Porque o carregador dos computadores portáteis tem uma “caixa” no cabo
Essenciais hoje em dia, os computadores portáteis estão na mochila ou pasta de muitos estudantes e profissionais. Caso tenha um, já reparou certamente na "caixa" do cabo de carregamento. Sabe para que serve?
Não é um elemento a que prestemos atenção, mas a "caixa" presente no cabo de carregamento dos computadores portáteis é o que permite recarregar as nossas máquinas.
Oficialmente apelidada adaptador para computador portátil, essa "caixa" é considerada um componente de bateria externa, pois é responsável por converter a energia da tomada para uma tensão adequada para carregar o computador portátil.
Para que serve a "caixa" do cabo de um carregador portátil?
Normalmente, a energia que se obtém de uma tomada de parede é uma corrente alternada (CA). Por sua vez, um computador portátil carrega por via de corrente contínua (CC).
Perante esta diferença, não se pode simplesmente ligar o cabo do computador portátil diretamente à tomada de parede, pois ela não será capaz de fornecer o tipo correto de voltagem.
É aqui que a "caixa" integrada no cabo, ou o adaptador para computador portátil, entra: ela converte a CA em CC.
Esta "caixa" é externa, em vez de integrar o próprio computador, por uma questão de conveniência, pois ocuparia um espaço valioso num dispositivo que se quer fino e portátil.

Fonte: Galp
Computadores portáteis utilizam CC
A título de curiosidade, as centrais elétricas geram energia CA, porque o movimento alternado da energia permite que ela viaje mais longe. Assim, por ser facilmente obtida em todas as tomadas de parede, é ideal para alimentar edifícios de escritórios e casas, por exemplo.
Embora o movimento linear da CC signifique que não viaja tão longe, os dispositivos como baterias de computadores portáteis preferem este tipo de corrente, por assegurar uma tensão direta e consistente.
De facto, se for utilizada diretamente, a CA pode mesmo causar problemas internos nos computadores portáteis.
Posto isto, a "caixa" no carregador do computador portátil permite que o dispositivo funcione tranquilamente, pois converte a energia elétrica numa forma de energia segura e utilizável pelo computador portátil.
Fonte: BGR
Neste artigo: cabo de carrgador, carregador, computadores portáteis





















Basicamente é uma fonte de alimentação externa
Interessante que os carregadores ainda sao fornecidos com cabo e carregador exageradamente grandes.
Existem carregadores pelo menos USB 65w (para telemovel, claro) que fornecem 20V/3A, pequenos e com um cabo USB de pelo menos 3 metros e ja se poupa imenso espaco na bagagem.
Se o portatil nao carregar por USBC, existem adaptadores USBC-PD (power delivery, cerca de 1 eur) que resolvem a coisa.
Tambem carrega portateis que teem carregador 100w, carga mais lenta, mas funciona
Mas se o portátil estiver a funcionar e precisar de alimentação (neste caso 100W) ele provavelmente vai ir abaixo por falta de energia.
se estiver desligado, até podes carregar um um carregador de 5W, só que demora mais tempo.
É o chamado vai ir e já foi!
Mas o meu mac crreganpor usb c sem essa caixa…..e mais moderno e a apple ate nisso e lider
Lol, troll alert.
Não precisa de ser mac.
Existem vários portáteis com carregamento por USB C muito antes do mac ter. Imagina, até telemóveis que não são Apple fazem isso aos anos.
E claro que tem a caixa, está é na ponta que liga ao à tomada.
A apple criou o Usb c…e nenhum portatil consegue ter a performance de topo com apenas usb C, o mac sim
Não foi a Apple que criou o USB C, foi um grupo de empresas onde está também a Apple, Microsoft, etc.
Podes desenvolver a parte de “nenhum portatil consegue ter a performance de topo com apenas usb C, o mac sim”, não estou a conseguir chegar lá.
– A norma USB-C foi lançada em 2014
– O primeiro Mac com uma porta USB-C multifuncional (carregamento/ dados/ audio e vídeo) foi o Mac de 12″ – à venda a partir de abril de 2015.
– O Android 6.0 foi lançado no final de setembro de 2015 com suporte para o USB-C. Os smartphones da Google Nexus 5X e Nexus XP, lançados em outubro de 2015 com o Android 6.0 instalado foram os primeiros com portas USB-C Antes usavam os Android usavam a porta micro-USB
– Começaram a aparecer em 2016 portáteis Windows com porta USB-C – mas para dados, não para carregamento
– No iPhone a Apple usava o conector Lightning desde 2012, a partir do iPhone 5. A UE impôs o carregamento USB-C em equipamentos eletrónicos a partir de 2024 e o primeiro iPhone com porta USB-C foi o iPhone 15, lançado nesse ano.
Há alguma algazarra que diz que a adoção do USB-C no iPhone resultou dessa imposição da UE. No iPhone 15 em concreto até pode ser, mas convém não esquecer que a Apple já usava – há anos – a portas USB-C, multifuncional, no Mac e no iPad Pro, com os respetivos carregadores.
Lol, anos de atraso
e ligas o cabo usb diretamenta na tomada de 220v ???
Sem a caixa carrega mais rápido…
…não é só para conversão CA -CC…..
Isto e’ como aquela conversa, “de onde vem as cebolas? do supermercado!”
O JL é o especialista cá do sítio.
Em que? ainda nao li nada de jeito dele
Tecnicamente falando, os PC’s de secretária também tem, são as chamadas fonte de alimentação (power supply) que ao contrário dos portáteis estão dentro da caixa do PC. Fazem o mesmo: convertem a energia AC/DC.
Enfim…
o transformador (caixa preta) converte 220V (CA) da tomada das nossas casas para uma tensao mais pequena cc (entre os 12v a 20V CC ), que vai carregar as baterias de litio que estao dentro do portatil que alimenta o pc.
é um filtro de partículas
digo isto pq há uns entendidos de bancada que arrancam issopara não gastar tanto….enfim
agora a sério atua como filtro de ruído elétrico, ou seja é na verdade um filtro de partículas… elétricas
Essa caixa tem la’ dentro um policia a comandar o transito.