SoundBeamer: o dispositivo que leva o som aos ouvidos sem precisar de auriculares
O objetivo da tecnologia é cada vez mais ser uma ferramenta útil ao nosso dia a dia e, por conseguinte, simplificar as nossas vidas. Assim, de Israel chega uma tecnologia designada SoundBeaming, capaz de levar o som diretamente aos ouvidos do utilizador, sem necessidade de usar auriculares ou auscultadores.
A empresa israelita Noveto já criou o seu primeiro equipamento com esta tecnologia, denominado de SoundBeamer. Vamos conhecer um pouco melhor acerca do seu funcionamento.
A evolução tecnológica contribui cada vez mais para a simplicidade das nossas tarefas. Se há uns anos precisávamos de vários gadgets para a realização de diversas funções, atualmente existem dispositivos capazes de, sozinhos, fazerem tudo isso e muito mais.
Por esse motivo, alguns produtos foram deixando de ser produzidos em grandes quantidades, e muitos também já deixaram, ou estão em vias de deixar, de existir.
Leia: 10 objetos do quotidiano que devem deixar de existir em breve
E à medida que a tecnologia avança, os equipamentos que nos dias de hoje ainda necessitamos, podem deixar em breve de ser precisos.
SoundBeaming leva o som aos ouvidos sem ser preciso auricular
Para ouvirmos som de algum equipamento, temos duas opções mais comuns: ou o som propaga no ambiente, ou apenas o ouvimos nós através de auriculares.
No entanto, a empresa israelita Noveto traz uma outra alternativa através de um conceito muito interessante. A sua tecnologia designada SoundBeaming permite que o utilizador ouça o som emitido apenas diretamente nos seus ouvidos, mas sem a necessidade de utilizar auriculares, e não permitindo que outras pessoas ouçam.
Esta funcionalidade é conseguida através de ondas ultrassónicas capazes de levar uma experiência de áudio única ao utilizador, mas sem incomodar quem está ao redor. Em suma o sistema cria uma espécie de 'bolha de som' ao redor dos ouvidos.
Estas ondas ultrassónicas são geradas através de algoritmos de processador de sinal digital (DSP) e emitidas depois no ar consoante uma matriz de transdutor própria.
Assim, o sinal localiza os ouvidos do utilizador e o som é direcionado nesse sentido, criando uma espécie de aglomerado de ondas em volta do ouvido da pessoa. E através dos sensores 3D, o som é devidamente emitido consoante o movimento e posição da cabeça do ouvinte.
Segundo a página da empresa, esta tecnologia pode ser usada para diferentes cenários. Ou seja, poderá ser aplicada em videoconferências, transmissão do som da TV ou de outros dispositivos, separar o som dentro do carro entre condutor e passageiro, entre outros.
SoundBeamer é o dispositivo com esta tecnologia
Para que o consumidor usufrua na totalidade desta tecnologia, a empresa de Israel desenvolveu o designado SoundBeamer 1.0. Caracteriza-se como uma espécie de Soundbar e pode ser ligado via Bluetooth.
O equipamento foi inicialmente criado tendo em vista as videoconferências, tão necessárias numa altura de pandemia. No entanto, também pode ser usado para podcasts, fazer meditação, ouvir música, etc.
O SoundBeamer traz toda a tecnologia SoundBeaming e o seu lançamento está previsto para o mês de dezembro de 2021.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Noveto
Neste artigo: Auricular, Noveto, som, SoundBeamer, SoundBeaming
Não percebo como estando duas pessoas uma ao lado de outra como é que uma ouve e a outra não…
A massificação do Lrad… Isto vai ser interessante… vai vai…
A ser verdade, é uma coisa do “outro mundo”! E se não for muito caro, vou comprar!
Esta tecnologia existe já há muito tempo….
Reparem nos sucessivos governos desde 1975, falam…..falam…..falam…… e eu não oiço nada!
Mas a minha vizinha xoxialista ouve tudo….tudo…..tudo…..
O António acha que desde 1975 estamos mal.
O António acha que a Democracia é “xoxialista”.
O António queria voltar a uma data antes de Abril de 1974.
O António provavelmente é um bot (ou tolo) dos Cheganos.
O António acredita que os Trumps e Bolsonaros são deuses sinceros e anti-corrupção.
Não faças como o António, que é fascista.
Dá antes uso ao cérebro.
Lol. Muito bom Calos!
Hahahaha, excelente
O Carlos Marques não trabalha.
O Carlos Marques vive de subsidios.
O Carlos Marques ataca quem lhe paga as contas.
Não sejas Carlos Marques, que é subsidiodependente.
Trabalha.
Muito bacana, vi esse video para entender um pouco mais https://www.youtube.com/watch?v=aBdVfUnS-pM
Parece demasiado complicado.
Experimentei um protótipo da Sennheiser, desta mesma tecnologia em 2000. Chamava-se provisoriamente ‘Audio Beam’. Era algo de fantástico e irreal, especialmente em 2000. O problema que ainda tinham na altura era que só ficava audível a 3m do emissor (muito similar ao da Noveto). Tinha como principais mercados os museus, exposições e car audio high end. Ñ sei se avançaram com patente, mas nunca lançaram o produto…
Há pouco tempo havia uma proposta similar na Web Summit.
https://www.soundlazer.com/
penso que houve mais artigos no pplware com tecnologias/empresas semelhantes