Samsung perde o 2º lugar no mercado dos smartwatches! Quem terá agora esta posição?
O mercado dos smartwatches tem um ritmo próprio e não está colado ao dos smartphones. Estes gadgets têm gerado um interesse grande e as marcas acompanhado os pedidos dos utilizadores. Agora, no primeiro trimestre de 2023, a Samsung teve uma quebra e perdeu o lugar que ocupava há muito. A grande pergunta é que marca é esta que agora está nesta posição.
Mercado dos smartwatches está a abrandar
Ao longo dos últimos anos o mercado dos smartwatches tem sid simples de seguir. A Apple domina de forma destacada, seguida pela Samsung, Huawei e outras marcas que vão alternando entre si. Esse cenário muda agora, cm uma quebra da marca coreana, que perdeu a segunda posição para a Fire-Boltt.
Os analistas da Counterpoint Research revelaram os dados para o primeiro trimestre de 2023 o primeiro destaque vai para o abrandamento do mercado. Em relação ao primeiro trimestre de 2022, a diminuição de vendas dos relógios inteligentes ficou-se pelos 1,5%.
Samsung perdeu o seu lugar para a Fire-Boltt
No que toca às marcas, o grande destaque vai para a mudança de posição da Samsung. A marca perdeu 15% em comparação com o ano anterior e 21% em comparação com o trimestre anterior. Assim, cedeu o seu lugar a um player que poucos conhecem, a Fire-Boltt.
Esta é uma marca indiana de smartwatches e que viu as vendas aumentarem cerca de três vezes em relação ao ano anterior e um crescimento de 57% face ao trimestre anterior. Isso reflete o rápido crescimento do mercado indiano, assim como o de outras marcas locais, como Noise e boAt .
Apple e Huawei também abrandam as vendas
O valor de mercado da Apple caiu 20% em relação ao ano anterior neste primeiro trimestre de 2023. Foi a primeira vez em três anos que as vendas no primeiro trimestre caíram abaixo de 10 milhões de unidades. Como resultado, a participação da Apple, que era de 32% no primeiro trimestre de 2022, caiu para 26%.
Por fim temos a Huawei, que teve uma queda de 14% em relação ao ano anterior no mercado chinês, um mercado importante para a empresa. No entanto, a Huawei registou um aumento na Índia, LATAM e MEA, tendo limitado a sua quebra geral nas vendas globais de smartwatches a 9%.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: mercado, samsung, smartwatches, vendas
Diz a fonte: “A participação de mercado dos smartwatches HLOS de alto preço e alto desempenho, lançados principalmente pela Apple e Samsung, diminuiu de 60% no primeiro trimestre de 2022 para 53% no primeiro trimestre de 2023. Por outro lado, a participação de mercado dos smartwatches básicos aumentou significativamente de 23% para 34% impulsionada pelo rápido crescimento no mercado indiano”.
– Smartwatches HLOS (High Level OS): Relógio eletrónico que executa um sistema operativo de alto nível, como Watch OS (Apple) ou Wear OS (Samsung), com a capacidade de instalar apps de terceiros.
– Smartwatch básico: Relógio eletrónico que executa uma versão mais leve de um SO, sem capacidade de instalar apps de terceiros.
Os números somam os dois. Na prática, é semelhante a somar smartwatchs com pulseiras de atividades, que estão a ser substituídas por smartwatchs básicos com ecrãs grandes.