Afinal vai poder usar um smartwatch com Wear OS 3 da Google no iPhone
Algo estranho com o Wear OS 3 era a sua ausência no iOS, o que impedia a sua utilização no iPhone e no iOS. Esta parecia uma decisão da Samsung quando apresentou o Galaxy Galaxy Watch4, o primeiro smartphone a receber esta versão.
Algo que foi agora confirmado é que afinal o Wear OS 3 não vai ser um exclusivo do Android. A Google vai abrir este sistema e trazer o suporte para o sistema da Apple, para quem quiser dispensar o Apple Watch.
Este parece ser um exclusivo do Android
A Samsung foi a primeira marca a ter acesso ao novo Wear OS 3. A decisão sobre o suporte ao sistema da Apple parece ter sido deliberada e deixou de fora o suporte para o iOS e o iPhone, sem que tenha sido dada uma justificação.
Esta posição deixou muitos potenciais utilizadores com a falsa ideia de que esta seria uma decisão global e que o Wear OS 3 iria estar fora do iOS. O próprio smartwatch da Google, o Pixel Watch terá a mesma exclusividade, reforçando essa ideia.
Wear OS 3 vai ter suporte para o iPhone
O que agora foi revelado, e até confirmado pela Qualcomm, é que os próximos smartwatches do Wear OS 3 vão ter uma mudança. Com os próximos modelos baseados no SoC Snapdragon Wear 4100 Plus vem também o esperado suporte para o iOS e o iPhone.
Com os novos Montblanc Summit 3 tudo será mudado e este suporte será garantido, ainda que não sendo esperada uma grande adesão dos utilizadores. A proposta da Apple é, normalmente, a escolha para os que abraçaram o ecossistema da Apple.
Google pode seguir o modelo da Apple
Outros modelos que estão atualmente com o Wear OS 2, ainda que com o último SoC da Qualcomm vão ser atualizados para a nova versão. A dúvida é que será garantido o suporte para o iOS ou se vai ser mais um lote de exclusivos.
A Google parece estar a seguir o caminho da Apple e criar exclusivos para os seus sistemas e os smartwatch que estão no seu ecossistema. Se no caso do Apple Watch e do iOS tem funcionado, também no Android e no Wear OS 3 deverá ser uma decisão acertada por este ser mais focado no sistema da Google.
Este artigo tem mais de um ano
A apple vai continuar a manter os wearables exteriores capados nas suas possibilidades…
O Garmin 7x por exemplo…é um monstro de smartwatch contudo com o ios de pouco vale na sua vertente smart… ficando limitado à vertende desportiva…
com o wear os vai ser o mesmo… os relogios vao servir para duas coisas…ou fazer desporto ou ver notificações… pouco mais… infelizmente
O caminho não é esse. Será a monitorização de saúde e bem-estar.
O que é que o Fenix faz assim de tão diferente no Android face aos iOS?
Este smartwatch tem sensor ECG?
E no final apenas o consumidor final e a própria samsung sairão perdendo, perderão os utilizadores de IOS que gostam dos modelos de relógio da Samsung (convertendo isso em menos vendas) porque não acredito que utilizadores de IPHONE trocarão para SAMSUNG por causa do relógio. Eu particularmente como utilizador de iPhone, tenho um Galaxy Watch 4 guardado por ser incompatível, e o que resta é passar a usar Apple Watch ou outro Smart Watch compatível, prefiro o designer dos relógios da samsung mas não me vejo a abandonar o iPhone “somente” porcausa do relógio da samsung!!