PplWare Mobile

O Windows 8 corre em apenas 64MB de memória Ram

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Jorge Rodrigues says:

    Porra demorou a aprenderem algo tão básico…
    mas o que interessa é que aprenderam um SO tem que ser leve para que n\ao seja necessário uma máquina topo de gama para o correr.

  2. kozt says:

    Ora porra.. então que vou fazer aos meus 12Gb de RAM? lol

    • Jorge Rodrigues says:

      vais usa-los pra jogar um bruto jogo ou correr 100 aplicações ao mesmo tempo

      • @lmx says:

        quem diz 100,diz duzentas ou mais lol!!A seguir so mesmo o orgasmo provocado pela facto de ter a correr 100-200 aplicações!!
        A não ser que trabalhes com algum programa grafico, etc que possa precisar de quantidades brutais de RAM, não existe nenhuma necessidade de ter 12 GB de RAM.

        cmps

        • Luna Wolf says:

          Por acaso… se usares vários browsers e teres o hábito de não fechares os separadores e ficares a navegar a net muito tempo, até és capaz de chegar lá. Também se tiveres uma grande quantidade de programas, especialmente cloud, a correr em background!

    • Karven says:

      Vais ter um disco virtual na RAM super rapido

  3. Nuno says:

    Ok, critica construtiva aqui vai: Uma das razões pelo qual o pplware sempre se distinguiu foi a serenidade das notícias bem como a sua veracidade não menos importante. Porém o género de títulos como o desta notícia (que são meramente “show off”) fazem me lembrar os jornais e revistas que puramente só vivem pela quantidade de vendas e para isso precisam do melhor título que podem arranjar MESMO que isso implique o mesmo sugerir um contexto completamente diferente do que depois vai ter…

    Processo:
    1º Ler o título (windows 8 em 64MB de ram) e ficar UAUU logo querer ler a notícia;
    2º Ler a notícia;
    3º Ler “Just to make it clear, Windows 8 on 64MB RAM is not even close to barely usable” e perceber que o título foi show off e consequentemente ficar desiludido.
    4º Para a próxima não acreditar nos títulos daquela fonte (que muitas vezes são as únicas coisas que temos tempo para ler e gostamos que nos informem o máximo e melhor que podem)

    Isto aqui faz-me lembrar quando as revistas cor de rosa fazem um quote de uma frase qualquer de uma entrevista no título e depois quando lê-mos a notícia no contexto correcto vê-mos que nada tem nada a ver com aquilo que nos fizeram crer…

    Por mim esta não é boa politica… Sorry to say, mas é a minha opinião como fã e leitor diário do pplware.

    Abraços e continuação de bom trabalho 😉

    • Vítor M. says:

      Pois, mas o facto de não leres a notícia no contexto actual… leva-te a não teres uma critica honesta.

      Repara que o Windows 8 a esta fase, como é dito, ainda não está fechado, ainda está em desenvolvimento e já consegue essa proeza de conseguir apenas com 64MB de ram ter um arranque rápido, repara bem no que é dito, rapidamente quem testou conseguiu chegar ao login… depois… depois vem o resto que está por limar.

      Tens de ler… e colocar as coisas como ela são e não fazer uma interpretação ad hoc…

      Mas ok, fica a tua critica cor de rosa…

      • Courela says:

        Tenho de dar alguma razão ao Nuno, penso que o título ficaria melhor se fosse “arranca em apenas 64 Mb”.

        • Vítor M. says:

          Mas não, ele funciona… repara ele ainda está em fase embrionária, principalmente e como refere o texto, a nova estrutura Metro.

          Na verdade ele arranca rápido mas ainda tem dificuldades de usabilidade, com tudo activo, mas posso-te garantir que desligando algumas funções, tal como está agora, ele corre nessa quantidade de RAM.

          Mas.. o propósito será afinar, tal como tem sido avançado e como refere no post, nalguns sítios da Microsoft, para este ter um desempenho melhor que o Windows 7.

          Abrangência é o mostra o post e o título, exige isso mesmo, há novidades, entre elas um progresso no arranque do SO mesmo com 64MB.

          O resto… fica ao vosso gosto… interpretem como quiserem…

          • Jonas says:

            mas estás a tentar eganar outros ou a ti proprio? é que se é a ti proprio ja se percebeu que funciona.. quanto aos outros.. ja deu para ver que nao.

          • Vítor M. says:

            Jonas não me engano, tu podes estar enganado, mas garanto-te que não me engano… são muitos anos meu caro… muitos e não meia dúzia de dias, como tu. 😉

          • Pedro Leitão says:

            Nunca aceitam as críticas por aqui. A verdade é que o título induz em erro. O sistema arranca e “funciona”, mas é inutilizável para o que quer que seja. E não me digam que arranca rápido: já corri o windows 8 e ele arrancava em 10 segundos (e não estou a exagerar, literalmente 10 segundos), aqui demora 10 MINUTOS (provavelmente o sistema mais lento a arrancar que já vi) e ainda dizem que arranca rápido?

            Basicamente a ideia é que 64 mb não é nem de perto nem de longe suficiente para o correr em condições (o que é evidente e toda a gente já sabia) mas o título indica o contrário. Não percebo porque é que aqui nunca aceitam críticas…

          • R o B says:

            Off.

            Um carro sem rodas também funciona, mas não anda!

          • Vítor M. says:

            Pedro Leitão não aceitamos?

            Desculpa, aceitamos mas justificamos a nossa posição, aceitar não é baixar a cabeça isso é para outros lado, aqui não meu caro.

            Aceitar uma critica bem fundamentada, não escusa que eu ou outro qualquer editor possa discordar.

            Então tu acabas por confirmar que o titulo está correcto.

            Tendo em conta que funciona e tendo em conta que o título é um início de um texto, onde explica que o sistema está ainda em franco desenvolvimento… parece perfeitamente acertado o título.

            Mas respeito toda e qualquer opinião em contrário, desde que respeitem os trabalho desenvolvido.

      • L. Mata says:

        Eu já testei com um portatil com 512mb de ram e processador de 1.8 single core sem drivers de video s posso dizer que fiquei muito surpreendido. Atrevo.me a dizer que nessa configuração é perfeitamente usável, mas claro que não é nenhum ferrari. Isto para uma preview só deixa adivinhar coisas boas para o futuro proximo.

        • Vítor M. says:

          Sem dúvida… mas há algumas pessoas que não conseguem olhar um palmo à frente e desatam a concluir coisas sem nexo… além de criticarem de forma desconexa.

          Este Windows ainda tem muito a melhorar e não duvido que será um produto de topo. Mas temos de dar tempo ao tempo…

          • Bruno Gomes says:

            Não criticaram de forma desconexa os fatos que este novo windows consegue alcançar, que são, como e’ óbvio bem conseguidos! Criticaram a verdade da notícia que não e completamente passada no título, e no meu entender entende-se o descontentamento do nuno, um leitor do vosso site.

          • L. Mata says:

            Bruno… como é que queres que um titulo seja detalhado ao ponto de perceberes o contexto do artigo? Assim quase que não era preciso ler o artigo.

            Sou dos mais criticos em relação aos titulos por aqui mas nesta naop yte dou razao.

      • ElectroescadaS says:

        Um dia destes o Windows 8 corre num antiguissimo ZX Spectrum com 48Kb de memória…

      • Marco Magalhães says:

        Vítor, a verdade é que eu tenho que concordar com o Nuno, mas isto obstante a esta notícia do Windows 8. O facto, é que por vezes leio títulos em que é realmente uma “bomba”, mas depois a notícia não é assim tão bombástica. Mas atenção: não digo que a notícia não seja boa, apenas que o título é um bocadinho exagerado.

        Eu não me queixo sobre isso, já estou habituado no markting/publicidade de hoje em dia, basta ver 5 minutos de televisão para se perceber isso. Mas o facto é que concordo com o que o Nuno disse, por vezes os títulos aqui no pplware parecem mais um “show off”.

        E mais uma vez: a mim não me afecta nada disso nem estou a querer criticar o vosso trabalho, é apenas a minha opinião – e que pode muito bem estar errada.

        Mas continuação de um bom trabalho, isto de ler o pplware é diário mesmo (desde que haja um pc com internet à beira). 🙂

        • Vítor M. says:

          Sim Marco, mas por vezes a interpretação do título fica a nosso cargo. Neste caso não tem nada de bomba, é apenas uma constatação do que foi feito.

          Nada mais do que isso… o resto já é divagação em volta de algo mais elaborado, o que neste caso nada tem de elaborado.

          Constatou-se que com 64MB o novo e ainda inacabado Windows 8 arrancava rápido até ao login, depois tinha as dificuldades inerentes.

          Nada mais do que isso. O que o Nuno fez foi aparvalhar a sua interpretação em volta do trabalho do Pedro Simões e com o trabalho dos outros eu não admito que brinquem… provavelmente como qualquer um de nós com o seu trabalho, verdade? 😉

          Abraço.

          • naoliveira says:

            “Just to make it clear, Windows 8 on 64MB RAM is not even close to barely usable, ”

            “a disponibilização do sistema operativos para utilização apenas ficou disponível ao fim de 10 minutos, ”

            Depois destas 2 pérolas que estão no texto, continuar a insistir que o título não é sensacionalista é de facto curioso. É o mesmo que eu dizer que o meu carro pode competir na fórmula1, o que não é mentira nenhuma, faz o mesmo que os outros que lá andam ou não?

          • Vítor M. says:

            naoliveira de facto não é, repara o teu carro, num piso em construção, com pequenos obstáculos é mais competitivo que um F1… não estás a inventar, estás é a interpretar de forma ineficaz o que foi escrito… semântica meu caro 😉

            O texto não se resume a essas duas frases, mas um conjunto que começa pelo início 😉

          • naoliveira says:

            Vitor,

            é engraçado que tu nem reparas que o problema pode estar no modo como tentas defender o indefensável. Eu falei em competir na Formula 1 com o meu carro, tu vens dizer que o meu carro é mais competitivo num determinado piso. Percebes o erro? Se eu dizer que quero participar na Fórmula 1 com um barco, tu vens dizer que na água o barco é mais competitivo.

            Em relação ao texto, depois de o ler eu fiquei com a ideia que o Windows 8 não é utilizável(para uma utilização banal de mails, web, redes sociais, um office, nada de grandes aventuras) com 64M, e tu?

          • Vítor M. says:

            naoliveira argumenta sff, o que fizeste não foi argumentar.

            Na verdade o que te disse foi que o título está correcto, faz parte de um todo e na realidade actual o Windows 8 arranca e funciona com 64MB… mas… estou farto desta conversa.

            Abraço.

          • naoliveira says:

            Argumentar? Contra factos não há argumentos, por isso não gosto muito de argumentar, prefiro dar a minha opinião.
            Mas a pergunta mantém-se, eu continuo a achar que o windows 8 não é utilizável com 64M, por isso acho o título descabido. Se tu achares utilizável é normal que aches o título muito bom.

      • Jo§e says:

        Arranque rápido???? como se só consigo usá-lo 10 minutos depois? Arranque é só chegar ao login????

        Devo ser muito estúpido eu. Não sabia que para trabalhar com o computador bastava chegar ao login 😉

    • Nuno P says:

      É uma notícia importante, porque se quiseres instalar o win7 ou o windows vista ou até mesmo o XP com 64 MB de Ram não irás conseguir… Nem instala sequer!!! Enquanto que o Windows 8 já se consegue… é importante nem que seja por interesse académico. É uma boa experiência!
      Acredito que com 128 ou melhor ainda 256MB já se consiga fazer qualquer coisita mais, o que continua a ser impressionante!

      Cumps

      • Rui Pedro says:

        Caro Nuno!
        Quanto ao Vista e 7, sem duvida que nem 256MB Quanto mais 64. Mas com o XP, te garanto que 64MB funciona sem problemas, óbvio, com algum arrasto.
        Trabalhei quase um ano com um portátil CPU 233Mhz, RAM 64MB, GPU 2MB.
        Não servia pra muito, mas o XP Sp2 sempre funcionou direitinho tirando o arrasto.
        Software usado. Office 2003, Firefox 2 e 3, Msn 8.1, WMP11, e mais um ou outro que já não me recordo. Jogos! Solitário e copas! São os únicos que jogo num PC.
        Tudo instalado como se um bom pc fosse.

        • O Silva says:

          O XP com 64MB de RAM? Claro que corre!
          Tenho cá dois Compaq Presario XL102, com 64MB e Ram r ptocessador a AMD a 450MHz e executam na perfeição… Não são os suprasumos da velocidade mas para correr chrome, openoffice, outlookexpress, serve prefeitamente.
          Basta voces pararem certos serviços que não servem para nada no dia a dia, ou colocarem em arranque manual.
          Ajuda do Windows? WebClient?Temas?Configuração Zero sem fios num pc sem placa sem fios?! etc, etc…

          • Rui Pedro says:

            Silva, a principio usava o pc sem desactivar nada, mas depois ainda desactivei isso tudo e mais algum. Claro que a conf zero não pude desactivar pq usava uma pen Wi-Fi.
            Ainda hoje o portátil trabalha, agora com dual-boot com o mesmo Win XPpro SP2, Win 98SE e Win2K Pro Sp4, mas já lhe consegui por mais 64MB PC66, que estava dificil de encontrar.

    • Black says:

      Desculpa, mas o teu comment no meu ver foi uma chamada de atençao.

      O tópico tem um bom titulo que explica o tema principal do artigo.

      Uma pessoa fica com a informação e ao ler o texto aprofunda mais a info.

      Devo apoiar o Vitor.M, pois esta critica não tem nexo.

    • Bruno M. says:

      Faltou-te um ponto!!
      “A versão usada nestes testes foi a Milestone 3 da Developer Preview Build 8102 do Windows 8.”
      Tipo o vista nas fases Beta…. Algo estável, bonito mas.. sem todas as funcionalidades…

      Quando saiu a versão final houve muitas alterações e o SO foi a porcaria que foi!

      Experimentem numa versão final e aí sim, digam de justiça se realmente será assim tão verdade!

      Quando ao que o que o Nuno disse, é verdade, o pplware já foi um site com titulos simples e sem show off.
      Ultimamente e mais desde que passou para o sapo, que os titulos são algo convidativos mas o conteúdo da notícia algumas vezes não são fieis ao titulo.

      Outra situação que tenho reparado há já algum tempo, é muitas vezes posts que supostamente são notícia mas que se noticia nada tem, a não ser publicidade nua e crua, algumas vezes publicidade enganosa… dizendo que produto X ou Y é o melhor que há quando no mercado há produtos bem melhores, a preços mais acessíveis.

      Ficam os meus 2 centimos.

      Cumps.

  4. Nuno says:

    Arrancar até pode arrancar, mas estar 10 minutos à espera é viável?!?!

    • Paulo Teixeira says:

      Calma, tu esqueces-te que o Windows 8 ainda vai na versão “Developer Preview” ainda tem muito a evoluir ate a versão final.

      Abraço

      • Pedro Leitão says:

        O windows 8 na versão developer preview demora-me 10 segundos a arrancar num portátil com um disco 5400 pm. É de longe o sistema mais rápido a arrancar que já usei em toda a minha vida. Logo isso não é argumento. Se demora 10 minutos com 64 mb de ram agora, quando sair a versão final vai demorar ainda mais, a optimização já está feita tenho sérias dúvidas que o consigam por mais rápido a arrancar, é fisicamente impossível.

        • Vítor M. says:

          Mas atenção, o windows Metro Style está ainda com muitas imperfeições, o que irá de certeza melhorar o carregar do próprio Windows, este ainda poderá ficar mais rápido.

          Claro que quando lhe meteres em cima um anti-vírus, o programas de produção e uma centena de penduras do arranque… vais dizer que afinal…

          Mas isso não é o Windows tão somente, verdade? 😉

        • @lmx says:

          Boas..
          isso é porque nunca usa-te um linux tipo Moblin…o normal para boot são 5 segundos…mas quitado acredita-se que possa baixar dos 3 segundos!!

          cmps

  5. Tiago says:

    Tá fixe, mas também está aí com o processador a 2.97GHz a 100%! Vai fazendo constantemente swaps para compensar provavelmente…

  6. The Man says:

    Consome menos memoria mas o cpu parece estar sempre em alta…

  7. Anon says:

    Debian?… Faz mais por menos…

  8. Black says:

    Isto parece ao mesmo tempo ser um motivo de excitação como um motivo de preocupação… será que a microsoft sacrifica algumas funcionalidades ou alguma qualidade para que corra em sistemas antigos? Estou ansioso pelo lançamento. Mas espero não me desiludir.

  9. Rui "ALL" Sousa says:

    Estou contente com o rumo que a MS esta a tomar. N digo particularmente por conseguir-se correr com 128 ou mm 64Mb de RAM que é para se arrastar, mas de qq das formas é de louvar o caminho que a MS esta a seguir com o seu SO, sendo o Windows 7 um SO bastante bom, é agradável ver a MS a conseguir melhorar a performance do seu novo SO sem solicitar mais recursos que o seu antecessor.

  10. João Simões says:

    Parece-me óptimo esta situação.
    O facto de conseguir correr em tão pouca memória significa que faz uma gestão muito mais cuidada da mesma. Se o computador tiver características actuais (hoje em dia ninguém tem um PC com tão pouca memoria) deverá correr às mil maravilhas. Felizmente o tempo do Vista a utilizar 1GB de RAM já lá vai!

    Só resta aguardar e esperar que o resto das funcionalidades esteja tão impecável. Enfim, é o esperado o Windows 8, ou seja, o Windows 7 ainda mais optimizado e com funcionalidades extra.

  11. OscarB says:

    Finalmente vou dar uso ao meu 486 Pentium II.

    Alguem sabe se ocupa menos de 200 megas?

    Brincadeira…

    O problema são as malditas actualizações de segurança, porque podem criar um sistema para correr em 128 Megas e depois aparece um bug e temos 100 processos a consumir o CPU.

  12. Demitri says:

    O Windows 8 não ia correr apenas em motherbord´s com UEFI ?

  13. Kombo says:

    Copiam bem =D

  14. Chico Silva says:

    Ok. 128 num Core 2 duo. Pq não testaram num pentium 2? Ninguém com um processador destes terá somente isso de RAM. Testes tem que ser feitos simulando a realidade. A maquina virtual roda sobre um processador potente.

    • Vítor M. says:

      Claro, tens razão, mas qual realidade?

      É que este sistema operativo irá enfrentar todas as realidades possíveis e imaginárias, por isso o Windows é o sistema operativo mais flexível e eficaz, porque não tem limites para a sua aplicação na… realidade.

      • n3XXuS says:

        Penso que ele estava a falar da “realidade” inerente a uma máquina com 128 de ram. Claro que há sempre mais do que uma realidade, cada um tem a sua. Será o Windows capaz de corresponder a todas? A ver vamos…

        • Vítor M. says:

          Até hoje, vamos lá fazer um exercício, quantos cenários nos milhões de utilizadores poderemos encontrar?

          Por exemplo, há dias encontrei numa empresa, máquinas com o Windows 95 a facturar….

          Uma máquina de gravação a laser. já com uns anos, ainda tinha um Windows 98, com um rudimentar Corel Draw…

          Tenho, numa outra empresa, um servidor com Windows NT4 que gere uma BD em Access desde 1998.

          Agora imagina por esse mundo fora.

          Pior exemplo, que tal instalar um Windows 2003 num Pentium 2 a 400 com 256 de ram?

          Esse guia podes ver aqui no pplware que fui eu mesmo que o fiz e essa máquina, embora sem actividade actualmente, ainda está OK…

          Existem tantos cenários e o Windows permite adaptar-se a eles quase todos.

    • yourpaysafe says:

      Um teste mais interessante seria correr num ARM

  15. eu mesmo says:

    parece q o windows 8 promete, estão a ir pelo bom caminho

  16. Hélio says:

    E em termos de drivers antigas como será? o meu dinossauro la de casa já anda a muito tempo com o xp =/

  17. Sérgio says:

    Que é que vocês consideram rápido? Eu inicialmente instalei numa VM (tanto vmware como depois virtalbox) e não achei nada de especial a arrancar e mesmo em usabilidade (refiro-me apenas à velocidade). Depois instalei numa partição e melhorou, mas nada de especial. Continua a demorar mais ao menos o que o seven

    Tenho um Vaio com um intel Core 2 Duo CPU 2,26Ghz e 4 GB RAM

    • Sérgio says:

      Bem…
      depois de ter colocado este post, lembrei-me que este fim de semana tinha trocado o meu disco para uma máquina exactamente igual. Então resolvi voltar a experimentar
      Na Primeira vez o Windows 8 ficou mais de 1 minuto a reconhecer os devices e lá entrou. Achei que poderia fazer sentido e resolvi fazer shutdown e tentar novamente. Então aí ja me abriu rapidamente um novo boot (o que tenho visto por aí) e entrou rapidamente no Windows8. Fiz mais 3 tentivas, todas com shutdown e foram todas também extramente rápidas. Depois entrei no 7 e voltou a reiniciar. Aí voltou-me a pedir o boot original do 7 com as duas opções. Voltei a entrar no 8 e voltei a ter tempos na ordem dos 30 segundos. Voltou a reiniciar e continuou na mesma.
      Desliguei, entrei no 7. Escrevi este post e vou continuar a trabalhar

  18. euqrop says:

    Se isto for mesmo verdade será a primeira vez que a Microsoft aposta numa opção que beneficia o cliente. Na minha opinião um dos motivos que alguns dos sistemas operativos não tem vingado tem a ver com a quantidade de recursos que precisam obrigando assim a ter que comprar alem do SO, que é barato, uma maquina nova para este correr. Se isto for verdade TODOS vamos trocar uma vez que não precisamos de uma maquina nova para o correr.

    digo eu 🙂

  19. Marco Faria says:

    Meus caros,

    A questao que me leva a fazer este post e a seguinte:

    Tendo em conta estes requesitos minimos, como vai ser a questao de drivers para as maquinas mais antigas?

    Eu sei que o SO ainda se encontra em desenvolvimento e que muita agua ha-de passar por debaixo da ponte. De qualquer modo, era uma questao que gostava que fosse sendo actualizada nesta pagina.

    Abraco para todos e continuacao de bom trabalho!

    • Paulo Correia says:

      Boas,

      A responsabilidade dos drivers, recai sempre no fabricante de Hardware. Claro que a Microsoft inclui alguns drivers “padrão” no setup do windows, mas se for alguma peça de hardware mais “esquesita”, que a marca não dê manutenção, estás sempre sujeito a ficar na mão. Mas neste caso, a culpa não acho ser da Microsoft, já que ela não é responsável por todas as placas de hardware que andam no mercado….

      • Marco Faria says:

        Amigo,

        Desde já, agradeço a resposta!

        E sim, concordo totalmente! Fiz a pergunta, pelo simples facto que tenho um portátil Acer Pentium 4 e acho que poderia ser uma boa alternativa para esta máquina! Principalmente tendo em conta que, mesmo com o XP, já se arrasta um pouco!

        Abraço.

  20. MrT says:

    Um dia ainda hei-de experimentar a instalar o windows 8 no meu velhinho PC com
    192 Mb de Ram
    20 Gb de HD
    Pentium 3 a 733MHz
    Grafica: nVidea TNT2 (32Mb ram dedicada)

    Se correr neste PC, ai sim é um grande SO, sem sombra de duvidas se não passar neste teste, aind exite um outro;

    512Mb de ram
    40 Gb x 2 de HD
    Pentium 4 (x64) 3.00 GHz com HT
    Grafica nVidea FX5200

    Se não passar no primeiro, mas passar no segundo, já posso dizer que supera o windows 7, pelo menos em alguns pontos.

  21. Imac 27 says:

    Então vou poder aproveitar os meus 16 GB Ram no meu Imac 27 3.4 Ghz I7 , com o novo Windows.
    Pois em Bootcamp com windows 7 e com programas de renderização muito poderosos
    o Imac comporta-se muito bem, mas muito além das espectativas com o windows, já em os lion é brutal.
    Mas no meu caso sou obrigado a ter windows devido a 3 programas em concreto.
    Para quando o windows 8?

  22. Fábio says:

    Isto de arrancar pouca memoria e de boots rapido tem que se lhe diga…

    Alguma coisa tem que tirar para ficar a correr assim… as vezes penso que nao sejam so processos desnecessários mas sim o contrario porque para atingir estas metas muito se altera e as vezes demais…. penso eu!

  23. Emannxx says:

    Fiquei KO com esta noticia 🙂 É mesmo muito bom pois isto vem garantir que PC’s ainda mais antigos que os tempos do Vista poderão correr o 8 sem grandes problemas (prevejo que o meu velho desktop volte aos seus tempos de glória eheh).

    É mesmo muito bom o que a MS tem feito com o Windows 8 e quem acompanha o blog oficial percebe que eles estão verdadeiramente empenhados em construir o melhor – e mais leve – Windows de sempre (e, pelo que se nota, não estão a tentar apressar as coisas como aconteceu com o Vista…).

    A Microsoft aprendeu mesmo com o erro do vista, melhorou bastante com o 7, e vai revolucionar com o 8… mal posso esperar pelas próximas releases 🙂

  24. Mike says:

    Pronto, alguém que mostre isto aos de Cupertino, a ver se fazem o Lion mais leve. Raio do bicho come recursos como se não houvesse amanhã.

    Estou mortinho por ver a versão final do Windows 8. Só o DP já me surpreendeu imenso.

  25. jpng81 says:

    já existe crack para o win8? 😀 😀 😀 😀

  26. bertolo says:

    marketing apenas. certamente que se vão verificar efeitos negativos em termos de desempenho por usar tao pouca memoria, devido ao facto de haver certamente necessidade de alocar mais memoria para desempenhar determinadas tarefas

  27. Razy says:

    “They met in Jobs’s conference room, where Gates found himself surrounded by ten Apple employees who were eager to watch their boss assail him. Jobs didn’t disappoint his troops. “You’re ripping us off!” he shouted. “I trusted you, and now you’re stealing from us!” Hertzfeld recalled that Gates just sat there coolly, looking Steve in the eye, before hurling back, in his squeaky voice, what became a classic zinger. “Well, Steve, I think there’s more than one way of looking at it. I think it’s more like we both had this rich neighbor named Xerox and I broke into his house to steal the TV set and found out that you had already stolen it.” in CHAPTER SIXTEEN das memórias de Steve Jobs

    Gostei da resposta do Bill Gates.

  28. brucetuga says:

    Finalmente, e para meu gosto pessoal, as grandes empresas de programação começam a desenvolver software como ele deve ser desenvolvido: o mais rápido a funcionar e a trabalhar com menos recursos possíveis!! Este sim é o verdadeiro acto de programar e não desenvolver para recursos infindáveis que estão para vir.
    Dito isto, ainda fico um bocado céptico em relação ao futuro do windows 8 mas parece-me ser um bom ponto de partida! Espero é que na versão final esta “feature” seja mesmo tida em conta!!!

  29. Ruben says:

    Estou a postar de um Fujitsu Siemens Esprimo (e-escolas) Pentium Dual Core 1.86 GHz, 1,5GB Ram 128MB desses reservados para a gráfica SiS, com este mesmo Windows 8 Dev Preview. Impressionado! Mais fluído e ligeiramente mais rápido que o windows 7. Parece-me prometedor. Detesto os Tiles, recorro rapidamente ao desktop convencional e falta-me a taskbar. Mas bem… primeiras impressões…

    Quanto à evolução aqui discutida de que ontem era tarde para a Microsoft fabricar um sistema leve mas potente etc etc… Para mim, que ontem era tarde, sim é um facto. Porquê? Preguiça. Meus amigos a Microsoft arrasta “restos” de código desde versões de windows que já nem me lembram. Não obstante, estarão no bom caminho. Na minha opinião nada como começarem a fabricar o sistema de raiz ao invés de dinamizar código com mais de uma década de idade.

    • Paulo Correia says:

      Não esquecer o trabalho de engenharia envoldido, que permite fazeres updates consecutivos desde o Windows 3 até ao actual Windows 7, (e também deve dar até ao 8). Há um video no youtube (e acho que também foi falado aqui no PPLWare) a mostrar isso mesmo….

      • Ruben says:

        Pois, concerteza. Mas na prática, a diminuta quantidade de pessoas que terão utilizado a actualização do sistema windows ao invés de uma nova instalação fizeram, muito provavelmente, uma formatação do disco por uma ou mais vezes. Eu um deles, aquando da transição XP-Vista-7, fiz mais que um formatação entre estes. Mas sim, concordo que a possibilidade de actualizar desde os primeiros sistemas até aos actuais é “obra”. Porém, pessoalmente, encarava a coisa de uma forma totalmente diferente. Se o objectivo deles era manter uma espécie de retro-compatibilidade, então porquê desenhar subsequentemente ao XP, um sistema (Vista) que por si só ultrapassava largamente os requisitos de hardware do seu antecessor? Em nome da evolução? Sim, poderia… Toca a a evoluir também no hardware, excepto o IDE 120 GB que contem o XP ou tudo isto cairia por terra… Mais uma vez, na minha humilde opinião, no caso do MS Windows, nada como começar de novo.
        De qualquer das formas, devo acrescentar que já estou aqui há umas horas a explorar e digo: Windows 8 está a dar mais vida a esta velha lata de portátil que muitas distros linux. Se bem que não há nada como um custom kernel para por isto a fazer boot em 15 segundos, mas já não há paciência para essas coisas 🙂

  30. oi says:

    Se um SO demora muito a arrancar dizem que é porque não o optimizam se demora pouco dizem que tiraram coisas e ficam preocupados. Nunca se consegue agradar a algumas pessoas…

    • Black says:

      Tens de ver que o windows é um sistema para a população geral, e não só para gamers e viciados em desempenho, ou para pessoas viciadas em funcionalidades.

      Eu fico feliz por ter um potencial desempenho excelente, mas na minha experiencia, tudo tem um senão. Qual será este?

  31. Whoknows says:

    Ai, ai: Nunca, mas nunca discordem de uma notícia ou de um qualquer título do Vitor M., caso contrário levam logo com todos os argumentos e mais alguns, que apenas têm como finalidade “safar” a ideia original e normalmente terminam com alguns registos a mais na blacklist…

  32. Euclik says:

    Boas

    tenho um portátil toshiba Satellite Pro C660 com processador Celeron 900 a 2,2 GHZ preparado para 64 bits, 2gb RAM e placa gráfica Intel integrada.

    Vinha com o Win 7 (64 bits) instalado e Office Home básico (Word e Excel) (“uma treta”). Era lento a abrir as janelas e dava constantemente erro na Bios e era obrigado a reiniciar (mais tarde quando depois de formatar o disco descobri que bastava alterar um item na bios e “voilá” o erro nunca mais! Tive que ser eu em vez de ser a fábrica a detectar e corrigir logo o problema antes de vender os portáteis. Vinha também com 2 partições: a do OS e a do Backup da Toshiba, mais o pacote de aplicativos da marca (webcam, toshiba center, etc).

    Formatei completamente o disco e criei várias partições, mas não tinha o DVD do Win 7. Instalei o XP 32 bits que tinha. A seguir quando estava a copiar os ficheiros pessoais de uma pen para o portátil, este apagou-se e não reiniciava. Levei à loja e não sei o quê voltou a funcionar! E então perguntaram-me: e o Win 7? Não conseguimos recuperar! E eu perguntei: o DVD com Win 7 não devia ter sido fornecido? Eu formatei e como não o tinha instalei o XP. Resposta: os PC´s já não são vendidos com o DVD! Os computadores actualmente trazem uma partição de restauro para esse efeito. Também me disseram se quizesse teria de pagar para me instalarem o Win 7 e que podiam enviar o portátil para a toshiba para instalar a configuração original.
    Deram uma dica: entrar no site da Microsoft e pedir pelo correio o DVD do Win 7 bastando inserir o “serial number” do PC. Mas, … NADA! O site não aceita o código!

    Resolvi experimentar instalar numa outra partição não o win 7 mas o Win 8 (64 bits) para experimentar! É claro que deixei de ter acesso ao boot do XP 32 bits!

    Tentei instalar também o Ubuntu 11 noutra partição e assim recuperar a boot, mas nada! Conseguia entrar no win 8 e no ubuntu mas no XP não.

    Outro problema:

    – tenho placa banda larga da vodafone ZTE- k3806z e não consigo instalar nem no Win 8 (64 bits) nem no Ubuntu (no win 7 funcionava sem qualquer drivers novas, apenas as da pen e no XP 32 bits também). Já tirei da internet 2 pacotes diferentes com as drives (Setup-10.2.103.31248RP169-full.compressed.zip) e (Setup-10.2.302.33178-RC1.full.uncompressed) e nada! Começa a instalar e depois dá erro e desinstala tudo.
    Tentei configurar o Ubuntu para aceder e também não consigo! Reconhece a pen e penso que instala, mas na hora de ligar, não dá!

    Experimentei instalar o Win XP 64 bits, mas com este também não consigo instalar a Pen da banda larga.

    Será que as drivers da pen ZTE da vodafone só funcionam nos OS 32 bits?

    Mais outro problema:
    – com todas estas instalações perco os boots das anteriores.
    Tentei pesquisar em vários foruns como fazer multiboots, experimentei via consola do linux mas não percebo muito de linux e não deu. Experimentei fazê-lo pelo programa “boot_us” no XP, reconhecia as partiçoes, dava para pôr activo ou inactivo as partições de arranque mas ao iniciar, nada! No win 8 o “boot_us” não reconhece nenhuma partição (é estranho!). Tentei utilizar outro programa “EasyBCD_v2.1” quer no XP e quer agora no Win 8 mas como é algo complexo e em inglês (ex: edit boot menu, add new OS, install bcd, write mbr) não deu para criar uma multiboot!
    Resultado: agora só dá Win 8.

    Mais problemas:
    como tive de voltar a instalar o Win 8, e não sei bem o que fiz, agora o fundo verde do “start” aparece na côr branca, as letras quase não se vêem!

    -Outros inconvenientes:
    Ao clicar em algum programa que peça ligação para a internet abre o IE numa tela cheia, que para meu espanto não tem menu de navegação e que é diferente do que acedemos normalmente! Ou seja o Win 8 tem 2 tipos de IE instalados?

    -Costumo ter programas para limpar a cache, o registro, atalhos, desfragmentar e usava muito o unlock para os processos que o Win estava sempre a bloquear! Agora vejo que esses programas por defeito não abrem de início com o Windows e para “corrê-los aparece aquele aviso de desbloquear acessibilidade igual a quandoi pretendemos instalar os programas! É chato! Sei que no Win 7 havia possibilidade de instalar o Win defender e aí aparecia esse aviso e tinha que ir configurar algo para que o Win 7 reconhecesse esses programas de inicío. Aqui no Win 8 o Defender e o Security já vêm instalados por defeito e o problema mantém-se: executar os programas sem que esteje sempre a “desbloquear o acesso”. Ainda não tive paciência para procurar como fazê-lo.

    CONCLUSõES:

    – Apesar de no teste de performance do Win 8 dar apenas 3,1 de performance contra “penso” 3,2 ou 3,6 no Win 7, acho o Win 8 super rápido, fundo agradável, maior nitidez (1366 x 768) (o que me leva a pôr de lado o XP mesmo em resolução do ecrã 1280 x 720, pois aparece com letras algo enevoadas, mas se não conseguir drivers lá terá de ser) mas claro falta instalar Office, antivirus, e mais drivers de video, som, aplicativos, etc.. e aí a velocidade diminuirá.
    Noto, não sei se algo está mal configurado, mas tenho os ficheiros pessoais numa partição e para acede-los demora muito mais tempo do que os ter na pasta de meus documentos ou biblioteca do Windows (já no Win 7 também acontecia) Não sei se é mesmo assim?

    – Como alguêm disse parece um OS de tablet e até a pessoa se habituar com o voltar atrás nas janela ou deslocar o rato (pois falta o x de fechar e o _ de reduzir) demora o seu tempo.

    – Funciono muito com atalhos de programas e com a barra do “start” (bloco de notas, calculadora, atalho de programas) e aqui no Win 8 não posso fazê-lo e andar sempre até ao ambiente de trabalho é algo cansativo, já para não falar de “recuar” nas janelas abertas do ambiente start, que pelo visto não “fecham”!

    FINALMENTE:
    – espantoso correr o Ubuntu 11 em modo Live via pen USB de 1gb e ter acesso à internet por Wireless (sem precisar de configurar nada igual que o Win 8) e até poder descarregar ficheiros, como se tivesse o Ubuntu instalado no PC. Nunca fui muito adepto do Linux, mas nesta prova deixou-me surpreendido e revelou-se-me um “super desenrasca” quer no acesso aos ficheiros pessoais da partição quer à internet. É pena que via pen banda larga não consiga, senão ainda passava a usar só por esta via.

    O mais importante para mim é um OS rápido e básico, para aceder à net e utilizar office e comprovei que o Win 7 para o PC que tenho é algo muito pesado (ainda pensei em acrescentar mais 2 gb de ram) mas se o WIN 8 correr bem e o Ubuntu 11 também, para mim óptimo!

    É pena não ter drivers, ou não detectarem logo ou o upgrate do win 8 ser “burro” e mesmo com ligação à net via wireless não actualizar ou buscar o que é necessário. Além de que alguns programas não correm em Win 8, mas penso que em 64 bits não há problema!? Acho 32 bits para 64 bits, só muda a velocidade não é assim? E um OS de 64 bits só aceita um Office de 64 bits, não é?

    Peço desculpa pelo texto imenso mas o mais importante era se me pudessem dar umas dicas

    AJUDA para criar multiboot:
    partição 1 (C:) – win 8 64 bits
    partição 2 (D:) – win xp 64 bits (en)
    partição 3 (E:) – win xp 32 bits (pt) OEM
    partição 4 (F:) – disco de ficheiros
    partição 5 – Ubuntu 11
    partição 6 – swap do linux

    Talvez volte a instalar o Win 7 (não sei se 32 ou 64 bits) se o obter mas como só tenho office 2000 32 bits (a vida está cara, mas há-de-se resolver, nem que seja via open office ou procurar por aí..)

    Obg

  33. @lmx says:

    Boas…
    se este SO correr em 256 ou 512 megas de ram será muito bom, desde que corra fluido…pode ser que já exista um verdadeiro substituto do win XP, mas,,,”pagar para ver”!!

    cmps

  34. Kevin says:

    Boas,

    há muita discussão por causa do titulo, mas para quem diz que é “showoff”, não acham entusiasmante arrancar em 64MB e tudo de bom que pode vir daí?
    Eu concerteza que não o achei sensacionalista e a noticia em si também não me desapontou, antes pelo contrário!

  35. E desde quando é que a RAM é problema hoje em dia?
    Era problema há uns anos atrás quando ela era muito cara.
    O windows é mau é a gerir a ram que tem.
    Isso sim é que tem de ser melhorado.
    O OS que saia cá para fora finalizado e depois logo vamos ver como se sai.

  36. Não é feito nenhum de jeito… eu para azar meu já tive um xp em 16mb (já lá vão uns anitos) e recentemente em maquina virtual o vista com 64, por isso… agora gostava era de ver isso tudo sem swap/pagefile hehehhe

  37. phixie says:

    Julgo que o título seria mais informativo se fosse “Windows 8 arrasta-se em 64MB de RAM”.
    Penso que é uma pena que muitas notícias aqui apresentadas sejam manchadas por este tipo de sencionalismo…
    A notícia é importante, parece indicar que a MS finalmente se apercebeu que nem todas as pessoas têm um mainframe em casa.

    • Vítor M. says:

      Isso de se arrastar é sensacionalismo, pois se nesta fase, onde o Metro Style ainda é uma confusão, não sei se tiveste oportunidade de o testar, se se arrastar então quando estiver muito mais polido, a máquina, tal como diz o título e o texto, poderá funcionar a 64MB.

      Não vejo sensacionalismo algum, vejo alguma falta de poder interpretativo por parte de algumas pessoas, mas isso é normal.

      Sugiro que o testes e vejas o quanto ainda está embrionária essa versão e o que pode melhorar e depois conversamos 😉

      • phixie says:

        Em primeiro lugar, não me interpretes mal.
        Acho que os comentários devem ser construtivos e não tenho qualquer intenção de vir para aqui “trollar”

        Tal como referi no meu comentário inicial acho que a notícia é boa e que são boas notícias que o Win8 seja menos comilão que o Vista e mesmo o Win7. Tudo parece indicar que computadores que não tinham características para correr o Win7 (e o Vista!!) vão poder usar o Win8… assim o espero.

        O sencionalismo que encontro (e não sou só eu) no título é que parece excessivo.
        Testar nem preciso:
        “Approximately 10 minutes later I got to the Start Screen full of beautiful tiles for Metro apps.”
        e:
        “Just to make it clear, Windows 8 on 64MB RAM is not even close to barely usable, but the fact that it does run is enough to make such an experiment worthwhile.”

        Tenho plena consciência que não estamos a falar de um produto acabado mas também duvido que venha a ser muito mais optimizado do que já está.
        E faço-te uma pergunta muito directa: Achas que o Windows 8 alguma vez vai “CORRER” com 64MB de RAM?

        Continuação do bom trabalho e cumprimentos.

        • Xe0n says:

          Não, até porque após uma análisezinha (vista de olhos) nos processos e serviços do windows 8 após dois dias de uso como OS principal concluí que, maioritariamente, o que a microsoft fez, foi desligar serviços que raramente são utilizados, ou carregá-los apenas quando são necessários.
          De todas as formas, já fiz isso num portatil superior com win7 e não consegui tanta diferença na performance, portanto, terão feito, também, alterações a nível do kernel. Mas aposto que nada de transcendental.

  38. Rafael says:

    putz meu, depois dessa o linux e os linusers vao sumir hauhauhuau, viva a Microsoft, sempre inovando e criando windows perfeito, melhorando a cada versão!

  39. Gustavo says:

    Com um processador de 2.97GHz até eu ¬¬

  40. Alex says:

    Eu uso um pc com o windows 7 que funciona bem e tem de 512MB de Ram e o processador pentium 3 de 998 mhz e quase nunca empanca e conciso jogar um jogo muito antigo command and conquer tiberian sun e nunca deu erro ou ficou lento vou experimentar hoje o windows 8 e vou iniciar o jogo para ver se tem melhor desempenho.

  41. oliveira sandra suzana says:

    meu pc é Windows 7 que urtimamente tem tido muitos poblemas que não consigo resolver por/favor ajudem-me

  42. João Oliveira says:

    Boas.
    Então entre o windows 8/windows 8.1 e Windows 7 , o 8/8.1 é mais rapido e consome menos memória ram é isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.