Quantcast
PplWare Mobile

Nokia N9 – Primeiro vídeo de uma promessa por cumprir

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Luis Silva says:

    tal como o N8 era, tal como o N900 era, tal como os outros todos eram, que a unica coisa que a nokia tem decente neste momento é os telemoveis de 10€ para levar aos festivais

    • MV says:

      “N900 era” – tem piada. Passados 2 anos de ter adquirido o meu N900, ainda deixa muitos android e iphone users invejosos com o que é possivel realizar com ele. Tenho muita paciência para ouvir muita coisa de “entendidos”, que falam de mhz, app stores e aplicações para assustar o gato de 17 formas diferentes, como se fosse uma grande mais valia para a aquisição de um smartphone. Androids que nunca mais acabam e nunca mais verão actualizações e iphones que são comprados porque é bonito, aborrece-me.
      Não escrevo com ressentimento, Luís, apenas – e posso estar errado – me parece que nem conheces o que significa um N900, desde que foi lançado, num mar de alternativas fechadas, aborrecidas e cinzentas. Oiço falar em video-chamadas (facetime) e o mundo todo pára com um grande “ahhh”, quando já o N900 as fazia desde 2009, mas ninguém ligou porque sempre foi um smartphone para um nicho e não apelava Às meninas e meninos cor-de-rosa que querem um telefone que brilha no escuro.
      O problema é que é tudo uma questão de propósito e objectivos do utilizador. Cada um compra o que pretende, para os objectivos que se propôe, seja por ser bonito, por ter a tal app que mete medo a gatos ou o raio, só que, no geral, dá-me náuseas que a maior parte dos utilizadores sejam isso mesmo, vazios, sem propósito e, permitam-me, tecno-lorpas.

      • Jaime says:

        Este homem sabe o que fala, estou impressionado, ainda existem seres humanos inteligentes!

      • Ryan says:

        Como te entendo amigo. Tenho andado a ver se encontro um N900. Aliás já encontrei só que a preços demasiado altos senão á cá tina um. Para mim esse ainda é o melhor telele do mercado.

      • TelmoB says:

        Posso dizer que fui detentor de um N900 e era muito bom. Os contras para mim eram a espessura e o peso, sendo que o teclado qwerty não me fazia diferença.
        O MaemoOS também gostei e apesar de nao ter assim tantas apps disponiveis chegavam e caso fosse necessário também rapidamente se criava uma em python por exemplo 😉

        Só o vendi porque arranjei um bom negócio com um HD2 e como está com muito desenvolvimento a nível de plantaformas apostei nele, visto que dá para Android/WP7/Ubuntu/Meego 😀
        Se o N8 com as caracteristicas que apresenta sai-se com Maemo ou Meego, bem que voltava para a Nokia.

        • Zasuk says:

          Também tenho um HD2, e realmente para mim é um dos telemóveis melhores do mercado, não pelas características mas sim pelo que é possível fazer com ele 😉

      • Daniel© says:

        diz me la o que é que o famoso N900 faça que o iphone não faça assim de especial?

        • MV says:

          Sabes porque podes tirar fotos num museu com o teu iphone? Porque não tem flash. 😉
          (e nem discuto a treta habitual do “flash não serve para nada”, “a adobe fez asneira”, “o jobs é que disse”, e afins, assuntos estúpidos cansam-me).

          hm, que mais? multitasking real, usb host mode, open source, transmissor de radio, posso segurá-lo como me apetece que faz chamadas da mesma forma, [inserir aqui montes de outras coisas que se eu dissesse o nome, não saberias o que é – mas se não sabes, também não sentes falta] e o mais importante de tudo, não é um iphone.

          Certamente o iphone faz tudo o que pretendes, ou melhor, certamente fazes tudo o que o iphone te deixa.

          • RaCcOn says:

            LOL
            Gostei do teu comentário…mas lembra-te que o N900 foi abandonado pela própria marca e que não teve lá grande sucesso…

          • Vítor Soares says:

            Abandonado pela marca, pois, muitos não querem trabalho tenho um N900 desde que saiu, sempre a bombar, e sempre fez o que eu queria, de aplicativos não me queixo, há muitos é uma questão de procura, em ultimo caso faz-se um aplicativo.
            Um dos melhores smartphone lançado pela marca

  2. Ze says:

    digamos que este video nao mostra muita coisa (nada!!) do telemovel…

    Tanto quanto isto mostra,bem que podemos estar mais uns meses sem ouvir falar dele…

  3. S-K says:

    O_o

    “o sistema operativo será (provavelmente) uma nova versão do Symbian”

    Não é o Meego??? http://www.facebook.com/openmeego O_o

    • kekes says:

      Foi o que li tambem… Mas ficamos em quê? O meego sempre vai adiante ou não? Não percebo nada.

      • Tiago Dias says:

        O meego não está abandonado.. A nokia pretende, até ao final do ano, lançar pelo menos um terminal com esse SO.

        Antes de ver este vídeo, estava convicto que o N9 sairia mais uma vez com symbian… Mas depois de ver o vídeo, e se o que mostraram for real, aquilo nada tem a ver com symbian, pelo menos o actual (poderá ser uma nova versão).

        A ver vamos… Eu apostava mais no meego num tablet, mas nunca se sabe…

  4. kekes says:

    Gostei da musica 😀
    Eu ando para comprar um telemovel a meio ano… Ainda não comprei porque estava a espera do meego da Nokia para comparar com o Android… Até que desisti a quando o acordo com a MS e decidi esperar pela proxima geração dual-core… Agora finalmente nokia lança este… 12MP’s fazem dele um telemovel apetecivel… Afinal já não vou comprar o Galaxy S II nos proximos tempos LOL vou esperar e ver o que sai deste 🙂 e depois decidir… Isto das tecnologias dá cabo de mim…

  5. Filipe says:

    Não posso deixar de comentar umas coisas.

    Primeiro, quando dizem que tambem foi chamado de N95, devem-se ter esquecido do “0” de N950.

    Outra coisa, este não trará nova versão de Symbian mas sim Meego com os icones do Symbian Anna.

    Aliás, o mais certo é utilizar Maemo6/Harmattan com um API do Meego e Icones do Symbian Anna.

    A Nokia já mostrou que quer “uniformizar” as GUI dos seus SO. Ou seja, pelo que se tem visto querem meter a GUI do Meego, idêntica a do novo Symbian Belle. Isto tudo depois de anunciar o WP7…Why Nokia? WHY? Era tão bom ter isso mais cedo 😛

    • MV says:

      Alguém informado, finalmente. Quem escreveu o artigo devia ler um pouco mais. Muita coisa pode mudar até ao lançamento, mas as informações que se vão lendo em determinadas fontes é que o N9/N950 terá o meego ou o harmattan.

  6. roliveira says:

    Este sistema, é o meego! Está confirmado!

  7. Vítor M. says:

    Estou quase como diz o kekes… mas cá grande confusão que vai lá dentro da Nokia. 😀

    Mas afinal querem meter o Windows Phone 7, querem o MeeGo ou vão dar continuidade (como recentemente afirmaram publicamente) ao Symbian?

    Éh pá decidam-se lá que quero dar a resposta ao homem! 😀

    • joratis says:

      O que querem é deixar o Symbian. Como o podem fazer mais rapidamente? Com o Windows Phone 7.

      Mas não vão esquecer o resto, pois basearem o seu futuro apenas na Microsoft, implicava que passassem a ser apenas mais uma fabricante de hardware. É aqui que entra o MeeGo.

      Mas é certo que vão fazer isso? Não, ainda não sabem se vai haver uma boa resposta ao OS, enquanto com o WP7 já sabem que tem a sua popularidade.

  8. Pedro Pinto says:

    Eu pessoalmente acho que com esta “parceria” com a Microsoft, tanto a Nokia como a Microsoft estão a perder terreno para os concorrentes. Será que depois vão conseguir recuperar?

    • Tiago Dias says:

      Sem dúvida que estão a perder.. A nokia está a fabricar excelentes telefones, com uma excelente qualidade de construção, mas com SO que fica muito abaixo das expectativas.

      Exemplo disso é o E7 que tenho agora.. Gosto bastante do telefone, do seu aspecto (embora bastante grande e pesado, acabamos por nos habituar), dos seus materiair, acabamentos, etc, mas o symbian está parado no tempo.. Não nas coisas que consegue fazer, mas na forma como o faz. É um smartphone que está claramente abaixo dos concorrentes no mesmo nível de preços. Ganha apenas no hardware (materiais e teclado).

      Pessoalmente, adoraria ver no E7, e agora neste N9, o WP7, e do que seria capaz. Tenho bastante curiosidade em relação ao SO da Microsoft, e acho que, se bem proveitado, terá um bom futuro.. Mas claro, não podem continuar à sombra a ver os outros passar..

      • MOr says:

        Estive há uns dias a tentar ajudar um amigo com um Omnia 7 e fiquei completamente perdido com os menus e não consegui encontrar o que queria – as estatísticas das chamadas efectuadas. No meu atrasado Nokia demoro 1 segundo para lá chegar.
        Já tens o Symbian Anna no teu E7? Quem te ouvir falar ainda pensa que o Symbian não mudou nada desde o N97…

        • Win 7 says:

          E isso de não conseguires encontrar o que queres é uma questão de não trabalhares com ele todos os dias, eu tenho um HD 7 e posso dizer que aquilo trabalha muito bem mesmo, só o facto do active sync funcionar como esta faz com que o SO tenha largas vantagem sobre o Android por exemplo e só preciso ligar o cabo de dados e fica logo ligado a net sem mais coisa…. gostava de saber quantos fazem isso com android… Winmo 7 é mesmo muito bom…. com o tempo vai lá….

  9. pph says:

    Vai ter o problema que todos têm, o preço, e ao sair com PVP de 600 euros, as pessoas automaticamente pensam que por esse valor, compram um reconhecido iphone, que pode ser melhor ou não, mas é mais famoso e da mais estatuto.

    São fracassos a partida por conta do segmento de preço em que pretendem competir.

  10. Santos says:

    Pelo que me parece é meego. Vejam as img do face postado mais acima.

    Todos dizem que a nokia está uma desorganização mas a mim parece-me que está a preparar algo em grande… Fica a idea.

    Cumprimentos.

  11. eu says:

    desde quando a nokia junto com a microsoft vão fundar-se ainda mais??? loooool. já sei. se fosse com android todos ficavam contentes

    • Ryan says:

      É melhor ver o que va dar um telefone Nokia/Windows Phone 7. Acho muito natural que se demore um certo tempo. O que eu acho anormal é a imprensa andar a fazer pressão para a Nokia lançar no mercado um telefone à pressa. Se bem me lembro quando surgiram rumores que a Apple queria lançar um telefone acho que demorou até chegar ao mercado. É muito normal. É óbvio que isto demore tempo e por outro lado se saír um telefone e for um flop então eles só estão a perder mesmo tempo mas até lá haja paciênca. Eu aco que há certas pessoas na concorrência ajudadas pela imprensa que estão a fazer barulho sem necessidade

  12. RCS says:

    Possivelmente o último telefone com meego. Corram a comprar!
    Faz algum sentido esta estratégia de desinformação da Nokia? as pessoas gostam de poder mudar de telefone sem terem de aprender a mexer nele sempre que mudam. Afinal de contas este era um dos pontos fortes da Nokia há uns tempos (muita gente sabia mexer em Nokias). Agora ninguém sabe muito bem o que se passa e se vai passar com os telefones da Nokia. Grande falha de gestão a meu ver..

    • MV says:

      Depende das pessoas. Por vezes, as pessoas, fazem o impensável e mudam para algo melhor, mesmo que tenham de aprender a funcionar com o novo aparelho. Caso contrário eramos todos ovelhas e seguiamos sempre a mesma coisa. De certa forma até somos assim…

      A Nokia está a cometer muitos erros, mas como o N900 foi um presente para os geeks, parece-me que este N9/N950 será algo do género. Não prevejo o MeeGo como OS para smartphones, embora seja amplamente capaz, e as possibilidades de um SO assim num smartphone são perto de infinitas para apreciadores.
      Venha hardware decente com o N9. Embora já tenha ouvido dizer que a bateria será de 1200mAh, o que me preocupa um pouco, mas a ver vamos.

    • Filipe says:

      A Nokia fez praticamente o mesmo com o N900. É por isso que se torna um mau Smartphone? (Aliás, o N900 é um Tablet, não é um Smartphone…Sim que a Nokia já faz tablets muito antes da moda dos iPad, iTV, iQuemedói gigantes aparecerem).

      Se queres que te diga, ainda bem que a Nokia abandonou o Maemo e os seu updates. Assim, toda a comunidade tem contribuido para um SO melhor, e saem updates regularmente.

      Se me preocupo com o facto da a Nokia ter abandonado o Meego? Não, e só espero que eles lancem um Hardware em condições…A comunidade Linux trata do resto depois.

      Caso o hardware compense, ainda penso trocar o N900. Senão, é só meter o Meego no N900 e já posso testar este novo SO. Ou até mesmo Android(…se bem que nao gosto do android). Pois a comunidade “geek” utilizadora do N900 conseguiu portar o Android para o N900 mesmo sem este ter sido lançado oficialmente em dispositivos Android…

      Agora falarem mal de um SO, falarem mal de dispositivos, só porque sim…Não me parece bem.
      Vai ser um sucesso de vendas? Provavelmente não…Vai ter milhares de aplicações nas “Stores”? Provavelmente não…Mas tambem o que interessa ter 54305063 aplicações quando mais de metade delas são “Fart Machines” e coisas assim do genero? 😀

      A correr bem, a Nokia ainda vai apostar mais no Meego do que no WP7. Mas isso ja sou eu a supor

      • MV says:

        Apesar de características na fronteira, o N900 não é um tablet.
        Ao contrário de ti, preocupa-me o facto da Nokia ter abandonado o MeeGo. Os frutos poderiam ser muito maiores que ter o MeeGo sustentado apenas pela comunidade Linux. Por muita força que vá tendo – e que tem -, não é o mesmo que ter o suporte de uma empresa como a Nokia. E sim, é discutivel o apoio que a Nokia deu ao N900 com os demorados updates.
        Na minha opinião, o N900 já estava condenado quando saiu, e acho que até eu sabia disso quando o comprei. Mas não fui atrás de modas nem de apps, e não me arrependi até hoje. Muito pelo contrário.
        O Maemo já teve umas quantas iterações, e parece-me que as vantagens de saltar para uma versão limpa e nova ultrapassava o desenvolvimento na base já existente. Entenda-se, deixar Maemo para MeeGo.
        Estou muito curioso para ver o que trás o N9, e se vou novamente atrás de algo que faz os meus colegas me olharem de soslaio com os seus iBostas e androids, enquanto me divirto como um puto a fazer tudo que posso com aquilo.

        • Filipe says:

          Sim, também tens razão. Seria muito melhor se a Nokia desse suporte, pois haveria mais empresas interessadas, etc…Mas como a Nokia não está com ideias disso, ao menos que lancem um bom hardware, com um bom sistema livre, para a comunidade tratar do resto.

          Quanto ao N900 ser tablet ou não…Nos parametros de hoje não é considerado tablet…Mas é um tablet sim.

  13. K says:

    O video é horrivel. Um video promocional para um telefone onde 50% dele não mostra nada nem sequer relacionado com telefones (random crap) e o pouco que sobra só mostra contornos de algo que poderia facilmente ser qualquer outro telefone no mundo, está longe de ser sequer apelidado de teaser.

    Ficamos a espera para ver, até porque neste momento não conheço o meego e ia falar com ignorância mas não me convence para já. E depois:

    “Vai ter o problema que todos têm, o preço, e ao sair com PVP de 600 euros, as pessoas automaticamente pensam que por esse valor, compram um reconhecido iphone, que pode ser melhor ou não, mas é mais famoso e da mais estatuto.
    São fracassos a partida por conta do segmento de preço em que pretendem competir.” by pph

    ^^ this

    embora no meu caso substitua “iphone” por “android”, o conceito prevalece e é muito válido. 600€ não são fáceis de gastar (para a maioria) e se vão ser gastos, geralmente são bem ponderados. Senso comum é suficiente para perceber que 90% das pessoas vão apostar em algo que já está mais que farto de dar sólidas provas positivas do que em algo incerto.

    • MOr says:

      Sabes o que significa “teaser”?
      Se mostrassem tudo não era um teaser…

      • K says:

        Sei, por acaso sei o que é um teaser.
        http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teaser

        Tem a ver com provocar e chamar a atenção para algo, coisa que este vídeo falhou completamente em fazer porque nao mostra, bem, nada. É suposto eu ficar curioso depois de um bem sucedido. Não fiquei logo não foi bem sucedido. Se o fez por ti, então contentas te mesmo com muito pouco.
        estava tao a espera que mostrasse tudo como estava espera que mostrasse nada.
        Mas ficamos a espera, melhores virao de certeza e concorrencia na area e sempre bom.

    • Ryan says:

      Pessoalmente um telemóvel que passa a barreira dos 400€ deixa de ser telemóvel e passa a ser portátil barato. A razão é simples… com mais de 600€ eu dou dinheiro para um portátil. É verdade que um bom smartphone substitui algumas tarefas de um pc mas não todas. Sendo assim a minha preferência passa por juntar dinheiro e comprar uma máquina em condições. Qualquer gadget portátil que passe essa barreira psicológica dos 400€ é um exagero.

  14. Ariel says:

    Qual a musica e quem é o artista, que toca no vídeo?

    Obrigado!

  15. eu says:

    se fosse nokia com android todos falavam bem, agora como é com outros sistemas operativos já dizem mal de tudo. enfim

  16. Paulo says:

    Estou de acordo em praticamente tudo com o MV e o Filipe, sem ser numa coisa. O N900 já fazia vídeo-chamadas (face time o raio que o parta!) desde 2009, é verdade, mas então e o meu n73 finais de 2006? E multitasking também não lhe falta!!
    Simplesmente, quando é a Apple a “lança” alguma coisa, todos a querem… Sim sou daqueles que gosta da Nokia mais do que das outras, mas não me limito a gostar mais. Tento saber se há ou não razão para isso. Ainda tenho o meu N73 que, com o Symbian S60 continua a ser uma grande maquina (só lha falta é RAM…) e só não passei deste para um N900 porque, embora goste muito dos telemóveis Nokia, os preços são sempre puxados demais para quem só anda a juntar uns trocos aqui e ali enquanto estuda…

    Ao que disseram também, embora uma grande vantagem da Nokia ter sido ter os telemóveis todos a funcionar igual e as pessoas saberem sempre trabalhar com eles, relembro que a Nokia tinha e continua a ter varias gamas de telemóveis, e lembro-me bem que a 1ª vez que peguei num Nokia S40 fiquei sem saber mexer naquilo, e de sempre pensar que nunca ia ter “um daqueles telemóveis com o botão do lápis (nokia symbian s60)” que é o que actualmente tenho e que, embora já esteja desactualizado, adoro.

    A parceria com o WPhone 7 tanto pode ser boa como má… Pode dar tempo à Nokia de trabalhar no OS que querem enquanto continuam a lançar telemóveis para o mercado com um OS que está garantido por outra empresa, mas também pode fazer com que percam terreno para os outros.

    Pessoalmente, o único rival que vejo para o MeeGo/Maemo/Symbian é o Android. É um sistema versátil que facilmente é manipulado, tal como acontece com o Maemo.

    Espero que o N9/N950 faça a Nokia voltar ao que era e que as pessoas comecem a deixar o iPhone de lado, visto que não vejo vantagens nele sem ser para quem usa SÓ produtos da Apple.

    N900 FTW… foi um bom sonho

    • MV says:

      haha, Paulo. Desconhecia os poderes do N73. O que sai da Apple é tudo novidade e do mais brilhante para tentar ofuscar os restantes. 🙂 Em 2006, se estou a fazer bem as contas, os meus favoritos eram os modelos Treo da Palm. Passei pelo 600, 650 e 680. Excelentes máquinas e bons tempos.
      Vams ver o que sairá da Nokia.

    • Ghost Rider says:

      Como te entendo! Tive um N73, e no tempo o DotSIS estava a brilhar… hehe.
      Troquei para um N900, e não me arrependo.

  17. BdB says:

    Há aqui algo que não está 100% correcto.

    O Nokia N950 era uma evolução do N900 em que o teclado deslizava em duas direcções de forma a ser usado como QWERTY e como numérico. Era um terminal de desenvolvimento (para programadores) com um processador a 1 GHz e estava destinado a levar o MeeGo.

    O N9 é um caso à parte. Parte de uma base similar ao E7 e é baseado numa versão personalizada do MeeGo. Como a Nokia nunca tencionou usar a interface nativa do meeGo e preferiu criar uma alternativa, é natural que esta se pareça com o Symbian Belle. Aliás, acho que é exactamente o contrário.
    O Symbian Belle será bastante parecido com o MeeGo já que terá suporte para homescreen widgets flutuantes e sem restrições de forma, um task manager parecido com o do Meamo 5 / MeeGo, reprganização de funcionalidades e settings, etc.

    • nuno says:

      exactamente, ao que sei este n9 ja é a versão 3 dele.
      quanto ao UI é nokia design a nokia numca pretendeu uzar o UI do megoo upstream. esta é a principal razão pelos inumeros atrazos neste device… o UI é que no n900 é cluter-gtk que nao se mostrou capaz para o que a nokia pretendia passou depois para Qt puro já dentro da plataforma meego, depois apareceu o QML/Qt e decidiram reescrevelo mais uma vez, ao que sei esta tambem a ser uzado no symbiam em força.

  18. MV says:

    Não é possivel ter mais respostas na thread acima, por isso fica aqui:

    Ghost Rider, espera mais um pouco pelo N9. Se for realmente o que espero, coloco o meu N900 à venda. Isto se não existir capital para o novo, caso contrário fico com ele. 😉

    • Ghost Rider says:

      Eu exagerei um pouco, deu vontade, mas não tenho dinheiro para isso. Há prioridades, o preço do N900 valeu tudo o que dei por ele, portanto vou continuar com ele durante mais de um ano – pelo menos.
      Ainda só lá foram 10 meses 😉
      Neste momento não o trocaria por outro smartphone qualquer, nem ao novo dual core da Samsung que é apelativo… Aquilo é tudo muito bonito, Web roda o flash que é uma maravilha, mas borra-se todo em fóruns. Tudo o que tem muitas divs parece meter o browser do Android abaixo…

  19. André says:

    So tomei conheçimento deste tópico agr mesmo, mas corri a página toda, não para ler os comentários de todos, mas para ler os comentários do MV…

    Finalmente, encontro alguém que vê as coisas pelos dois lados, alguém com 0% de “fan-boy”… Orgulho me de ainda haver pessoas por estas bandas (internet) assim…

    Os meus parabéns por seres assim MV, continua =P

  20. brunomcf says:

    Boas!

    Quero agradecer a todos os participantes que contribuíram para esta thread!

    Visto que este N9 ainda tarda a ser lançado e não terei dinheiro para o comprar, qual o local mais barato para comprar o ainda apetecivel nokia N900?

    Ja dei uma olhadela no ebay.co.uk mas juntando os portes, este fica +- ao preço do mercado de usados nacional…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.