Will.i.am – De pulso em pulso chega o Pulse
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
São muitos os dispositivos móveis que têm sido lançados recentemente, desde Tablets, Smartphones, Meias Inteligentes, Relógios Inteligentes, entre muitos outros. Mas o que vamos falar neste artigo é de relógios inteligentes.
A Samsung já apresentou o seu, a Apple começará a comercializar o seu em breve, a Google está a desenvolver um sistema operativo para o seu relógio inteligente em conjunto com a Motorola e a LG e até que chegamos ao Pulse.
Mas o que é o Pulse afinal?
O músico e empresário Will.i.am, apresentou esta quarta-feira, na conferência Dreamforce Salesforce em San Francisco com o apoio de cerca de um ano do CEO Marc Benioff, um dispositivo de seu nome Pulse.
Segundo o músico e empresário, Pulse poderá fazer tudo que um telemóvel faz actualmente.
Pulse é semelhante a um relógio inteligente e foi projectado para ser usado pelos consumidores durante todo o dia. Pulse tem 1 GB de memória, 16 GB de armazenamento, Wi-fi, Bluetooth, pedómetro, acelerómetro e é capaz de executar uma mão cheia de aplicações, aplicações como Twitter, Telefone, Fitness e Mapas.
Além disto, Pulse executa um sistema operativo próprio, tem um ecrã curvado, tem um design elegante e está disponível em várias cores, envolvendo o seu pulso como se tratasse de um manguito.
"Isto não é um relógio, é um novo tipo de comunicação no seu pulso"
Ao contrário dos convencionais e recém-lançados relógios inteligentes, o Pulse permite a realização de chamadas sem ser necessário possuir um telemóvel. No entanto nos EUA irá necessitar de um pacote de dados da AT&T e no Reino Unido vai necessitar de um pacote de dados da operadora O2.
Este é um dispositivo semelhante a muitos outros, sendo um dispositivo que utiliza uma série de aplicações, tendo parcerias com a empresa Humin para a aplicação de gestão de contactos e com a Esri para a aplicação de mapas.
Fora da música Will.i.am tem estado também muito activo no mundo das tecnologias, tendo sido o co-fundador e investidor da Beats Eletronics e também, a cerca de dois anos atrás ter criado uma caixa que envolveria o iPhone transformando-o numa câmara fotográfica com um teclado slide.
Num mar de concorrentes no mercado dos dispositivos móveis, será que o Pulse será suficientemente forte para digladiar com os seus concorrentes directos? O que é que o Pulse faz que os outros dispositivos não fazem?
Este artigo tem mais de um ano
Estanque!
Preço?
Estive aqui nesta conferência posso garantir-vos que de todas as apresentações de gadgets, esta foi das mais interessantes.
O Will I am até chorou de emoção próximo do final quando apresentou uma das programadoras, que faz parte de um grupo de inclusão social que o músico apoia pessoalmente.
Quanto ao equipamento, do que eu ouvi, o pulse terá vários modelos para diversos mercados:
– Luxo: Quem dá importância à moda (tem um modelo com diamantes e outro banhado a ouro)
– Sports: Praticantes de fitness/running/etc. (dadas as funcionalidades telemétricas e de integração com apps)
– Lifestyle: Gadget’s lovers / Músic lovers
Uma feature que causou surpresa foi o “Vibe” – Software de reconhecimento de emoções a partir de voz numa chamada. Ele deu o exemplo da namorada.. em que ele recebeu uma notificação de low vibe e perguntou “O que se passa?..” e depois arrependeu-se de ter perguntado..
Outra feature que fiquei impressionado foi a “Aneeda”. Tem a ver com pedidos.
Está relacionado com a forma como se diz, em Inglês, o inicio de cada frase com um pedido “I need…”. Exemplo: “I need to know my schedule” e o puls responde.
Muito “Siri like”, mas o nome é mais original.
Por fim, aquela que me pareceu mais inovadora foi a forma como a bateria se recargarrega. É através de movimento. Cada vez que a manga arrasta sobre a superfície do puls são carregados 2 minutos de autonomia. Interessante não?
Este puls tem um vidioclip de promoção exclusivo, que “prendeu” muita atenção passou nos ecrãs gigantes.
Podiam dedicar também uma notícia ao próprio Dreamforce 2014.
Foi muito melhor do que o da Oracle (umas semanas antes no mesmo local) e muito mais diversificado, pois estiveram presentes inúmeras empresas com soluções, não exclusivas para salesforce, muito interessantes.