LG Display fez um ecrã de 65″ OLED TV que se enrola
Já há muitos anos que vemos a LG a puxar os limites da tecnologia no que toca aos ecrãs. Quem não se lembra do ecrã curvo LG G Flex que apareceu em 2013 e que tanto furor criou no segmento dos smartphones?
Agora, a gigante sul-coreana apresentou uma TV 4K de 65 polegadas que pode ser enrolada como uma folha de papel de alta tecnologia.
Quem segue este mundo da tecnologia, lembra-se de certeza de há uns anos a LG Display ter mostrado um cativante e futurista ecrã de 18 polegadas, OLED, que podia ser enrolado tal como um jornal. Agora, a empresa quer marcar um salto naquilo que chamamos de TV e traz-nos muito mais que um "jornal enrolado.
A sugestão da gigante sul-coreana passa por um fantástico ecrã de 65 polegadas, OLED 4K que se pode enrolar como se fosse uma tela de projeção.
Esta TV de grandes dimensões irá ser apresentada na CES 2018 e promete, mesmo ainda em fase de protótipo, deixar marcas.
Mas para que serve um ecrã que se dobra?
São tantos os cenários que nos permitem trazer inovação para tantas áreas. Um é logo a facilidade de podermos transportar este "ecrã mágico" para qualquer lugar, imaginem tudo o que se pode fazer!
A colocação deste ecrã em vários suportes permitirá conceber novas formas de publicidade, novas formas de monitores de informação, novos locais onde passamos a TV com imagem de qualidade.
Como protótipo, este dispositivo ainda não tem grande informação no mercado, não se sabe para já o preço que poderá ser comercializado... ou mesmo se haverá interesse da LG em lançar este conceito ao mercado. Mas iremos acompanhar esta tecnologia que promete!
Este artigo tem mais de um ano
O ecrã até pode fazer o pino, com o burn in que apresentam os OLED atuais (TV ou telemóveis) nunca vão ter o sucesso dos LCD neste tema (TV/monitores). Basta procurarem no YouTube videos de burn in do iPhone X, Note 8, TV LG 2017 etc e vão ver que é inconcebível haver ainda disto.
Tenho uma TV samsung LED (serie 7000) com 7 anos.. continua com a mesma excelente qualidade de imagem que tinha no dia que a tirei da caixa.. tenho um Nokia 930.. a mesma coisa.. ??
A sua TV Samsung serie 7000 NÃO É OLED, é sim um LCD com RETROILUMINAÇÃO LED (ao inves das anteriores lampadas de catodo frio)
Isso está relacionado com a qualidade dos ecrãs utilizados. Tenho um Lumia 730 com ecrã OLED e não tem problema nenhum ao fim de 3 anos. Se calhar o material usado nesses telemóveis é mais fraco que aquilo que se diz.
Não é qualidade em si, todos os OLED atuais e antigos padecem disso, é como os plasma, etc. Bons ou maus, um pouco mais um pouco menos, até 2018 não há OLED sem burn in.
Tu dizes que o teu 930 não tem, mas se rodas imagens 100% vermelhas, cinza, etc vais ver onde o ecrã está “queimado”.
Eu ainda há uns dias vi uma TV LG OLED de finais de 2017, 3000-e-pico euros, em exposição mas SEMPRE com imagens diferentes a rodar e nenhuma imagem/logotipo fica mais que uns minutos. No entanto após um par de meses ligada em imagens vermelhas viam-se claramente as marcas dos menus/logotipos. O empregado disse que com o programa anti burn in sai tudo, no entanto uma TV que após uns meses ligada, só de dia e com rotação permanente de imagens já tem tal coisa, imagino quando passar a garantia lolol
Além disso estou à espera de TVs com HDMI 2.1. Nessa altura (2019/2020) já deve haver uma nova tecnologia de ecrã ou grandes evoluções nos OLED.
Tenho um plasma (Pioneer) com praticamente 10 anos e uso intensivo e não tem qualquer ghost. Se utilizarem componentes de qualidade, creio que não sofram desses defeitos a médio/longo prazo.
A LG é das mais agressivas a nível comercial e consegue-o por ser o fabricante da concorrência. No meu entender, quem procura LG, fá-lo pelo preço e para agarrar as novidades em primeira mão. Quem procura qualidade, no panorama actual vai para uma Loewe ou Sony, em que utilizam processadores de imagem muito superiores e um design e qualidade de acabamentos soberba. B&O já é outra liga…
Também tenho um plasma da Panasonic há quase 10 anos (uso diario de 4-6h e está sem qualquer burn-in. O LCD da Samsung que tinha antes apareceu uma mancha passado 2 anos e meio…
Eu tive celulares com tela amoled das linhas Moto X e Moto Z e agora um Mi 9T Pro e nenhum nunca teve esse problema de burn in.
Isto sim…eu chamo inovação! Pode ou não vir a ser comercializado…mas o conceito e a tecnologia utilizada são um marco!
Tao assim é bom preciso de levar uma tv para onde vou trabalhar enrola e mete debaixo do braço e ai vamos nos 😀
Bom, bom, era este conceito aplicado a um tablet super maxi. Levava-o para as aulas e seria um espanto para apresentações e pesquisas!
Se vier a ser comercializados preparem se para pagar uma pipa de massa.
A “pipa de massa” não seria problema para muitos…uns porque realmente têm poder de compra para o efeito e outros porque seria um “pecado” não contraírem mais um empréstimo para terem algo que o vizinho do lado não tem e para mostrarem aos amigos. Basta olhar para a venda de smartphones acima dos mil Euros…
Na minha opinião as melhores televisões em termos de qualidade e robustez e com melhor construção de hardware, electrónica e arrefecimento é a Panasonic e depois a Sony.
A design da televisão a mim não me interessa, não me interessa se a tv é fininha ou se têm um friso prateado.
A tecnologia Oled é muito recente deixem haver a evolução normal das coisas e vão ver. Os primeiros lcd também tinham os seus problemas.
Um bom exemplo da evolução normal são os painéis fotovoltaicos. no inicio os painéis produziam pouco e duravam pouco, neste momento os painéis produzem bem mais e são mais resistentes. e ainda não atingiu nem de perto os 100%.