Apple desenvolve cartão SIM multi-operadora


Destaques PPLWARE

73 Respostas

  1. Mota says:

    Finalmente uma inovação da apple este ano!

    Gostei, espero que algo semelhante chegue a Portugal.

    • Mario Lopez says:

      Apple revoluciona, os choroes do dual sim agora que comprem iphone porque androids dual sim ainda sao piores que os normais.

      • Nuno Vieira says:

        Aqui está uma forma de apanhar um fanático por uma marca. Aquele que nem se dá ao trabalho de ler a noticia. Este cartão não permite estar ligado a duas redes ao mesmo tempo, ou seja, nunca será substituto de um dual-SIM. Permite sim é mudar de tarifário e operadora sem ter que mudar de cartão.

        • Mario Lopez says:

          chora e vai comprar um ipad pa ver se passa

          • Bob says:

            Mario Lopez….. novamente, é um cartão multi operadora, e não substitui dual-sim de nenhuma maneira. E um ipad também não te resolve o problema do dual sim. Ficaste sem argumentos?

          • Balmer says:

            Troll, ou pura ignorancia?

            Caso não tenhas lido a noticia, ou realmente até nem percebas o que é um SIM multi-operadora, este tipo de SIM não altera a necessidade de dual-SIM.

            Telemóveis com dual-SIM têm sistemas de comunicação individuais para ter dois SIM sempre em stand-by para receber/fazer chamadas ou SMS. O SIM não serve de sistema alternativo de comunicação, logo nestes SIMs só podes escolher uma ou outra operadora, a outra ficando inactiva (não recebes SMS, nem chamadas).

            Dito isto: A Apple não revoluciona grande coisa. Alias, nada. SIMs multi operadora já existem aos anos a suportar 8 números/operadoras pelo menos (Sei porque sou dono de um e utilizava o mesmo para ter um SIM TMN para chamadas e um SIM Vodafone para dados num unico SIM).

            O que a Apple fez no entanto é acordos com as operadoras para o processo de preparação do SIM ser muito mais simplificado (assim espero), mas isso qualquer um fazia se quisessemos depender das restricções desnecessarias das operadoras.

          • Nuno Vieira says:

            Eu não preciso de chorar por um iPad que eu tenho vários. Alias eu tenho todas as gerações de iPad e iPad Mini. Acabaste de perder uma boa oportunidade de ficares caladinho.

        • O Presidente says:

          So a apple para trazer uma solucao dual sim, excelente inovacao, agr e que vamos assistir a uma migracao dos androids para o iphone. Finalmente vao mexer em algo rapido e fluido

      • Joao Martins says:

        Ja existem cartoes com dois numeros ha associados ha bastantes anos ( eu tenho um para ai a 7 anos que tem o numero privado e o professional
        nao vejo ha necessidade de usar um dual sim

    • Hugo says:

      Não é a única inovação deste ano… O Apple Pay não é inovação?

  2. José Azevedo says:

    Isto não é nada de novo!
    Chama-se Multi IMSI SIM Card e já anda por aí há uns anos.

    Acho que deviam investigar um pouco mais os assuntos antes de publicarem os artigos.

    • Rui Pedro™ says:

      Já conheço o Multi-IMSI há pelo menos 5 anos.
      E na altura já dava pra configurar pelo menos 10 numeros de telemóvel independentemente de operador.
      Alguns já estão a pensar que a Apple descobriu a pólvora…

      • Carlos Correia says:

        pois, isso é típico dos das palas, só não dizem que inventou a pólvora e a roda porque devem pensar que nem todos vão acreditar.

        • Tavares says:

          Eu,pessoalmente,vou deixar de visitar alguns sites de tecnologia durante uns dias…ver se a “poeira” de hoje assenta e começam a aparecer as opiniões acerca destes produtos a partir de quem já os experimentou. Ler alguns artigos e postes e depois ver as “maravilhas” a dobrar,as baterias a incendiar e os SOs a terem atualizações de hora a hora até ficarem “mais ou menos”…

          • Carlos Correia says:

            exactamente Tavares, mas é precisamente por isso que aparecem as “maravilhas”, acreditam em tudo que se lê à primeira, e depois, como neste caso, afinal não era novidade, e com isso os fanboys ou os haters têm argumentos com fartura para argumentar, eu pessoalmente considero-me um hater dos fanboys, heheheh.

      • Atenção says:

        Isto não é Multi-IMSI. A tecnologia Multi-ISMI existe há uns anos, mas consiste em associar multiplos cartões (respectivamente com os seu IMSIs) a um só número de telefone (MSDISN). Isto tem vantagens para uma pessoa que tenha vários telemoveis e não queira trocar um cartão entre eles; basta só desligar um telemovel e ligar o outro.
        Isto que está a ser anunciado é muito diferente (até oposto): consiste em colocar um cartão generalista no telemovel que possa ser assoiado a diferentes operadoras, não sei ao certo se atráves de a programação de diferentes IMSIs dentro do mesmo cartao (uma vez que os primeiros digitos do IMSI representam o MCC e o MNC) ou se as operadoras acordaram algum MNC comum para isto seja possivel. Esta obordagem (tanto quanto conheço) é nova.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Sim, pressupõe a adesão das operadoras. Nos EUA aderiram aAT&T, Sprint, and T-Mobile, tendo a Verizon ficado de fora, pelo menos por enquanto.

          Outro país é, por enquanto, é a Inglaterra, não sei que operadoras.

          A ideia é – para quem, por razões sobretudo de mobilidade, não queira/possa assinar os habituais contratos de permanência de 2 anos, possa fazer contratos por períodos menores, passando de um operador para outro sem mais chatices. De facto pode usar (ou não) tecnologia relacionada com o Multi-IMSI, mas assenta numa lógica diferente – a da adesão ao sistema de vários operadores.

          Ao contrário dos iPhones, a maior parte deles bloqueados aos operadores, os iPad são desbloqueados. Vou daqui para Inglaterra trabalhar um mês ou dois – cancelo cá o meu contrato e, pela net faço um contrato com um operador inglês aderente, chego lá e o ipad está perfeitamente funcional, sem ter que andar à procura de um novo cartão SIM, etc.

          Parece-me bastante prático. “Ah, mas já alguém se tinha lembrado antes!”. Pois mas não tinham o peso da Apple para implementar 🙂

          • joao says:

            Sobre a tecnologia nem vou falar porque é sempre a mesma historia… Os outros inventam = not big deal, a Apple copia = inovação… Continuando…
            Sinceramente tirando o facto de poupar uns tostões a apple de por um leitor de Sim-card, nao estou a ver os operadores a aderirem a ideia de não fazerem fidelização na mesma com os clientes…
            Se não é mel… Compro o ipad na verizon com desconto e passado dois meses digo que vou mudar para a sprint e ja ta…
            As fidelizações continuaram. A unica coisa que muda é nao ter que se trocar o SIM, este sistema estar sobre a alçada da Apple (ou seja, a Apple sabe sempre onde o equipamento anda e o novo numero para se ligar a ele sempre que quizerem, etc)… Ou seja alem de poupar uns trocos a Apple, permitir uma maior espionagem da Apple nao vejo vantagem nenhuma excepto de poupar a pessoa a trocar de cartao (que na minha ideia da mais privacidade do que este método visto que permite mudar para um cartao pre-pago sem que a operadora saiba quem sou)

        • Fábio says:

          Sim, são os chamados cartões “siameses”.
          Mas mesmo Multi IMSI (U)SIM Card também já existe, que acho que é o conceito deste da Apple.

          Até ver nada de novo. Só mesmo a máquina de marketing da Apple por trás.

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Marketing é para lidar com os clientes. Peso negocial é para lidar com os outros parceiros do negócios, neste caso as operadoras.

            A Apple usa, primeiro, o peso negocial para criar o sistema/serviço, e a seguir o marketing para vender: “Estão a ver, o nosso equipamento tem isto – associado a um sistema que funciona”. Com o Apple Pay foi o mesmo 🙂

          • Nunes says:

            marketing? nem sequer foi publicitado pela Apple na apresentação
            A tecnologia talvez até possa ser a mesma, mas o facto é que ainda não tinha aparecido um cartão que
            permitisse escolher operadoras diferentes dentro do país. Isso dá uma grande flexibilidade às pessoas para mudar para algo que se ajuste melhor às suas necessidades

        • Carlos Ferreira says:

          Até que enfim um leitor atento e com um comentário esclarecedor.

      • Marco says:

        Inovação…

      • Carlos Nascimento says:

        Meu amigo nunca é uma empresa a descobrir a polvora. Os cientistas fazem sempre isso e a empresas só aplicam essas teorias, umas de pessima forma e outras de maneiras inovadores.

      • Nunes says:

        A Apple há quatro anos atrás já andava a tentar implementar um cartão deste género, aliás era para deixar de ser necessário cartão.
        O problema são as operadoras

      • Alex says:

        E dá para clonagem? Posso então usa-lo num telemovel bloqueado a TMN por exemplo?

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          O iPad está sempre desbloqueado. Um iPhone bloqueado tem condições e preços de desbloqueio (é de fugir da compra a pronto de um iPhone bloqueado sem contrato de fidelização – o preço do desbloqueio são €173 indendentemente do tempo que tenha decorrido).

          Só se está a falar do iPad. Que a Apple, também para iPhone, quis criar um sistema que dispensava cartões, quis, mas os operadores não alinharam.

      • Mario Lopez says:

        seu burro, a apple revoluciona, tu e o android sao lixo

    • Daniel says:

      É típico, até as coisas mais antigas e ultrapassadas se fossem anunciadas pela Apple os mais incautos fanboys acham logo que é uma novidade tremenda e o mundo não existia antes disso. O que me assusta é que no caso deste portal o pessoal deveria de ser pelo menos minimamente literado tecnológicamente (e isso actualmente quer dizer somente saber usar o google como deve de ser, Apple standards parece-me).

  3. pgomes2000 says:

    #offtopic

    quem com problemas no feedly com o pplware?

    há 2 dias que o feedly não actualiza novos posts 🙁

  4. Hugo Soares says:

    Não confundam as pessoas desinformadas com as marcas e não generalizem.
    A Apple não disse que tinha inventado nada.
    Eu por exemplo nem sabia da existência de um cartão com estas funcionalidades.

    Será no entanto bom para o consumidor final. É valor acrescentado num produto Apple. Típico da marca. Nada mais do que isso.

  5. Liberal da cerca says:

    sarcasm: Eu conheço isto desde 1988 e foi a samsung que utilizou com o android 0.0032 antes mesmo deste ter sido inventado. Bahhhh a Apple só copia! Aliás há muito tempo que a malta toda usa isto… está-se mesmo a ver….enfim!

    Na minha terra costuma-se dizer que “quem desdenha quer comprar”. Há que perceber que estes equipamentos não são para pixotes!

    • Nuno GL says:

      Não tenho nenhum produto da apple a não ser um ipod que me ofereceram e do qual não gosto particularmente. No entanto isto não me impede de admitir que não existe ninguem (a não ser todos os teus conhecidos, pelos vistos) que tenha um cartão destes.

      Mesmo que não tenham sido eles a inventar a tecnologia po-la em prática é igualmente importante. A apple tem todo o mérito nisso, só espero que estes cartões venham a estar disponiveis para o resto do mundo e não se limite à apple, aos UK e USA.

  6. Rc says:

    Inventar a roda não é a mesma coisa que inventar o carro…e a Apple inventou a carro.

  7. Nelson says:

    LOUCURA grande apple, vou comprar já

  8. zegaia says:

    OK já existem! como posso utilizar? Não tenho duvidas que se a Apple investir no dito cartão as operadoras vão ter que se adaptar

    • Balmer says:

      O cartão não é novidade nenhuma, deste género de SIM já tens há muito tempo.

      O que a Apple está a oferecer é a agilização em poderes escolher operadora, mudar de operadora, manter sempre o mesmo número. As operadoras não precisam de se adaptar, já estão prontas para fazer isto, é só uma questão dos acordos que a Apple e operadoras vão gerir em conjunto para que isto possa ser feito de forma practica para o cliente.

  9. B.Est says:

    Os iPhone 4 CDMA vendidos pela Verizon não usavam esse sistema?
    é que os CDMA não tinha slot para o cartão SIM

  10. Full says:

    La esta, se ja existia, eu pelo menos desconhecia lol logo, bem vinda est noticia!

  11. NT says:

    Por acaso acho que a Apple está de parabéns com esta ‘inovação'(pena não estar disponível em outros países).
    Podem dizer que a Apple não inventa nada (e com muita razão) mas têm sido um dos que mais movem a tecnologia, antes do ipad e iphone existiam já smartphones e tablets o que a Apple fez com esses artigo foi ‘rebentar’ com o mercado, obrigando outros fabricantes a terem produtos decentes para concorrer com o ipad e iphone. No caso dos macbook air foi a mesma coisa, net books ‘ranhosos’ (que deram mau nome ao linux… enfim) passaram a ter concorrente, e vemos após macbook air alguns ‘clones’ com preços engraçados e boas specs.
    Penso que mais uma vez a Apple está a apresentar produtos de qualidade. Embora não goste do ecosistema da Apple tenho que admitir que esses ‘maneis’ fazem a tecnologia andar para a frente.

    • Nuno GL says:

      Concordo inteiramente contigo, também não gosto do ecossistema Apple e eles até podem não inventar nada. Mas não há como a apple para meter produtos no mercado.

      São quanto a mim a marca com o melhor e mais eficiente marketing que existe. Não acredito que isto dure para sempre mas até ver, tudo o que eles tocam vira ouro.

    • Fábio says:

      “Podem dizer que a Apple não inventa nada (e com muita razão) mas têm sido um dos que mais movem a tecnologia”

      Comentário sexista:

      As mulheres também não inventam nada mas fazem mover o mundo e o dinheiro. xD

      Agora a sério, se conseguirem que as operadoras alinhem nisto no mundo todo parece-me bem mas hoje em dia isto faz sentido em tablets ou outros dispositivos de dados apenas. Nos telemóveis algo que permita ter 2 MSISDN no mesmo SIM é que seria bom de massificar para acabar com os dual sim.

      • NT says:

        “Podem dizer que a Apple não inventa nada (e com muita razão) mas têm sido um dos que mais movem a tecnologia”

        Se leres bem é com muita razão, não é com a razão toda.

  12. sakura says:

    sempre pensei que o cartão era da operadora ……….

    se a apple tem poder para impor um cartão MULTI opr. e bem vindo……
    no more dual sin in nokia cooll. vai haver mais espaço para hardware…

  13. JMCS says:

    Não sei é uma falha de segurança que permite uma coisa destas. Em casos supostamente seguros como o Cartão de Cidadão não sei se seria fácil o Estado Português permitir que o Cartão de Cidadão exportasse a chave privada para um badameco qualquer que fabrica dispositivos de comunicações…

  14. Pedro Nunes says:

    Finalmente a Apple faz uma inovação. Agora sim, parabéns!

  15. Gonçalo says:

    Acho uma piada a quem diz que a Apple só copia. A primeira rapariga a existir chamava-se Eva e quantas Evas vêm por aí? Ou quantos Tiagos, Filipes, Joaquins? Se por acaso a Samsung, a Microsoft/Nokia, a LG ou a HTC metem alguma coisa nos dispositivos que depois se irá ver na Apple não significa que os copiaram, significa que melhoraram a experiência do utilizador!
    E lá por serem super fãs de Android e acharam que a Google não guarda as informações de cada dedo que metem no ecrã, não significa que critiquem a Apple por tudo e por nada. A Apple, ninguém pode negar isso, tem excelentes dispositivos e sem dúvida excelentes inovações. Fã de Android, Windows, Symbian, até Proprietário têm de reconhecer isso. A quem eu já vi que concorda com o meu ponto de vista, ainda bem que pensam assim!

    • Poet says:

      Não digo que a Apple só cópia, mas que os iFans gostam de atirar isso muitas vezes para o outro lado é verdade.

      Todos copiam-se uns aos outros, sempre foi assim e sempre será, desde que a roda foi inventada.
      Ninguém de todos os lados tem como negar… Seja Apple ou Google… Só fanáticos é que acham que o outro lado é que copia e chama inovação quando os deles copiam e cópia quando são os outros que o fazem.

  16. Mario Lopez says:

    a apple vende mais ipads que pcs, os androids entao nem aparecem..sao tablets descartaveis para usar um fds e lixo

  17. Mega Master says:

    Multi IMSI novidade? Vejam a Truphone, pioneira na implementação de Multi IMSI e pode ser que a Apple aprenda alguma coisa….

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Que operadores associados tem? Se fores um mês ou dois para outro país permite-te cancelar o contrato com o operador que tens cá, chegar lá e estar pronto para funcionar com outro operador e quando regressas retomar o contrato, sem mais chatices nem compras de cartão SIM?

      (Por cá e lá, por enquanto é EUA e Inglaterra)

      • Mega Master says:

        Sim, a Truphone é um MVNO+ (plus, porque tem parte da infraestrutura de um operador) tem acordos de roaming com muitos operadores mundiais quer para voz quer para dados, e com o multi IMSI é como se fosses um cliente do operador local.
        E isto, ninguém no mundo tem.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Mas isso não é para chamadas e SMS?
          Não é necessária uma app específica para as chamadas e SMS: https://itunes.apple.com/us/app/truphone-free-calls-messages/id319994618?mt=8

          Do que a Apple está a falar é de tráfego de dados para tablet. No caso do iPad, habitualmente instala-se o cartão nano-SIM do operador, nas condições contratadas com o operador e navega-se na internet, por 3G/4G, com o browser ou outras apps. A solução da Apple, para iPad, simplifica o fim/início dos contratos e evita andar a comprar e trocar de cartão nano-SIM (que em alguns países é difícil de encontrar).

    • Nunes says:

      Isso não te permite andares a mudar de operadora no país que melhor se ajuste às necessidades. O que tu apresentas, para todos os efeitos continua dentro da mesma rede

  18. LP says:

    Procurem por Movirtu…

  19. Mega Master says:

    Movirtu não tem nada a ver…. So a Truphone te permite ter 8 numeros de telefone no teu SIM de diferentes países e usar a infraestrutura do operador local… tudo o resto e paisagem

  20. Francisco says:

    Uma canseira tirar um cartão e colocar outro só porque quer mudar de operadora, além disso não vejo ninguem a ter esta necessidade. Normalmente estamos agarrados a uma operadora de dados e pouco mais.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      A questão é mais da alteração dos contratos com as operadoras, mas também há chatices com os cartões.

      Comigo esta semana: passar um SIM de um telemóvel para um iPhone 5 desbloqueado.

      O iPhone 5 (e seguintes, e o iPad) usam cartão nano-SIM e o do telemóvel não era. Lá fomos de carro, de propósito, a uma loja da Vodafone, esperar na fila e pagar €2,5 pelo cartão nano-SIM. Os dados que estavam no cartão SIM perderam-se porque embora a moça fosse simpática e pusesse o SIM num dongle ligado ao computador não conseguiu ler os dados para os transferir (tinham uma outra máquina que lia, se se pagasse mais não sei quanto). E há países em que os nano-SIM são difíceis de obter.

      Por enquanto a Apple está a falar só de assinaturas de tráfego de dados para tablet. Mas certamente se chegará aos smartphones.

  21. livio says:

    Oque deve cer malta help plaes por favor

  22. Guida says:

    People,

    Isto não tem nada a haver com multiSIM.
    Isto permite ir a Espanha e comprar um pacote de dados e navegar sem extras de romming.
    É só isso. É simples mas não é possível com dual sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.