Apple regista patente para Touch ID por baixo do ecrã do iPhone… Será o fim do Face ID?
Desde o iPhone X que o Face ID é a aposta da Apple para a autenticação nos seus smartphones. Não obstante, tal pode mudar no futuro! A empresa registou uma patente em que demonstra o funcionamento do Touch ID por baixo do ecrã.
Esta patente demonstra as intenções da empresa de Cupertino, que assim sendo pode estar a procurar o substituto do reconhecimento facial que tem atualmente. Será o fim do Face ID?
Desde o iPhone 5S que os smartphones da Apple têm uma alternativa ao PIN ou palavra-passe para autenticação. Inicialmente era o Touch ID com o sensor de impressões digitais inserido no botão Home, hoje em dia temos o Face ID. Ambos os métodos são considerados seguros.
Mesmo depois de adotar o Face ID, a empresa de Cupertino não desiste e continua a trabalhar no Touch ID! Tal pode ser comprovado em vários momentos - incluindo os planos para levar o Touch ID ao Apple Watch - e numa patente recentemente registada!
Touch ID pode voltar ao iPhone...
Mais concretamente, a patente é referente à tecnologia de sensores impressões por baixo do ecrã. Tal já está plenamente democratizado no universo Android, mas a Apple mesmo assim patenteou a tecnologia que anda a desenvolver.
Neste caso, a empresa de Tim Cook aborda a inserção de um sensor ótico. Ou seja, diferencia-se por exemplo da proposta da Qualcomm que recorre a um sensor ultrassónico. Apesar de a patente apenas agora ter sido registada, a Apple faz uso deste tipo de sensor desde o lançamento do MacBook Pro de 16 polegadas, há algumas semanas.
Para além do novo MacBook Pro, os sensores óticos estão presentes noutros smartphones Android, exceto nos que usam o sensor ultrassónico da Qualcomm.
Os planos da Apple relativamente a esta sua tecnologia são ainda desconhecidos! Pode ser aplicada em vários dispositivos, mas o iPhone é igualmente uma possibilidade... E caso seja aplicada no iPhone, será que a nova reencarnação do Touch ID irá substituir o Face ID? Ou serão métodos de autenticação complementares? Partilhe a sua opinião nos comentários!
O Touch ID pode voltar aos Apple iPhone a partir de 2021 – Ming-Chi Kuo
Este artigo tem mais de um ano
Neste artigo: Apple, autenticação, autenticação biométrica, Face ID, iPhone/iPod, patente, touch id
Bem vindos a 2018.
Que Android tem sistema de bloqueio facial debaixo do ecrã em 2018? Ou 2019?
Neste momento nenhum deles, mas a Apple tbm não!
O que há é leitor de impressões debaixo do ecrã tal e qual como refere o artigo!
Deves ser daqueles que fica todo feliz quando se vem antas da gaja.
Deves ser daqueles que fica todo feliz quando se vem antes da gaja.
Incrivel é a equipa do Pplware aceitar comentários retardados como os teus. Isso sim
era um teste e eles falharam claramente.
Inventar a roda…
Que desperdício de recursos…
Só para não pagar royalties e poder dizer: we made it!
Ninguém vai falar que ela copiou?
Kkk
Já usa nos portáteis há bastante tempo , mas parece que ninguém reparou.
Abc
debaixo do ecra? Admito que desconhecia
que portatil? eu tenho o macbook pro 2019 e confirmo que não é por baixo do ecrã.
Não há bastante tempo. Sensor ótico só apareceu com o MBP 16″.
Os modelos anteriores utilizam o mesmo sensor dos iPhones.
Retroceder não Apple por favor.
Lá vão eles arranjar um nome qualquer bonito começado por i,carregar a malta de marketing para tentar parecer que fizeram algo de novo, completamente revolucionário “novamente”.
O que é os impede de:
Usar câmara de imagem e pedir a introdução de um PIN para desbloquear, mas ao mesmo tempo que colocam o PIN o sensor analisa se a impressão digital corresponde ao que tem na base de dados? E assim a imagem da pessoa, o PIN e a impressão digital tem de coincidir… já não vai ser um ladrão qualquer a entrar se não existir uma vulnerabilidade ou modo de fábrica para contornar a protecção (o que é o mais que provável, tendo em conta a quantidade de vulnerabilidades descobertas ao longo dos anos).
Ás vezes gostava de perceber as pessoas que vêm para aqui comentar…