos. Contudo, a proposta da Xiaomi é diferente e assemelha-se mais a uma máquina fotográfica. Ou seja, existe uma única câmara com uma lente grande extensível. Podemos ter neste caso um zoom ótico de verdadeira qualidade.
Existem outros desafios a considerar num smartphone com estas características, nomeadamente a sua durabilidade. Mas é algo que só depois de existir um modelo real é que se pode avaliar. No entanto, contando que estamos perante uma patente, existe a probabilidade de tal nem chegar a acontecer.
Este artigo tem mais de um ano
O Sony Ericsson P1 do passado ti há esta marca cara, claro guardadas as limitações da época.
Se dantes se usassem 2 ecrãs, a nova tendência seria passar a ter câmara frontal para que não fosse necessário virar o telemóvel…
Agora vai ter anuncios na parte de frente e na parte de trás ahahahha
Agora a sério, gosto muito dessa ideia de ter um display na parte de trás, selfies, video chamadas e snaps de alta qualidade sem ter que usar tecnologias bizarras de cameras debaixo do display com qualidade horrível.
Depois de aumentarem o número de lentes na traseira do telemóvel, está na hora de começar a reduzir, conforme se pode ver pela imagem
Ou então começam agora por uma câmara apenas com um preço de 1000€, para depois ir aumentando até ás 5 câmaras (+1 por ano) para chegar aos 1500€ daqui a 5 anos..
O melhor smartphone é o que consegues ter muitos anos
Ora nem mais. A obsolescência programada trás muitos problemas, como gastos desnecessários e excesso de poluição.
*traz muitos problemas
Fora;!!!! Oxalá saia mas sem o ecram atraz, não faz sentido, mas adoro ver uma só mas boa lente! Xiaumi sempre inovar!!
Steve Jobs está a renascer na China!!!! Kkk
o problema num é a renovacoa, de designer de algo que ja exite, e sim a aceitacao dos usuarios
Andamos a escrever mau português…
É muinto bonito, se fore asim vou comprar um, xoimi sempre a inobar
Não percebo a ” Estória” dos Xiaomi’s e a publicidade??? Tenho um mi mix3 e não tenho nenhuma !!! E antes tive mi A2 e também não tinha… será que tenho que ir a Fátima agradecer tal milagre de ser tão iluminado
Aparecem nas aplicações da xiaomi, por exemplo quando vais abrir o Mi Video ou dentro da aplicação Segurança.
SCP …Epá continuo a não ver nada de publicidade embora não utilize o leitor Mi video estive a testar e nada de pub tenho a Miui 11 global de origem com Android 10 ( estou á espera da Miui 12 ) no Mi A2 só tive de desligar as recomendações e tudo limpinho. Neste Mi Mix3 não fiz nada e Pub nem vê-la.
Falando agora do artigo, de que vale o número de câmeras se o programa/algoritmo não for muito bom… vou dar o meu exemplo, fotos do meu Mi Mix3 com o programa de origem tira fotos muito boas…MAS com a apk da Gcam da Google o algoritmo é tão bom que tiro fotos de noite que parecem de dia ,por alguma razão o pessoal só comprava os Pixel Google por causa da Gcam , portanto acredito que o futuro seja menos hardware e mais software (investem menos e ganham mais).
não há identidade com tanta mudança
Todo o mundo é composto de mudanças, tomando sempre novas qualidades”, Luís de Camões.