O que fazer se a bateria de um dispositivo inchar no avião?
É possível que, durante uma viagem de avião, um qualquer dispositivo, como um smartphone, comece a dar sinais de que algo não está bem, nomeadamente por via de uma bateria inchada. Sabe como proceder numa situação destas?
Os incidentes com as baterias dos dispositivos, dentro do avião, são mais comuns do que possa pensar. Aliás, de acordo com a Forbes, citando a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos da América, eles acontecem mais de uma vez por semana: 62 em 2022, e 54 no ano anterior. Em 2014, foram registados nove.
De facto, quando se para para ver a lista daquelas que são as substâncias perigosas para levar no avião, veem-se, entre outras coisas, as baterias de lítio.
Este tipo de bateria está presente nos smartphones, mas também em tablets, câmaras, smartwatches e computadores portáteis. Quando danificadas, em curto-circuito ou sobreaquecidas, as baterias podem causar incêndios e explodir no avião.
Por isso, quando uma bateria começa a inchar, há algumas coisas que deve fazer, imediatamente.
Segundo a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (em inglês, EASA), os passageiros podem transportar dispositivos eletrónicos portáteis que contenham baterias de iões de lítio nas seguintes condições:
- Devem ser transportados na bagagem de mão, embora possam viajar na bagagem de porão, se se considerar necessário e se forem tomadas medidas para evitar uma ativação involuntária.
- A bateria não deve exceder 100 Wh nem conter mais de 2 gramas de lítio (o primeiro limite refere-se às baterias de iões de lítio recarregáveis e o segundo às baterias de lítio metálico não recarregáveis).
- Se a bateria tiver entre 100 e 160 Wh, é necessária a autorização do operador para a transportar. Se for superior a 160 Wh, não é permitido transportá-la.
- Os passageiros podem transportar powerbanks ou baterias sobressalentes para uso pessoal. Contudo, devem ser transportadas na bagagem de mão, estão sujeitas aos limites de lítio e de Wh acima referidos e devem ser protegidas individualmente para evitar curtos-circuitos.
- Não é possível carregá-las ou ligá-las a bordo.
De facto, pode levar as suas baterias consigo, durante as viagens, desde que respeite as regras estipuladas. Contudo, sabe como proceder, caso inchem?
Pois bem...
Se a bateria do seu telemóvel estiver a inchar, a ficar demasiado quente ou a deitar fumo, é um sinal claro de que algo está errado. Por isso, se se aperceber disso em pleno voo, deve, segundo a EASA, notificar imediatamente os assistentes de bordo, ou os assistentes de terra, caso ainda não tenha embarcado.
Em alguns casos, o calor ou inchaço é um sinal de alerta, pois estas baterias são normalmente compostas por mais do que uma célula e se uma delas se incendiar e alastrar, pode provocar explosões.
Se isto acontecer, a EASA diz que o ideal é chamar alguém que saiba como apagar o fogo, pois o passageiro pode magoar-se ou piorar a situação.
Apesar de as consequências poderem ser bastante graves - voos desviados, explosões na cabine, entre outras - a maioria resolve-se facilmente, se o alarme sobre um dispositivo for dado aos assistentes de bordo, pois estes depositá-lo-ão num saco de contenção térmica, lacrando o aparelho e evitando desastres.
Este artigo tem mais de um ano
É preciso mesmo pontaria para a bateria começar a inchar dentro do avião…
Nunca se sabe, ainda para mais hoje em dias 99% dos gajets não dão para remover a bateria…
Deitar isso logo pela janela…
Concordo eheheheheh
Há uma questão que é real – o smartphone sair do bolso e ficar entalado e sujeito a pressão, o que não é nada bom para a bateria. Não é a primeira vez que acontece. Em princípio a tripulação sabe lidar com isso.
Nos voos aéreos as companhias avisam para não se levar portáteis, tablets e afins na bagagem do porão. Na bagagem de mão, a que se junta o smartphone (e chaves e carteira, etc) às vezes perguntam se se leva portáteis e tablets e separam-nos para ser vistos no “raios X”, outras não.
Na realidade o vosso artigo tem um erro que assumo que seja por desconhecimento. Os tripulantes tem um “saco” para colocar estes equipamentos em caso de incêndio. Já agora incêndios causados por litio sao muito difíceis de controlar, sendo que a forma mais efetiva de os controlar é mergulhando o equipamento em agua…
“a maioria resolve-se facilmente, se o alarme sobre um dispositivo for dado aos assistentes de bordo, pois estes depositá-lo-ão num saco de contenção térmica, lacrando o aparelho e evitando desastres.”
Foi falta de atenção na leitura.
ou adicionado por ediçao do texto após o reparo do DMC…
Isto é trollagem! NUNCA MAS NUNCA colocar litio na agua.
Errado, a imersão total de um pequeno objeto como um telemóvel é a forma mais eficaz de combater este tipo de incendio, aqui a palavra chave é TOTAL.
É mais seguro um monte de areia