Smartphones vendidos na Rússia irão promover os “valores tradicionais russos”
Após intenção de desenvolver a sua própria Internet, agora há novas diretrizes para que os smartphones vendidos na Rússia promovam os valores tradicionais russos. Para isso, os equipamentos serão equipados com software específico pré-instalado. Trata-se de uma consequência da legislação assinada por Vladimir Putin, no ano passado.
A Rússia está a traçar planos que dão a entender que se querem isolar do mundo cibernético. Mas será mesmo isso?
Segundo a Reuters, os smartphones, e outros equipamentos, vendidos na Rússia, virão com software pré-instalado que incentive e promova aos valores tradicionais russos. Este processo resulta da legislação assinada por Putin em 2019, requerendo que os smartphones, computadores e SmartTVs vendidos no país, venham com software russo pré-instalado.
Agora, o Serviço Federal Anti-Monopólio Russo elaborou as diretrizes que indicam quais os softwares obrigatórios de instalação. A Reuters teve oportunidade de ver o projeto preliminar, onde é dito que o software pré-instalado deve ajudar "na formação dos valores espirituais e morais que são tradicionais da Rússia".
No entanto, o documento não especifica quais são esses valores, e o departamento russo ainda não respondeu ao pedido de mais esclarecimentos.
Segundo as diretrizes, o software e as aplicações poderão ser apresentadas para consideração por empresas privadas, entidades do estado ou ao banco central. Os softwares deverão estar concluídos até final de janeiro, sendo depois discutidos com agentes de mercado e submetidos para adoção do governo russo, em março de 2020.
Quem defende a pré-instalação deste software, afirma que poderá ser bom para que as empresas tecnológicas russas se tornem mais competitivas. Contudo, as novas regras não agradam aos vendedores de equipamentos eletrónicos, que se queixam de não terem sido consultados.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Que tristeza de país! Os valores transmitem-se pela educação, família e a sociedade naocom software feito para venerar o regime imposto por Putin!
Sim, olhando para a Europa a ser invadida diariamente por gente selvagem, prevejo grandes valores daqui uns 10 ou 15 anos.
Em França a Sharia é realidade já em bairros Árabes. A Alemanha cometeu suicídio ao deixar se ser invadida por milhões. A nós o que nos vai valendo é que somos tão miseráveis que ninguém quer cá ficar. Valha nos isso….
Por isso é que em França já nem se fala francês, já não se vêm mulheres com a cabeça descoberta, a musica é algo do passado e as igrejas foram todas substituidas por mesquitas. A Alemanha segue pelo mesmo exemplo. Suicidou-se não foi ? Eu ainda me lembro de quando a Alemanha era a principal economia da Europa, agora vivem dos subsidios da UE e já ninguém quer ir para lá. (Para quem não entendeu eu estava a ser sarcástico).
a principio da a impressao de mais um pais que vai adotar a ditadura , agurdemos cenas nos proximos capitulos
É o que esperam os portugueses se o comunismo se instalar cá……..
Mas o Putin não é comuna, nunca foi…
O pudim quer que a russia seja a korea do norte 2.0
Convirá não esquecer que o território onde hoje assenta Rússia, o maior país do mundo em extensão, nunca teve passado ou tradições democráticas, submetida que foi ao domínio dos mongóis, czars e sovietes. Os grandes ídolos na memória russa continuam a ser Estaline e o último czar Nicolau II, Lenine e Ivan, o terrível, também conta com muitos admiradores.
Na verdade, sem um poder musculado que obtenha o consenso da multiplicidade dos estados federados, etnias, multiplicidades culturais e religiosas, a Federação Russa desmoronar-se-ia dando sequência às secessões dos estados bálticos e a das antigas repúblicas da ex-União Soviética como foram os casos da Ucrânia, Bielorrússia, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão, um enorme rombo em termos do território da ex-URSS.
Tenho para mim que é neste contexto que Putin, faltando-lhe poucos anos para bater o recorde de Estaline à frente dos destinos do povo russo, depois da recente renúncia e substituição do primeiro-ministro por um tecnocrata que se distinguiu pela informatização do sistema fiscal, além das prometidas mudanças constitucionais, pretenderá perpetuar e assegurar o seu lugar na história da Rússia cujo povo permanece imerso nas suas feridas ao continuar desconfiado dum ocidente que lhe impôs as invasões de Napoleão e de Hitler, as quais vitimizaram largas dezenas de milhões de russos, de longe o povo com mais vítimas de invasões tanto de leste (mongóis) como a oeste e que actualmente se vê confrontado com sanções económicas ocidentais na sequência da anexação da Crimeia e, consequentemente, empurrado para uma cooperação mais estreita com a R.P. China, quando foi o povo que acabou por livrar a Europa do nazismo ( o exército vermelho já tinha destroçado a frente oriental nazi e estava já nas imediações de Berlim que acabaria por tomar pondo fim a Hitler e ao nazismo, quando Churchill, com a memória ainda viva do desastre de Galipoli, deu finalmente sinal de partida para o “dia D”, o tão celebrado desembarque na Normandia )
Neste contexto, não é de espantar que Putin tenha patrocinado a gigantesca intranet russa, a exemplo da segunda grande muralha chinesa que é o seu “firewall” nacional e agora se proponha assinalar os “valores tradicionais russos” também nos smartphones. Há bem pouco tempo a Huawei também ponderava usar o Aurora OS russo em substituição do Android nos seus smartphones.
Episódio da perpetuação da guerra fria ? Os complexos militares industriais alimentam-se de blocos rivais e a economia digital, seus agentes e “hackers” também não lhes são indiferentes e, com isto, não bastavam as alterações climáticas e agora o coronavírus, o mundo nunca esteve tão perigoso !
Tal como a China, também a Russia não tem qualquer tradição de “democracia” ocidental. Tem uma história diferente e uma homogeniedade diferente dos paises mais a ocidente. São estados que necessitam de um governo centralizado. Não quero com isso dizer autocrático ou corrupto, mas sim que são povos que estão habituados, ao longo de todo o seu desenvolvimento, a um poder centralizado. A China, apesar de todos os problemas de direitos humanos que tem (e que o Ocidente não é melhor exemplo), tem crescido economicamente. O numero de pobre diminui, a classe média cresce, no caso da China as crises alimentares são episodios do passado. Em resumo : Não podemos pretender aplicar soluções desenvolvidas nos nossos paises, em estados com historia diferente, valores diferentes e povos diferentes. Veja-se o que deu a “primavera árabe” no norte de áfrica.
Excelente . Deveria ser lei também em Portugal 🙂 Valores tradicionais são fundamentais para Portugal.
lol
Quais valores ???
O Putin é adorado e muito respeitado pelo seu povo. E nem só por causa da politica externa como a politica interna. A ajuda social é muito significativa. Pelo segundo filho o subsídio era mais de 10 mil euros e a partir deste ano vão passar a receber o mesmo pelo 1 filho. Além do subsídio mensal, atenção! Os órfãos recebem os apartamentos gratuitos do estado, as família numerosas e pobres e militares também. E eu aqui pelos 3 filhos recebo 130 euros, isto não ajuda em nada, só pelo desporto deles eu pago mais. E na Rússia todo o desporto é gratuito também. E lá existe a liberdade da palavra. Na televisão como na rua e opinião publica. E aqui não. Só anonimamente é que podem escrever na net alguma verdade, com medo de ser acusado de racismo e xenofobia.
Smartphones que promovem os valores tradicionais russos … vão passar a ter bloatware com publicidade de matrioskas e moskovskaia ? basicamente é isso
Grande Putin 🙂 Os meus parabéns à Grande Rússia ! Grande país !