Nokia N9: Unboxing e Primeiras Impressões
A Nokia apresentou recentemente a sua nova aposta no mercado dos smartphones: o Nokia N9. Este novo terminal da Nokia era esperado já há bastante tempo, principalmente devido a uma característica mais diferenciadora que apresenta: o sistema operativo MeeGo.
Como tinha sido prometido, trazemos novidades acerca desta máquina promissora. Já temos em mãos um Nokia N9 para analisar nas próximas semanas, mas antes fiquem com o unboxing e primeiras impressões.
Como já referi, o Nokia N9 é um dispositivo acerca do qual há muito tempo se falava por toda a internet. É, segundo muita gente, o smartphone que poderá tirar a Nokia da posição menos favorável em que se encontra neste momento face à concorrência, não só pelo hardware, mas também, e principalmente, pelo sistema operativo que traz consigo.
O MeeGo, embora já tenha sido igualmente bastante falado em toda a blogosfera, apenas agora é apresentado num equipamento. Mas, apesar de elogios não lhe faltarem, não tem para já um futuro muito animador, dadas as últimas declarações da Nokia a respeito deste sistema operativo. No entanto, está no N9 a oportunidade do MeeGo mostrar o seu potencial e salvar o seu futuro como sistema operativo móvel, quem sabe até ombrear com gigantes no mercado como o Android e o iOS.
Especificações Técnicas
Antes de vos falar mais concretamente do Nokia N9, vamos relembrar as suas especificações técnicas:
A acrescentar às especificações acima, é importante ainda referir que o N9 é construído com base numa única peça, tendo desta forma uma estrutura unibody, em policaronato, um plástico bastante resistente que dá ao equipamento um aspecto robusto, parecendo até à primeira vista que é construído em metal, e não plástico.
Estas características construtivas não são qualquer novidade para a Nokia, que até hoje tem sido sempre uma marca sempre, ou pelo menos a maior parte das vezes, com hardware de excelência, com muita qualidade. Infelizmente nos últimos tempos o software que acompanha os seus equipamentos não tem sido considerado, no geral, à altura do hardware, e por isso será o software que estará mais à prova neste novo Nokia N9.
Abertura da Caixa (Unboxing)
Deixo-vos a seguir o já clássico vídeo do unboxing do Nokia N9:
Como puderam ver no vídeo, o Nokia N9 é um telefone lindíssimo, com uma excelente qualidade e design tremendo. Garanto-vos que é um equipamento mesmo muito bonito ao vivo, com um design extremamente bem conseguido. A Nokia continua de parabéns no hardware que constrói, continua sem dúvida ao mais alto nível.
Caixa e Acessórios
A caixa, que aparentemente será a que estará disponível para venda ao público, tem o seguinte conteúdo:
- Smartphone Nokia N9 (16 GB);
- Carregador de tomada com saída USB (AC-16);
- Cabo USB para Micro USB (carregamento e ligação a computador);
- Auriculares Stereo (WH-901);
- Guia de Utilizador;
- Folheto Informativo;
- Capa de protecção em Silicone (poderá não estar incluída na venda ao público).
Todo o conteúdo na caixa vem como tem vindo a ser usual em quase todos os smartphones nos últimos tempos, numa embalagem compacta e bem arrumados no interior, poupado-se desta forma bastante espaço.
As Primeiras Impressões
O primeiro contacto com o Nokia N9 é muito positivo, muito positivo mesmo. Para quem teve contacto com os últimos modelos de topo da nokia, como o Nokia N8 e o Nokia E7, embora sejam equipamentos com uma qualidade excelente (no que toca a hardware), o software, mais especificamente o sistema operativo Symbian, era uma completa desilusão. Considero até que era um SO castrador destes equipamentos, que tirava qualquer magia, qualquer conforto, qualquer gosto em usar estes equipamentos, pelo menos quando comparado com concorrência de peso como Android e iOS, ou mesmo o recém nascido Windows Phone 7. Posto isto, e mesmo sabendo que o MeeGo seria um sistema completamente diferente, estava um pouco reticente em relação ao que realmente seria este SO, e quais as suas capacidades e usabilidade.
Para descrever em poucas palavras a primeira impressão com que fiquei, posso dizer que não podia ter sido melhor. O MeeGo é algo completamente diferente, para melhor! Dá outra vida a este telefone Nokia, é como uma lufada de ar fresco que chega neste equipamento, uma lufada de ar fresco em relação ao que a Nokia tem trazido nos últimos tempos.
Mas para que possam tirar as vossas próprias conclusões, deixo um pequeno vídeo com as primeiras impressões da interface do MeeGo.
Como puderam ver, o MeeGo trata-se de um sistema operativo que à primeira vista, embora ainda jovem, mostra-se também com alguma maturidade. Claro que apenas com um uso diário, que será levado a cabo durante as próximas semana, se poderão tirar conclusões definitivas, mas fica desde já a nota muito positiva para o MeeGo. Todo o conjunto deixa umas boas primeiras impressões, mas o MeeGo, que na verdade é o que está aqui mais à prova, é o que mais impressiona.
Destaca-se ainda a forma diferente de interagir com este sistema operativo. A Nokia refere o termo "Swipe" sempre que fala deste equipamento, e depois de se usar o Nokia N9 percebe-se porquê. Quase tudo é feito à base do Swipe, toda a navegação entre os ecrãs, menus, aplicações abertas, etc. É uma nova forma de se trabalhar, requer um pouco de aprendizagem no início, mas torna-se bastante prático com o tempo. Na análise final será dada atenção a este ponto e realçadas as possibilidades e potencialidades que esta forma de interacção permite.
Tudo no N9 é feito no ecrã, não existe uma tecla de menu, como era habitual nos telefones da Nokia, na verdade não existe nenhuma tecla física para interacção com o SO, apenas as teclas de controlo de volume e de bloqueio/desbloqueio do ecrã.
Galeria Fotográfica
E ficam para já estas primeiras impressões desta promissora máquina que chegou agora ao mercado. Aspectos positivos até agora: qualidade do equipamento, da sua construção, materiais, acabamentos, design, e sem dúvida o sistema operativo MeeGo, que se mostra muito promissor, que se destaca claramente do seu antecessor Symbian nos equipamentos de gama alta, e chega mesmo como um possível concorrente à altura dos gigantes que dominam o mercado. Aspectos negativos até agora: não ter chegado ao mercado mais cedo!
Como é habitual, o Nokia N9 será testado durante os próximos dias/semanas, e assim que se possam tirar conclusões poderão contar com uma análise aprofundada a este equipamento. Deixem nos comentários ou enviem por email (tiago.dias[at]pplware.com) as vossas dúvidas e/ou sugestões em relação ao Nokia N9 e o que gostariam de ver testado e aprofundado na análise.
O que acham os nossos leitores deste Nokia N9? O que gostaram e não gostaram do que viram até agora? Será um equipamento capaz de vingar no difícil mercado dos smartphones?
Artigos Relacionados:
- Nokia N9 – Primeiro vídeo de uma promessa por cumprir
- Nokia N9 finalmente confirmado…
- Nokia abandona definitivamente o MeeGo
- Nokia N9 apresentado em Portugal…
Homepage: Nokia N9
Homepage: Nokia N9 (PT)
Este artigo tem mais de um ano
Symbian castrador dos N8 e E7? Um bocado exagerado, não?
o SO foi basicamente o unico motivo para esses aparelhos n terem sucesso
Talvez sejam palavras duras, mas que são as primeiras que vêm à cabeça quando se compara este N9 com um N8 ou E7.
Analisei o E7 há pouco mais de 4 meses (aqui), e adorei o equipamento, o hardware, mas o symbian deixou muito, mesmo muito a desejar. Na altura que era, estava muito atrás da concorrência. A experiência de utilização era frustrante mesmo. As coisas faziam-se, mas muito mal.
Este MeeGo deixa uma imagem completamente diferente logo desde o início. A simplicidade, a fluidez enorme que tem, mesmo com 3 jogos e meia dúzia de aplicações a correr em background.. é fantástico para um sistema que acabou de sair pela primeira vez à rua.
Posso ter sido duro demais, mas a Nokia também foi soft demais com o Symbian, e o MeeGo, que até agora me parece bastante bom, pode vir tarde demais.
Tiago, excelente artigo !!!
A questão que te faço é simples 🙂 Android, iOS ou MeeGo?
Viva, a pergunta que eu faço é, que futuro tem este Meego?
Nenhum.
Este é o primeiro e último Nokia com o Meego.
Aliás, daqui a bocado vai ser apresentado o Nokia 800 “SeaRay”, que é praticamente igual a este (tem um CPU melhor) com o WP Mango.
tem um cpu melhor para correr pior software…é sempre assim!!
cmps
já experimentas-te para dizeres isso? lol
nunca, mas ja vi e li umas coisas acerca do assunto…
cmps
Falso o futuro do Meego Harmattan que é o OS do N9 já tem actualizações previstas e vai continuar a existir por muito tempo a NOKIA nunca deixará de ter o seu OS por várias razões, incluido a de não ser apenas uma empresa de hardware como a SONY. Lêr só capas de revistas não o torna uma pessoa mais informada Carlos!
E porque não windows phone 7?
realmente subscrevo. E porque não Windows Phone 7? até porque… Este telemóvel vai sair “novamente” para a semana na pele do Nokia 800. Muito bom este N9, mas absolutamente inconsequente.
Eu continuo a acreditar que a Nokia ainda vai fazer alguma coisa em relação ao MeeGo.
O lançamento do N9 com MeeGo poderá ser um teste, para ver a receptividade do mercado a este sistema operativo. No entanto foi uma jogada meio estranha, porque com o anúncio do abandono, se realmente eles querem ver a receptividade, esta ficou de certeza muito afectada, há muita gente que já não vai comprar este equipamento com receio de ficar sem updates.
Acho que já não hà espaço para mais Sistemas Operativos. Nokia devia começar a usar o WinPhone 7 o quanto antes.
Obrigado Pedro! 😀
Essa é uma pergunta muito difícil! A resposta mais correcta será talvez.. todos! 🙂
A verdade é que gosto de todos. O Android pela versatilidade, o iOS pelo equilíbrio e experiência de utilização inigualáveis e agora o MeeGo porque é uma agradável surpresa, é diferente de uma forma positiva!
Posso por as coisas de uma maneira. Se fosse gastar dinheiro actualmente num smartphone, sem olhar a preço, escolhia iOS. Ainda é o que mais gosto, mesmo gostando de todos, não por ser melhor que os outros, mas pelo conjunto que oferece e pelo equilíbrio que existe. Não é perfeito, te falhas que já podiam ter sido corrigidas, mas o que faz, faz como nenhum outro. Gosto da sua sinplicidade, da forma como demonstra que se podem fazer as coisas em complicações.
Mas como sabes adorei o Galaxy S II, também gostei do Transformer, e gosto do Android em geral. Agora com o N9 estou a ficar também adepto do MeeGo. Isto está muito bom mesmo, acredito que terá futuro, não o vão deixar morrer.
Só me falta experimentar o WP7. Confesso que é um SO que admiro e tenho bastante curiosidade em usar no dia a dia, acredito que tenha um futuro bastante promissor pela frente. Tenho que ver se me faço a um WP7 um dia destes. 🙂
Mas resumindo, gosto de usar todos! Por uma questão de gosto pessoal, continuo a preferir iOS, mas qualquer um dos outros é sempre muito bem vindo!
Ora aqui está um comentário de alguém que já testou ….e comprovou 🙂 Eu já testei WP7 e também não desgostei, acho que todos fazem falta neste mundo que vive da tecnologia.
Windows Phone 7.5 🙂 Este modelo vai sair com o Windows Phone 7 🙂
Gostava tanto de ter um…
Tiago… a Nokia até brilha nas tuas mãos… grande unboxing…
Olha que este Nokia brilha por si mesmo, principalmente devido ao MeeGo.
Não me canso de dizer, fiquei mesmo surpreendido com o MeeGo.. a fluidez, para um sistema operativo que acaba de sair à rua, é excelente!
quem já abriu a caixa de um iphone, vê ali tantas semelhanças….
bonito telefone, mas a mim não me cativa, oxalá deia um novo fôlego a Nokia, bem precisa
acho q é normal haver semelhanças, n há muitas formas de enfiar aqueles acessórios e o aparelho numa caixa
Sim, há semelhanças, mas hoje já não é só um ou dois a fazê-lo, são praticamente todos os fabricantes.
No meu ponto de vista até acho bem que os equipamentos venham embalados assim. Tudo muito mais simples, mais arrumado, a ocupar muito menos espaço. Mas é inegável que se sabe de onde surgiu esta ideia.
É, e é igual a quando abri a caixa do meu velhinho Sony CMD-J70.
E daí?
O equipamento é espectacular, seja em design ou em características, mas gostava de perceber que retorno se poderá retirar na aquisição deste N9? Sei que já vem como uma série de aplicações, mas se não vai ser lançado mais nenhum equipamento com o MeeGo, que futuro tem? É apenas um equipamento com um SO??? Não entendo…
Gostava que alguém com mais conhecimento na área pudesse dar uma opinião… A mim parece-me mais um tiro no pé por parte da Nokia.
Saudações
Concordo contigo, se dizem que vão descontinuar o SO e se outras marcas não usarem este SO terminara pode cair no esquecimento, não tendo assim programadores a desenvolver aplicações.
Adorava que mais SO’s para smartphone pudessem sobreviver e ganhar mercado, os utilizadores podiam ganhar com isso.
Na verdade gostei da simplicidade deste SO.
A simplicidade é mesmo fantástica, contagiante mesmo!
concordo, o aparelho pelo que sei nem vai sair nos EUA… não compreendo se afinal o MeeGo estava pronto para este telefone porque não continuar com ele?
Saudações Rui. Tens razão nesse ponto, o SO mostrou ser forte concorrente aos outros do mercado e, de facto, se vai ser descontinuado, não seria necessário lançá-lo. Mas, de acordo com o possível sucesso deste SO, penso que a Nokia poderá considerar voltar atrás na decisão.
Abraço
Parece engraçado Meego.
Um ponto negativo a apontar, será o telemóvel demasiado grande para o tamanho do ecrã.
Telemóvel demasiado grande para o tamanho do ecrã? Como assim? É um equipamento bastante elegante até..
Podes ter ficado com essa ideia pelas fotos, mas tenta ver um ao vivo, vais ver que mudas de ideia 😉
É, eu já vi e ao vivo é bem mais elegante que nas fotos. Haverá até quem diga sexy, principalmente na versão preta.
Pois, foi o que me pareceu.. nas fotos parece maior, ao vivo tem um design muito bom mesmo, arrisco-me a dizer dos mais bonitos smartphones que estão actualmente no mercado.
Sim, a capa de protecção vem em todas as unidades. Sim, o telefone é simplesmente espectacular, tanto no toque como no software. Simples e bonito. Sou daqueles que está atrás de um balcão a vender-vos telemóveis, todos os dias, e hoje, um cliente que tinha um iPhone 3GS queria mudar, eu apresentei o N9 e foi compra imediata, depois de o experimentar.
Acho que o potencial é enorme neste SO, pena a Nokia andar um pouco desnorteada…
Confirma-se então que a capa não foi só um bónus para mim? 🙂 hehe
É realmente bonito, e o sistema operativo é simplesmente fantástico, deixa uma primeira impressão fantástica quando se começa a usar. E isto num SO que apenas agora viu a luz do dia.. é muito bom mesmo!
Vou ver como se porta no dia a dia (tenho que ir cortar o meu cartão para micro SIM), mas até agora está bastante promissor.
E interface gráfica do MeeGo desenhada por um tuga !
🙂
boas…
tens a certeza, onde viste isso?
cmps
estava a querer livrar-se da apple, fez bem, fez bem
🙂
Gostei mt deste telemóvel design bonito, bom hardware e o “OS” parece ter futuro.
A Nokia está claramente a voltar com força ao mundo dos smartphones…
Parabéns pela análise ta mt boa.
PS: Gostava de ver um uma análise mais aprofundada as capacidades deste smartphone.
Cumps.
Sim, e essa análise vai ser feita 😉
Vou usá-lo no dia a dia como telefone principal e ver como se porta no uso diário.
Sem dúvida que tem um design magnífico, acho que será um bom concorrente aos demais smartphones.
Bonito.. pena que dead on arrival.. ou melhor not dead…
mas sem grandes updates.. ja que a Nokia decidiu extinguir o meego..
só vejo como ponto negativo alguns icones ainda serem um pouco pequenos.. mas gostei..
talvez um ecrã maior facilitasse!
A única dificuldade que encontro nos ícones é descobrir o que quero. É algo completamente novo, não conheço os ícones, tenho muitas vezes que aproximar o telemóvel para ler a descrição dos ícones 😛
O ecrã maior não era mau, mas está muito bom para primeiro equipamento. O problema é que poderá ser o único, mas a ver vamos como se desenrola esta história..
Excelente apresentação Tiago, muito bom!
Gostei também bastante do MeeGo (gostei menos do N9) e tenho pena que esse SO morra à nascença. Tem ali muito trabalho e não fica nada atrás da concorrência, bem pelo contrário, mete bastante respeito…
Duvido que o deixem morrer. Talvez dependa do sucesso neste N9. Vamos ver.
Obrigado Hugo! 😉
O MeeGo está muito promissor mesmo, surpreendeu-me mesmo pela positiva. Vamos ver o sucesso que o N9 tem… ainda tenho alguma esperança que a Nokia repense a decisão… mas vamos ver. Mesmo que não seja a Nokia a dar continuidade ao MeeGo, acredito que alguém o fará. Está ali, como dizes, muito trabalho, e principalmente muito potencial para ser desperdiçado assim…
Admiro bastante a Nokia por fazer sempre telemóveis diferentes do que há no mercado, a Samsung já punha os olhos e construia uns modelos sem copiar…
Coisa que não compreendo é lançarem o Meego quando já ta condenado à partida….
Sim, a Nokia vai conseguindo, com muito mérito, lançar produtos com design bastante inovador, com qualidade excelente. Mostra que há ainda muito por onde inovar.
Mas já que falas na Samsung, vi há tempos num site internacional um comparativo entre carregadores do iPhone e de uma versão do Galaxy S II, em que estes eram exactamente iguais, mas um branco e um preto (o branco, da Apple, era mais antigo no mercado).
Nos comentários muitos defendiam que não havia mais nenhuma forma de fazer carregadores.
Foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando abri esta caixa: “Olha, afinal os carregadores podem ser diferentes :D”.
A verdade é mesmo essa, não percebo o porquê de continuarem a insistir nesse erro da cópia!
Uma empresa com aquele poder, podia tentar encontrar o seu design próprio e começar a fazer uma linhagem de modelos que poderiam caracterizar a propria marca, mas não…copiar é mais fácil 🙁
Exacto, é algo que deviam ser mais que capazes de fazer, afinal é uma empresa enorme!
Admiro a Nokia por isto, porque conseguiu sempre, mesmo com as atrocidades na parte do software, manter hardware de qualidade, e acima de tudo diferenciador da concorrência, com o seu estilo próprio.
Sinceramente nunca fui apreciador de Nokias, comecei pelos Siemens depois fui para os SonyEricsson, Qtek e agora mantenho-me na HTC…
O Symbian dava-me cabo da cabeça, não conseguia compreender aquele software tão complexo e lento.
Na realidade sempre foram bons a nível de Hardware e mantiveram-se sempre à frente da concorrência, o que faltava era um software feito à medida do Hardware, para trabalhar em conjunto e conseguir tirar partido dele. Algo como a Apple faz tão bem.
Espero com grande expectativa o lançamento dos Nokias com Windows, demoraram tanto tempo a ser desenvolvidos que só posso prever algo de muito bom que trabalhe na perfeição, ou seja, software feito em função daquele Hardware em específico.
O mais importante no meio disto tudo….Preço??
http://www.mynokshop.com/lojaonline/nokia-black-p-11775.html?io=nokiapt_preN9
649€
Se não fosse pelo facto de não ter condições financeiras, comprava este N9.
Eu sempre fui fã dos Nokias, mesmo que na realidade face à concorrência eles deixassem a desejar.
A Nokia sempre teve grande rigor na qualidade dos seus equipamentos, apesar dos equipamentos serem de plástico, não é um plástico qualquer, é de muita grande qualidade mesmo, que até pode ser visto na durabilidade como sendo duradouro como alumínio.
Afirmo isto porque, para além do smartphone Android que tenho, tenho também um Nokia 5700 Express Music (apesar de ter a coluna de “chamadas” avariada), deixei-o cair N vezes, e a única coisa que está mais degradada é as capas plásticas mais frágeis, como a capa que tapa a bateria.
Agora o plástico que está na parte de cima que cobre a parte do botão de desligar e o plástico da parte do teclado rotativo, só tem 2 ou 3 mossas pequenas, igualmente como as teclas de musica que têm 2 ou 3 “buracos” de falta de cor.
Vou instalar o Ovi Suite pode ser que haja alguma actualização para o meu telemóvel, apesar de só o usar uma vez por outra quando vou para sítios onde a probabilidade de ser assaltado é mais alta.
Também eu comprava este, também eu! 🙂
A Nokia faz equipamentos excelentes, de topo mesmo!
Disse-o quando analisei o E7, e volto a afirmá-lo.
Até agora, e senti isso de perto com o E7, o software não estava à altura do hardware, e embora o symbian ainda tenha alguns adeptos, é perfeitamente claro que ficou para trás.
Agora o MeeGo veio mudar isso completamente, é o SO que a Nokia precisava há algum tempo para o seu hardware de excelência.
Só eu que acho que a Microsoft surripiou esta ideia dos “swipes” para o Windows 8? Efeito da associação com a Nokia talvez?
MeeGo?!? Este telemóvel vai ficar para a historia como outro falhanço da Nokia, tal como aconteceu com o N900 que nunca teve continuidade.
Mostra muito o respeito da Nokia com os consumidores. Se não vão dar continuidade ao OS nem o deveriam comercializar.
Com excelentes ofertas no mercado nem sei porque se dá relevância a este lixo electrónico
De “lixo electrónico” está longe.
Não vamos culpar o equipamento, e principalmente o sistema operativo, pela má gestão que a marca poderá estar a fazer.
Pessoalmente não acredito que a Nokia desista assim deste potencial, aconselho-te a experimentares um nem que seja 10 minutos, vais ficar surpreendido 😉
Mesmo que o MeeGo seja descontinuado, a Nokia já garantiu dar suporte ao N9, dando actualizações.
Referis-te o N900, este telemóvel foi praticamente uma experimentação do Maemo, actualmente MeeGo (Maemo + Moblin).
O hardware do N900 é poderoso, o software é que deixou o equipamento muito a desejar.
Agora, o MeeGo neste N9, pelo que pude ler em várias fontes, é um sistema muito poderoso dando o devido rendimento ao hardware que o equipamento tem.
Como dá para ver nas especificações, este equipamento também tem um processador TI OMAP, portanto, se o software permitir, de certeza que não vai desiludir.
Mesmo que a Nokia descontinue o MeeGo, certamente, haverá comunidades que irão continuar a dar vida ao SO, e os utilizadores deste equipamento poderão usar de forma Out-Of-Box, o MeeGo sempre actualizado.
Boas…
o N900 não foi um falhanço…aquilo ainda hoje em dia é uma maquina bem boa!!!e tem coisas que outros telemóveis de topo ainda não trazem, …era extremamente caro!!Torna o equipamento menos comum, e não se insistiu tanto como se deveria ter insistido no maemo a nível de aplicações, mas as que tinha eram muito boas, não é preciso ter 1 milhão de aplicações…quando na pratica 300 ou 400 mil são mais do mesmo e com tanta app nunca chegamos a ter a melhor…o N900 tem um conceito que é menos aplicações, mas as que tem boas e funcionais, e é muita app mesmo!!! vocês é que estão habituados a ouvir dizer que a app store x já tem mais de 1 milhão de apps e por isso o SO xpto já é o pior porque só tem na sua app store 20 mil aplicações…
isso é ridículo!
cmps
Multitasking fantástico!
Mete a concorrência a um canto na minha opinião
É mesmo bonito o hardware, pena trazer o SO que traz.
Finalmente a Nokia parece que está a acordar. Vem é uns anos largos atrasada. E a um preço ridículo.
Criticas:
Preço
Unboxing = ao do iPhone
Carregador: Podiam ter copiado o do iPhone, aquilo redondo não se parece com nada.
Hei… cadé a bateria, finalmente aprenderam com o iPhone.
Então agora onde andam os defensores de baterias removíveis?
Afinal o tio Jobs tinha razão.
Sem tampa de bateira deu para fazer este design brutal
Boas pessoal,
Uma salva de palmas ao Tiago Dias pelo excelente “unboxing”, gostei muito.
Há no entanto um comentário mais atrás que tenho de contra-argumentar. Chamar um telemóvel de lixo eletrónico, é um bocado caricato. Pois já tive vários Nokias (3210 (o primeiro LOL), 6020, N70 ME, N82, N97)e mesmo com o seu software um pouco primitivo, sempre satisfez as minhas necessidades! Na altura o Nokia N97 foi proclamado um dos melhores nokias, eu claro a precisar de um telemóvel, testei, gostei, comprei! Mas rapido me apercebi que o problema do telemóvel era sempre o Symbian, pois de hardware NUNCA EM NENHUM NOKIA tive problemas! E quem teve um Nokia N97 sabe bem que aquela construção de abertura para o teclado é MESMO bem construida! E dava gozo abrir aquilo, pois não conheço outro telemóvel igual que o faça! Outra coisa é que por 550€ comprei um telemóvel com 30GB de memória. Ainda hoje não sei onde por esse preço vou buscar um tlm com tanta memória! Mas lá está, o melhor hardware do mundo não vale de nada, se o software não corresponder. Alias diria mesmo que o N97 era um tanque de guerra, bem constuido, versátil e muito bem equipado, mas com motor de papa-reformas ….
Voltando ao tópico, gostei mesmo de ver a nokia finalmente com um SO de topo, ainda não tive oportunidade de tocar num, mas assim que tiver não a perderei. Agora tenho um Samsung Galaxy S2, não desgosto do tlm, mas pelo preço esperava um pouco mais de equipamento! 16GB? 8mp? Então não dava para um pouco mais??? A sério? Nem para uma bateria mais potente? São estas pequenas coisas que as vezes ainda me fazem pensar, meu rico N97, tinha tudo … além disso, só para verem como a nokia é única, até o SO é único 🙂
Resto de uma boa noite a todos….
Investiguei muito na i-net sobre este modelo, mas acabei de optar pelo iphone 4, pois levou bastante tempo a estar disponível e, infelizmente, os SO da Nokia não parecem ter encontrado o rumo certo.
Espero sinceramente que este equipamento preencha o nicho de mercado que merece e sirva para alavancar a marca, pois de contrário o melhor fabricante de telemóveis europeu terá os dias contados.
De todos modos, parece-me excelente e com boas características técnicas.
Obrigado por este unboxing. Excelente como sempre!
A questão que se coloca é: que me adianta gastar dinheiro num topo de gama que esta isolado no mundo, com um SO ? Se isto tivesse Android ou WP ainda poderia dar cartas. A minha passagem pela Nokia acabou no 5800XM…
hoje em dia muitas pessoas pretendem ter um telemóvel que satisfaz as suas necessidades e que não se preocupam com o sistema operativo morto ou o que seja. tipo compram o smartphone para dar o que querem. quando a pessoas que compram terminais android topos de gama e quaixam-se de problemas de software e tal, ainda queres android nos smartphones nokia? loool
Ola todos queria saber uma coisa nada de mais este telemovel pode ser comparado ou Appel iphone 4s
N9 Vs iphone 4s?
Pelo que percebi do post ( muito bom ) e pelos comentários, é que de facto é uma grande máquina a nivel de aspecto ( algo que sou fã na nokia) e de software.
Mas, como o software corre o risco de não ser usado em mais nenhum modelo acaba por ser um risco comprar este telemovel?
Pelo menos para alguem como eu, que ate agora resistiu à compra de iphones e de alguns super modelos samsung..
No fundo o meu medo é comprar este telemovel e não desenvolverem milhares de aplicações como desenvolvem para Android.. Ou estou a pensar mal?
A probabilidade de não existirem muitas aplicações para o MeeGo é enorme…
Tudo vai depender do sucesso ou do insucesso desde dispositivo.
Se este Nokia tiver grande sucesso, pode ser que a Nokia rectifique e que dê continuidade ao MeeGo, mesmo usando o WP7.
Como faz por exemplo a HTC que cria equipamentos tanto com WP7 como com Android.
Agora, se este dispositivo não tiver sucesso, é garantido o fim do MeeGo de vez e poderá a Nokia nem sequer dar suporte de actualizações aos que compraram o equipamento.
A HTC não foi comprada pela microsoft e se bem entendi o fim do meego já foi anunciado ; acho que a intel e samsung, salvo erro, já andam em parcerias para fazer un s.o. de raiz em html5.
Acho que com um hack simples o meego corre as apps do android, não está tudo tão negro … 🙂
Boas…
claramente…
Isto são jogadas…a intel ficou chateada porque a nokia desenvolvia o Meego para os seus productos apenas…o que é que eles estavam a espera!!?…a intel que desenvolva para os seus..!!!
Por outro lado a intel acusava a Nokia de estar a demorar muito tempo no desenvolvimento do Meego, em certa parte tinha razão…mas se queria mais depressa porque não deu uma ajudinha!!
O meego é lançado e a intel rapidamente se apercebe que o SO que tinha sido começado por ela para ganhar mercado nos dispositivos móveis, com os seus próprios processadores, afinal…iria ser usado para favorecer mais ainda os ARM…ficou fula!!!A nokia acho que nunca lançou um TM com processadores intel como era suposto…mas quem os pode criticar…intel é uma bosta mesmo nos dispositivos móveis…a Nokia não teve culpa!!!
Nestas coisas, existem sempre os vampiros…mortinhos por sugar o sangue aos outros…a nokia lança o N9, antes do lançamento a Free suftware Foudation(pressionada pela intel), faz o anuncio que cai que nem uma bomba de que o Meego daria lugar ao Tizen baseado em html5…e que o vampiro(Samsung) se tinha juntado desta feita ao grupo!!
Ficou patente que o objectivo lançado pela parceria Intel-Nokia foi um fracasso e a intel irá agora tentar com a Samsung!!!
O que não gostei foi de ver uma empresa Europeia a servir de cobaia, a ter que fazer todo o trabalho grafico de topo/usabilidade…e não ser de alguma forma recompensada por isso!!!Pois…porque agora a Samsung vai herdar também todo o magnifico trabalho realizado pela NOKIA, a custo zero!!!!
A intel e a Samsung não vão realizar nenhum SO do zero…isso leva muito tempo mesmo…pelo menos para se fazer uma coisa como o MEEGO, o que eles vão fazer é adaptar o Meego para poder suportar num bom nivel de suporte aplicações html5, continuando todas as outras aplicações,etc em QT disponiveis, incluindo o SDK…é mais do mesmo, mas com suporte a programas html5!!A samsung herda assim tudo de mão beijada!!!
A intel tem umas garras bem afiadas!!Só por causa disto, o meu próximo processador vai ser um Bulldozer da AMD!!!
cmps
Eu penso que a Samsung vai usar o Tizen nos seus aparelhos electrónicos, sendo que não está incluída a faixa dos smartphones.
Não faz grande sentido rivalizar com a Nokia, penso eu!
O MeeGo é produto da Nokia e de certeza que vai receber actualizações e se tiver saída vamos começar a ver equipamentos com WP7(Lumia 800) e MeeGo(N9), com design muito semelhantes, dando ao consumidor a hipótese de optar pelo SO que mais lhe convêm sem abrir mão do hardware/design.
boas…
a nokia ja garantiu actualizações e melhorias, por isso esta questão não se poe 😉
cmps
Como está a integracao no N9 de leitura e edicao de ficheiros (doc,xls,ppt,…) ??
Tiago Dias parabéns pela análise. Estou a pensar em comprar este Nokia. Mas como ainda não tive a sorte de ter um n9 nas minhas mãos, ainda tenho algumas duvidas em relação a “liberdade” deste Nokia. Esse será o factor decisivo na compra. (quero lá saber se vai ter sucesso no mercado 😛 )
Vi este vídeo no youtube sobre adicionar repositórios de terceiros, no n9, e acesso root…
https://www.youtube.com/watch?v=BsmDvgT9VYM
Isso que está no vídeo confirma-se? Ou a Nokia voltou atrás?
Este Nokia é na minha opinião o melhor smartphone que apareceu nos últimos tempos.
Lindíssimo com uma UI inovadora super simples, e com uma qualidade de construção que a concorrência nem sonha.
https://www.youtube.com/watch?v=RqxYiXtzKd0
eu penso que a nokia ainda mantém essa mesmo vontade que demosntrou o que será optimo!! 😉
cmps
ups… esqueci de dizer mais uma coisa…
Made in Finland
🙂
Não me parece que o vídeo em cima tenha sido gravado num local “mágico” algures na china.
É impressão minha ou por vezes fica um pouco lento e impreciso?
Tem as suas quebras na performance e fluidez, mas nada fora do normal. Nada que não aconteça num iPhone 4 ou Galaxy S II. Haverá certamente ainda muito a corrigir, afinal acabou de chegar às mãos dos utilizadores, e sabemos que é sempre diferente do ambiente de “laboratório”, mas está, até agora, bastante estável, sem crashes a apontar, balanço bastante positivo.
Tiago por favor preciso so que me dicas uma pequena coisa.
esse telefone tem emissor FM? se sim tao logo chegue a angola deixo o n900 e uso o n9
Boas…pelo que vi até agora na net tem”off the record” ou seja parece que ainda não existe software para o hardware que ele trás…ou pelo menos não havia há uns meses atrás!!
é preciso portar o do N900…
cmps
Completando o que o @lmx disse, embora a Nokia não divulgue nas specs do N9 que este tenha receptor ou transmissor FM, afinal parece que no seu interior está o hardware para isso.
O que não está presente é o software para utilizar estas antenas de rádio, coisa que muito provavelmente poderá ser resolvida no futuro.
Ainda sendo um excelente SO não consegue acompanhar o Windows Phone no teste de rapidez do browser https://www.youtube.com/watch?v=-R2MqbDAkE8 lol
Boas…
não vi o video, mas…o que é que o browser tem a ver com o SO???
Já pareces um amigo meu que diz que tem um BB e é do outro mundo…epa tentamos abrir a pagina do pplware, que é uma pagina muito pesada, e o coitado do BB não se aguentava a bonboca!!!o meu E71 era sempre a curtir…mas eu sei que não era um problema com o SO, mas sim com o software que constitui o browser, motor de renderização, interpretadores,etc.
Não podes avaliar seja o que for por uma impressão a cerca de alguma coisa, seja ela qual for…posso te dizer que o meu e71 com o browser da nokia é um espetaculoso, já com o opera ou outros fica meio esquisito!!
Normalmente o browser da nokia costuma ser muito poderoso, não sei se é o mais rapido, para mim importa que seja o mais funcional e que não se passe quando abro paginas pesadas!!
Não compares o win phone com o meego, são SO’s que jogam em campeonatos diferentes, no Meego o requinte técnico é um requisito mínimo!!!
Acredito que a Nokia até consiga fazer bolos sem farinha com este Win phone, no entanto para mim o win phone mostra muita incapacidade, ao ponto de ter que ser a propria nokia a ter que trabalhar sobre ele…passa de certa forma um atestado de incapacidade a M$!!
cmps
hummm…
ja vi o video, não gostei for de ver o safari no N9…
ha e mesmo assim fazia 7fps enquanto que o win phone fazia 3…não dá para ver no iphone.
mas este teste não serve para nada porque nem é bem realizado e este teste apenas poderia dar uma noção da rapidez do browser e nada mais..!!
cmps
Boas a todos.
Antes de mais parabéns pelas primeiras impressões Tiago.
A primeira coisa que gostei quando o equipamento foi anunciado, foi sem dúvida o design. Em relação ao MeeGo fico à espera do teu veredicto final! 😀
O seu irmão gémeo falso é o Nokia Lumia 800, com Windows Phone 7.
Gosto dos dois, mas para o dia-a-dia talvez o MeeGo se encaixe melhor.
É como o Android e o iOS, o android até pode ser muito versátil, mas muita gente, para uso diário, continua a preferir a simplicidade do iOS.
Neste momento tenho um tablet com android e um Nokia N8. Gosto de ter as aplicações no tablet e o N8 apesar do symbian chega para usar como telemóvel(chamadas e sms) além da boa câmara que têm.
Nokia anuncia update de software e um novo modelo com cor “branca” para breve !! 😉
http://conversations.nokia.com/2011/10/26/nokia-n9-gets-a-new-colour-and-a-software-update/
Assim parece que a Nokia não vai deixar morrer este potencial todo.. 😀 embora mantenha a parceria com a Microsoft a todo vapor!!
Espero bem que sim 😀 tou a ponderar adquirir esta maquina. Como esta maquina se ta a safar? É uma boa opção?
Boas a todos
Quanto a ultima questão do Bjanas posso lhe responder que o N9 é msm um canhão ja o tenho e posso dizer que é simplesmente espectacular a todos os niveis.. este SO é qualquer coisa de fantástico e porta se realmente mto bem pelo menos ate ver 😛
Quanto a questao que vejo por aí de ser um tlm descontinuado devido ao abandono do SO posso garantir de fonte segura que a nokia pelo menos ate 2015 garante suporte a todos os níveis.. dps dai logo se verá como a nokia vai proceder..
Outra Questão é que mtos dizem que a nível de aplicações vai haver mto poucas msm devido ao abandono do SO.. eu penso que derivado ao msm SO ate vai haver mais apps e desde de ja falo de aplicações oficiais e nao oficiais porque vai haver mto boa gente que percebe de programação e vai fazer de certeza boas aplicações para este SO
peço desculpa se disse alguma coisa errada e se estiver a dizer gostaria que corrigissem 😉 para finalizar estou mto satisfeito com o N9 é msm um canhão 😉
Cumpz
Obrigado pela opiniao 😀
Eu tenho um N9 e e um N950. E já passei uma horas com o LUMIA 800.
Sobre o que se passa…. Em primeiro lugar, este Harmattan não é verdadeiramente meego, ele é API compatible com meego, na realidade é Maemo 6, e não será o último, o maemo 7 codename meltemy já está pronto a sair e devemos ter novidades em breve…..
E por aqui acabam as boas noticias por agora, o meltemi destina-se ao mercado que o WP7-8 não pode atingir dos under 100€ ex-featurephones.
Muito se especula sobre as razões que levaram a NOKIA a embarcar em exclusividade com uma plataforma que ainda não está provada, o windowsphone e que é bastante mais limitada que o harmattan(meego) (só aceita uma marca de cpu’s single core, limitada na definição de ecrâ a 800×480, incapaz de receber files via bluetooth, incapaz de suportar flash drives, sem suporte para câmara frontal, sem vídeo chat) a lista é extensa.
Mas comenta-se que o concelho de administração está dividido e que deu carta branca aos fundos americanos para trazerem o Elop da microsoft para “salvar” a nokia, o que se comenta também é que esses mesmos fundos são grandes acionistas da microsoft e estão mais interessados em salvar a Microsoft no explosivo segmento mobile do que no futuro da NOKIA.
A verdade é que o NOKIA N9 com Harmattan é de longe o smartphone mais capaz que a NOKIA alguma vez lançou. E um dos mais interessantes no mercado, todos aqueles que tiveram oportunidade de “brincar com um são unânimes nisso.
Antes de lançar o N9, a Nokia lançou um modelo restrito a developers o N950, com o mesmo SO Meego. Tem algumas caracteristicas diferentes, um teclado fisico, menos autonomia de bateria, mas a experiência do utilizador será igual ao N9. E para mim é o melhor telemóvel que já utilizei, extremamente fluido na utilização, extremamente simples, qualidade espectacular nos videos. Posso dizer que a Nokia está a investir e a incentivar a comunidade de programadores para o desenvolvimento de aplicações para o Meego. E se este SO não saiu mais cedo para o mercado e como diz a Nokia, será o último telemovel com o Meego, segundo consta será por pressões da Microsoft. O actual CEO da Nokia veio directamente da MS, parece que é o 8 maior acionista da MS, e actualmente o Winphone 7, tem uma cota de mercado inferior a 2%. Se há poucas aplicações disponiveis para o Meego, há ainda menos para o Winphone7. Não há qualquer lógica na parceria com a MS. Se o N9 tem futuro ou não, não sei, mas sei que é o melhor telemóvel que já vi. E já agora, há outro equipamento que utilizado o Meego, é a Wetab, um tablet de uma empresa alemã.