Samsung alarga opção de proteção de bateria aos novos smartphones. Veja como ativar
A One UI da Samsung para tablets já oferecia a funcionalidade de proteção de bateria dedicada aos tablets. Com esta opção, o carregamento da bateria é limitado, não chegando aos 100%, o que, segundo a fabricante, prolonga o tempo de vida da bateria.
Não sendo ainda uma opção generalizada para smartphones da marca, a verdade é que os novos dobráveis com One UI 3.3.1 já trazem esta possibilidade. Veja como ativar.
Proteger a bateria do seu smartphone Samsung
Os smartphones da Samsung vêm equipados com o sistema operativo Android, com interface de utilizador desenvolvida pela própria, a One UI.
O lançamento dos novos smartphones dobráveis trouxe também uma nova versão da One UI, agora a versão 3.1.1. Face à One UI 3.1 não existem alterações profundas, apenas alguns incrementos e esta nova opção dedicada à bateria é uma delas.
O recurso Proteger Bateria já estava disponível na versão dedicada aos tablets e agora está a chegar aos smartphones. Apesar de ter sido disponibilizada para os dobráveis é provável que venha a ser lançada para outros dispositivos mais populares.
As baterias de lítio, segundo os fabricantes, não devem nem ser descarregadas na totalidade, nem carregadas ao máximo, de forma a terem uma vida útil mais prolongada, já que a capacidade das baterias tende a diminuir com o uso.
Como ativar?
Num Samsung Galaxy Z Fold3 ou Z Flip3, terá então já acesso à nova opção Proteger Bateria. Para lhe aceder deverá abrir as Definições do smartphone, seguido de Manutenção dispositivo e bateria. Em seguida é necessário abrir a opção Bateria e Mais definições de bateria.
Proteger bateria é então a última opção da lista. Ao ativar a opção, a bateria do smartphone passa a ser carregada apenas até aos 85% da sua capacidade. Este limite irá prolongar o tempo de vida útil da bateria, o que se assume como uma vantagem. No entanto, poderá sacrificar ligeiramente a autonomia.
Este artigo tem mais de um ano
Sacrificar ligeiramente a autonomia é o que chama uma perda insignificante, esta “protecção” retira 15% de bateria não me parece nada insignificante !!!! Se calhar sou eu que tenho a mania de querer tirar 100% daquilo que compro …
Se calhar és tu que tens razão.
Compras um telemóvel novo a cada 24 meses, não precisas de te preocupar. Por 500 euros por ano, além das mensalidades da operadora, tás protegido, pois não precisas que a bateria dure mais que isso.
Basicamente isto. O ganho que esta funcionalidade apresenta para os cenários de mundo real “mais comuns” é muito reduzido.
1 smartphone em cada 2 anos, isso é para ricos.
estudasses…
Obrigado samsung!
A série S21, apesar da nova atualização de agosto, que tem funções da 3.1.1, não ganhou essa função.